Remere's Map Editor
Tudo sobre a ferramenta de criação e edição de mapas open source RME, Remere's Map Editor.
- Guias sobre como mapear, técnicas e exemplos de mapping, estrutura, detalhamento, bordeamento, entre outros. Tutoriais sobre ferramentas de edição de mapas, configurações e compatibilidade do Map Editor com clients, data/items, sprites, extensões e Game Design (RPG).
- Ao ler um tutorial, dê reputação ao membro que o publicou e comente no tópico. Este pequeno incentivo faz com que membros continuem trazendo tutoriais e outros conteúdos ao fórum.
- Se o conteúdo não for seu, adicione Créditos!
- Por motivos de segurança é necessário que um membro da equipe Aprove o seu Tópico, dessa forma mantemos o fórum organizado e livre de conteúdos maliciosos, obrigado pela compreensão!
Subfóruns
-
Tutoriais sobre modificações para Remere's Map Editor, extensions, itens.otb e data.
- 110 posts
263 tópicos neste fórum
-
Mudar a versão do Mapa Eae frequentadores do TibiaKing hoje irei postar um tutorial explicando como mudar a Versão do Mapa. Mas para que ? para você converter de 8.6 para 9.1 de 8.7 para 8.6 de 8.5 para 8.6 e etc... Mude para qualquer versão ao seu desejar. Vamos ao que interessa * Abra o RME com o seu mapa e vá em Map e clique na opção Properties. (CRTL + P) * No índice Client Version clique na "setinha" para baixo e depois escolha a versão que deseja transformar seu mapa. (Imagem de um RME Antigo hoje temos mais versões disponiveis) * Após selecionar a versão desejada clique em OK. * Após isso irá aparecer algumas barras você da "OK" em tudo e aguarde ca…
-
- 12 respostas
- 11.2k visualizações
- 1 follower
-
-
Hellooo Pessoall.... xD sou novo no forumm , porem vim trazer um tutorial para voceis... Esse tutorial mostra como fazer casas elficas "estilo Ab'dendriel ....Bom Vamos Começar Primeiro de tudoo Vamos usar as segunites paredes Bomm depois você vai usar Crie Uma coisa mais ou menos assim... OBS : Dentro da casa vc pode usar o piso que te faça satisfeito eu usei este , infeite ela tb .... Ficara mais ou menos assim \/ Depois disso Enfeite ela com isto . E á casa ficara mais ou menos assim... Bom Após isso enfeite o caminho dela e etc... Agora vamos fazer o teto > Use esses Tiles :> …
-
- 5 respostas
- 1.1k visualizações
-
-
O EFEITO NEON ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Então, sou novo aqui e queria começar fazendo esse tutorial que é um efeito simples que eu uso em meus mapas basicamente consiste em esconder os crystal em algum lugar onde apenas deixem sua luminosidade sendo vista, deixando assim um efeito bem legal com 4 opções de cores. (Há outros itens que tanbém podem ser usados mas apenas usei estes como exemplo) Crystal ID/cor: 8637 8638 8639 8640 Podem ser achados na seção Nature RAR/DOOD do seu RME, um exemplo de como pode ser usado: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬…
-
- 5 respostas
- 820 visualizações
-
-
Palettes Foto grande: http://imageshack.us...38/gruands.png/ Foto grande: http://imageshack.us.../palettezt.png/ Foto grande: http://imageshack.us...udopalette.png/ Criando uma nova cidade / Templo Primeiro crie sua cidade e seu templo, após isso prescione "ctrl + T" Foto grande: http://imageshack.us...17/templog.png/ Agora clique em "add" e edite o nome da cidade, o local do templo, e tudo o que ele pedir. Pronto está feita sua cidade, porem cuidado com o nome, de uma olhada no google para ver se já não esxiste esse nome em outo jogo, pois pode ser considerado plagio Foto grande: http://imageshack.us...43/templo2.png/ Cas…
-
- 1 resposta
- 722 visualizações
-
-
Ola pessoal, trousse todos os comandos rapidos que conheço do RME : Ctrl + Q = fecha o Remere's map editor Ctrl + W = deixa o floor a baixo invisível Ctrl + E = deixa o mapa invisível Ctrl + T = abre o editor de cidades (serve para editar o nome da cidade e aonde fica o templo “local onde o personagem renasce após a morte”) Ctrl + Y = vai para frente (ex: após usar Ctrl + Z) Ctrl + O = procurar para abrir um arquivo (open file) Ctrl + P = abre as propriedades do mapa Ctrl + S = salva o mapa Ctrl + F = procura itens (pela id ou nome) Ctrl + G = vai para o local escolhido (definido por: X/Y/Z Ctrl + Z = volta uma coisa Ctrl + C = copia o local seleci…
- 13 respostas
- 15.7k visualizações
-
Bom gente eu vi outro dia um tutorial ensinando a criar uma ramp de um jeito diferente eu lembrava que era mais ou menos assim que começava : Se alguem puder me ajudar a achar esse tutorial de novo irei da meu REP+ Grato !
