Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Nome: Sistema de Colisão de Magias V. 1.0
Autor: Ramza (Ricardo Ianelli)
Versão Testada: TFS 0.3.6PL1 (8.54) "PODERÁ FUNCIONA EM VERSÃO 8.54+ FAÇA O TESTE"

Introdução

 

 video: 

 
 
Funcionamento

Do ponto de vista do jogador:

O jogador usa uma magia, digamos, exori frigo. No mesmo momento, o inimigo usa um exori vis por exemplo. As magias voam, e se colidem no ar.
Do ponto de vista do scripter:
 
Toda magia antes de ser lançada, salva um storage value, e checa se o inimigo tem o mesmo storage. Caso tenha, ao invés de mandar a magia, manda os efeitos pra uma posição calculada entre os dois pontos, e um efeito de colisão. Caso o criador queira melhorar ainda a função (pra ficar como na versão 2.0 do sistema), pode-se fazer uma checagem de força pra saber qual das duas 'vence', fazendo com que ela atinja o oponente. Para melhores resultados, magias usando addEvent são mais usadas, por isso usarei um exemplo dessa forma aqui no tutorial.
Instalação

Na pasta Data, crie um arquivo chamado colisionLIB.lua. Dentro dele, cole isto:

 

function checkColision(cid)   -- Function by Ramza (Ricardo Ianelli)
  if getCreatureTarget(cid) ~= 0 then
     setPlayerStorageValue(cid, 9001, 'casting')
     local ppos, enemy = getCreaturePosition(cid), getCreatureTarget(cid) 
     local epos = getCreaturePosition(enemy)

     if getPlayerStorageValue(enemy, 9001) == 'casting' and getCreatureTarget(enemy) == cid then
        setPlayerStorageValue(enemy, 9001, 'colision')
        setPlayerStorageValue(cid, 9001, 'colision')
        if ppos.x > epos.x and ppos.y > epos.y then
           cpos = {x = ppos.x - ((ppos.x - epos.x) / 2), y = ppos.y - ((ppos.y - epos.y) / 2), z = ppos.z}
        elseif ppos.x > epos.x and ppos.y < epos.y then
           cpos = {x = ppos.x - ((ppos.x - epos.x) / 2), y = epos.y - ((epos.y - ppos.y) / 2), z = ppos.z}
        elseif ppos.x < epos.x and ppos.y < epos.y then
           cpos = {x = epos.x - ((epos.x - ppos.x) / 2), y = epos.y - ((epos.y - ppos.y) / 2), z = ppos.z}
        elseif ppos.x < epos.x and ppos.y > epos.y then
           cpos = {x = epos.x - ((epos.x - ppos.x) / 2), y = ppos.y - ((ppos.y - epos.y) / 2), z = ppos.z}
        end
      
        doSendDistanceShoot(ppos, cpos, CONST_ANI_ENERGY)
        doSendDistanceShoot(epos, cpos, CONST_ANI_ENERGYBALL)
        
        local value = math.random(1, 3)
        doSendMagicEffect(cpos, 27+value)              
        return true
     else
        return false
     end
  end

end

 

Agora vamos pegar uma magia bem básica como exemplo para teste. Vamos usar a magia energy strike. Abra o arquivo da magia, estará mais ou menos assim:

 

local combat = createCombatObject()
setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_ENERGYDAMAGE)
setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_ENERGYAREA)
setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_ENERGY)
setCombatFormula(combat, COMBAT_FORMULA_LEVELMAGIC, -1, -10, -1, -20, 5, 5, 1.4, 2.1)

function onCastSpell(cid, var)
    return doCombat(cid, combat, var)
end

Vamos modificar um pouco para o nosso sistema. Deixe-a assim:

local combat = createCombatObject()
setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_ENERGYDAMAGE)
setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_ENERGYAREA)
setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_ENERGY)
setCombatFormula(combat, COMBAT_FORMULA_LEVELMAGIC, -1, -10, -1, -20, 5, 5, 1.4, 2.1)

local function spell(cid, var)
  if getPlayerStorageValue(cid, 9001) ~= 'colision' then
     doCreatureSay(cid, 'Strike!', TALKTYPE_ORANGE_1)
     setPlayerStorageValue(cid, 9001, nil)
     return doCombat(cid, combat, var)
  end
end

function onCastSpell(cid, var)
    checkColision(cid)
    doCreatureSay(cid, 'Energy...', TALKTYPE_ORANGE_1)
    addEvent(spell, 2000, cid, var) 
end

 

 

Agora adiciona essa função em todas as magias que você deseja a colisão.

function onCastSpell(cid, var)
    checkColision(cid)
    doCreatureSay(cid, 'Energy...', TALKTYPE_ORANGE_1)
    addEvent(spell, 2000, cid, var) 
end

Hora de testar, a hora mais difícil! Bem, pra testar esse sistema você precisa de um amigo pra te ajudar, ou de ferramentas ilegais e agilidade. Vamos tomar como exemplo caso você fosse com um amigo testar. Simplesmente usem exori vis um no outro, e vejam o que acontece biggrin.gif

 

Comentários

Quem já é mais experiente já deve ter sacado o tanto de possibilidades que isso abre, como fazer com magias mais avançadas, comparar magic level, fazer com que caso o ML de um seja maior que o do outro, ela anule a do inimigo mas a sua ainda acerte, fazer sistemas no estilo 'disputa de kame-hame-has' usando spriters sem ser as do tibia, e muitas outras coisas, só vai depender de você usar a sua CRIATIVIDADE. Esse sistema, apesar de simples, é considerado pra mim um dos meus sistemas mais avançados, pois como dizia o sábio programador: "O verdadeiro gênio não é aquele que usa pilhas, ponteiros, matrizes ou funções complexas, e sim aquele que usa a criatividade." Muita gente ofereceu grana preta nesse sistema já, mas eu postei aqui pra lembrar à todos vocês que o que faz um grande programador não é o quão complexas são as funções que você usa e os codes que você faz, e sim, o quão criativas einovadoras são suas criações.

É isso ai galera, deixo meu abraço pra todos vocês, qualquer dúvida é só me perguntar, e eu quero que vocês lembrem que o melhor code é sempre, de longe, aquele mais criativo, não importa se tenha 3100 ou 10.000 linhas. Lembrem-se disso, sempre. 

 

Editado por KekezitoLHP (veja o histórico de edições)

Postado

Caraca q zika KekezitoLHP, gosteii pakas desse script rep+

"ℱoco, ℱorçα, ℱé, ℱelicidαde & ℱodα-se os ℱilhos dα Putα."

Premiações:

tYBgy.png

  • 3 years later...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Estatísticas dos Fóruns

  • Tópicos 96.9k
  • Posts 519.6k

Informação Importante

Confirmação de Termo