Tutoriais sobre Spriting (Pixel Art)
Tutoriais e videos sobre pixel art e ferramentas de edição de sprites, assim como adicionar sprites no client e map editor.
- Esta área é para publicação de Tutoriais sobre pixel art e criação de sprites para Otserv.
- Ao ler um tutorial, dê reputação ao membro que o publicou e comente no tópico. Este pequeno incentivo faz com que membros continuem trazendo tutoriais e outros conteúdos ao fórum.
- Se o conteúdo não for seu, adicione Créditos!
- Por motivos de segurança é necessário que um membro da equipe Aprove o seu Tópico, dessa forma mantemos o fórum organizado e livre de conteúdos maliciosos, obrigado pela compreensão!
Subfóruns
-
Sprites "Free for Use" para Otserv, baixe cenário, outfits, monstros, itens, efeitos, objetos e packs completos (perspective 45 e top-down).
- 1712 posts
80 tópicos neste fórum
-
Ola pessoal =D Bom,hoje vou ensinar o básico do Pixel Art =S: Técnicas de pixel art Pixel art conta com algumas técnicas diferentes de qualquer outro tipo de arte, por ser uma arte de baixa resolução. Dithering: É o uso de padrões de pixels para se criar a ilusão de que existem mais cores do que realmente se estão sendo usadas. Também é usado para se fazer texturas. Anti-Alias (ou AA): Técnica para se suavisar linhas, usando tons médios para reduzir o contraste entre a cor da linha e a cor que envolve a linha. Sombreamento: O sombreamento em pixel art deve ser feito como em objetos reais, com base em uma fo…
-
- 9 respostas
- 2.7k visualizações
-
-
Características Principais de um Sprite Tamanho Bom, pra galera que tá começando agora a fazer sprites e não sabe por onde começar, aqui começaremos com o básico do básico, a dimensão dos sprites: De fato é bem simples: Sprite pequeno porte (carregável) Todo sprite carregável deve possuir os padrões de sua Backpack e para isso, é preciso que ele tenha as dimensões 32x32 Pixels.. Veremos mais a frente como dimensionar sua página de edição.[Art2:1] Sprites de médio porte Geralmente outfits, monstros humanóides, e pequenas estátuas seguem padrões com dimensão 32x32 Pixels no eixo de base(Chão) também, porém é preciso que eles se mantenham na perspectiv…
-
- 6 respostas
- 2.7k visualizações
-
-
Criando sua bow Olá galera, hoje vou ensinar a vocês como criar uma bow, bem criar bows são mais faceis do que vocês pensem são somente 5 passos para fazer o seu arco. Outline. 1 -Primeiro vamos começar com a outline, bem fazemos primeiro o formato do arco, lembrando para deixar uma distancia boa para o espaço na corda. 2 - Bem agora vamos por a corda no arco a corda deve estar reta em pessoal não quero ver corda torta nos arcos não. 3 - Bem agora terminamos de modelar o arco, não precise deixar igual o meu pode deixar de acordo com sua criatividade. Coloração. 1- Be…
- 11 respostas
- 2.7k visualizações
-
Falae Pessoal do TK! Olha eu ai mais uma vez trazendo outro tutorial para os aventureiros que querem aprender um pouco sobre spirting haha Vamos ao que interessa: Usando e Escolhendo as Cores Antes de mergulhar na criação de paletas de cores, eu quero explicar como maximizar cada cor, para tirar o máximo proveito de todas as cores em sua paleta. Aqui está um exemplo de rampa de cor: A primeira vista não parece nada particularmente especial. Mas note que algumas das cores estão dispostas em colunas muito finas, enquanto outros estão em blocos maiores. Os coloquei desta forma para mostrar como algumas cores são usadas como cores maiores ("cluster" cor…
- 6 respostas
- 2.7k visualizações
-
-
