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Por Nogard
Desenvolvedor de Sprites - This Is Spriting
Descrição: O curso Desenvolvedor de Sprites tem como objetivo introduzir e preparar o aluno para o mundo do desenvolvimento de games, abordando técnicas utilizadas por profissionais. O aluno formado pelo curso estará apto a planejar, desenvolver e finalizar sprites, sendo possível atuar como Artista Gráfico, Ilustrador, Animador ou Spriter, de forma independente ou prestando serviços para jogos eletrônicos.
O diferencial do curso são as aulas em vídeo, facilitando o aprendizado dos alunos com explicações detalhadas.
Gratuito!
Módulos: ?
Início: 17/08
Se você tem o desejo de fazer sprites, essa é sua chance!
[Módulo I] Aula 1
(o áudio está um pouco baixo, recomendo que usem fone de ouvido)
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Por Nogard
Vi algo parecido em um outro local, então decidi modificar, e trazer ao fórum.
(Material contínuo)
Como irá funcionar:
Algum membro irá abrir a disputa postando uma sprite de sua escolha (de sua autoria), outro membro irá desafiá-lo, e assim terá início. A decisão será por meio de votos, aquele que atingir 3 votos primeiro, vence e permanece na disputa, simples assim. Algum outro membro irá desafiar o campeão atual, e assim por diante.
Regras:
#1: Para votar, basta postar para quem vai seu voto.
#2: Poste sua sprite em png ou bitmap. Também é permitido o uso de gif's.
#3: Válido qualquer tipo de sprite, desde Monsters à Items.
#4: Não é necessário competir com o mesma tema, o desafiante é livre para escolher o tema que lhe agradar. O campeão pode postar uma nova sprite antes de alguém desafiá-lo. Caso o desafio seja feito, e o campeão não tenha postado uma nova, competirá com a mesma. Caso poste uma nova, e haja edição no post, será desclassificado.
#5: Usem apenas sprites de sua autoria!
Todos podem participar.
Que comece a disputa!
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Por Nogard
Alguns membros haviam me pedido algo referente ao AA, se alguém se interessar em postar seus resultados, à vontade.
Por quê um Tutorial em imagem? Acho mais prático.
Base:
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Por Nogard
Voltar para: Por onde começar? [iI]
Termos relevantes do Pixel Art
Anti-aliasing (AA):
Anti-aliasing é o método de fazer bordas acentuadas parecerem suaves.
Você deve estar familiarizado com anti-aliasing, porque um monte de programas e ferramentas faz isso automaticamente. Quando estamos falando sobre Pixel Art, de qualquer maneira, anti-aliasing significa anti-aliasing MANUAL. Manual AA significa suavizar as áreas acentuadas por posicionamento manual de pixels de uma diferente cor para facilitar a transição.
Aqui vai um exemplo:
Acima você vê a mesma imagem sem AA na esquerda, e com AA na direita.
Há várias armadilhas frequentemente encontradas ao aplicar anti-aliasing, que iremos discutir no próximo tutorial.
Dithering:
O Dithering consiste de diferentes padrões de pixels.
É tipicamente usado para facilitar a transição entre duas cores, sem adição de uma nova cor à paleta. É também usado para criação de textura. Nos dias de monitores CRT, o dithering foi particularmente útil porque a tela borrava a área pontilhada e obscurecia o padrão.
Agora que monitores LCD nítidos é a norma, os padrões não são mais fáceis de esconder, o que significa que o dithering não é tão versátil como era antes. Mesmo assim, o dithering ainda é usado.
