Ir para conteúdo

GoTheHell

Membro
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Curtidas

  1. Curtir
    GoTheHell recebeu reputação de Tyrisfall em [Link Quebrado]- CMM #01 - "Castelo Abandonado"   
    Versão: 10.35
    Mapa inspirado em "lugares abandonados" e "lugares destruídos".
    Download: http://www.4shared.com/file/qx_ryjFgce/CASTELO.html
    Ps.: 4Share já mostra se tem vírus ou não.
     
    Imagens:

     

     

     

     

  2. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Aoshi Shinomori em O que é mapear? - Parte um   
    Eai galera beleza? Hoje eu vou estar trazendo a primeira parte de vários tutorias explicando o que é e como funciona a arte de mapear.
    O meu objetivo aqui é explicar a forma que eu utilizo para criar os meus mapas.
     

     
     
    As primeiras coisas que serão tratadas são:
    --> O que mapear?
    --> O que posso fazer mapeando?
    --> Qual programa utilizo para fazer isso?
    --> Algumas observações sobre o Remere’s Map Editor (RME).
     


     
    1º O que é mapear?
                    Mapear é, de uma forma bem básica, observar, uma paisagem, e coloca-la no papel em forma de desenho, facilitando assim às pessoas a saber como é o lugar que foi colocado neste desenho.
                    Isso pode ser visto no anime One Piece (mas isso não é importante). Mas aqui não estamos falando da forma de mapear de um anime, mas sim de um jogo. A forma de mapear que estou me referindo é de Tibia.
                    A forma de mapear de Tibia é bem diferente da forma a qual nós fazemos um desenho. Para começarmos, Tibia é um jogo RPGMMO (baseado em Ultima, se não me engano) o qual o objetivo é terminar missões e tarefas, sem contar o maior objetivo de não morrer.
                    Sinceramente estes aspectos não são muito importantes em relação a mappers, a não ser que esteja em algum projeto ou queira fazer um script (casos a parte), pois o seu único objetivo é de fazer o mapa.
                    Para criar um mapa, o mapper, deve saber de algumas coisas básicas, como por exemplo: Ter paciência e tempo disponíveis, pois não se cria um mapa bom quando não se está bem ou se não possui tempo sobrando –pois vai acabar fazendo o mapa rápido, e coisas feitas na pressa não ficam boas–, fazer o mapa apenas quando está com vontade –pois, caso contrário, não vai conseguir nada bom e vai ter perdido seu tempo enquanto podia estar fazendo outras coisas– e por fim ter uma boa imaginação para ter êxito nos seus mapas.


     
    2º O que posso fazer mapeando?
                    Isto pode ser uma pergunta muito idiota, mas não é.
                    Existem várias coisas que podem ser feitas, isso só vai depender da pessoa que está fazendo-o, além disso você pode ficar um pouco dependente de sprites (o que é um caso à parte). Muitos mappers utilizam da imaginação para criar, de coisas clássicas, até coisas inovadoras.
     

     
    3º Qual programa utilizo para fazer isso?
                    Eu recomendo, altamente, o Remere’s Map Editor (ou simplesmente RME), pois é o programa mais eficiente e fácil para se criar mapas.
                   

     
    *Observações sobre o Remere’s Map Editor (RME).
                    - Utilizar auto-border como forma de criar um mapa é errado;
                    - Ao clicar em Shift e arrastar o mouse cria mais de um tile/walls.
                    - Ao clicar em Ctrl você deleta o item que está segurando sem tem apertar deletar, ou clicar com o botão direito e clicar em delete.
                    - Ao clicar em Shift + Ctrl e arrastar você pode deletar mais um item, que você esteja segurando, de uma vez.
                    - Ao clicar em Alt você pode colocar um item sobre o outro sem fazer com que o item de baixo desapareça. (Vai ser citado mais para frente, com imagens, para um melhor entendimento).
                    - Ao apertar a tecla “A” a função Auto-border será desativada.
                    - Ao apertar a tecla “O” podemos observar quais os tiles que são passáveis. 
     

    Me desculpem pela grande quantidade de letras, e explicação.
    Na próxima parte irão ter mais imagens.
    Espero que gostem.
    Segundo Tutorial ->
  3. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Aoshi Shinomori em O que é mapear? - Parte três [1/2]   
    Eai galera beleza? Hoje eu vou estar trazendo a terceira parte de vários tutorias explicando o que é e como funciona a arte de mapear.
     

     
    Os tópicos que serão tratadas são:
    --> O que é o mini-map;
    --> Introdução à randomização de bordas;
    --> Introdução ao detalhamento;
     

     
    1º O que é o mini-map?
                    Mini-map (ou mini mapa) é uma parte específica do jogo o qual você pode observar o mapa, mas de uma forma mais diminuída. Ou seja, mini-map é uma parte que mostra a dimensão do mapa o qual você está criando ou, quando jogando, o tamanho do mapa em que se encontra.
                    Mas geralmente muitas pessoas não se importam com o mini-map. Está ação geralmente não pode ocorrer, apenas em alguns casos como por exemplo criar um mapa apenas para mostrar suas habilidades (aonde o mini-map não vai ser mostrado), ou coisa do tipo. Porém, se você estiver em algum projeto, você mapper não pode fazer um mini-map feio.
                    Geralmente o mini-map não possui tanto detalhes como o mapa em que você cria, ou que o jogador está jogando. Ou seja, podemos dizer que a qualidade do mini-map é inferior ao mapa real, mas não podemos desprezá-lo. 
     

     
    2º Introdução à randomização de bordas.
                    Randomização de bordas é, de uma forma bem simples, fazer com que as bordas fiquem mais aleatórias (you don’t say). Mas como assim, fazer com que elas quem mais aleatórias? Podemos explicar isso observando a imagem abaixo.



                    Como podemos ver, as bordas que foram feitas com a função de auto-border ficaram quadras, chegam a ficarem feias. Por outro lado, as bordas que foram feitas manualmente, ficaram de certa forma mais agradáveis, e possuem uma variação de bordas.
    Mas que variação de borda? Podemos não ver muito bem passando o olho rapidamente sobre a imagem, entretanto, se você observar bem, existem duas bordas, uma sobre a outra, dando uma variação.
    Quando você está criando seus mapas, existem diversas bordas que podem ser modificas, fazendo-as mais agradáveis, mais agressivas, ou até mesmo deixando-as mais bonitas. Observando as imagens abaixo, você pode ter noção de quantas variação de bordas podem existir.



    Foi explicado o que é randomização de bordas, as diferenças de bordas automáticas e manuais e as variações que podem existir. Devemos, agora, explicar como fazer. Não vou mentir para vocês, no começo é um saco, pois é demorado e entediante (mas como foi dito no primeiro tutorial, é preciso paciência e tempo disponíveis para mapear), mas com o tempo você pega a manha e passa a ser mais rápido, fácil e eficiente.
    A randomização é algo que você deve treinar. Observe o gif abaixo e logo em seguida tente você mesmo.
     


