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#Aula 1 Introdução

Lógica da Programação

Aula 2

O que é a Lógica da Programação?

Bem, tudo o que é escrito em alguma linguagem de programação deve seguir uma lógica para poder funcionar. Vamos pegar um exemplo simples e curto: Um script de SD. (Sudden Death Rune)

Quando o script de SD for chamado (Alguém usou a SD), ela segue passos básicos, que é basicamente a execução dela. Primeiro o script vai verificar se quem usou a SD possui nível, magic level, etc... suficiente para poder usar a SD. Se não possuir opa! Ela vai enviar uma mensagem de erro ao jogador, um efeito de fumaça e vai encerrar a execução. Caso contrário: se for um jogador com todos os requerimentos básicos para usar uma SD, então o script vai verificar se o alvo é um Player ou Monstro. Se não for vai enviar uma mensagem de erro, efeito, e vai parar de executar. Se for um monstro ou player, então o script fará um efeito da SD atingindo o alvo, toda aquela piromancia louca, e então vai tirar o devido dano do jogador.

Um pouco cansativo de ler tudo isso, mas observe o exemplo abaixo:


Quando uma SD for usada, então faça:

	Verifique se o jogador que usou a SD possui nível igual ou maior que 45, e se possui nível mágico maior ou igual a 15. Se possuir, faça:

		Se o alvo da SD for um Monstro ou Jogador, então faça:

		  Calcule o dano que causará ao alvo.

		  Remova uma carga da SD.

		  Execute o efeito de SD.

		  Calcule o dano que causará ao alvo e execute-o no alvo, tirando a vida dele ou mana, no caso de o alvo estiver usando o Magic Shield (Utamo Vita).

		Mas se o alvo da SD não for um Monstro ou Jogador, então faça:

		  Envie uma mensagem de erro ao jogador.

		  Envie um efeito de fumaça na posição do jogador.

		Aqui termina a verificação se o alvo da SD é um Monstro ou Jogador, ou nenhum dos dois.

	Mas se o jogador não possuir estes requerimentos, então faça:

	  Envie uma mensagem de erro ao jogador.

	  Envie um efeito de fumaça na posição do jogador.

	Aqui termina a verificação se o jogador possui ou não os requerimentos.

Aqui termina a execução da SD.

Agora, depois deste algoritmo, talvez tenha ficado mais claro como os programas de computador funcionam. Tudo não passa de um processo lógico, onde a linguagem de programação só serve como uma "máscara" para que o programador escreva o código seguindo esta lógica, por isso é ultra importante saber a lógica da programação antes de começar a programar. O que é um Algoritmo? O "código" que eu escrevi acima (Dentro da caixa de texto) representando o uso da SD foi um algoritmo. Os algoritmos são formas de representar a lógica seguida pelo programa. São passos que o programa segue para atingir determinado objetivo ou em outras palavras, completar uma tarefa (No caso da SD, matar ou não o alvo, ou enviar uma mensagem de erro). Um exemplo de algoritmo são as operações matemáticas, como somar, dividir, multiplicar, subtrair... Quando você soma 2 mais 2, você está executando um algoritmo para ele atingir o objetivo (O resultado!!), que é 4. Um programa ou script é basicamente a escrita dos algoritmos em uma linguagem de programação que é executada pelo computador de forma lógica. Alguns exemplos de algoritmos para representar ações da vida real: Tomar Banho:
Código:

Ir ao banheiro

Tentar ligar o registro

	Verificar se o chuveiro ligou, se ligou então faça:

	  Se molhe

	  Se ensaboe

	  Se lave

	  Se enxague

	  Desligue o registro

	  Se enchugue

		Verificar se tem vontade de colocar uma roupa, se tiver, então faça:

		  Coloque uma roupa

		Mas se não tiver vontade de colocar uma roupa, então faça:

		  Saia pelado pela rua gritando: "Preciso de um penico!!"

