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Olá Tibianos,meu nick é Madarada e hoje venho lhes trazer um tutorial básico de spriting,espero que gostem.
 
 
Antes de começarmos quero deixar claro que :
 
Este tutorial foi feito com base em meus conhecimentos em spriting,ele não é uma verdade absoluta apenas um material desenvolvido e voltado para todos os membros iniciantes em nesta área.
Este tutorial é minuciosamente detalhado e foi desenvolvido para leigos e iniciantes em spriting
Neste primeiro tutorial iremos abordar um assunto muito importante que se chama outline.Futuramente virão tutorias de outline de monstros,armas,cenários mais por enquanto apenas humanóide.



OBS: Acabei postando o tutorial um pouco antigo pelo fato de alguns membros estarem pedindo e precisando,lembrando que existes infinitas maneiras mais rápidas e melhores de se fazer um humanóide do que se ensina neste tutorial,eu mesmo não mais uso estes conceitos porém para leigos ainda é válido.
 
Enjoy


 
1. Outline (humanóide)
 
 
# Outline o que é ?
 
Outline do inglês (linha de fora) é o contorno do sprite
 
l - Criando uma base 
 
- Primeiramente devemos localizar e abrir o Ms paint do windows,ele será nossa ferramente principal e nós ajudará em nossa jornada.
 

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- Antes de começar devemos habilitar nosso abiguinho "miniatura" ele fica no canto superior como na imagem abaixo:
 

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- Em seguida selecione um sprite para usar como base,eu uso o citizen por ser bem simples contudo,algumas pessoas preferem fazer uma outline do zero o que eu acho que para um iniciante um tanto avançado.Seguindo o exemplo do citizen pinte o todo de vermelho (por ser uma cor bem saturada) porém sem atingir as linhas principais que separam as pernas,cabeça,braço e olhos como no exemplo:
 

post-106486-0-26220700-1402712986.png


 
- Feito isso contorne as linhas as principais de preto (são as linhas contornadas de verde) para limpar o sprite todo.Pinte a parte interna da arte de branco como no exemplo para começarmos.
 

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ll - Aprimorando sua base
 
- Pronto agora temos nossa base,porém ela ainda é um citizen então iremos criar o nosso próprio personagem.Para isso precisamos nos basear em alguma imagem (se você tem o dom de desenhar pode criar uma roupa para sua base e pular esta parte).Vamos nos fixar em fazer os detalhes mais básicos,por isso eu peguei está de um camponês medieval bem simples:
 

Por ser um tutorial de caráter básico,não sera reproduzido com total veracidade a imagem abaixo postada apenas uma outline baseado no mesmo.


post-106486-0-77930200-1402712989.jpg


 
- Como próximo passo iremos analisar a roupa do campones e tentar reproduzi-la em nossa base.Para facilitar iremos copiar a imagem do campones para dentro do paint e coloca-lo de canto,dessa maneira podemos observar a todo instante se a reprodução da imagem está correta:



De certa forma isso exige um certo nível de talento que pode ser adquirido com o tempo


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- Iremos começar pelo cabelo,essa parte pode ser fácil falando,mais deve ser feita com atenção para um bom resultado mais tarde.Primeiramente iremos selecionar a cor azul e fazer um rabiscado de cabelo caindo sobre os ombros,aos poucos vamos adaptando ele á cabeça e criando forma.



Isso pode levar tempo e não é algo que possa ser ensinado facilmente, é como se eu quisesse te ensinar a andar de bicicleta só falando como fazer,por isso se esforce e não desista nos primeiros erros


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- Na sequência,devemos tirar a margem de erro melhorando o cabelo e arredondando-o de uma maneira coerente à nossa imagem.Os pixels vermelhos devem ser removidos e pintados de branco,e os pixels verdes devem ser adicionados e pintado de azul.Segue abaixo um ilustrativo:
 

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- Após feito isso devemos colorir a margem de preto para tornar o cabelo parte da outline.Em rosa estáo os pontos aonde devem ser adicionado pixels preto:
 

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- Com o cabelo terminado agora iremos direto para a cota de malha e mangás da roupa.De início iremos fazer uma blusa na parte superior do corpo.
 

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Vamos prestar atenção na cintura que influencia muito na perspectiva do tronco


- Com a primeira parte da cota de malha pronta seguiremos para a segunda parte.Vamos começar fazendo pequenas alças nos extremos da blusa,cor cinza para podermos diferir as duas blusas.Aos poucos vamos prenchendo e seguindo com uma gola V.
 

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- Finalizando iremos terminar a calça e a bota.Fazendo a traçado curvado vamos dando forma á bota.

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 sempre alerta à perspectiva


lll - Acabamento Final
 

 - Por fim adicionamos detalhes na bota dando um pouco de volume e melhorando sua aparência  :thinking: 
 

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Depois vamos usar o conta gotas e pegar as cores da roupa do campones
 

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- Tcharaam está pronto nossa primeira outline de humanóide  :accepted: 
 

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Espero que tenham gostado do tutorial, agradeço à todos que tiveram paciência de ler até o fim rsrs
Próximo tutorial em breve...Quem gostou deixa aquele REP+ 
 
                                        :confiante:- ABRAÇOS -   :confiante: 

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Editado por Madarada (veja o histórico de edições)

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  • Valeu pessoal pelo apoio =D   Quero ressaltar à vocês para não se prenderem à esse tutorial pois ele é limitado.Estou preparando uma apostila nervosa de tutoriais pra comunidade em breve.   Forte

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Não sou spriter, não tenho nenhum talento e também não me importo. Te reputei pela clareza e pela boa formatação. Até eu que sou um jumento conseguiria fazer algo depois desse tutorial. Parabéns.

z_WL63_Tt.png

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Bah cara, vc me salvou eu vou ter que fazer umas sprites, assim fica um pouco menos complicado! :3

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