    3º Introdução ao detalhamento.
                    Detalhar é uma ação de fazer, neste caso, um ambiente mais bonito e agradável, sem esquecer da jogabilidade, que não pode desaparecer.
                    Quais ambiente devemos detalhar?  Sinceramente, a maioria. Grande parte dos mapas que você for fazer, a ambientação e o detalhamento são muito importantes. Os únicos casos que você não vai precisar detalhar, na minha opinião, é quando o mapa já possui muitos itens. Caso coloque mais itens, seu mapa vai ficar spammed.
    Mas como podemos detalhar ambientes?
    Cada ambiente que você cria é diferente, então cada um vai ter seu tipo de detalhamento. Vamos pegar um exemplo básico, uma floresta. O que existe em uma floresta além de árvores? Plantas, grama, terra, barro, pedras (grandes e pequenas) e assim por diante. Então só podemos pensar que irá utilizar pedrinhas ou grama como forma de detalhar. Não só isso, mas a utilização de bordas podem ajudar no detalhamento. 

    Espero que gostem.
    Ps.: Infelizmente esse tutorial ficou meio
    grande, então eu decidi dividir em duas partes
     
    Continuação (Em breve)->
    <- Segunda tutorial.
  4. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Aoshi Shinomori em O que é mapear? - Parte dois   
    Eai galera beleza? Hoje eu vou estar trazendo a segunda parte de vários tutorias explicando o que é e como funciona a arte de mapear.
     

     
    Os tópicos que serão tratadas são:
    --> Como funciona o Remere’s Map Editor (RME);
    --> Como utilizar o Remere’s Map Editor (RME);
    --> Como dar início a um mapa;
    --> Observações sobre o RME.
     

     
    1º Como funciona o Remere’s Map Editor (RME)?
                    RME é um programa destinado para criar mapas (como foi citado no primeiro tutorial).
    Isso é realmente uma coisa bem obvia, mas pare mapear o programa disponibiliza para nos diferentes abas, com diferentes classificações.
                    Na verdade este programa está dividido em Terrain Pallet, Doodad Pallet, Item Pallet, House Pallete, Waypoint Pallete, Creature Pallete e por fim RAW Pallete, e cada uma dessas palhetas possuem mais outras palhetas dentro, dividindo em diversas outras coisas.



                    Além disso, existem a configurações que geralmente não vemos.
                    Nesta parte (figura abaixo) podemos encontrar muitas coisas importantes, tais como as configurações, os últimos mapas que você abriu, a função de salvar (atalho ctrl+s) e abrir o mapa (atalho ctrl+o).  Outras coisas que podem ajudar, bastante, se encontram em view. Por fim, mas não menos importante, existe, em algumas versões do RME, a função de Live, a qual permite você mapear com algum amigo.




                   
     
    2º Como utilizar o Remere’s Map Editor (RME).
                    A utilização do RME é muito fácil, de uma forma similar a paint. Você escolhe o que vai usar e começa a brincar.
     

     
    3º Como dar início a um mapa.
                    Normalmente para começar a criar um mapa você precisa ter alguma coisa em mente. Vamos imaginar que você queira uma casa, e que está casa esteja em uma parte mais distante de uma cidade.
                    Estarei mostrando duas imagens, uma com auto-border e outra sem.



    Como podemos ver, o mapa que foi feita com auto-border não possui um detalhamento muito bom, além de estar muito feio. Por outro lado, o mapa o qual não foi feito com auto-border está mais “pacifico” e “calmo”, sem excesso de coisas no mapa.
    Primeiramente, como devemos criar uma casa neste estilo?
    A coisa mais básica é criar o ground que você precisa. No caso, é uma casa mais afastada da cidade, só podemos pensar que é no meio do mato.



    Após criar algum lugar para construir a casa, devemos criar algum caminho para chegar a casa. Agora vem a parte que pode demorar um pouco. Vá para RAW Pallete, e logo em seguida em borders. Após entrar em borders, procure pelas bordas da grama. Após isso comece a colocar estas bordas, fazendo com que elas pareçam um caminho. Caso não consigam tentem copiar a imagem. Logo após fazer as bordas, colocar um ground de terra.



    Logo após isso, demos detalhar o caminho, adicionando gravel. Como fazer isso? Simples, na mesma palheta em que se encontra, RAW Pallete, procure por exterior, depois procure por debris (ID: 6476-6488) faça como a imagem mostra.



    Criado o caminho, temos que criar a estrutura da casa, além da natureza em volta da casa. Para criar a estrutura da casa, na mesma palheta, procure por walls, e escolha a parede que mais lhe agrade. Escolhida a parede, coloque-a de forma mais simples possível, como por exemplo um retângulo ou quadrado. Para fazer a natureza, vamos começar adicionando apenas a graminha. Esta se encontra em Nature (ID: 6219 e 6218) e adicione-os.



    Como vocês podem ver, eu misturei duas paredes. Pois é, podemos fazer o que a imaginação quiser. Também coloquei tufinhos de grama ao redor da casa. Isto era para ser uma casa no meio da natureza. Então vamos adicionar árvores e flores.



    Esta imagem está muito verde, não? Então para remover “este aspecto de verde" que tal adicionar um pouco de água? Na parte de bordas (borders) procure pela borda de água (4644-4654) e adicione-as. Caso não consiga tente fazer que nem a imagem.



    Terminado a adição de bordas, deveríamos melhorar a casa, pois esta vazia e sem graça. Na parte de Interior, a maioria dos items necessários para colocar dentro da casa estão. Outra coisa a ser notada, é que a casa está sem janelas, então devemos adiciona-las.



    Seguindo todos os passos, o seu mapa pode ter o mesmo resultado do mostrado a cima.
     

     
    *Observações sobre o RME.
                    Como podemos ver na imagem abaixo, existem duas divisões, quando estamos na Terrain Pallete, que são chamadas de Tools (ferramentas) e Brush Size (Quantidade de tiles). Nestas duas divisões existem vários quadradinhos. Irei citar as funções que mais são importantes.



                    Border -> Cria bordas automaticamente. –Não recomendo utilizar.
                    Erase -> Apaga tiles.
                    Pz -> Adiciona proteção a um tile.
                    No-pvp -> Faz com que o tile fique sem pvp.
                    Logout -> O player não pode deslogar quando está função estiver em um tile
                    Pvp -> Faz com que o tile seja pvp.
     
                    Sinceramente o Brush Size, na minha opinião, não é muito relevante, mas para quem quiser saber, é uma função que faz com que você consiga adicionar mais de um tile de uma vez.
     

