Postado Outubro 26, 2017 7 anos Olá, como retornar um valor como 1,933333333 até o terceiro dígito? ou segundo? como 1,933 math.floor e ceil retornam o número inteiro arredondado
Postado Outubro 26, 2017 7 anos @300698 acho que lua não tem uma função matemática para isso, no caso seria como se você tivesse convertendo um numero para noteção cientifica correto ? Como você disse, math.floor, retorna o maior inteiro menor que o valor, então se eu tenho 1,2, dando um math.floor vai retornar 1, seja, 1,3, 1,5, 1,9 vai sempre retornar o menor inteiro daquele decimal, o math.ceil faz o inverso do math.floor ele retornar o menor inteiro maior que aquele decimal, se eu tenho 1,2 ele vai retornar vai me retornar o inteiro menor e maior que esse decimal que é 2, mesmo que eu tenha 1.00005 sempre vai me retornar o menor inteiro maior que 1,000005, que é 2 como você pode ver aqui: https://repl.it/NSii Clique em run e vai ver. Mas em relação a sua duvida, creio que lua não tem uma função especifica para isso. Ou tem @xWhiteWolf ? Não conheço todas. Huashuashuash Mas da pra fazer função para isso.
Postado Outubro 26, 2017 7 anos me perguntaram algo muito parecido esses dias inbox, vou colar minha resposta aqui: Quote você pode arrendondar pra cima com math.ceil(numero)para baixo com math.floor(numero)ou passar o numero para string e usar %.1f no string.format, dessa forma ele fica com 1 digito decimal, se quiser dois troca o 1 ali por 2. O problema do format é que ele arredonda para a casa decimal mais próxima.ex: string.format("%.1f", 9563.27676)Outra técnica comumente usada é de multiplicar por 10, usar math.floor e dividir por 10.ex:local numero = 9563.27676numero = math.floor(numero*10)/10=> 9563.2 No seu caso vc pode usar o string.format com %.3f ou simplesmente multiplicar por 1000, usar math.floor e dividir por mil. 3 casinhas decimais :D Todos os meus trabalhos importantes estão na seção "Sobre mim" no meu perfil; Dá uma passada lá! "Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora." - São Beda (obg ao @Beeny por fazer essa linda sign <3)
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.