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Voltar para: O que é Pixel Art?  

 

 

Pois bem, aí está a continuação.   :D

Um pouco mais curta, porém não menos informativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por onde começar?

 

 

 

 

Pixel Art é sobre os pixels – simples assim. Esses tipos compartilham um ponto comum: Ter certeza que o seu foco está nos pixels.

 

 

 

 

 

Comece devagar – Quanto mais larga a imagem que você está tentando fazer, mais tempo e trabalho levará para completá-la.

Não faça isso, use um canvas size (largura x altura) pequeno.

Um Pixel Art pode transmitir uma série de informações pelo seu tamanho, você ficará surpreso com o pouco espaço que você precisa se você controlar os pixels corretamente.
 
 
 
 
Use uma paleta limitada - Se você não pode fazer um bom sprite com 4 cores, usar 40 não vai ajudar. Usar uma paleta pequena é especialmente bom para iniciantes porque te força a ter foco na posição dos pixels e da relação entre grupos de pixels.
A paleta original de 4 cores do GameBoy é uma boa escolha para iniciantes, porque você só precisa se preocupar com o valor, e não tons ou saturação.
 
 
 
 
 
 

Programas
 
Existe uma gama de bons programas por aí para Pixel Art, muitos desses são gratuitos. Eu costumo sempre utilizar o Paint, mesmo por costume, mas GraphicsGale, Pro Motion, Photoshop, Pixen e Gimp são todos boas escolhas. Alguns são mais amigáveis que outros.
 
 
 
 
 
 
 

Tipo de arquivo
Um erro comum que os novos pixel artistas cometem é salvar suas artes como JPEG/JPG.
Esse tipo de arquivo pode ser legal para outros tipos de imagem, ele causa compressão, o que destrói a qualidade de uma peça de Pixel Art.
 
 
 
 
jpeganim.gif
 
 
 

 
 
Nunca salve como JPG.
Salve como PNG ou GIF. Seja cuidadoso assim mesmo, pois alguns programas (como MS Paint) não suportam propriamente o formato GIF, e vão arruinar sua imagem.
Nessas instâncias, você vai precisar de um conversor de arquivo (Como o Giffy) se você quiser salvar sua imagem como GIF.
 
 
 
 
 
 
Mas como eu começo a imagem?
É completamente pessoal. Alguns artistas preferem criar o lineart primeiro, e depois vão adicionando cores:
 
 
 
krizzakenmynicca.gif
 
 
 
 
 
 
 
Outros artistas preferem a definição das formas principais com um pincel grosso, e então continuam
refinando a imagem até que ela chegue a um nível certo:
 
 
junglestages.gif

 

 

 

 

 

Ambos os métodos são legais, todos dependem de como você está confortável, ou as especificidades do projeto.

O Linework é um bom método se você está traçando uma imagem digitalizada (como foi o caso do exemplo do monstro do mar acima). Se você está começando a imagem no seu programa, e não é um sprite pequeno, definir as formas com um pincel grosso pode ser mais útil.

 

 

 

 

 

 

[...]

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima, iremos conhecer alguns termos importantes do Pixel Art, até lá!

 

 

 

 

 

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Editado por Nogard (veja o histórico de edições)


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