     
    Espero que gostem
    Terceiro tutorial (parte 1) ->
    <- Primeiro Tutorial
  5. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Igorzerah em O que é mapear? - Parte três [1/2]   
    Eai galera beleza? Hoje eu vou estar trazendo a terceira parte de vários tutorias explicando o que é e como funciona a arte de mapear.
     

     
    Os tópicos que serão tratadas são:
    --> O que é o mini-map;
    --> Introdução à randomização de bordas;
    --> Introdução ao detalhamento;
     

     
    1º O que é o mini-map?
                    Mini-map (ou mini mapa) é uma parte específica do jogo o qual você pode observar o mapa, mas de uma forma mais diminuída. Ou seja, mini-map é uma parte que mostra a dimensão do mapa o qual você está criando ou, quando jogando, o tamanho do mapa em que se encontra.
                    Mas geralmente muitas pessoas não se importam com o mini-map. Está ação geralmente não pode ocorrer, apenas em alguns casos como por exemplo criar um mapa apenas para mostrar suas habilidades (aonde o mini-map não vai ser mostrado), ou coisa do tipo. Porém, se você estiver em algum projeto, você mapper não pode fazer um mini-map feio.
                    Geralmente o mini-map não possui tanto detalhes como o mapa em que você cria, ou que o jogador está jogando. Ou seja, podemos dizer que a qualidade do mini-map é inferior ao mapa real, mas não podemos desprezá-lo. 
     

     
    2º Introdução à randomização de bordas.
                    Randomização de bordas é, de uma forma bem simples, fazer com que as bordas fiquem mais aleatórias (you don’t say). Mas como assim, fazer com que elas quem mais aleatórias? Podemos explicar isso observando a imagem abaixo.



                    Como podemos ver, as bordas que foram feitas com a função de auto-border ficaram quadras, chegam a ficarem feias. Por outro lado, as bordas que foram feitas manualmente, ficaram de certa forma mais agradáveis, e possuem uma variação de bordas.
    Mas que variação de borda? Podemos não ver muito bem passando o olho rapidamente sobre a imagem, entretanto, se você observar bem, existem duas bordas, uma sobre a outra, dando uma variação.
    Quando você está criando seus mapas, existem diversas bordas que podem ser modificas, fazendo-as mais agradáveis, mais agressivas, ou até mesmo deixando-as mais bonitas. Observando as imagens abaixo, você pode ter noção de quantas variação de bordas podem existir.



    Foi explicado o que é randomização de bordas, as diferenças de bordas automáticas e manuais e as variações que podem existir. Devemos, agora, explicar como fazer. Não vou mentir para vocês, no começo é um saco, pois é demorado e entediante (mas como foi dito no primeiro tutorial, é preciso paciência e tempo disponíveis para mapear), mas com o tempo você pega a manha e passa a ser mais rápido, fácil e eficiente.
    A randomização é algo que você deve treinar. Observe o gif abaixo e logo em seguida tente você mesmo.
     


    3º Introdução ao detalhamento.
                    Detalhar é uma ação de fazer, neste caso, um ambiente mais bonito e agradável, sem esquecer da jogabilidade, que não pode desaparecer.
                    Quais ambiente devemos detalhar?  Sinceramente, a maioria. Grande parte dos mapas que você for fazer, a ambientação e o detalhamento são muito importantes. Os únicos casos que você não vai precisar detalhar, na minha opinião, é quando o mapa já possui muitos itens. Caso coloque mais itens, seu mapa vai ficar spammed.
    Mas como podemos detalhar ambientes?
    Cada ambiente que você cria é diferente, então cada um vai ter seu tipo de detalhamento. Vamos pegar um exemplo básico, uma floresta. O que existe em uma floresta além de árvores? Plantas, grama, terra, barro, pedras (grandes e pequenas) e assim por diante. Então só podemos pensar que irá utilizar pedrinhas ou grama como forma de detalhar. Não só isso, mas a utilização de bordas podem ajudar no detalhamento. 

    Espero que gostem.
    Ps.: Infelizmente esse tutorial ficou meio
    grande, então eu decidi dividir em duas partes
     
    Continuação (Em breve)->
    <- Segunda tutorial.
  6. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Silveira em O que é mapear? - Parte três [1/2]   
    Eai galera beleza? Hoje eu vou estar trazendo a terceira parte de vários tutorias explicando o que é e como funciona a arte de mapear.
     

     
    Os tópicos que serão tratadas são:
    --> O que é o mini-map;
    --> Introdução à randomização de bordas;
    --> Introdução ao detalhamento;
     

     
    1º O que é o mini-map?
                    Mini-map (ou mini mapa) é uma parte específica do jogo o qual você pode observar o mapa, mas de uma forma mais diminuída. Ou seja, mini-map é uma parte que mostra a dimensão do mapa o qual você está criando ou, quando jogando, o tamanho do mapa em que se encontra.
                    Mas geralmente muitas pessoas não se importam com o mini-map. Está ação geralmente não pode ocorrer, apenas em alguns casos como por exemplo criar um mapa apenas para mostrar suas habilidades (aonde o mini-map não vai ser mostrado), ou coisa do tipo. Porém, se você estiver em algum projeto, você mapper não pode fazer um mini-map feio.
                    Geralmente o mini-map não possui tanto detalhes como o mapa em que você cria, ou que o jogador está jogando. Ou seja, podemos dizer que a qualidade do mini-map é inferior ao mapa real, mas não podemos desprezá-lo. 
     

     
    2º Introdução à randomização de bordas.
                    Randomização de bordas é, de uma forma bem simples, fazer com que as bordas fiquem mais aleatórias (you don’t say). Mas como assim, fazer com que elas quem mais aleatórias? Podemos explicar isso observando a imagem abaixo.



                    Como podemos ver, as bordas que foram feitas com a função de auto-border ficaram quadras, chegam a ficarem feias. Por outro lado, as bordas que foram feitas manualmente, ficaram de certa forma mais agradáveis, e possuem uma variação de bordas.
    Mas que variação de borda? Podemos não ver muito bem passando o olho rapidamente sobre a imagem, entretanto, se você observar bem, existem duas bordas, uma sobre a outra, dando uma variação.
    Quando você está criando seus mapas, existem diversas bordas que podem ser modificas, fazendo-as mais agradáveis, mais agressivas, ou até mesmo deixando-as mais bonitas. Observando as imagens abaixo, você pode ter noção de quantas variação de bordas podem existir.



    Foi explicado o que é randomização de bordas, as diferenças de bordas automáticas e manuais e as variações que podem existir. Devemos, agora, explicar como fazer. Não vou mentir para vocês, no começo é um saco, pois é demorado e entediante (mas como foi dito no primeiro tutorial, é preciso paciência e tempo disponíveis para mapear), mas com o tempo você pega a manha e passa a ser mais rápido, fácil e eficiente.
    A randomização é algo que você deve treinar. Observe o gif abaixo e logo em seguida tente você mesmo.
     


