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Fala galera, beleza ? Eu sou o Runner, sou mapper e RP designer e fui proprietário de um server de tibia com mapa próprio um pouco conhecido chamado Nightmare Server o qual ficou online por quase 10 anos e encerrou as atividades em 2016 devido a falta de tempo tanto minha quanto do restante da equipe. Neste tempo todo online conheci muita gente e aprendi muito sobre o que um RPG deve ser e também vi que o tibia para algumas pessoas tem tanto roleplay quanto uma partida de tetris e isso acabou me intrigando bastante na época.

 

Venho agora aproveitar esta pausa da rotina devido a situação mundial para entrar em contato com vocês e trazer esta discussão a tona com o questionamento:

Como o tibia(ots) poderia ser um Massive Multiplayer Online Role Play Game com PVP, PVE... de uma forma equilibrada ?

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Na minha opinião precisa ser avaliado se você quer seguir um padrão Tibia global (balanceamento da versão que você escolher), ou buscar customizar o estilo de jogo e criar o seu próprio balanceamento, isto é, classes, itens ou objetivos diferentes.

 

Eu gosto do Tibia como é nas versões 8.x e 7.x, acredito que um bom RPG de um servidor baseado em Tibia possa ser definido e balanceado com base nessas versões sem dar muito trabalho.

 

O que realmente faz funcionar um bom RPG, na minha opinião, é o seguinte:

 

- a ausência de itens vip (pay to Win)

- mais liberdade com sets, evitar uso do mesmo set sempre (forja, encantamento, etc)

- classes muito bem balanceadas

- menosfoco no leveling

- eventos interativos e justos, com modalidades diversas

- missões e recompensas não óbvias e acessíveis aos que procuram conhecer o mapa e seus segredos

- missões e recompensas relacionados com uma história por trás do jogo.

- npcs menos mecânicos

- lugares no mapa e informações (books, npcs, etc) contendo mistérios

 

Entre outros tópicos que possam ser encaixados... Sei que são poucos os players que valorizam um RPG, mas eles estão dispersados, se você montar um server bacana, RPG, e com PvP atraente seria sucesso. Creio que está faltando servidores enforced criativos, da pra aplicar várias ideias e conceitos RPG em um PvE também.

 

 

Postado
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  Em 27/04/2020 em 03:19, Nolis disse:

Na minha opinião precisa ser avaliado se você quer seguir um padrão Tibia global (balanceamento da versão que você escolher), ou buscar customizar o estilo de jogo e criar o seu próprio balanceamento, isto é, classes, itens ou objetivos diferentes.

 

Eu gosto do Tibia como é nas versões 8.x e 7.x, acredito que um bom RPG de um servidor baseado em Tibia possa ser definido e balanceado com base nessas versões sem dar muito trabalho.

 

O que realmente faz funcionar um bom RPG, na minha opinião, é o seguinte:

 

- a ausência de itens vip (pay to Win)

- mais liberdade com sets, evitar uso do mesmo set sempre (forja, encantamento, etc)

- classes muito bem balanceadas

- menosfoco no leveling

- eventos interativos e justos, com modalidades diversas

- missões e recompensas não óbvias e acessíveis aos que procuram conhecer o mapa e seus segredos

- missões e recompensas relacionados com uma história por trás do jogo.

- npcs menos mecânicos

- lugares no mapa e informações (books, npcs, etc) contendo mistérios

 

Entre outros tópicos que possam ser encaixados... Sei que são poucos os players que valorizam um RPG, mas eles estão dispersados, se você montar um server bacana, RPG, e com PvP atraente seria sucesso. Creio que está faltando servidores enforced criativos, da pra aplicar várias ideias e conceitos RPG em um PvE também.

 

 

 

Concordo 100%!

 

Vou comentar cada um dos tópicos que você citou:

 

  Citar

- a ausência de itens vip (pay to Win)

"Pay to Win" é uma forma de ganhar dinheiro rápido com o jogo e que com certeza destrói um server ou mesmo o jogo inteiro pouco a pouco, talvez uma vantagem melhor seria o "Pay to Easy" que não daria vantagens mas sim conveniências a quem pagar como facilidades em locomoção (mais pontos de viagem como tapetes e barcos), npcs de refil mais próximos a hunts, vantagens cosméticas (outfits exclusivos), sistema de houses exclusivo... Há inúmeras vantagens que você pode colocar que não restringiriam o conteúdo que um jogador poderia ter acesso sem influenciar em balanceamento de classes, PvP e na economia.