Introdução Mais um tutorial feito por Galiant, ele esta ensinando mas sobre o sombreamento e não ensinando a criar sword, então não me venha fala que estou postando tutoriais repetidos, e tambem mostra a diferença de paint para o firewoks, tadinho do Paint até ele sobre Bullying (ta chega), vamos ao tutorial. Como colorir um sprite Certo galera, acho que finalmente chegamos no meu método pessoal e mais esperado do tutorial(por mim) Daqui para frente abordaremos todo o verdadeiro trabalho de um Spriter de acordo com o meu pensamento, é um método trabalhoso, realmente trabalhoso; mas um método que torna o sprite realmente Tibiano. E realmente bon…
-
- 1 resposta
- 2.4k visualizações
-
-
Criando sua propia sword Programas usados: Paint Bem primeiramente vamos abrir o paint, e em seguida aperte Crtl + E e abrira a seguinte tela: Coloque a largura 32 e altura 32, em pixel porfavor, lembre-se todas as sprites do tibia são feitas em 32x32. Agora vamos com a sprite primeiramente comessamos com a ponta da lamina Coloquei 2 tipos de pontas para vocês, mas quando forem criar sua propia sword usem a criatividade. Lamina e Guarda Esta quase pronta só falta o cabo da sword, estamos quase terminando a chamada Outline Out…
- 9 respostas
- 2.4k visualizações
-
Eai Tibianos! Venho Mostrar Como "CRIAR" Suas Proprias Sprites No PAINT! Índice O que você vai precisar O que eu vou precisar Configurando o paint Criando suas próprias armas O que você vai precisar: O que eu vou precisar: Configurando o paint: Criando suas próprias armas: Espero Que Gostem!!! Não Esquesao De Comentar! Desculpa Se Postei Na Area Incorreta! Abraço...
-
- 10 respostas
- 2.3k visualizações
-
-
Fala ai meus amigos do TK! Durante a noite recebi algumas PM's sobre alguns sprites feitos, e neles percebi alguns erros básicos, que eu também cometi e que você também irá cometer haha! Então resolvi trazer este novo tutorial para a comunidade, que fala sobre "Coisas para se Evitar" na hora de fazer sua sprite, acredito que será uma mão na roda para aqueles que estão iniciando neste mundo Enfim, chega de enrolar vamos lá: Coisas para evitar na hora de criar sua sprite! AA Ruim: Muito AA (anti-aliasing demais) – você só quer usar o AA necessário para suavizar a borda. Se você usar muito, as bordas podem parecer borradas, e você perde a nitidez da linha: …
-
- 2 respostas
- 2.3k visualizações
-
-
Bom dia Tkingers!! Seguinte, andei dando uma olhada no fórum, e achei várias dúvidas sobre como adicionar um novo pokémon (qualquer um) em seu servidor PDA. Então trouxe este vídeo para vocês, garanto que vai ajudar muito! OBS: O Vídeo não é meu, apenas estou trazendo para o fórum, pois ainda não vi um vídeo bem explicado como esse acessível para todos! Clique Aqui para assistir a vídeo aula! Créditos: Shihouin Dom Zaraki Qualquer coisa estamos ae!
-
- 2 respostas
- 2.2k visualizações
- 1 follower
-
-
Olá galera é o Vittu de novo bem estou querendo dar uma animada nesta seção então vou ajudar vocês a dar uma economizada na criação de outfits, é uma forma de fazer os lados das sprites sem ter que criar mais 6 sprites, tem muitos que sabem mas tem poucos que não então vamos láh. Oque precisaremos: Uma Outfit Paint Primeiro Passo: abra o paint junto com sua outfit Foto 1 Segundo passo: Selecione o "Retangulo" Terceiro passo: Selecione "Inverter/Girar.." Quarto Passo: Vai abrir uma caixinha Selecione "Girar" e depois "90°" …
-
- 5 respostas
- 2.1k visualizações
-
-
Ola a todos! Quem é próximo a mim já deve ter notado que minha frequência no fórum diminui bastante ultimamente. Devido a falta de tempo livre eu vou me afastar do fórum por um tempo, mas antes de "abandonar" o barco, vou fazer o que talvez sejam minhas ultimas contribuições como membro ativo no fórum. Eu estava dando uma olhada na área de tutoriais de spriting do fórum e notei que a maioria esmagadora dos tutoriais abordam conceitos e técnicas, é raro encontrar um tutorial abordando perspectiva. Pensando nisso resolvi fazer a tradução e trazer um tutorial que foi muito útil pra mim no início, o conteúdo é muito antigo, mas não deixa de ser bom. Vamos lá. O…