    3º Introdução ao detalhamento.
                    Detalhar é uma ação de fazer, neste caso, um ambiente mais bonito e agradável, sem esquecer da jogabilidade, que não pode desaparecer.
                    Quais ambiente devemos detalhar?  Sinceramente, a maioria. Grande parte dos mapas que você for fazer, a ambientação e o detalhamento são muito importantes. Os únicos casos que você não vai precisar detalhar, na minha opinião, é quando o mapa já possui muitos itens. Caso coloque mais itens, seu mapa vai ficar spammed.
    Mas como podemos detalhar ambientes?
    Cada ambiente que você cria é diferente, então cada um vai ter seu tipo de detalhamento. Vamos pegar um exemplo básico, uma floresta. O que existe em uma floresta além de árvores? Plantas, grama, terra, barro, pedras (grandes e pequenas) e assim por diante. Então só podemos pensar que irá utilizar pedrinhas ou grama como forma de detalhar. Não só isso, mas a utilização de bordas podem ajudar no detalhamento. 

    Espero que gostem.
    Ps.: Infelizmente esse tutorial ficou meio
    grande, então eu decidi dividir em duas partes
     
    Continuação (Em breve)->
    <- Segunda tutorial.
  7. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Silveira em O que é mapear? - Parte dois   
    Eai galera beleza? Hoje eu vou estar trazendo a segunda parte de vários tutorias explicando o que é e como funciona a arte de mapear.
     

     
    Os tópicos que serão tratadas são:
    --> Como funciona o Remere’s Map Editor (RME);
    --> Como utilizar o Remere’s Map Editor (RME);
    --> Como dar início a um mapa;
    --> Observações sobre o RME.
     

     
    1º Como funciona o Remere’s Map Editor (RME)?
                    RME é um programa destinado para criar mapas (como foi citado no primeiro tutorial).
    Isso é realmente uma coisa bem obvia, mas pare mapear o programa disponibiliza para nos diferentes abas, com diferentes classificações.
                    Na verdade este programa está dividido em Terrain Pallet, Doodad Pallet, Item Pallet, House Pallete, Waypoint Pallete, Creature Pallete e por fim RAW Pallete, e cada uma dessas palhetas possuem mais outras palhetas dentro, dividindo em diversas outras coisas.



                    Além disso, existem a configurações que geralmente não vemos.
                    Nesta parte (figura abaixo) podemos encontrar muitas coisas importantes, tais como as configurações, os últimos mapas que você abriu, a função de salvar (atalho ctrl+s) e abrir o mapa (atalho ctrl+o).  Outras coisas que podem ajudar, bastante, se encontram em view. Por fim, mas não menos importante, existe, em algumas versões do RME, a função de Live, a qual permite você mapear com algum amigo.




                   
     
    2º Como utilizar o Remere’s Map Editor (RME).
                    A utilização do RME é muito fácil, de uma forma similar a paint. Você escolhe o que vai usar e começa a brincar.
     

     
    3º Como dar início a um mapa.
                    Normalmente para começar a criar um mapa você precisa ter alguma coisa em mente. Vamos imaginar que você queira uma casa, e que está casa esteja em uma parte mais distante de uma cidade.
                    Estarei mostrando duas imagens, uma com auto-border e outra sem.



    Como podemos ver, o mapa que foi feita com auto-border não possui um detalhamento muito bom, além de estar muito feio. Por outro lado, o mapa o qual não foi feito com auto-border está mais “pacifico” e “calmo”, sem excesso de coisas no mapa.
    Primeiramente, como devemos criar uma casa neste estilo?
    A coisa mais básica é criar o ground que você precisa. No caso, é uma casa mais afastada da cidade, só podemos pensar que é no meio do mato.



    Após criar algum lugar para construir a casa, devemos criar algum caminho para chegar a casa. Agora vem a parte que pode demorar um pouco. Vá para RAW Pallete, e logo em seguida em borders. Após entrar em borders, procure pelas bordas da grama. Após isso comece a colocar estas bordas, fazendo com que elas pareçam um caminho. Caso não consigam tentem copiar a imagem. Logo após fazer as bordas, colocar um ground de terra.



    Logo após isso, demos detalhar o caminho, adicionando gravel. Como fazer isso? Simples, na mesma palheta em que se encontra, RAW Pallete, procure por exterior, depois procure por debris (ID: 6476-6488) faça como a imagem mostra.



    Criado o caminho, temos que criar a estrutura da casa, além da natureza em volta da casa. Para criar a estrutura da casa, na mesma palheta, procure por walls, e escolha a parede que mais lhe agrade. Escolhida a parede, coloque-a de forma mais simples possível, como por exemplo um retângulo ou quadrado. Para fazer a natureza, vamos começar adicionando apenas a graminha. Esta se encontra em Nature (ID: 6219 e 6218) e adicione-os.



    Como vocês podem ver, eu misturei duas paredes. Pois é, podemos fazer o que a imaginação quiser. Também coloquei tufinhos de grama ao redor da casa. Isto era para ser uma casa no meio da natureza. Então vamos adicionar árvores e flores.



    Esta imagem está muito verde, não? Então para remover “este aspecto de verde" que tal adicionar um pouco de água? Na parte de bordas (borders) procure pela borda de água (4644-4654) e adicione-as. Caso não consiga tente fazer que nem a imagem.



    Terminado a adição de bordas, deveríamos melhorar a casa, pois esta vazia e sem graça. Na parte de Interior, a maioria dos items necessários para colocar dentro da casa estão. Outra coisa a ser notada, é que a casa está sem janelas, então devemos adiciona-las.



    Seguindo todos os passos, o seu mapa pode ter o mesmo resultado do mostrado a cima.
     

     
    *Observações sobre o RME.
                    Como podemos ver na imagem abaixo, existem duas divisões, quando estamos na Terrain Pallete, que são chamadas de Tools (ferramentas) e Brush Size (Quantidade de tiles). Nestas duas divisões existem vários quadradinhos. Irei citar as funções que mais são importantes.



                    Border -> Cria bordas automaticamente. –Não recomendo utilizar.
                    Erase -> Apaga tiles.
                    Pz -> Adiciona proteção a um tile.
                    No-pvp -> Faz com que o tile fique sem pvp.
                    Logout -> O player não pode deslogar quando está função estiver em um tile
                    Pvp -> Faz com que o tile seja pvp.
     
                    Sinceramente o Brush Size, na minha opinião, não é muito relevante, mas para quem quiser saber, é uma função que faz com que você consiga adicionar mais de um tile de uma vez.
     