 

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- mais liberdade com sets, evitar uso do mesmo set sempre (forja, encantamento, etc)

Interessante a ideia mas na prática é difícil de você balancear estes sistemas de primeira, por exemplo se você cria um projeto novo e está tentando balancear o jogo além de verificar os % de drop de todos os monstros ainda precisa ver se um item que é usado em um forja não está com drop rate muito alto o que até você identificar poderá ser um grande golpe ao equilibrio que você está tentando criar. Talvez este tipo de conteúdo deva ser adicionado após o lançamento após uma economia estabelecida em que você sabe quais são os itens que mais estão em circulação no mercado. No nightmare usávamos um sistema de especialização de classes, um master sorcerer poderia virar um master sorcerer especializado em fogo e suas magias deste elemento tinham um modificador de +5% de dano. Isso poderia mudar o tipo de set que este sorcerer usaria para ter um stack de modificadores de dano de fogo para especializa-lo neste tipo de dano e focar nestes tipos de hunts.

 

  Citar

- classes muito bem balanceadas

Balancear classes é algo difícil de mensurar, todas devem ser capazes de caçar de forma "eficiente" solo mas em um PVP não podem causar o mesmo dano. Novamente, no Nightmare criamos uma runa chamada Holy Judgement que já vi em outros Servers ao longo dos anos, ela nada mais é que uma SD com dano sagrado, desta forma o dano em pvp seria o mesmo e o dano para hunts de monstros como demons e grim reapers é muito maior e auxilia no dano de todas as classes (exceto knights).

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- menosfoco no leveling

- eventos interativos e justos, com modalidades diversas

Esse aspecto é especialmente desafiador, tibia é um jogo quase que focado totalmente em leveling e PVP mas aí vale a criatividade. Pensei em algumas alternativas como:

- Sistema de facções e vilas;

- Sistema de quests one shot (quests que dão pequenas vantagens e que só podem ser feitas uma vez);

- Eventos de minigames e busca;

- Raids mais elaboradas que causam mudanças no mundo;

  Citar

- missões e recompensas não óbvias e acessíveis aos que procuram conhecer o mapa e seus segredos

- missões e recompensas relacionados com uma história por trás do jogo.

Famosas chest quests do tipo achar uma chest com o item no fundo de uma cave que já é usada como hunt e repleta de outros jogadores portanto não oferecendo qualquer desafio para o jogador que está fazendo a quest.

Gosto de pegar referências de outros jogos com quests inteligentes como the witcher 3, T.E.S.V. - Skyrim, Torchlight (série).

  Citar

- npcs menos mecânicos

- lugares no mapa e informações (books, npcs, etc) contendo mistérios

Acredito que estes dois estejam ligados, faz parte da atmosfera que se deseja em um jogo de RPG que não seja tudo explicado, não tenha o passo a passo mostrado do tipo: "vá a tal lugar e fale a palavra dragon para o npc X". Se você não entende o mundo que está jogando não tem como se envolver e tudo se torna tão imersivo quanto um jogo de testris.

 

Obrigado pela resposta! Queria seguir a discussão se mais gente puder mandar feedbacks...

 

  • 1 month later...
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Bons tempos de nightmare, o melhor ot que ja joguei.

 

Servidor muito bem balanceado entre vocações, rpg e pvp. Mapa 100% próprio mais bem feito que já vi e com várias quests.

Cada addon com seu npc específico "escondido" pelo map. Segunda promotion muito bem bolada, invasões...

 

Conheço muitos players da antiga que até hoje falam do server e ficam esperando o dia do retorno do Nightmare. Será que um dia volta? Kkkkkk seria louco demais!

 

Dizem q o Runner (sei lá se esse que fez o tópico é o verdadeiro, pois ele sumiu a muito tempo) ofereceu vender o mapa por 10 mil reais. Eu e os players que curtem tanto o nightmare esperamos que ele tenha vontade de abrir o server de novo um dia. Nem que só por alguns meses seria bem massa o roleplay

 

 

  Em 26/04/2020 em 21:48, Nmrrunner disse:

Fala galera, beleza ? Eu sou o Runner, sou mapper e RP designer e fui proprietário de um server de tibia com mapa próprio um pouco conhecido chamado Nightmare Server o qual ficou online por quase 10 anos e encerrou as atividades em 2016 devido a falta de tempo tanto minha quanto do restante da equipe. Neste tempo todo online conheci muita gente e aprendi muito sobre o que um RPG deve ser e também vi que o tibia para algumas pessoas tem tanto roleplay quanto uma partida de tetris e isso acabou me intrigando bastante na época.

