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Tutoriais sobre Scripting

Aprenda com os mestres da comunidade a desenvolver seus scripts, sistemas e domine a linguagem .lua!

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  1. Salve, salve galera do Tibia King, blz ?! Vamos primeiro deixar a Exp mais dificil ? Vamos lá....... 1º Vá no Config.lua aperte CTRL + F e digite Rates. Deixe o seu Rates igual ou Parecido, vou explicar: Agora vá em Data/XML/Stages Se tiver igual ou parecido deixe ou modifique, como desejar. Se não estiver desse jeito, copie e cole. Ali em "minlevel="1" É o minimo lvl ou seja lvl "1" até o lvl 20 o xp do serv vai ser 6 minlevel é o minimo level minimo, maxlevel é do minimo level até um certo lvl, ou seja o level maxlevel. O xp vem do multiplier. Você pode ir modificando com a sua preferencia. Agora vamos configurar o Ca…

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  2. Started by Ryzor,

    Algumas LIBs úteis em OTServ Introdução: Não sou NENHUM expert em lua e estou LONGE de ser. Porém, ontem eu vim procurar algum tutorial que me evidenciasse facilmente o assunto em questão e não encontrei, então resolvi estudar um pouquinho e trazer para vocês Fonte: A fonte do meu estudo foi um site muito conhecido por scripters, que é: Lua-Users.org Explicações: Optei por incluir nesse tutorial explicações somente das libs que eu achei mais interessantes e que pude ver uma utilidade em OTServ, como Math, Os e Table. Se você acha que faltou algo de interessante ou que alguma explicação pode ser melhorada, por favor, poste construtivamente aqui, …

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  3. Started by xFatality,

    Tutorial de NPCS Esse tutorial irá servir para quem gostar de fazer certo NPCs mais complexos com storages, varias missões e tudo mais. Usando como base o Jiddo system apenas para comprar e vender itens, pois não gosto de usar sistemas que facilitam Pois não criam scripters e sim preguiçosos, ainda mais quando o sistema é abandonado ai você se lasca O npc é dividido em duas partes : - Arquivo XML : Responsavel pelo visual e algumas propriedades dele (pelo jiddo system) - Arquivo Lua : Responvasel pelas falas e vendas (Lua puro) Visual do Npc Bem primeiro vamos explicar o visual de um npc, <npc name="Bonifacius" script="data…

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  4. Started by xFatality,

    Lua é uma linguagem de programação poderosa e leve, projetada para estender aplicações. Lua também é frequentemente usada como uma linguagem de propósito geral. Lua é software livre de código aberto. Lua combina sintaxe simples para programação procedural com poderosas construções para descrição de dados, baseadas em tabelas associativas e semântica extensível. Lua é tipada dinamicamente, é interpretada a partir de bytecodes para uma máquina virtual, e tem gerenciamento automático de memória com coleta de lixo incremental. Essas características fazem de Lua uma linguagem ideal para configuração, automação (scripting) e prototipagem rápida. Um conceito fundamental…

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  5. Started by xFatality,

    Criando suas próprias Runas. Primeiramente aqui vão algumas dicas: -Procure criar boas fórmulas de ataque -SEMPRE edite a cor do ataque da runa (Se é uma explosão, um powerbolt, ataque físico,etc) -Edite a animação de quando a runa acerta o alvo. Bom, vamos começar a criar nossas runas Para editar tudo isso, mantenha o arquivo spell.lua aberto. Ele esta localizado em data/spells/lib. Os ids de runes começam em 2260 (blank rune). Teste os Ids desejados para a criação de runas exclusivas 1- Vá até o spells.xml e crie a TAG da runa <rune name="runa" id="2301" charges="9" maglv="1" mana="0" enabled="1"></rune> 2…

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  6. Started by xFatality,

    Hoje eu ensinarei como criar uma Spell de cura estilo "Heal Editeds" para criar uma magia dessa é simplesmente fácil, só requer paciência. Então vamos ao que interessa. local combat = createCombatObject() setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_HEALING) setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_MAGIC_GREEN) setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_TARGETCASTERORTOPMOST, 1) setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_AGGRESSIVE, 0) setCombatFormula(combat, COMBAT_FORMULA_LEVELMAGIC, 0, 80000, 0, 100000)[/b] [left][b]function onCastSpell(cid, var) doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_RED, "Healing 80k~100k.") return doCombat(cid,…

