Postado Junho 14, 2014 10 anos Este é um post popular. Olá Tibianos,meu nick é Madarada e hoje venho lhes trazer um tutorial básico de spriting,espero que gostem. Antes de começarmos quero deixar claro que : Este tutorial foi feito com base em meus conhecimentos em spriting,ele não é uma verdade absoluta apenas um material desenvolvido e voltado para todos os membros iniciantes em nesta área.Este tutorial é minuciosamente detalhado e foi desenvolvido para leigos e iniciantes em spritingNeste primeiro tutorial iremos abordar um assunto muito importante que se chama outline.Futuramente virão tutorias de outline de monstros,armas,cenários mais por enquanto apenas humanóide. OBS: Acabei postando o tutorial um pouco antigo pelo fato de alguns membros estarem pedindo e precisando,lembrando que existes infinitas maneiras mais rápidas e melhores de se fazer um humanóide do que se ensina neste tutorial,eu mesmo não mais uso estes conceitos porém para leigos ainda é válido. Enjoy 1. Outline (humanóide) # Outline o que é ? Outline do inglês (linha de fora) é o contorno do sprite l - Criando uma base - Primeiramente devemos localizar e abrir o Ms paint do windows,ele será nossa ferramente principal e nós ajudará em nossa jornada. - Antes de começar devemos habilitar nosso abiguinho "miniatura" ele fica no canto superior como na imagem abaixo: - Em seguida selecione um sprite para usar como base,eu uso o citizen por ser bem simples contudo,algumas pessoas preferem fazer uma outline do zero o que eu acho que para um iniciante um tanto avançado.Seguindo o exemplo do citizen pinte o todo de vermelho (por ser uma cor bem saturada) porém sem atingir as linhas principais que separam as pernas,cabeça,braço e olhos como no exemplo: - Feito isso contorne as linhas as principais de preto (são as linhas contornadas de verde) para limpar o sprite todo.Pinte a parte interna da arte de branco como no exemplo para começarmos. ll - Aprimorando sua base - Pronto agora temos nossa base,porém ela ainda é um citizen então iremos criar o nosso próprio personagem.Para isso precisamos nos basear em alguma imagem (se você tem o dom de desenhar pode criar uma roupa para sua base e pular esta parte).Vamos nos fixar em fazer os detalhes mais básicos,por isso eu peguei está de um camponês medieval bem simples: Por ser um tutorial de caráter básico,não sera reproduzido com total veracidade a imagem abaixo postada apenas uma outline baseado no mesmo. - Como próximo passo iremos analisar a roupa do campones e tentar reproduzi-la em nossa base.Para facilitar iremos copiar a imagem do campones para dentro do paint e coloca-lo de canto,dessa maneira podemos observar a todo instante se a reprodução da imagem está correta: De certa forma isso exige um certo nível de talento que pode ser adquirido com o tempo - Iremos começar pelo cabelo,essa parte pode ser fácil falando,mais deve ser feita com atenção para um bom resultado mais tarde.Primeiramente iremos selecionar a cor azul e fazer um rabiscado de cabelo caindo sobre os ombros,aos poucos vamos adaptando ele á cabeça e criando forma. Isso pode levar tempo e não é algo que possa ser ensinado facilmente, é como se eu quisesse te ensinar a andar de bicicleta só falando como fazer,por isso se esforce e não desista nos primeiros erros - Na sequência,devemos tirar a margem de erro melhorando o cabelo e arredondando-o de uma maneira coerente à nossa imagem.Os pixels vermelhos devem ser removidos e pintados de branco,e os pixels verdes devem ser adicionados e pintado de azul.Segue abaixo um ilustrativo: - Após feito isso devemos colorir a margem de preto para tornar o cabelo parte da outline.Em rosa estáo os pontos aonde devem ser adicionado pixels preto: - Com o cabelo terminado agora iremos direto para a cota de malha e mangás da roupa.De início iremos fazer uma blusa na parte superior do corpo. Vamos prestar atenção na cintura que influencia muito na perspectiva do tronco - Com a primeira parte da cota de malha pronta seguiremos para a segunda parte.Vamos começar fazendo pequenas alças nos extremos da blusa,cor cinza para podermos diferir as duas blusas.Aos poucos vamos prenchendo e seguindo com uma gola V. - Finalizando iremos terminar a calça e a bota.Fazendo a traçado curvado vamos dando forma á bota. sempre alerta à perspectiva lll - Acabamento Final - Por fim adicionamos detalhes na bota dando um pouco de volume e melhorando sua aparência - Depois vamos usar o conta gotas e pegar as cores da roupa do campones - Tcharaam está pronto nossa primeira outline de humanóide Espero que tenham gostado do tutorial, agradeço à todos que tiveram paciência de ler até o fim rsrsPróximo tutorial em breve...Quem gostou deixa aquele REP+ - ABRAÇOS - Editado Junho 14, 2014 10 anos por Madarada (veja o histórico de edições) https://tibiaking.com/uploads/monthly_2020_06/wrwrwr.gif.aa5f33a94ceade7230d32d480f6c0e63.gif[/img] Spoiler [Tutorial]Humanóide Básico[Apostila Sprite Seduction]#1 Introdução[Apostila Sprite Seduction]#2 Aprimoramento
Postado Junho 14, 2014 10 anos Não sou spriter, não tenho nenhum talento e também não me importo. Te reputei pela clareza e pela boa formatação. Até eu que sou um jumento conseguiria fazer algo depois desse tutorial. Parabéns.
Postado Junho 14, 2014 10 anos Obrigado por trazer este ótimo conteúdo para nós! Dei uma editada no teu tópico para deixar as imagens maiores, espero que não se importe. -"Supra Omnes Lux Lucis" - Acima de todos brilha a Luz -
Postado Junho 14, 2014 10 anos Bah cara, vc me salvou eu vou ter que fazer umas sprites, assim fica um pouco menos complicado! :3 Ajudei? REP+
Postado Junho 14, 2014 10 anos é um bom tutorial para iniciantes em spriting, como eu. Gostei do conteúdo, espero que faça mais tutoriais Ot Design: https://discord.gg/VgtVRNmCD7
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