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Gente como Faço uma Sprite Bonita e Quais Programas Eu Uso? REP+++


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Olá galera do TK,estou iniciando minha carreira de SPRITER de Tibia mais não sei quais programas eu uso pra deixar a sprite com AA e esses efeitos de sprites professionais,e eu tenho todos os programas quinem o Fireworks mais eu n sei ajustar ou mexer no Dodge Tool ou na Sharpen Tool que torna mais real a sprite e preciso de ajuda pra entender melhor,alguêm pode me ajudar ae de como mexer nessas ferramentas? DOU REP +++

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Olá galera do TK,estou iniciando minha carreira de SPRITER de Tibia mais não sei quais programas eu uso pra deixar a sprite com AA e esses efeitos de sprites professionais,e eu tenho todos os programas quinem o Fireworks mais eu n sei ajustar ou mexer no Dodge Tool ou na Sharpen Tool que torna mais real a sprite e preciso de ajuda pra entender melhor,alguêm pode me ajudar ae de como mexer nessas ferramentas? DOU REP +++

 

Amigo eu já respondi um outro tópico seu, eu te aconselhei usar o Fireworks devido a essas ferramentas Dodge Tool, Burn Tool, Sharpen Tool, etc... Também conhecidas como Brushes, aparentemente era o que estava procurando (um jeito fácil de sombrear as sprites), quanto ao AA, eu deixei bem claro no seu outro tópico que AA não é uma ferramenta, e sim uma técnica, técnica essa que algumas ferramentas fazem automaticamente...

 

Vou deixar aqui parte de um tutorial abordando o AA.

 

Anti-aliasing (AA):
 
Anti-aliasing é o método de fazer bordas acentuadas parecerem suaves. Você deve estar familiarizado com anti-aliasing, porque um monte de programas e ferramentas faz isso automaticamente. Quando estamos falando sobre pixel art, de qualquer maneira, anti-aliasing significa anti-aliasing MANUAL. Manual AA significa suavizar as áreas acentuadas por posicionamento manual de pixels de uma diferente cor para facilitar a transição. Aqui vai um exemplo:
 
yeJux.png
Acima você vê a mesma imagem sem AA na esquerda e com AA, na direita.

 
Não existe caminho fácil pra se tornar 1 bom spriter amigo, não adianta ficar procurando 1 editor milagroso, nenhum programa vai fazer a sprite por você.
 
Abaixo parte de um outro tutorial abordando o Fireworks (Feito pelo próprio Galiant).
 

 
Efeitos gerais - Módulo: Fireworks
 
Bom galera, pra ser sincero com vocês, eu não começaria a editar os efeitos pelo Fireworks, mas não se pode negar o fato de que muitos sprites ficam "bacanas" quando feitos no fireworks, mas na minha opinião, ele deve ser um programa de edições finais...como "escurecer isso aqui e ali" "clarear aqui", "deixar com cores mais vivas lá". Porém muitas vezes as pessoas preferem utilizar o Fireworks ou o Photoshop pra edição de efeitos então vou dar essa opção a vocês.
 
 
Efeitos Gerais
 
 
magicwandge4.png Magic Wand Tool: Usada para extrair o fundo do sprite, muito usado em fakes e outras edições como efeito de "Transparencia":
 
magicwtmq5.png
 
blurju1.pngBlur Tool: Usada pra homogeinizar as cores, deixando-as com tons parecidos. Dando um efeito de Embaçado.
 
blurav2.png
 
sharpenep1.pngSharpen Tool: Usada principalmente para dar mais vida ao sprite, deixá-lo mais brilhante e com detalhes aparentes. O ruim é que em grande escala pode gerar riscos pretos indesejáveis.
 
sharpenyc6.png
 
sharpenmz0.pngDodge Tool: Talvez, juntamente com a Burn Tool está seja a ferramenta mais utilizada no Fireworks. Utilizamos Dodge Tool sempre que quisermos clarear um sprite, tornando as cores mais próximas do branco:
 
sharpenwq8.png
aTkQLci.pngBurn Tool: Usada para escurecer seu sprite, muito usado na porção direita dos escudos e outros equipamentos evidenciando a vinda da luz ao noroeste.
 
sharpenbz5.png
Por fim, juntando todo nosso trabalho no FireWorks é visível a diferença entre o molde e o sprite final. Basta lembrar que se a luz vem do Noroeste a parte Sudeste fica mais escura em relação a parte voltada para luz porem não fica PRETA já que os raios são refletidos para todas as direções  ;)
 
Processo de edição pelo Fireworks:
 
sharpengs1.png
 
  • Dodge Tool para clarear a ponta da lâmina e a lateral voltada para o noroeste.

 

  • Burn Tool para escurecer a porção que mais se aproxima do cabo com mais enfoce na lateral direita do sprite.

 

  • Sharpen Tool para dar vida aos pixels mais iluiminados para torná-los consequentemente os mais brilhantes.
 
Controle a transmissão da luz pensando nos reflexos da luz e na perda da força da luz ao longo da lâmina, já que onde a luz bate, ela é refletida aos olhos do observador, passando somente uma parte ao resto do sprite. Assim se segue em todos os pontos de luz.

 
Logo após ele refez a mesma Sword pelo Paint mostrando o procedimento passo a passo, então ele faz uma comparação entre os 2 resultados e diz sua opinião pessoal.
 

 
Vejamos uma comparação rápida entre o nosso Sprite inicial e suas edições pelo Paint e pelo Fireworks:
 
uew0rxU.png
 
  1. Formato Externo
  2. Formato Interno
  3. Pintura básica
  4. Aprimoramento
  5. Rota pelo Paint
  6. Rota pelo Fireworks

 

Façam seus julgamentos!  :P

 

Eu pessoalmente diria que a espada 100% paint ficou muito melhor, talvez clareasse mais a lámina com o Fireworks ou usando uma técnica que vamos ver no tópico: Sprites brilhantes sem “Sharpen”.

 
Bom é isso... minha dica é: estude a fundo cada conceito antes de começar a praticar, depois de entender como funciona cada coisa comece a praticar, praticar e praticar mais um pouco, esse é o caminho.
 
Vou deixar alguns Links que talvez sejam uteis a você.
 
O tutorial de pixel art. Parte III (tutorial que aborda o AA). Aqui.
 
Tutorial completo de spriting feito pelo André Galiant (tutorial que aborda o Fireworks, Paint e muitos outros). Aqui.
 
Outro tutorial muito bom do André, também recomendo a leitura. Aqui.
 
Não se esqueça de procurar outros tutoriais aqui pelo TibiaKing mesmo, tem muito conteúdo bom por aqui.
Editado por Way20 (veja o histórico de edições)

 

 

 

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, não é um modo de agir, mas um hábito.

                                                                                                                                                                                                                                        Aristóteles 

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Paint é o melhor, até na comparação da para perceber:

uew0rxU.png

Se quiser sua dúvida tirada, mande PM com os links, e não com a dúvida (outros podem ter a mesma dúvida, e o fórum serve para ser usado).

 

Tópicos:


 

yNlhRVC.png

 

55px-Judo_yellow_belt.svg.png

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