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  7. Started by Ryzor,

    Tutorial - Talk Actions com multiplos parametros - String Explode e Patterns Introdução: Embora muitos ja saibam, e não há dificuldade nisso, muitos se perguntam: "Como eu faço uma talkaction com mais de uma virgula?". Pergunta comum esta é, e ela se da geralmente entre os iniciantes. Se voce não for um, esse tutorial não é para você, mas sera para mim uma honra sua atenção. Nesse tutorial, vou ensinar dois meios faceis e simples de fazer isso. Embora os iniciantes tenham mais esse tipo de dúvida, o conteudo é no minimo, Intermediario. I - Informações No Open Tibia tradicional, em termos de Talkaction temos um padrão simples de parâmetro, Cid (Creature…

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  8. Started by Ryzor,

    Tenho em meu PC algumas listas copm informações para se colocar em algumas funções que não se acha tão facilmente... - = Slots = - Aposto que muitos já se perguntaram o que por em slot na função getPlayerSlotItem(cid, slot). Abaixo há a resposta: CONST_SLOT_HEAD (1) = helmet CONST_SLOT_NECKLACE (2) = necklace slot CONST_SLOT_BACKPACK (3) = backpack CONST_SLOT_ARMOR (4) = armor CONST_SLOT_LEFT (5) = left hand CONST_SLOT_RIGHT (6) = right hand CONST_SLOT_LEGS (7) = legs CONST_SLOT_FEET (8) = boots CONST_SLOT_RING (9) = ring slot CONST_SLOT_AMMO (10) = ammo slot Exemplo de uso: if getPlayerSlotItem(cid, 10).it…

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  9. Started by Ryzor,

    Este tutorial abaixo foi inteiramente criado por shoeei. Introdução Vou tentar ajudar vocês com um tutorial de os.date. Sendo sincero, eu aprendi a pouco tempo como usar o os.date, em um exemplar de programação lua. Estou fazendo este tutorial para esclarecer a maioria das duvidas que vocês possam ter, então, por favor, prestem muita atenção se forem ler, e não leiam a menos, que estejam com tempo, paciência e vontade de aprender, pois eu creio que mesmo sendo novato com o os.date, eu vou conseguir fazer um bom tutorial. Publico Alvo Este tutorial foi feito para ensinar programadores lua, do nível iniciante/intermediário, ou seja, aqueles que já tem algum conhecimento…

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  10. Olá a todos, eu não achei nenhum tutorial nesta página de como colocar potions infinitas, então resolvi elaborar um. Primeiro Método: Na pasta do seu servidor, entrar na pasta "data", depois na pasta "actions" e por último na pasta "liquids" "Pasta do Servidor/data/actions/liquids/" Procure pelo arquivo "potions.lua" e abra ele com algum editor. (bloco de notas, etc..) (se não tiver esse arquivo veja o segundo método) Depois de ter aberto o arquivo procure por essa linha: (dica: Control + F) [8704] = {empty = 7636, splash = 2, health = {50, 100}}, -- small health potion Copie o primeiro ID da linha (no caso…

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  11. Started by Skyligh,

    Olá galera. Muitos de vocês que são iniciantes em scripting tem certa dificuldade para criar scripts, uns por falta de ideias, outros por realmente não conseguirem montar nada. Por isso, resolvi fazer esse tutorial simples e claro. Aprendendo a Scriptear Introdução: Bom, primeiramente, você já se perguntou "por quê quero scriptear"? Se sim, legal, mas chegou à uma resposta? Se não, pense nisso. Tente chegar à algo que te inspire, seja observando trabalhos de scripters mais conhecidos e habilidosos ou simplesmente querendo criar novas coisas para ter seu nome conhecido. Sem uma inspiração você não vai avançar, acredite em mim. Começando no mundo dos sc…

