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Introdução:

Esses dias eu estava fazendo um sistema e senti a necessidade de armazenar várias informações (por player) em um só lugar. Porém, todos nós sabemos que não é possível colocar uma tabela como valor de um storage. Por conta disso, decidi tornar possível esse armazenamento.

Tenho certeza de que essa biblioteca será uma ferramenta extremamente útil para todos os scripters. Ela abre muitas portas e vai permitir a criação de muitos sistemas interessantes.

Instalação:

Simplesmente crie o arquivo tableStorage.lua em data/lib e coloque esse código:

-- Biblioteca de funçoes feitas por Vitor Bertolucci (Killua)
-- Funçoes para armazenamento de tabelas em storages

killua_functions = {

	filtrateString = function(str) -- By Killua
		local tb, x, old, last = {}, 0, 0, 0
		local first, second, final = 0, 0, 0
		if type(str) ~= "string" then
			return tb
		end
		for i = 2, #str-1 do
			if string.byte(str:sub(i,i)) == string.byte(':') then
				x, second, last = x+1, i-1, i+2
				for t = last,#str-1 do
					if string.byte(str:sub(t,t)) == string.byte(',') then
						first = x == 1 and 2 or old
						old, final = t+2, t-1
						local index, var = str:sub(first,second), str:sub(last,final)
						tb[tonumber(index) or tostring(index)] = tonumber(var) or tostring(var)
						break
					end
				end
			end
		end
		return tb
	end,

	translateIntoString = function(tb) -- By Killua
		local str = ""
		if type(tb) ~= "table" then
			return str
		end
		for i, t in pairs(tb) do
			str = str..i..": "..t..", "
		end
		str = "a"..str.."a"
		return tostring(str)
	end
}

function setPlayerTableStorage(cid, key, value)
	return doPlayerSetStorageValue(cid, key, killua_functions.translateIntoString(value))
end

function getPlayerTableStorage(cid, key)
	return killua_functions.filtrateString(getPlayerStorageValue(cid, key))
end

function setGlobalTableStorage(key, value)
	return setGlobalStorageValue(key, killua_functions.translateIntoString(value))
end

function getGlobalTableStorage(key)
	return killua_functions.filtrateString(getGlobalStorageValue(key))
end
 



Utilização:

Para armazenar uma tabela em um storage de um player, use:

setPlayerTableStorage(cid, key, tabela)

Exemplo:

setPlayerTableStorage(cid, 199991, {["primeiro"] = 4, [8] = "Killua", [3] = 22})

Para armazenar uma tabela em um storage global, use:

setGlobalTableStorage(key, tabela)

Exemplo:

setGlobalStorageValue(123412, {1, 55, "c", 3})

Para retornar as tabelas, use:

getGlobalTableStorage(key)

ou

getPlayerTableStorage(cid, key)

Esclarecimento:

As tabelas retornadas pelas funções getGlobalTableStorage e getPlayerTableStorage são tabelas normais e podem ser manipuladas como qualquer outra, por exemplo:

for t, k in pairs(getPlayerTableStorage(cid, 123444)) do      print("["..t.."] "..v) end

Observações:

As tabelas não armazenam valores booleanos, outras tabelas e nem funções, apenas strings e números. No entanto é claro que ela pode armazenar valores recebidos de funções, por exemplo:

setPlayerTableStorage(cid, 17271, {["level"] = getPlayerLevel(cid), ["sex"] = getPlayerSex(cid) == 1 and "female" or "male"})

Funcionará perfeitamente.


Mas:

setPlayerTableStorage(cid, 17271, {returnDouble = function(value) return value*2 end, try = 11, [2] = 10})

Não irá funcionar.

As tabelas podem ser preenchidas com ou sem index definido, de forma que os não definidos serão definidos automaticamente numa sequencia (Como qualquer tabela). Sendo assim:

setPlayerTableStorage(cid, 12344, {1,3,23,1999,"test"})setPlayerTableStorage(cid, 12344, {[5] = "hi", ["mia"] = 32, c = 18})setPlayerTableStorage(cid, 12344, {1, "c", 6, ["test"] = 18, b = "c", "hello world"})

São todas válidas.

 

Cuidado com com tabelas muito grandes! Elas podem acabar pesando bastante e consumindo bastante de sua database. Eu aconselho não ultrapassar 4 elementos. É claro que apenas um storage com uma tabela bem grande não vai causar problema mas, em um servidor com muitos jogadores, pode ser perigoso adicionar muitas tabelas grandes (1 por jogador).

Considerações:

Eu realmente acho que essa biblioteca vai abrir várias possibilidades para todos vocês, scripters. E espero que criem muitos sistemas legais a partir dela. Se tiverem dúvidas ou sugestões, podem dizer.

Abraços.

Editado por Killua (veja o histórico de edições)

 

 

 

 

 

v61snZO.png?129bcx1x.pngiVgTXVz.png?1

 

 

 

 

 

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Você só precisa chamar a função, por exeplo:

setPlayerTableStorage(cid, 11132, {["vitorias"] = 10, ["derrotas"] = 4, ["empates"] = 1})

Pode preencher a tabela do jeito que quiser que ela será armazenada e estará pronta para uso sempre que precisar.

 

 

 

 

 

v61snZO.png?129bcx1x.pngiVgTXVz.png?1

 

 

 

 

 

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