     
    Espero que gostem
    Terceiro tutorial (parte 1) ->
    <- Primeiro Tutorial
  8. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Hyakkimmaru em GoTheHell Gallery   
    http://puu.sh/qtzM7/64c2937596.png
     
    Recomendo clicar no link para ver a imagem com melhor qualidade...
  9. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Zarpox em [Portefólio] Zarpox   
    Vou te falar o que eu mudaria nos mapas mas antes de tudo, sempre que você for tirar foto no RME aperte crtl+shift+N. A imagem fica melhor.
     
     
    Agora, o primeiro grupo de imagens.
    Na primeira imagem o ground de jungle e a grama amarela não se encaixam no mapa, além de estar muito quadrado. A montanha foi feita em auto-border deixando o mapa com aparência feia.Tente procurar algum tutorial para criar montanhas. As bordas de ferro são muito usadas. A junção desses grounds fica estranho. Eu entendo o que você tentou fazer na segunda imagem, mas não fica muito agradável. Eu removeria um pouco das pedras e das pedrinhas (debris).
     
     
    Segundo grupo de imagens.
    Não tem muito a se dizer. Só algumas coisas ficaram fora do lugar. Parece que a montanha está flutuando em uma imagem. Em outra uma cachoeira cria água do nada. Uma estatua na frente de uma peixaria de uma mago é estranho.
      
     
    Terceiro grupo de imagens.
    Primeira coisa que eu notei foi que existe água e lava no mesmo ambiente, mas sinceramente isso é uma preferencia pessoal não fazer isso (então foda-se). Tente não usar muitas vinhas na parede. A montanha em volta da cidade (?) não tem nenhuma borda. Eu acho legal misturar items que nunca se colocariam juntos, mas essas pedras não encaixam. Os grounds de jungle e grama verde ficaram bem quadrados.

     
    Quarto grupo de imagens.
    As bordas de ferro nas montanhas não ficaram legais. Esse carinho de transporte não faz sentido estar ai. Tente usar em menor quantidade os debris. A banana queimaria (kk ^-^).As pontes de você fez usam grounds de madeira. Madeira + lava = sem ponte.
       
     
    Por fim essa forto. Você juntou pelo menos 4 walls diferentes. A arvores verde ali no canto não faz sentido, assim como o trigo.

     
     
    Obs.: Cara, não para de mapear. Não leve isso como ofensa ou coisa parecida. Na verdade eu quero muito que você continue a mapear. Não existe mais mapers (triste). O povo só quer saber de scripts e ganhar grana com mapas escrotos e horrendos. Espero que você poste muitos mapas. Qualquer coisa me adiciona no discord. Natan#6301
  10. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Heyron em GoTheHell Gallery   
  11. Gostei
    GoTheHell deu reputação a Hyakkimmaru em GoTheHell Gallery   
    Nice demais :D
    Continue postando ta bonito de ver
  12. Gostei
    GoTheHell deu reputação a Zarpox em [Portefólio] Zarpox   
    Tendi! 
    Nao vou deixar de mappear, é certo, e fico bastante agradecido pelas dicas!!! É bom ter alguem que, alem de dizer que nao está bem, que explique tal como voce fez. Muito agradecido! :D
  13. Gostei
    GoTheHell deu reputação a vankk em GoTheHell Gallery   
    Excelente mapper!! Está nos ajudando bastante em Aura :D
  14. Gostei
    GoTheHell deu reputação a Mathwsz em GoTheHell Gallery   
    @GoTheHell Sem dúvida, uma lenda! Parabéns.
  15. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de vankk em GoTheHell Gallery   
    http://puu.sh/qq2LQ/289a839ed8.png
     

    https://puu.sh/qknbX/65697ca455.jpg
     
    Mapa feito para o @vankk

    https://puu.sh/qnI4m/6f14c8a0b2.png
     

    https://puu.sh/qnIcm/3cad310396.png
     

    https://puu.sh/qnIdB/8cd20ce4c5.png
  16. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Champz Silva em GoTheHell Gallery   
    Acho que fazem alguns anos que não posto algo aqui, por isso vou postar algumas imagens nesse novo tópico.
     

     

     

     

     

     

     

     

     

  17. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Schiffert em GoTheHell Gallery   
    Acho que fazem alguns anos que não posto algo aqui, por isso vou postar algumas imagens nesse novo tópico.
     

     

     

     

     

     

     

     

     

  18. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Gabriel Netto em GoTheHell Gallery   
    Acho que fazem alguns anos que não posto algo aqui, por isso vou postar algumas imagens nesse novo tópico.
     

     

     

     

     

     

     

     

     

  19. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Wakon em GoTheHell Gallery   
    Acho que fazem alguns anos que não posto algo aqui, por isso vou postar algumas imagens nesse novo tópico.
     

     

     

     

     

     

     

     

     

  20. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Uninavin em O que é mapear? - Parte um   
    Eai galera beleza? Hoje eu vou estar trazendo a primeira parte de vários tutorias explicando o que é e como funciona a arte de mapear.
    O meu objetivo aqui é explicar a forma que eu utilizo para criar os meus mapas.
     

     
     
    As primeiras coisas que serão tratadas são:
    --> O que mapear?
    --> O que posso fazer mapeando?
    --> Qual programa utilizo para fazer isso?
    --> Algumas observações sobre o Remere’s Map Editor (RME).
     


     
    1º O que é mapear?
                    Mapear é, de uma forma bem básica, observar, uma paisagem, e coloca-la no papel em forma de desenho, facilitando assim às pessoas a saber como é o lugar que foi colocado neste desenho.
                    Isso pode ser visto no anime One Piece (mas isso não é importante). Mas aqui não estamos falando da forma de mapear de um anime, mas sim de um jogo. A forma de mapear que estou me referindo é de Tibia.
                    A forma de mapear de Tibia é bem diferente da forma a qual nós fazemos um desenho. Para começarmos, Tibia é um jogo RPGMMO (baseado em Ultima, se não me engano) o qual o objetivo é terminar missões e tarefas, sem contar o maior objetivo de não morrer.
                    Sinceramente estes aspectos não são muito importantes em relação a mappers, a não ser que esteja em algum projeto ou queira fazer um script (casos a parte), pois o seu único objetivo é de fazer o mapa.
                    Para criar um mapa, o mapper, deve saber de algumas coisas básicas, como por exemplo: Ter paciência e tempo disponíveis, pois não se cria um mapa bom quando não se está bem ou se não possui tempo sobrando –pois vai acabar fazendo o mapa rápido, e coisas feitas na pressa não ficam boas–, fazer o mapa apenas quando está com vontade –pois, caso contrário, não vai conseguir nada bom e vai ter perdido seu tempo enquanto podia estar fazendo outras coisas– e por fim ter uma boa imaginação para ter êxito nos seus mapas.


     
    2º O que posso fazer mapeando?
                    Isto pode ser uma pergunta muito idiota, mas não é.
                    Existem várias coisas que podem ser feitas, isso só vai depender da pessoa que está fazendo-o, além disso você pode ficar um pouco dependente de sprites (o que é um caso à parte). Muitos mappers utilizam da imaginação para criar, de coisas clássicas, até coisas inovadoras.
     