- 4 respostas
- 979 visualizações
-
Bom, para você começar a “mappear” você precisará de duas coisas, porém essas coisas são bem simples. Primeira coisa será o Mapa Editor, o mais usado e recomendável é o RME (Remere’s Map Editor), a segunda coisa é o Cliente Tibia, que irá variar de acordo com a versão que você irá usar no seu mapa. Além dessas duas coisas, você precisará de muita paciência, criatividade/imaginação, tempo (sempre é bom, para treinar), também é sempre bom olhar imagens dos mapas de mappers mais experientes, ou até então imagens reais, e torna-las fictícias, pelo RME. RME: Para fazer o Download desse programa, primeiramente você abrirá seu navegador (Internet Explorer, Google Chrome, …
-
- 9 respostas
- 9.9k visualizações
- 1 follower
-
-
Autor : HesteN OTLand; Versão Utilizada : 8.60 Creditos HesteN - Pelas Imagens e pelo tutorial Volcan - Pela tradução , e por trazer ao TK Permissão: Volcan : HunteN, its contents can lead to Tibia King? HusteN : Sure, most do not forget to keep the credits. TUTORIAL Allright então eu sei um monte de gente me haaaaate para usar autoborder, mas eu não me importo realmente com isso porque o que eu faço com autoborder geralmente termina fora olhando muito bom de qualquer maneira (a minha e mais de anyho da comunidade opinião.) Então eu vou mostrar iniciantes como fazer uma montanha de aspecto …
-
- 7 respostas
- 2.1k visualizações
-
-
UnderWater Olá pessoal, Neste tutorial, vamos falar sobre a estrutura underwater, seus detalhes e entre outras coisas, iremos começar por partes. Primeiramente devemos pensar no que vamos fazer, uma hunt? uma cidade? um barco naufragado? Depois podemos começar a base do local, usando os IDs 5405~5410.Lembrando que devemos fazer isso no sub-solo. Eu irei fazer uma parte de uma cidade naufragada, como a conhecida atlantis. Começarei por uma casa. Erga a estrutura da sua casa, utilizei os ids 9147 até 9152 junto com os de stone wall, que começam a partir do id 6466. Não se esqueça de usar os ids de …
- 7 respostas
- 2.3k visualizações
-
Como tirar screenshots de modos certos. Esse tutorial será dedicado a aquele mappers que tiram fotos de seus mapas de um modo totalmente errado, assim estragando a visualização, ou até mesmo a avaliação de seus mapas. Tirando Screenshot pelo seu editor de mapas. *O que é necessário para tirar esta possível SS? -Remere's Map Editor(RME). -E sem dúvidas algumas, UM MAPA. avá Muitas pessoas tiram uma SS, de um modo errado, que mostrarei abaixo, dando para visualizar o Spawn, o zoom está mal ajustado, entre outras coisas. -Erros: *Zoom mal ajustado. *Está dando para visualizar o Spawn. Uma foto de um modo bem corre…
-
- 3 respostas
- 3.8k visualizações
-
-
Ollá Galera Hj Vou Lhes Ensinar Como Juntar 1 Mapa Ao Outro Isso E Bom Pra Quem Ta Com Preguiça De Fazer Novas Hunts E Cits ! Segue O Exemplo Há Baixo ! Juntando um mapa ao outro no RME Abra o RME com o mapa que você quer copiar, após isso vá em File/Open e procure o mapa em que você quer colar outro. E então ficara os dois no mesmo RME, só que em abas diferentes: Feito isso vá no mapa que você quer copiar, no canto terá um quadradinho, clique nele, o mesmo vai virar um lápis; Continue no mapa que deseja copiar, e então segura shift e arraste o mouse por cima da área que você quer copiar, ele ficará…
- 16 respostas
- 8k visualizações
-