		Finalize a verificação se tem vontade de colocar uma roupa ou não

	Mas se o chuveiro não ligar, então faça:

	  Chame um técnico e arrume o problema

	Finalize a verificação se o chuveiro funciona ou não

Finalize a execução do banho

Comer Pizza:

Convidar os amigos e amigas

Ir até a pizzaria

	Se houver uma menina (Ou menino) no grupo que esteja a fim de você e você não esteja a fim dela ou dele, então faça:

	  Peça pizza de alho, cebola e atum

	Mas se houver uma menina (Ou menino) no grupo que esteja a fim de você e você esteja a fim dela ou dele, então faça:

	  Lamente-se por não ter ido a um cinema

	Mas se não houver ninguém a fim de você, então faça:

	  Peça qualquer pizza

	Finalize a verificação se há ou não uma menina (Ou menino) no grupo que esteja a fim de você e você esteja ou não a fim dela ou dele

  Peça uma coca cola

  Diga ao garçom que prefere gelada

	(Ciclo) Enquanto não for a hora de pagar a conta, faça:

	  Coma a pizza

	  Peide

	  Diga que foi mal

	  Tome um gole da coca

	  Arrote

	  Diga que é natural

	Finalize se for a hora de pagar a conta ou volte ao começo do ciclo se ainda não for

	Se você tiver dinheiro suficiente, então faça:

	  Diga aos seus amigos que não tem dinheiro e pague só metade

	Mas se você não tiver dinheiro, então faça:

	  Diga aos seus amigos que não tem dinheiro e corra para não apanhar

	Finalize a verificação se você tem dinheiro ou não

  Vá embora

Finalize a execução de comer pizza

Esta aula foi curta pois eu prefiro lhes ensinar as estruturas lógicas conforme ensino as mesmas em Lua, assim trabalhando a lógica e Lua ao mesmo tempo. Primeiro ensino como funciona a estrutura na Lógica e depois ensino como aplicar em Lua.

Exercícios-Tarefa:

1. Monte o algoritmo de um script de "Shovel (Pá)".

2. Monte o algoritmo de um script de "Pedra que troca sexo".

3. Monte o algoritmo de "Ir ao cinema".

4. Monte o algoritmo de "Fazer bolo".

Resposta1:

verifique se o alvo da pá é um buraco que pode ser aberto

, se for, então faça: Verifique se o buraco está aberto,

se não estiver, então faça: Transforme o ID do buraco fechado para o ID de um buraco aberto

Mas se o buraco estiver aberto, então faça: Envie uma mensagem de erro ao jogador dizendo: "This hole is already opened."

Envie um efeito de fumaça na posição do jogador Finalize a verificação se o buraco está aberto

Mas se não for, então faça: Envie uma mensagem de erro ao jogador dizendo: "Sorry, this is not possible." Envie um efeito de fumaça na posição do jogador Finalize a verificação se é ou não um buraco que pode ser aberto.

Resposta2:

Verifique se quem clicou na pedra é um jogador

, se for, então faça:

Verifique se o jogador é mulher

, se for, então faça:

Transforme o sexo dele em homem

Execute um efeito de magia azul

na posição do jogador Envie uma mensagem ao jogador afirmando que o sexo dele foi trocado

Mas se o jogador é homem, então faça:

Transforme o sexo dele em mulher

Execute um efeito de magia azul na posição do jogador

Envie uma mensagem ao jogador afirmando que o sexo dele foi trocado

Finalize a verificação se o jogador é mulher ou homem

Finalize a verificação se quem clicou na pedra é um jogador

Resposta3:

Se arrume

Tome banho

Dirija seu carro até o cinema

Pague o ingresso

Assista o filme

Volte para casa

Resposta4:

Sei que isso é meio estranho mas acredite ira ajudar sim.

Creditos:

99% Skyen Hasus

1% Vittu

Editado por Vittu (veja o histórico de edições)

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  • 3 weeks later...
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Normal Lcs, tipo se aprender a lógica fica muito mais faciu de executar com perfeição, a area está muito morta, tipo quase ninguem comenta e quase ninguem entra veja 16 usuarios viram esse post mais apenas 2 comentou.

  • 1 month later...

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