     
    3º Qual programa utilizo para fazer isso?
                    Eu recomendo, altamente, o Remere’s Map Editor (ou simplesmente RME), pois é o programa mais eficiente e fácil para se criar mapas.
                   

     
    *Observações sobre o Remere’s Map Editor (RME).
                    - Utilizar auto-border como forma de criar um mapa é errado;
                    - Ao clicar em Shift e arrastar o mouse cria mais de um tile/walls.
                    - Ao clicar em Ctrl você deleta o item que está segurando sem tem apertar deletar, ou clicar com o botão direito e clicar em delete.
                    - Ao clicar em Shift + Ctrl e arrastar você pode deletar mais um item, que você esteja segurando, de uma vez.
                    - Ao clicar em Alt você pode colocar um item sobre o outro sem fazer com que o item de baixo desapareça. (Vai ser citado mais para frente, com imagens, para um melhor entendimento).
                    - Ao apertar a tecla “A” a função Auto-border será desativada.
                    - Ao apertar a tecla “O” podemos observar quais os tiles que são passáveis. 
     

    Me desculpem pela grande quantidade de letras, e explicação.
    Na próxima parte irão ter mais imagens.
    Espero que gostem.
    Segundo Tutorial ->
  21. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de nickmendes em O que é mapear? - Parte dois   
    Eai galera beleza? Hoje eu vou estar trazendo a segunda parte de vários tutorias explicando o que é e como funciona a arte de mapear.
     

     
    Os tópicos que serão tratadas são:
    --> Como funciona o Remere’s Map Editor (RME);
    --> Como utilizar o Remere’s Map Editor (RME);
    --> Como dar início a um mapa;
    --> Observações sobre o RME.
     

     
    1º Como funciona o Remere’s Map Editor (RME)?
                    RME é um programa destinado para criar mapas (como foi citado no primeiro tutorial).
    Isso é realmente uma coisa bem obvia, mas pare mapear o programa disponibiliza para nos diferentes abas, com diferentes classificações.
                    Na verdade este programa está dividido em Terrain Pallet, Doodad Pallet, Item Pallet, House Pallete, Waypoint Pallete, Creature Pallete e por fim RAW Pallete, e cada uma dessas palhetas possuem mais outras palhetas dentro, dividindo em diversas outras coisas.



                    Além disso, existem a configurações que geralmente não vemos.
                    Nesta parte (figura abaixo) podemos encontrar muitas coisas importantes, tais como as configurações, os últimos mapas que você abriu, a função de salvar (atalho ctrl+s) e abrir o mapa (atalho ctrl+o).  Outras coisas que podem ajudar, bastante, se encontram em view. Por fim, mas não menos importante, existe, em algumas versões do RME, a função de Live, a qual permite você mapear com algum amigo.




                   
     
    2º Como utilizar o Remere’s Map Editor (RME).
                    A utilização do RME é muito fácil, de uma forma similar a paint. Você escolhe o que vai usar e começa a brincar.
     

     
    3º Como dar início a um mapa.
                    Normalmente para começar a criar um mapa você precisa ter alguma coisa em mente. Vamos imaginar que você queira uma casa, e que está casa esteja em uma parte mais distante de uma cidade.
                    Estarei mostrando duas imagens, uma com auto-border e outra sem.



    Como podemos ver, o mapa que foi feita com auto-border não possui um detalhamento muito bom, além de estar muito feio. Por outro lado, o mapa o qual não foi feito com auto-border está mais “pacifico” e “calmo”, sem excesso de coisas no mapa.
    Primeiramente, como devemos criar uma casa neste estilo?
    A coisa mais básica é criar o ground que você precisa. No caso, é uma casa mais afastada da cidade, só podemos pensar que é no meio do mato.



    Após criar algum lugar para construir a casa, devemos criar algum caminho para chegar a casa. Agora vem a parte que pode demorar um pouco. Vá para RAW Pallete, e logo em seguida em borders. Após entrar em borders, procure pelas bordas da grama. Após isso comece a colocar estas bordas, fazendo com que elas pareçam um caminho. Caso não consigam tentem copiar a imagem. Logo após fazer as bordas, colocar um ground de terra.



    Logo após isso, demos detalhar o caminho, adicionando gravel. Como fazer isso? Simples, na mesma palheta em que se encontra, RAW Pallete, procure por exterior, depois procure por debris (ID: 6476-6488) faça como a imagem mostra.



    Criado o caminho, temos que criar a estrutura da casa, além da natureza em volta da casa. Para criar a estrutura da casa, na mesma palheta, procure por walls, e escolha a parede que mais lhe agrade. Escolhida a parede, coloque-a de forma mais simples possível, como por exemplo um retângulo ou quadrado. Para fazer a natureza, vamos começar adicionando apenas a graminha. Esta se encontra em Nature (ID: 6219 e 6218) e adicione-os.



    Como vocês podem ver, eu misturei duas paredes. Pois é, podemos fazer o que a imaginação quiser. Também coloquei tufinhos de grama ao redor da casa. Isto era para ser uma casa no meio da natureza. Então vamos adicionar árvores e flores.



    Esta imagem está muito verde, não? Então para remover “este aspecto de verde" que tal adicionar um pouco de água? Na parte de bordas (borders) procure pela borda de água (4644-4654) e adicione-as. Caso não consiga tente fazer que nem a imagem.



    Terminado a adição de bordas, deveríamos melhorar a casa, pois esta vazia e sem graça. Na parte de Interior, a maioria dos items necessários para colocar dentro da casa estão. Outra coisa a ser notada, é que a casa está sem janelas, então devemos adiciona-las.



    Seguindo todos os passos, o seu mapa pode ter o mesmo resultado do mostrado a cima.
     

     
    *Observações sobre o RME.
                    Como podemos ver na imagem abaixo, existem duas divisões, quando estamos na Terrain Pallete, que são chamadas de Tools (ferramentas) e Brush Size (Quantidade de tiles). Nestas duas divisões existem vários quadradinhos. Irei citar as funções que mais são importantes.



                    Border -> Cria bordas automaticamente. –Não recomendo utilizar.
                    Erase -> Apaga tiles.
                    Pz -> Adiciona proteção a um tile.
                    No-pvp -> Faz com que o tile fique sem pvp.
                    Logout -> O player não pode deslogar quando está função estiver em um tile
                    Pvp -> Faz com que o tile seja pvp.
     
                    Sinceramente o Brush Size, na minha opinião, não é muito relevante, mas para quem quiser saber, é uma função que faz com que você consiga adicionar mais de um tile de uma vez.
     