 

Venho agora aproveitar esta pausa da rotina devido a situação mundial para entrar em contato com vocês e trazer esta discussão a tona com o questionamento:

Como o tibia(ots) poderia ser um Massive Multiplayer Online Role Play Game com PVP, PVE... de uma forma equilibrada ?

 

 

É possível uma volta do server?

  Em 27/04/2020 em 14:21, Nmrrunner disse:

Concordo 100%!

 

Vou comentar cada um dos tópicos que você citou:

 

"Pay to Win" é uma forma de ganhar dinheiro rápido com o jogo e que com certeza destrói um server ou mesmo o jogo inteiro pouco a pouco, talvez uma vantagem melhor seria o "Pay to Easy" que não daria vantagens mas sim conveniências a quem pagar como facilidades em locomoção (mais pontos de viagem como tapetes e barcos), npcs de refil mais próximos a hunts, vantagens cosméticas (outfits exclusivos), sistema de houses exclusivo... Há inúmeras vantagens que você pode colocar que não restringiriam o conteúdo que um jogador poderia ter acesso sem influenciar em balanceamento de classes, PvP e na economia.

 

Interessante a ideia mas na prática é difícil de você balancear estes sistemas de primeira, por exemplo se você cria um projeto novo e está tentando balancear o jogo além de verificar os % de drop de todos os monstros ainda precisa ver se um item que é usado em um forja não está com drop rate muito alto o que até você identificar poderá ser um grande golpe ao equilibrio que você está tentando criar. Talvez este tipo de conteúdo deva ser adicionado após o lançamento após uma economia estabelecida em que você sabe quais são os itens que mais estão em circulação no mercado. No nightmare usávamos um sistema de especialização de classes, um master sorcerer poderia virar um master sorcerer especializado em fogo e suas magias deste elemento tinham um modificador de +5% de dano. Isso poderia mudar o tipo de set que este sorcerer usaria para ter um stack de modificadores de dano de fogo para especializa-lo neste tipo de dano e focar nestes tipos de hunts.

 

Balancear classes é algo difícil de mensurar, todas devem ser capazes de caçar de forma "eficiente" solo mas em um PVP não podem causar o mesmo dano. Novamente, no Nightmare criamos uma runa chamada Holy Judgement que já vi em outros Servers ao longo dos anos, ela nada mais é que uma SD com dano sagrado, desta forma o dano em pvp seria o mesmo e o dano para hunts de monstros como demons e grim reapers é muito maior e auxilia no dano de todas as classes (exceto knights).

Esse aspecto é especialmente desafiador, tibia é um jogo quase que focado totalmente em leveling e PVP mas aí vale a criatividade. Pensei em algumas alternativas como:

- Sistema de facções e vilas;

- Sistema de quests one shot (quests que dão pequenas vantagens e que só podem ser feitas uma vez);

- Eventos de minigames e busca;

- Raids mais elaboradas que causam mudanças no mundo;

Famosas chest quests do tipo achar uma chest com o item no fundo de uma cave que já é usada como hunt e repleta de outros jogadores portanto não oferecendo qualquer desafio para o jogador que está fazendo a quest.

Gosto de pegar referências de outros jogos com quests inteligentes como the witcher 3, T.E.S.V. - Skyrim, Torchlight (série).

Acredito que estes dois estejam ligados, faz parte da atmosfera que se deseja em um jogo de RPG que não seja tudo explicado, não tenha o passo a passo mostrado do tipo: "vá a tal lugar e fale a palavra dragon para o npc X". Se você não entende o mundo que está jogando não tem como se envolver e tudo se torna tão imersivo quanto um jogo de testris.

 

Obrigado pela resposta! Queria seguir a discussão se mais gente puder mandar feedbacks...

 

 

Voltando do jeito que era já está perfeito, no balanceamento certo entre todos esses tópicos kkkkkkk

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