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  12. Started by Skyligh,

    Olá galera do tibiaking, hoje estou trazendo um tutorial para vocês que querem entender a linguagem.lua Entendendo A Linguagem.lua Então vamos aprender a linguagem . Abaixo irei amostrar todos os significado do ((if , end , else , elseif , then , and)) traduzido para o português if - Se then - Então end - Fim else - senão elseif - senãose and - e Functions Iniciais De Um Script Agora irei ensina-los qual e as functions certas para iniciar um script function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) -- Action function onLogin(cid) -- so se for usa alguma tag no login.lua utilize essa function ela serve para creaturescripts. fu…

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  13. Started by thiagobji,

    Bom, é o seguinte, eu estava pesquisando algo de útil sobre programação no PC e achei esse tutorial útil (na minha opinião), gostei muito dele e venho aqui compartilhar com vocês. Assim como todas as linguagens de programação, LUA tem suas particularidades e sua estrutura lógica própria, a qual envolve suas funções, operadores e engines. Para começarmos a programação em LUA, devemos conhecer sua lógica, para que possamos aplicá-la em nossos códigos. Abaixo, você encontra os operadores da linguagem e sua explicação: • “Local” = É usado para a definição de variáveis. Pode ser encontrado também destacando uma função. Neste último caso, seu uso pode ser dispensado…

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    • 974 visualizações
  14. Started by Ryzor,

    Esse é uma possibilidade de todo otserver mas foi se esquecendo a medida do tempo em que poggers pessoas foram excluindo isso e colocando aquelas tags de ataques nos monstros. Exemplo: Codigo: <attack name="fire" interval="2000" chance="7" range="7" min="-25" max="-45"> <attribute key="shootEffect" value="fire"/> </attack> Sendo que antigamente você fazia as spells dos monstros por scripts. Como apenas 2% de vocês deve saber isso ainda existe e funciona e por sinal bem melhor e mais fexivel que essa besteram que fizeram com os monstros. Vou lhes ensinar como. Primeiro pense em uma spell para seu monstro. Vamos imaginar …

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  15. Started by VictorFT,

    Eai Galera Tudo Bom? Estou aqui para ajudar a todos que querem começar a Programar , este tutorial que estou fazendo explicando a programação , funções e etc, irá te dar uma Noção de Programação. Primeiro não é lendo tutoriais,revistas vendo videos, que você vai ficar bom em programação. Sempre Faça Exercícios para ficar bom em programação e cada fez melhorar. Introdução . Linguagem de Programação . - Uma Linguagem de programação é um conjunto de símbolos (comandos, indentificadores, caracteres ASCII, etc...) e regras de sintaxe que permitem a construção de sentenças que descrevem de forma precisa ações compreensíveis e executáveis para o computador. …

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  16. Started by Skyforever,

    Tipo: Acho que é um tutorial meio que com scripts seilá, Autor: Eu. Como vocês podem notar os otserv's hoje em dia não investem muito em quest's com rpg são quase todas iguais clique no baú pegue o item então tava entediado e resolvi criar essa quest(criei +/- falta algumas coisas se quiserem editar elas) . @Se consiste. Em falar com o NPC pegar o item ir na statue usar o item que ganhou do NPC ganhar outro item ir em outra statua destruir ela colocar o item no fogo e vocês decidem oque mais só coloquei para soltar efeito. MOVEMENTS: ACTIONS: function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if itemEx.itemid == ID DA…

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  17. Started by Ryzor,

    LuaSql Apesar de já existir um tutorial sobre luaSql no forum ele é antigo e agora usa outro metodo. O que é? LuaSql é você inserir, alterar, deletar, subistituir valores no bacno de dados MySql ou Sqlite de seu servidor facil e rapido. Como uso? É relativamente simples. caso você ja tenha mexido com MySql não vai ter 1 pingo de duvidas. Bom vamos começar pegando um valor da database. Para pega um valor antigamente tinha uma treta GIGANTESCA usando assert e outras coisas agora é mais facil basta usar a função: db.getResult(query) Essa função ela executa query no servidor Mysql ou sqlite vamos dar um exemplo. vamos criar uma Query que p…