     
    Espero que gostem
    Terceiro tutorial (parte 1) ->
    <- Primeiro Tutorial
  22. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Zzjj em O que é mapear? - Parte dois   
    Eai galera beleza? Hoje eu vou estar trazendo a segunda parte de vários tutorias explicando o que é e como funciona a arte de mapear.
     

     
    Os tópicos que serão tratadas são:
    --> Como funciona o Remere’s Map Editor (RME);
    --> Como utilizar o Remere’s Map Editor (RME);
    --> Como dar início a um mapa;
    --> Observações sobre o RME.
     

     
    1º Como funciona o Remere’s Map Editor (RME)?
                    RME é um programa destinado para criar mapas (como foi citado no primeiro tutorial).
    Isso é realmente uma coisa bem obvia, mas pare mapear o programa disponibiliza para nos diferentes abas, com diferentes classificações.
                    Na verdade este programa está dividido em Terrain Pallet, Doodad Pallet, Item Pallet, House Pallete, Waypoint Pallete, Creature Pallete e por fim RAW Pallete, e cada uma dessas palhetas possuem mais outras palhetas dentro, dividindo em diversas outras coisas.



                    Além disso, existem a configurações que geralmente não vemos.
                    Nesta parte (figura abaixo) podemos encontrar muitas coisas importantes, tais como as configurações, os últimos mapas que você abriu, a função de salvar (atalho ctrl+s) e abrir o mapa (atalho ctrl+o).  Outras coisas que podem ajudar, bastante, se encontram em view. Por fim, mas não menos importante, existe, em algumas versões do RME, a função de Live, a qual permite você mapear com algum amigo.




                   
     
    2º Como utilizar o Remere’s Map Editor (RME).
                    A utilização do RME é muito fácil, de uma forma similar a paint. Você escolhe o que vai usar e começa a brincar.
     

     
    3º Como dar início a um mapa.
                    Normalmente para começar a criar um mapa você precisa ter alguma coisa em mente. Vamos imaginar que você queira uma casa, e que está casa esteja em uma parte mais distante de uma cidade.
                    Estarei mostrando duas imagens, uma com auto-border e outra sem.



    Como podemos ver, o mapa que foi feita com auto-border não possui um detalhamento muito bom, além de estar muito feio. Por outro lado, o mapa o qual não foi feito com auto-border está mais “pacifico” e “calmo”, sem excesso de coisas no mapa.
    Primeiramente, como devemos criar uma casa neste estilo?
    A coisa mais básica é criar o ground que você precisa. No caso, é uma casa mais afastada da cidade, só podemos pensar que é no meio do mato.



    Após criar algum lugar para construir a casa, devemos criar algum caminho para chegar a casa. Agora vem a parte que pode demorar um pouco. Vá para RAW Pallete, e logo em seguida em borders. Após entrar em borders, procure pelas bordas da grama. Após isso comece a colocar estas bordas, fazendo com que elas pareçam um caminho. Caso não consigam tentem copiar a imagem. Logo após fazer as bordas, colocar um ground de terra.



    Logo após isso, demos detalhar o caminho, adicionando gravel. Como fazer isso? Simples, na mesma palheta em que se encontra, RAW Pallete, procure por exterior, depois procure por debris (ID: 6476-6488) faça como a imagem mostra.



    Criado o caminho, temos que criar a estrutura da casa, além da natureza em volta da casa. Para criar a estrutura da casa, na mesma palheta, procure por walls, e escolha a parede que mais lhe agrade. Escolhida a parede, coloque-a de forma mais simples possível, como por exemplo um retângulo ou quadrado. Para fazer a natureza, vamos começar adicionando apenas a graminha. Esta se encontra em Nature (ID: 6219 e 6218) e adicione-os.



    Como vocês podem ver, eu misturei duas paredes. Pois é, podemos fazer o que a imaginação quiser. Também coloquei tufinhos de grama ao redor da casa. Isto era para ser uma casa no meio da natureza. Então vamos adicionar árvores e flores.



    Esta imagem está muito verde, não? Então para remover “este aspecto de verde" que tal adicionar um pouco de água? Na parte de bordas (borders) procure pela borda de água (4644-4654) e adicione-as. Caso não consiga tente fazer que nem a imagem.



    Terminado a adição de bordas, deveríamos melhorar a casa, pois esta vazia e sem graça. Na parte de Interior, a maioria dos items necessários para colocar dentro da casa estão. Outra coisa a ser notada, é que a casa está sem janelas, então devemos adiciona-las.



    Seguindo todos os passos, o seu mapa pode ter o mesmo resultado do mostrado a cima.
     

     
    *Observações sobre o RME.
                    Como podemos ver na imagem abaixo, existem duas divisões, quando estamos na Terrain Pallete, que são chamadas de Tools (ferramentas) e Brush Size (Quantidade de tiles). Nestas duas divisões existem vários quadradinhos. Irei citar as funções que mais são importantes.



                    Border -> Cria bordas automaticamente. –Não recomendo utilizar.
                    Erase -> Apaga tiles.
                    Pz -> Adiciona proteção a um tile.
                    No-pvp -> Faz com que o tile fique sem pvp.
                    Logout -> O player não pode deslogar quando está função estiver em um tile
                    Pvp -> Faz com que o tile seja pvp.
     
                    Sinceramente o Brush Size, na minha opinião, não é muito relevante, mas para quem quiser saber, é uma função que faz com que você consiga adicionar mais de um tile de uma vez.
     

     
    Espero que gostem
    Terceiro tutorial (parte 1) ->
    <- Primeiro Tutorial
  23. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de rafah292 em [Link Quebrado]- CMM #01 - "Castelo Abandonado"   
    Versão: 10.35
    Mapa inspirado em "lugares abandonados" e "lugares destruídos".
    Download: http://www.4shared.com/file/qx_ryjFgce/CASTELO.html
    Ps.: 4Share já mostra se tem vírus ou não.
     
    Imagens:

     

     

     

     

  24. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Lacerda23 em O que é mapear? - Parte um   
    Eai galera beleza? Hoje eu vou estar trazendo a primeira parte de vários tutorias explicando o que é e como funciona a arte de mapear.
    O meu objetivo aqui é explicar a forma que eu utilizo para criar os meus mapas.
     

     
     
    As primeiras coisas que serão tratadas são:
    --> O que mapear?
    --> O que posso fazer mapeando?
    --> Qual programa utilizo para fazer isso?
    --> Algumas observações sobre o Remere’s Map Editor (RME).
     


