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Acho que estou na área certa, se não estiver, desculpe-me.
 
Enfim, estou estudando lua e me surgiu uma dúvida.
No meu otserv, em alguns scripts, tem algumas linhas que tem vários espaços antes da palavra.

Tem alguma finalidade esses espaços ou é só pra manter organizado ?

 

por exemplo:

 

 

                local storage = specialQuests[item.actionid]


                 if(not storage) then
                                  storage = item.uid
                                  if(storage > 65535) then
                                                   return false
                              end
                 end

Editado por seminu (veja o histórico de edições)

5nJc23M.png

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Isso é chamado de identação ou indentação. Em Lua não é algo obrigatório, entretanto é recomendado para tornar o código mais elegante, legível e organizado.

 

ok, então quer dizer que não influência em nada no funcionamento da script, né 

 

obrigado pela ajuda

5nJc23M.png

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a identação é um acordo que fizeram na chamada "boas práticas de programação" existe uma regra pra identar e geralmente é a própria linguagem que dita essas regras. Em lua identação não é obrigatório como o zipter bem colocou mas é uma boa prática.. acompanhe comigo o porquê:
 

script sem identar/pular linha

local storage = 89745 local effect = 14


function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerStorageValue(cid, storage) > -1 then doRemoveItem(item.uid) setPlayerStorageValue(cid, storage, -1) doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), effect) doPlayerSendCancel(cid, "Storage reseted successfully.")
else doPlayerSendCancel(cid, "You can't use this item when you haven't finished the quest.") end return true end

script identado e seguindo os padrões da linguagem:

local storage = 89745
local effect = 14

function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
	if getPlayerStorageValue(cid, storage) > -1 then
		doRemoveItem(item.uid)
		setPlayerStorageValue(cid, storage, -1)
		doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), effect)
		doPlayerSendCancel(cid, "Storage reseted successfully.")
	else
		doPlayerSendCancel(cid, "You can't use this item when you haven't finished the quest.")
	end
return true
end

Pro computador não faz diferença, ambos irão rodar mas o segundo é legível por outro programador enquanto o primeiro não.

Vale lembrar que linguagens acadêmicas (só consigo lembrar de Python agora), não existe abre e fecha de blocos (em lua usamos 'do' e 'then' pra abrir blocos e 'end' pra fechá-los) e o computador identifica os blocos através da identação. 

Códigos bem identados/comentados, com linhas puladas de maneira correta e variáveis limpas e locais demonstra um domínio sobre a linguagem e permite que até mesmo não programadores possam entender o raciocínio. Gente que chama variável por letra do alfabeto, não usa local e nao sabe/não quer identar provavelmente não sabe oque tá fazendo. Se você pegar scripts antigos do tibia vc vai ver muita gente fazendo coisas absurdas, identando tudo errado, comparando dois booleanos (if (algo que é falso) == false)  etc e tal. Felizmente essa nova leva de programadores como o Wise, Zipter, Summ estão melhorando isso. 

Todos os meus trabalhos importantes estão na seção "Sobre mim" no meu perfil; Dá uma passada lá!

"Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora." - São Beda

I7Pm6ih.png

(obg ao @Beeny por fazer essa linda sign <3)

Postado
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a identação é um acordo que fizeram na chamada "boas práticas de programação" existe uma regra pra identar e geralmente é a própria linguagem que dita essas regras. Em lua identação não é obrigatório como o zipter bem colocou mas é uma boa prática.. acompanhe comigo o porquê:

 

script sem identar/pular linha

local storage = 89745 local effect = 14


function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerStorageValue(cid, storage) > -1 then doRemoveItem(item.uid) setPlayerStorageValue(cid, storage, -1) doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), effect) doPlayerSendCancel(cid, "Storage reseted successfully.")
else doPlayerSendCancel(cid, "You can't use this item when you haven't finished the quest.") end return true end

script identado e seguindo os padrões da linguagem:

local storage = 89745
local effect = 14

function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
	if getPlayerStorageValue(cid, storage) > -1 then
		doRemoveItem(item.uid)
		setPlayerStorageValue(cid, storage, -1)
		doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), effect)
		doPlayerSendCancel(cid, "Storage reseted successfully.")
	else
		doPlayerSendCancel(cid, "You can't use this item when you haven't finished the quest.")
	end
return true
end

Pro computador não faz diferença, ambos irão rodar mas o segundo é legível por outro programador enquanto o primeiro não.

Vale lembrar que linguagens acadêmicas (só consigo lembrar de Python agora), não existe abre e fecha de blocos (em lua usamos 'do' e 'then' pra abrir blocos e 'end' pra fechá-los) e o computador identifica os blocos através da identação. 

Códigos bem identados/comentados, com linhas puladas de maneira correta e variáveis limpas e locais demonstra um domínio sobre a linguagem e permite que até mesmo não programadores possam entender o raciocínio. Gente que chama variável por letra do alfabeto, não usa local e nao sabe/não quer identar provavelmente não sabe oque tá fazendo. Se você pegar scripts antigos do tibia vc vai ver muita gente fazendo coisas absurdas, identando tudo errado, comparando dois booleanos (if (algo que é falso) == false)  etc e tal. Felizmente essa nova leva de programadores como o Wise, Zipter, Summ estão melhorando isso. 

 

entendido wolf :)

5nJc23M.png

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