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  18. Started by Ryzor,

    POO – Programação Orientada a Objeto (em Lua) Sei que tem muita gente querendo aprender ou com dúvida sobre POO, para quem programa em lua para otservers casualmente vai ser estranho e talvez até desnecessário, mas pra quem quer se tornar um futuro programador ou até mesmo acumular mais conhecimento, é mais do que necessário ! Porque Aprender ? Certo, você aprende o que é POO, sabe aplicar sem dificuldades em lua, mas e ai... onde usar ? Bem, isso depende muito do que você quer, em lua, ao contrário de algumas linguagens, não é necessário saber POO para se programar, mas nada impede de você usá-lo e tornar seu código mais bonito, organizado e de fáci…

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    • 3.2k visualizações
  19. Started by Ryzor,

    Automatização e Simplificação de Scripts Bem, este é minha segunda "aula", a primeira foi sobre o comando addEvent, esta é um pouco mais complexa, vou demonstrar algumas possibilidades de automatização e simplificação de scripts, algo muito importante pra tornar um script mais simples e prático. Vamos a algumas definições: Automação: é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem. Simplificar: tornar menos complicado (fiquei com preguiça de procurar mais). Situação 1: Fazendo um cardápio Temos um talkact…

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  20. Started by Ryzor,

    Tabelas - Open Lua #1 Olá galerinha , tudo tranquilo? Agora que passaram-se as comemorações festivas do carnaval, estou de volta com mais uma aula para auxilá-los a criarem seus scripts. Hoje estarei ensinando a criar e manipular tabelas na linguagem LUA. A aula está dividida em 2 partes! Considero no nível: INICIANTE Sem mais delongas, vamos lá! ~ Introdução Bem, vamos aprender a trabalhar com tabelas, mas antes devemos saber: - O que são tabelas? ~ Tabela é uma variável que pode armazenar outras variáveis dentro dela. - Porque eu devo usar tabelas? ~ Ao invés de criar uma infinidade de variáveis, você pode simplesmen…

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  21. Started by Ryzor,

    Muita gente andou me pedindo para que eu desse algumas dicas com Lua. Então, resolvi por meio dessa aula, dar dicas gerais de toda a linguagem. Esse tutorial tem como objetivo apenas salientar alguns macetes e dicas legais para Lua tendo em vista que exista um mínimo conhecimento do assunto. Não responderei perguntas que julgo idiotas, portanto, nem tentem poluir esse tópico, se não sabe o que é Lua, procure no Google que é o melhor que você pode fazer. Desde já, desculpo me por minha antipatia por parte dos ignorantes. Comentários Além dos conhecidos comentários de linhas únicas iniciados por "-- comments go here" existem comentários de bloco, isto é, de mult…

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  22. Started by Ryzor,

    Metodologia de um script O que será tratado Organização de um script. Compreensão de um script. Tornando o script fácil para edição. Meu objetivo com este tutorial. Tenho como objetivo facilitar a compreensão de muitos scripts. Sabemos, todos nós, que muita gente apenas copia os scripts para seu próprio servidor e não sabe nem ao menos editar os IDs, ou as posições, conforme sua necessidade e disponibilidade do script. Quero, também, propor que os scripters que nos disponibilizam scripts de sua autoria, organizassem melhor os scripts para que os iniciantes tivessem uma base para começar no mundo de lua scripting. Organizando para me…

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  23. Started by Ryzor,

    Faaaala galera! Tudo bem? Espero que sim, pois precisarão de muita atenção para entender algumas partes deste tutorial. A matemática é algo que nos acompanha no dia-a-dia, realmente muito importante, principalmente na programação. É indiscutível e concordável entre todos os programadores que um dos fatores de um bom profissional da área é o domínio da matemática! Bom, este tutorial vai ser para mostrar um pouco apenas da importância desta na linguagem LUA, ainda que se você tem experiência, provavelmente já percebeu isto. Sinais matemáticos simples Começando com os sinais matemáticos, o básico de lua e da matemática, são eles: Codigo: +…