Então galera, meu primeiro tutorial e resolvi abordar um assunto que creio que ninguem veio exclarecer a todos, alguns amigos meus vem me perguntando qua a função de cada opção então resolvi fazer tal tutorial. Como chegar a Aba "View" Opções da aba New View - Hotkey Ctrl-Shift-N Esta opção você poderar abrir uma nova visão do mapa que você estiver fazendo. Exemplo : Sem o New View Com o New View Take Screenshot - Hotkey F11 Apertando sua hotkey ou clicando no Menu você irar tirar uma Screenshot do mapa, a imagen é geralmente salva no "Meus Documentos/My Pictures/RME" Show Shade - Hotkey Q Quando estiver vendo…
- 8 respostas
- 2k visualizações
-
Ola galera, vim trazer este tutorial para aqueles que tem duvidas sobre importar mapas. então peguem seus map editores e vamos trabalhar Eu estou usando RME neste tutorial. 1 - Primeiro Abra um mapa ou crie um novo 2 - Segundo voce Importar mapa de 2 maneiras. uma e Indo em FILE>IMPORT>IMPORT MAP. A outra maneira e mais simples ao meu ver. apenas abra outro mapa em uma nova, aba no caso o mapa que voce quer importar, neste tutorial irei explicar este modo. 3 - Com o outro mapa aberto no editor começe a selecionar as areas que voce quer copiar, Apertando Ctrl + Shit e arrastando o mause na area desejada, Lembre se de selecionar to…
-
- 3 respostas
- 1.3k visualizações
-
-
Neste tópicovou explicarcomo importarNPCsou monstrosde seus arquivos doservidor paraMap Editor. É muito fácil, maspara os iniciantes, vou postaralgumasss. 1.Abra o Map Editor. Você deve clicarsobreo atalho na area de trabalho para abrir o RME Voila, agora seu map editor esta aberto.Agoravocê deve ir: FILE -> IMPORT-> Import MONSTERS/NPCS eem seguida, selecionea pastado servidor DATA/NPCs or DATA/MONSTERS eselecionar Os arquivos .xmlque você precisa. Agora e so clicar em abrir. Pronto Creditos~ Zysen
-
- 0 respostas
- 1k visualizações
-
-
Bom pessoal, hoje vou postar alguns truques de mapping, para os iniciantes. ►Vamos começar com um bem simples, chamado por escada escondida, use o ID 6374, para acrescentar esse truque na escada. Vejam as escadas normais. Agora vejam a escada escondida. ►Próximo truque, será um truque meio difícil de se encontrar pela internet, é um truque em que as aves voam, para isso vocês precisaram usar o ID 460. Bom aqui vocês vêem uma parte normal do mapa. Agora aqui vocês vêem no floor 5, com o ID 460 adicionado. ►Bom vou ensinar um truque de decoração, um piso redondo, neste truque vocês usaram o ID 1421. Aqui vocês vêem um piso co…
- 22 respostas
- 2.4k visualizações
-
E ae galera Vim Mostrar Hoje algumas coisas que eu uso Para encrementar o mapa Por exemplo uma passagen secreta. Voce nao ira usa nehum script ou action, e o basico e simples. Usando Tiles De agua, Vou da somente um exenplo de como voces podem usar. Crie Um lago ou rio mesmo e onde voce quiser que o player ande em cima da agua, voce pode colocar o Tile de agua com os ID's de 4820 a 4825, esse ID sao Andaveis. Ai vai um exemplo. Onde esta o ID 4820 o player podera andar ate o buraco (exenplo) Agora vamos para Swamp. Com Swamp voce pode fazer quase igual mas usando o id 6353 Do mesmo jeito onde esta o id 6…
-
- 7 respostas
- 1.1k visualizações
-
-
-
Retirando Bug do RME 8.60 Primeiramente, abra seu Remeres MapEditor 8.60. Siga estes passos: File>Preferences>Client Version> Desmarque a caixa "Check file signatures"> Marque Apply e depois>Ok. Muito bem, agora iremos enteder um pouco este erro: Ele diz que não consegue encontrar os arquivos necessários e quando você clica para encontrar, dá o mesmo erro. Vejamos, então devemos instalar o Client Tibia pelo site do Remeres! Então, faremos isso. Segue o link de download do Client: http://www.remeresma...com/marklar.php Muito bem, após baixar, instalar. Crie uma pasta em seu Desktop chamada "Mapeditor"> Agora vá …
- 9 respostas