A forma mais comum de dithering que você vê é o 50/50 pontilhado, conhecido como 50% de dithering ou o padrão pontilhado. Como mostrado no exemplo acima, você pode criar vários outros padrões para amortecer ainda mais entre uma cor e um padrão 50% pontilhado. Esses padrões são mais fáceis de detectar do que um 50% pontilhado, por isso tenha cuidado! Dithering Estilizado O Dithering estilizado é outra técnica, e é caracterizada pela adição de pequenos formatos no padrão. Dithering Interlaçado O Dithering interlaçado permite que duas regiões pontilhadas se interlacem. É chamado de dithering interlaçado, pois as duas regiões pontilhadas se interlaçam nas bordas. Esse tipo de dithering permite a você misturar dois pontilhados para formar uma gradiente. Dithering Aleatório O Dithering aleatório é uma versão menos comum do dithering, e não é geralmente recomendado, pois adiciona ruídos de pixel à imagem. Embora tenha algum uso em doses muito pequenas, o dithering aleatório é algo que muitas vezes você vai querer evitar. Tão útil como o dithering é, muitas vezes é mal utilizado por artistas inexperientes. Mas isso também discutiremos no próximo tutorial. Grupos de pixels: O conjunto de pixels é feito a partir de pixels individuais. No entanto, um único pixel é na maioria das vezes quase inútil e sem sentido se não tocar em pixels da mesma cor. O pixel artista está preocupado com as formas que ocorrem quando pixels de cores similares tocam a si mesmos e convém uma forma opaca, plana. A maioria dos triunfos e derrotas possíveis no pixel art ocorrem naquele momento exato em que o artista faz um aglomerado de pixels. (Helm) Nós falamos muito sobre pixels individuais, mais estes são raramente pixels independentes. Um pixel sozinho, isolado, é um pontinho numa tela – é um ruído. Mas pixels não são normalmente encontrados sozinhos, ao invés disso, eles são encontrados fazendo parte de grupos de pixels – grupos de pixels da mesma cor que juntos formam um campo de cor sólida. Enquanto o pixel isolado é nosso bloco básico de construção e a menor unidade, os grupos de pixels são a unidade a qual muitas de nossas decisões sobre posicionamento de pixels se basearão. E enquanto é importante perceber que pixels individuais não são independentes, também é importante perceber que grupos de pixels não são independentes. Como peças de um quebra-cabeça, as bordas de um grupo de pixels determinam o formato do grupo de pixels que ele faz fronteira. Aqui vai um exemplo de como interferir no formato de um grupo de pixels pode causar efeitos drásticos nos seus grupos vizinhos: Enquanto pixels solitários são vistos como ruídos, um pixel solitário de uma cor diferente do campo que toca, se usado como AA, pode ser visto como parte do grupo, e é, portanto, a solução dos problemas: [...] Próximo tutorial: "Coisas para evitar" IV Créditos:Cure, Dont (Pixelaria). -
Por Nogard
Voltar para: O que é Pixel Art?
Pois bem, aí está a continuação.
Um pouco mais curta, porém não menos informativa.
Por onde começar?
Pixel Art é sobre os pixels – simples assim. Esses tipos compartilham um ponto comum: Ter certeza que o seu foco está nos pixels.
Comece devagar – Quanto mais larga a imagem que você está tentando fazer, mais tempo e trabalho levará para completá-la.
Não faça isso, use um canvas size (largura x altura) pequeno.
Um Pixel Art pode transmitir uma série de informações pelo seu tamanho, você ficará surpreso com o pouco espaço que você precisa se você controlar os pixels corretamente. Use uma paleta limitada - Se você não pode fazer um bom sprite com 4 cores, usar 40 não vai ajudar. Usar uma paleta pequena é especialmente bom para iniciantes porque te força a ter foco na posição dos pixels e da relação entre grupos de pixels. A paleta original de 4 cores do GameBoy é uma boa escolha para iniciantes, porque você só precisa se preocupar com o valor, e não tons ou saturação.
Programas Existe uma gama de bons programas por aí para Pixel Art, muitos desses são gratuitos. Eu costumo sempre utilizar o Paint, mesmo por costume, mas GraphicsGale, Pro Motion, Photoshop, Pixen e Gimp são todos boas escolhas. Alguns são mais amigáveis que outros.
Tipo de arquivo Um erro comum que os novos pixel artistas cometem é salvar suas artes como JPEG/JPG. Esse tipo de arquivo pode ser legal para outros tipos de imagem, ele causa compressão, o que destrói a qualidade de uma peça de Pixel Art.
Nunca salve como JPG. Salve como PNG ou GIF. Seja cuidadoso assim mesmo, pois alguns programas (como MS Paint) não suportam propriamente o formato GIF, e vão arruinar sua imagem. Nessas instâncias, você vai precisar de um conversor de arquivo (Como o Giffy) se você quiser salvar sua imagem como GIF. Mas como eu começo a imagem? É completamente pessoal. Alguns artistas preferem criar o lineart primeiro, e depois vão adicionando cores: Outros artistas preferem a definição das formas principais com um pincel grosso, e então continuam refinando a imagem até que ela chegue a um nível certo:
Ambos os métodos são legais, todos dependem de como você está confortável, ou as especificidades do projeto.
O Linework é um bom método se você está traçando uma imagem digitalizada (como foi o caso do exemplo do monstro do mar acima). Se você está começando a imagem no seu programa, e não é um sprite pequeno, definir as formas com um pincel grosso pode ser mais útil.
[...]
Na próxima, iremos conhecer alguns termos importantes do Pixel Art, até lá!
Ir para: Termos Relevantes [iII]
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