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  24. Started by thiagobji,

    É o seguinte, eu já sofri com esse bug e é muito chato mesmo, creio que muitas pessoas sofrem também, eu achei esse script em um outro fórum, então venho postar aqui pros membros do TibiaKing que tem esse mesmo erro para ajudar eles a soluciona-lo. Então você precisa ir até a pasta data\npc\lib\npcsystem Abra o arquivo npchandler.lua e procure (control+f) por "function NpcHandler:isInRange(cid)" (sem aspas) modifique essa linha: function NpcHandler:isInRange(cid) local distance = getNpcDistanceTo(cid) or -1 return distance ~= -1 and distance <= self.talkRadius end Por: function NpcHandler:isInRange(cid) local distance = g…

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  25. Started by thiagobji,

    Eai Galera, venho trazer mais um tutorial só que agora sobre WEAPON, é simples <!-- Rods --> <wand id="2182" level="7" mana="2" min="8" max="18" type="earth" event="function" value="default"> <!-- Snakebite Rod --> <vocation id="2"/> </wand> Agora vou explicar como editar passo a passo <wand id="2182" - Aqui é o ID do item, para saber os ID só ir na pasta items/items.xml (¬¬) level="7" - Aqui é o level para o player poder usar a rod ou wand, no caso é rod mana="2" - Mana para poder usar a rod ou wand, no caso é rod min="8" max="18" - Aqui é minimo e o máximo hit que a wand ou a rod irá hi…

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  26. Started by thiagobji,

    Olá Galera do TK, agora estou postando um tutorial sobre stages.xml Todo mundo sabe que é super fácil, mais não existe ainda (EU ACHO), não custa nada criar Só irei explicar essa parte abaixo <stage minlevel="1" maxlevel="50" multiplier="200"/> Explicação agora <stage minlevel="1" maxlevel="50" multiplier="200"/> - Do level 1 ao 50 o player irá upar 200x de EXP Pronto, só isso.. rsrs

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  27. Started by thiagobji,

    Eai Galera do TK, hoje venho ensinar aos iniciantes a mexer um cado em vocations.xml Vo fazer só uma mesma, a primeira vocação Master Sorcerer - Vocação <vocation id="1" name="Master Sorcerer" description="a master sorcerer" gaincap="10" gainhp="5" gainmana="30" gainhpticks="2" gainhpamount="25" gainmanaticks="2" gainmanaamount="60" manamultiplier="1.1" attackspeed="550" soulmax="100" gainsoulticks="120" fromvoc="1"> <formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.0" defense="1.0" armor="1.0"/> <skill id="0" multiplier="1.5"/> <skill id="1" multiplier="2.0"/> <skill id="2" multiplier="2.0"/> <skill id="3" multiplier="2.0"/&g…

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    • 4.1k visualizações
  28. Started by thiagobji,

    Como o título já diz tudo, vou ensinar umas partes para os iniciantes hoster de OTServer que sabe pouco ainda Vou fazer só 1 mesmo para entenderem mesmo (Estou pegando o outfits do Global Compacto, rsrs) O Outfit sem está editado <outfit id="1"> <list gender="0" lookType="136" name="Citizen"/> <list gender="1" lookType="128" name="Citizen"/> </outfit> Agora editando, passo a passo <outfit id="1"> - Eu peguei o primeiro addon, então será o número 1 <list gender="0" - Todo mundo sabe que GENDER é SEXO (SÉRIO? ¬¬), o número 0 é o sexo masculino e o número 1 é o sexo feminino. lookType="136" - o n…

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    • 1.3k visualizações
  29. Olá galera do TK, eu vejo muitos tutoriais de config.lua, mais eu não vi nenhum ainda da versão 8.6 Porque a versão 8.6 tem umas partes a mais, e nos tutoriais não explica, e esse tutorial aqui é próprio, eu não estou copiando de nada, estou fazendo parte por parte mesmo. Config.lua - Peguei do Baiak Extreme accountManager = "false" -- Ativar ou Desativar o ACC Manager namelockManager = "no" -- É possível algum player criar um char com o nome Account Manager? newPlayerChooseVoc = "yes" -- Yes para o player escolher a vocação que ele quer ser no ACC Manager, e No pra não escolher. newPlayerSpawnPosX = 100 -- Onde o novo player criado irá aparecer newPla…