- 20.4k visualizações
-
Coerência Em Mapping Olá pessoal resolvi fazer esse tutorial para todos que ignoram a coerência no map, bem pra que não sabe a coerência é chamada de sense pelos mappers então um mapa sem coerência é um mapa non-sense. Vou explicar hoje os seguintes items: Localização Tamanho Habitat Detalhes Bem vamos comessar, antes de tudo peço que todos de uma estudada antes de fazer seu map, para conhecer mais e sempre elaborar e não sair improvisando. 1- Localização: A lozalização é fundamental em um map, não adianta por respaw em qualquer lugar, tem que ser o local correta para não haver luring e outras coisas, vamos dar um exemplo, imagina se eu colocaria dragons no b…
- 15 respostas
- 2.4k visualizações
-
Você não consegue fazer tal coisa em seu mapa,precisa de um show-off(aula de mapping) para ajudar e não encontra? Pronto,você encontrou,faça seu pedido de show-off(aula de mapping) aqui neste tópico,irei fazer o mais rápido possível,e postarei o download ! Para pedi-lo é simples e prático,só responder o seguinte questionário : Seu Nome : Email : Tema : Versão : Teremos umas pequenas regrinhas,veja a seguir : Apenas poderão pedir 1 show-off por post. Só serão feitos show-offs de tibia. Terá de ser feito o questionário para ser enviado o show-off. Não será permitido nenhum tipo de xingamento. Será permitido comentários,c…
-
- 9 respostas
- 1.8k visualizações
-
-
Caves Entrances Entrada de Caves Olá você aí, que nunca consegue fazer suas caves entrances, eu tenho a solução para você! Preste atenção. Se você quando vai fazer suas caves entrances elas ficam assim por causa do id 919: E você não sabe como arrumar aquele vazio ali basta utilizar o ID 8260, assim: Tudo isto acontece por causa que o ID 919 não é walkable, então impossibilitando de preencher aquele vazio, se eu colocasse um 919 para preencher ali, ele iria apagar a parede abaixo. Então utilizando o 8260 que é walkable, não irá acontecer nada e tudo irá ficar magavilhoso. +Lista de ID's das caves entrances: É isso, qua…
-
- 5 respostas
- 1.1k visualizações
-
-
[MAPPER] PROFISSIONAL Olá galerinha do TibiaKing,hoje vou postar algumas dicas para os mappers em gerais,se tornarem PROFISSIONAL,em Mappear e entre outras coisas ! Dicas 1º- Quando vc está sem critividade de algo,está afim de fazer um mapa legal,mais não sabe o certo, nunca copie pois copiar é errado e ridículo,pois significa q você é um mapper sem imaginação e criatividade. 2º- Faça caminhos para outros lugares não sendo retos,com curvas,reta toda vida,isto é meio futurístico e não combina com o jeito RPG e MEDIEVAL do Tibia. 3º- Elabore bem suas cidades principais,pois é la que vai dar o foco do seu server quando…
- 17 respostas
- 6.5k visualizações
-
Tutorial basico para quem não sabe fazer o seu .dat e seu .spr modificado aceitarem no seu servidor. Abra o RME Depois vá em File>Preferences; Depois na Janela que abrir, vá na aba Client Version e desmarque a opção, que tem la em baixo, "Check File Signatures" Pronto, o seu RME vai aceitar o .spr e .dat editado. Creditos pelas imagems: SecoLokoR
-
- 3 respostas
- 1.3k visualizações
-
-
Criei essa tópico para orientar vocês de como ser um bom mapper Primeiro, duas regras básicas básicas: - Nunca copie mapas de ninguém, isso mostra que você não tem criatividade e não serve para mapear.(ripping) - Nunca fique várias horas sentado em frente ao computador mapeando, 2 horas no máximo, se ficar mais, você poderá se cansar rapidamente, e perderá a criatividade. Uma boa forma de fazer mapas novos, inovadores, é sempre detalhá-los muito bem, mas não exageradamente, construir coisas novas, hunts diferentes, quests com scripts mostram que o seu server tem um bom roleplay. Dicas para um bom mapper: Nunca faça áreas quadradas, isso de…