     
    1º O que é mapear?
                    Mapear é, de uma forma bem básica, observar, uma paisagem, e coloca-la no papel em forma de desenho, facilitando assim às pessoas a saber como é o lugar que foi colocado neste desenho.
                    Isso pode ser visto no anime One Piece (mas isso não é importante). Mas aqui não estamos falando da forma de mapear de um anime, mas sim de um jogo. A forma de mapear que estou me referindo é de Tibia.
                    A forma de mapear de Tibia é bem diferente da forma a qual nós fazemos um desenho. Para começarmos, Tibia é um jogo RPGMMO (baseado em Ultima, se não me engano) o qual o objetivo é terminar missões e tarefas, sem contar o maior objetivo de não morrer.
                    Sinceramente estes aspectos não são muito importantes em relação a mappers, a não ser que esteja em algum projeto ou queira fazer um script (casos a parte), pois o seu único objetivo é de fazer o mapa.
                    Para criar um mapa, o mapper, deve saber de algumas coisas básicas, como por exemplo: Ter paciência e tempo disponíveis, pois não se cria um mapa bom quando não se está bem ou se não possui tempo sobrando –pois vai acabar fazendo o mapa rápido, e coisas feitas na pressa não ficam boas–, fazer o mapa apenas quando está com vontade –pois, caso contrário, não vai conseguir nada bom e vai ter perdido seu tempo enquanto podia estar fazendo outras coisas– e por fim ter uma boa imaginação para ter êxito nos seus mapas.


     
    2º O que posso fazer mapeando?
                    Isto pode ser uma pergunta muito idiota, mas não é.
                    Existem várias coisas que podem ser feitas, isso só vai depender da pessoa que está fazendo-o, além disso você pode ficar um pouco dependente de sprites (o que é um caso à parte). Muitos mappers utilizam da imaginação para criar, de coisas clássicas, até coisas inovadoras.
     

     
    3º Qual programa utilizo para fazer isso?
                    Eu recomendo, altamente, o Remere’s Map Editor (ou simplesmente RME), pois é o programa mais eficiente e fácil para se criar mapas.
                   

     
    *Observações sobre o Remere’s Map Editor (RME).
                    - Utilizar auto-border como forma de criar um mapa é errado;
                    - Ao clicar em Shift e arrastar o mouse cria mais de um tile/walls.
                    - Ao clicar em Ctrl você deleta o item que está segurando sem tem apertar deletar, ou clicar com o botão direito e clicar em delete.
                    - Ao clicar em Shift + Ctrl e arrastar você pode deletar mais um item, que você esteja segurando, de uma vez.
                    - Ao clicar em Alt você pode colocar um item sobre o outro sem fazer com que o item de baixo desapareça. (Vai ser citado mais para frente, com imagens, para um melhor entendimento).
                    - Ao apertar a tecla “A” a função Auto-border será desativada.
                    - Ao apertar a tecla “O” podemos observar quais os tiles que são passáveis. 
     

    Me desculpem pela grande quantidade de letras, e explicação.
    Na próxima parte irão ter mais imagens.
    Espero que gostem.
    Segundo Tutorial ->
  25. Gostei
    GoTheHell recebeu reputação de Luis Matheus em O que é mapear? - Parte três [1/2]   
    Eai galera beleza? Hoje eu vou estar trazendo a terceira parte de vários tutorias explicando o que é e como funciona a arte de mapear.
     

     
    Os tópicos que serão tratadas são:
    --> O que é o mini-map;
    --> Introdução à randomização de bordas;
    --> Introdução ao detalhamento;
     

     
    1º O que é o mini-map?
                    Mini-map (ou mini mapa) é uma parte específica do jogo o qual você pode observar o mapa, mas de uma forma mais diminuída. Ou seja, mini-map é uma parte que mostra a dimensão do mapa o qual você está criando ou, quando jogando, o tamanho do mapa em que se encontra.
                    Mas geralmente muitas pessoas não se importam com o mini-map. Está ação geralmente não pode ocorrer, apenas em alguns casos como por exemplo criar um mapa apenas para mostrar suas habilidades (aonde o mini-map não vai ser mostrado), ou coisa do tipo. Porém, se você estiver em algum projeto, você mapper não pode fazer um mini-map feio.
                    Geralmente o mini-map não possui tanto detalhes como o mapa em que você cria, ou que o jogador está jogando. Ou seja, podemos dizer que a qualidade do mini-map é inferior ao mapa real, mas não podemos desprezá-lo. 
     

     
    2º Introdução à randomização de bordas.
                    Randomização de bordas é, de uma forma bem simples, fazer com que as bordas fiquem mais aleatórias (you don’t say). Mas como assim, fazer com que elas quem mais aleatórias? Podemos explicar isso observando a imagem abaixo.



                    Como podemos ver, as bordas que foram feitas com a função de auto-border ficaram quadras, chegam a ficarem feias. Por outro lado, as bordas que foram feitas manualmente, ficaram de certa forma mais agradáveis, e possuem uma variação de bordas.
    Mas que variação de borda? Podemos não ver muito bem passando o olho rapidamente sobre a imagem, entretanto, se você observar bem, existem duas bordas, uma sobre a outra, dando uma variação.
    Quando você está criando seus mapas, existem diversas bordas que podem ser modificas, fazendo-as mais agradáveis, mais agressivas, ou até mesmo deixando-as mais bonitas. Observando as imagens abaixo, você pode ter noção de quantas variação de bordas podem existir.



    Foi explicado o que é randomização de bordas, as diferenças de bordas automáticas e manuais e as variações que podem existir. Devemos, agora, explicar como fazer. Não vou mentir para vocês, no começo é um saco, pois é demorado e entediante (mas como foi dito no primeiro tutorial, é preciso paciência e tempo disponíveis para mapear), mas com o tempo você pega a manha e passa a ser mais rápido, fácil e eficiente.
    A randomização é algo que você deve treinar. Observe o gif abaixo e logo em seguida tente você mesmo.
     


    3º Introdução ao detalhamento.
                    Detalhar é uma ação de fazer, neste caso, um ambiente mais bonito e agradável, sem esquecer da jogabilidade, que não pode desaparecer.
                    Quais ambiente devemos detalhar?  Sinceramente, a maioria. Grande parte dos mapas que você for fazer, a ambientação e o detalhamento são muito importantes. Os únicos casos que você não vai precisar detalhar, na minha opinião, é quando o mapa já possui muitos itens. Caso coloque mais itens, seu mapa vai ficar spammed.
    Mas como podemos detalhar ambientes?
    Cada ambiente que você cria é diferente, então cada um vai ter seu tipo de detalhamento. Vamos pegar um exemplo básico, uma floresta. O que existe em uma floresta além de árvores? Plantas, grama, terra, barro, pedras (grandes e pequenas) e assim por diante. Então só podemos pensar que irá utilizar pedrinhas ou grama como forma de detalhar. Não só isso, mas a utilização de bordas podem ajudar no detalhamento. 

    Espero que gostem.
    Ps.: Infelizmente esse tutorial ficou meio
    grande, então eu decidi dividir em duas partes
     
    Continuação (Em breve)->
    <- Segunda tutorial.

Informação Importante

Confirmação de Termo