  30. Started by MaXwEllDeN,

    << Aula 6 - Escopo Estruturas de controle Aula 7 Bem-vindos à Aula 7 (Da sorte). Hoje iremos aprender mais uma coisa importantíssima na área de scripting e programação em geral: as Estruturas de Controle. Bem, Estruturas de Controle definem o andamento do script. Para entendermos melhor, vamos ver o algoritmo de uma Estrutura de Controle simples: Veja, agora um em lua: Compare as cores do script em Lua com o escrito em português. Nossa Estrutura de Controle se chama condição, iniciada por if (se). Para entendermos basta traduzir. Veja como se usa o if: Citado acima, true seria o que vai ser verificado, exemplo: …

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    • 2.6k visualizações
  31. Started by MaXwEllDeN,

    << Aula 5 - Variáveis e Comentários Escopo Aula 6 Vimos na aula anterior sobre variáveis, e vimos também, bem superficialmente, como declarar variáveis como locais. Você pode se perguntar: "Qual a utilidade de uma variável local?", "O que ela tem de diferente de uma variável global?" ou "Se elas são tão importantes, por que quase ninguém usa?". Vamos por passos. Imagine a seguinte situação: "Você tem uma variável chamada var, e ela vale 1, mas em certo ponto do script você quer que ela receba o valor 2, execute alguma coisa (Como um print) e, depois que executar, ela retorne ao valor anterior (1).". Um dos modos de fazer isto é usand…

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  32. Started by MaXwEllDeN,

    O que são Storages? Storage Value é um valor que fica gravado no banco de dados, no banco de dados ele é estruturado assim: quando você usa a função getPlayerStorageValue(uid, chave) O que acontece é praticamente o seguinte: É basicamente assim que funciona, por isso por padrão todas storages que não tenham um valor definido recebem o valor -1. Se não me engano um player pode ter até 65555 storages, todas ficam em uma única tabela no banco de dados. Como atribuir uma storage a um player: Como verificar a storage de um player: Exercício: Crie um script que só deixe o player usar um item uma vez. Esse tuto…

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    • 3.4k visualizações
  33. Started by MaXwEllDeN,

    Como funcionam os Scripts? Você já deve ter se perguntado como os scripts funcionam ou não. Por exemplo: Como o servidor sabe que quando eu apertar com o botão direito em um Health Potion ele terá que healar o player alvo? Em primeiro lugar devemos entender o que são callbacks. Do modo mais simples callback é algo que acontece devido a uma reação, é como a Terceira Lei de Newton que diz que toda ação gera uma reação, esse callback é a nossa reção, é uma função que vai ser executada assim que algo acontecer, no caso do Health Potion assim que ele for usado. Quando um item é usado ele provoca a chamada de um callback dessa função: functio…

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    • 2.6k visualizações
  34. Started by MaXwEllDeN,

    << Aula 4 - Operadores e Bibliotecas Variaveis Aula 5 Olá, bem-vindos a nossa 5ª aula de scripting. Nesta aula iremos tratar de uma coisa indispensável em todos os scripts: Variáveis. As variáveis podem ser entendidas como uma "caixa"que armazena um valor na memória RAM, ou um substituto de um valor, uma igualdade de um valor, como se ela fosse o valor em si. Toda variável deve ter um nome definido por você, mas existem regras para definí-los: quando for escolher o nome da variável, não use números no começo e nunca use caracteres especiais, como acentos, sifrões ou asteríscos. Use apenas a-z, A-Z e pode-se usar números também, d…

    • 8 respostas
    • 3.7k visualizações
  35. Started by MaXwEllDeN,

    << Aula 2 - Lógica da programação Primeiros Passos Aula 3 Relembrando o que eu disse na primeira aula, você precisará de um interpretador Lua e é muito recomendado que possua também um bom editor com suporte à sintaxe Lua, então nosso primeiro passo será obter o editor e o interpretador. As aulas serão voltadas ao scripting para Open Tibia Servers, então nada melhor do que um bom OTServer para testar seus scripts, mas ficar testando os scripts em um OTServer pode ser uma tarefa cansativa e demorada, então vamos usar também scripts fora de OTServers para …

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