- 4 respostas
- 1.8k visualizações
-
Praias: Bom, praias são lugares gostosos de se visitar, com vegetações tipo coqueiros , conchas e tudo que uma praia tem. Porém existe algumas praias desabitadas, onde se encontra pedaços de navios jogados. Pisos: Os pisos são simples, um piso de areia claro, e outro para uma vegetação rondando a praia. Veja a seguir exemplos: Bordas: Vamos utilizar as bordas dos pisos normais, mas agora podemos utilizar umas bordas grossas que fica legal. Veja a seguir exemplos de uso: Detalhes: O detalhe é bem simples, quase tudo mundo foi numa praia e sabe o que tem, então …
-
- 2 respostas
- 1k visualizações
-
-
Gelo: Bom, todos já sabem que lugares gelados, são lugares poucos explorados, precisamos focar em principalmente em coisas geladas, nada de abundância de vegetações. Paredes: Bom, praticamente pode-se utilizar qualquer tipos de paredes, mas iremosfocar nas paredes de gelo, para dar impressão de que a região é muitogelada e pouco habitada Bordas: Bom, iremos utilizar as bordas normais das montanhas, podemos utilizar também outros tipos de bordas com bichos. Detalhes: O detalhe é o mais radical, precisamos pensar bem o que existe no gelo,podemos por estátuas, móveis congela…
-
- 3 respostas
- 1.2k visualizações
-
-
Goblins: Criaturas verdes, que gostam de morar em pequenas montanhas, cavernas ou em pequenas cabanas. Vivem em bandos em diferentes ambientes. Pisos: Podemos utilizar os pisos simples de grama e terra. Veja a seguir exemplo: Paredes: Bom, iremos usar paredes de pedras, para fazer a montanha, como é goblin simples, não irei utilizar as cavernas. Veja a seguir exemplo: Bordas: Iremos utilizar as bordas simples e grossas das montanhas normais e vermlha. Veja a seguir exemplo: Detalhes: Vamos detalhar com lixos, comidas coisa típicas que o goblin gosta. Veja a seg…
-
- 0 respostas
- 790 visualizações
-
-
Elfos: Os elfos vivem em ambientes com bastante árvores, vegetações típicas de florestas, um ambiente bem colorido e agradável. Paredes: Vamos utilizar paredes simples, paredes que combinam com o ambiente, então vamos utilizar bambus e outros variados. Veja a seguir exemplo de uso: Telhado: Os Telhados, iremos escolher tipo de vegetações, para combinar com o ambiente. Veja a seguir exemplo de uso: Pisos: Iremos utilizar pisos simples, piso de grama e um piso de terra para as entradas. Veja a seguir: Bordas: Iremos utilizar bordas simples e também bordas …
-
- 0 respostas
- 932 visualizações
-
-
Poison: Lugares Poison, são lugares com vegetações abundantes porém algumas vegetações que são adequadas ao ambiente. Pisos: Os pisos utilizáveis, são terras, o próprio poison, ou seja pisos mais adequadas, que mostrarei a seguir. Bordas: Utilizaremos bordas simples, creio que bordas grossas não combina com o ambiente. Veja a seguir exemplos de uso: Ta muito Feio Detalhes: O detalhe que temos que tomar cuidado, para não colocarmos coisas que não combina estragando o mapa. Coloque coisas de planta, de preferência de swamp. Veja a seguir exemplos de uso: …
-
- 0 respostas
- 658 visualizações
-
-
Significado dos Termos Se não for exetamente um tutorial, me desculpe, eu só achei que era necessario para os iniciantes que desconhecem alguns dos termos utilizados pelos mappers da atualidade, enfim segue a lista abaixo: Archways: Arcos utilizado para fazer passagens, existem vários archways, para diferentes tipos de walls. (um exemplo de archway é o ID 916 junto com o ID 917); Auto-Border: Ferramenta que cria/coloca bordas automaticamente no mapa, usada mas por iniciantes. Borda Fina: Borda IDs: 4456 até 4467; Borda Grossa: Borda IDs: 891 até 902; Bug: Algum erro no mapa; Cave: Caverna; ID: Número de identificação de objetos/itens.…
-
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
-
-
1º - crie a área onde irá ficar a sua rampa, e lembre-se de que a parte "elevada" da rampa deve estar cercada de coisas (tal como na foto abaixo, ela está cercada por 6 rampas pequenas e duas grandes para cima), pois assim ninguém conseguirá ver como você fez isso: 2º - o segredo é muito simples, o que nós iremos fazer é colocar um item andável (walkable) que possa elevar bordas e afins (este sim é o segredo, nós iremos colocar apenas bordas em cima deste item, e não um chão). Para isto eu escolhi o tronco de árvore (log) de itemID 4195, e coloquei DOIS em cada SQM da parte elevada (um em cima do outro mesmo), pois assim a altura fica cert…
-
- 3 respostas
- 1.1k visualizações
-
-
Ilha de Gelo Bom esse é um geito meu que eu gosto de fazer nos meus otserv para o Account Manager não ficar no Templo . acho mais Charmoso Passo 1 Água em Volta ! vamos colocar Água em Tudo Passo 2 Fazendo a Ilha ! Passo 3 Fazendo Detalhes ! Passo 4 Account Manager Bom esse foi um Tutorial Meu . e exclusivo na TibiaKing não permito que Copiem sem os Devidos Créditos ! Obrigado a todos muito Simples fazer isso
-
- 6 respostas
- 1.3k visualizações
-
-
Olá, vou ensinar a vocês a fazer quests no RME estilo annihilation. Sistema: TFS Primeiro: Coloque 2 ou mais baus aonde será o lugar da recompensa da quest. Segundo: Vá nas propiedades do bau e coloque o seguinte: ActionID: 2000 UniqueID: 10001 ( Aqui é a storage da quest. ) No espaço preto dê dois clics e escolha o item. Vamos a logica agora, se 10001 é a storage, você pode colcoar a mesma uniqueID nos outros baus, sendo assim quando o player escolher por exemplo a demon armor, ele não vai poder pegar outra por que a storage já está no character. Créditos : Pess0a
-
- 6 respostas
- 2k visualizações
-
-
Área de Quaras Olá pessoal, vou ensinar à vocês como se fazer uma área de quaras simples. Vou adiantar que faço direito isso, pois não tenho prática nesse tipo de mapa. Porém, é claro, sei o bastante para fazer o tutorial, pois sei fazer, apesar de tudo, essas áreas. Use o Ocean Floor para fazer a área que você deseja para seu mapa. Use Kelp em alguns locais. Essa é a vegetação underwater. Use large seashell e seashell em alguns locais. Esses são as "ostras" que ficam nessas áreas. Use sea rocks em vários locais, pois geralmente, áreas de quaras possuem várias pedras. Também use os corais em alguns lugares. Não se esqueça de fazer os barcos,…
-
- 0 respostas
- 699 visualizações
-
-
Dicas para Treiners Naturais A intenção deste tutorial é mostrar aos mappers, iniciantes ou não, como pode ser feito áreas para treino naturais, ou seja, um lugar para os players treinar sem ser exatamente com treiner monk. Você deve estar se perguntando: "Porque vou me dar ao trabalho de criar algo assim se com um monte de treiner monk num prédio é mais fácil?" Não existe uma resposta especifica para esta pergunta, mas veja bem, se utilizar a idéia deste tutorial você poderá fazer um mapa diferente, bonito e inovador, a idéia deste tutorial não é lhe ensinar "tin tin por tin tin", mas dar uma visão diferente sobre treiners. -A caverna do trein…
-
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
-
Quem Está Navegando 0
- Nenhum usuário registrado visualizando esta página.