-
- 1 resposta
- 2.1k visualizações
-
-
Galera eu vi que tinha muita gente querendo saber como colocar novos sprites no servidor, até achei alguns tutoriais mas não tinham imagens e eram muito vagos, então resolvi montar esse bem explicado e com imagens para facilitar o entendimento de vocês. Quote Você precisará do SPR EDITOR SCAN - VIRUS TOTAL Inicio: - Neste tutorial, você irá aprender como extrair, modificar e comilar o arquivo Tibia.spr. • Vamos trocar esse sprite - • Por esse - 1º Passo - Donwload e Instalação; - Após baixar o SprEditor extraia ele para uma pasta a sua escolha . Spoiler - Após extrair vá na pasta do seu Tibia e copie o arquivo Tibia.spr para a mesma pasta o…
-
- 0 respostas
- 2.1k visualizações
-
-
Introdução Um belo tutorial feito pelo Galiant de criação de humanoides Humanóides Certo galera, finalmente vamos ter uma perspectiva que é do interesse de todos, suponho eu hahaha e uma das coisas que tenho me especializado nesses ultimos meses. Bom... Pra perspectiva humanóide não há nada mais do que seguir uma coisinha básica que aprendemos na escola que antigamente não servia pra muita coisa mas AGORA ela nos começa a ser útil...estou falando da famosa GEOMETRIA. Sim, a começar pela perspectiva em si. Perspectiva . Caso perguntem, a perspectiva do Tibia é um estilo de Pixel art no padrão "Top down isométrico em 45 graus"…
- 8 respostas
- 2.1k visualizações
-
Bom dia, boa tarde e boa noite amigos do TK! Venho hoje trazer um tutorial traduzido que tem como o tema "Pensando em Cores" na hora de criar sua sprite! Este tutorial me ajudou muito quando comecei a fazer sprites e espero que possa ajudá-los tanto quanto me ajudou! Vamos lá: Pensando em cores Eu passo muito tempo em uma série de Fóruns de RPG e muito deste tempo que passo é gasto dando às pessoas feedback sobre suas sprites. A minha crítica mais comum se tornou uma espécie de bordão e até poderia ser pensado como uma tese para esta série inteira de tutoriais: as cores precisam de mais contraste. A escolha da cor faz ou quebra uma sprite. Cores - e o …
- 8 respostas
- 2.1k visualizações
- 1 follower
-
Fala galera, beleza? Quem não lembra daqueles tutoriais que eu fiz anos atrás da série Sprite Seduction? Pois é, o paizão está de volta melhor e mais forte e gostaria de compartilhar com os senhores 2 tutorias recentes que fiz para nossa comunidade. Aproveitem, mais tutoriais estão à caminho... Participe da Academia de Pixel https://discord.gg/BjK7dBgc
- 1 resposta
- 2k visualizações
- 1 follower
-
Anti-Aliasing Quando trabalhamos com pixels percebemos que as bordas dos desenhos costumam aparentar muito o fato de que os pixels são de fato quadrados. O problema de muitos desenvolvedores gráficos no começo do pixel art, foi justamente no momento em que precisavam desenhar elementos que não seguissem o padrão quadrado dos pixels, como por exemplo Círculos, Esferas, e bordas redondas. Para muitos, a solução desse problema surgiu com a criação da técnica de ANTI-ALIASING - ou simplesmente - AA. O AA foi um grande avanço no desenho de formas esféricas ou outras que precisassem passar a idéia de uma superfície lisa, sem irregularidades. Mas como isto é …
-
- 10 respostas
- 2k visualizações
-
-
1: Criei um arquivo 32x32 no Paint 2: Selecione uma Imagem 32x32 de sua preferencia para ser o Design de sua parede 3: Eu escolhi esse fundo de água pois irá perder alguns pixels durante dando efeito de azul, agora passe duas linhas pretas nas laterais da imagem 4: Agora clique em redimensionar , selecione a opção Pixels, e marque 45 Graus como na imagem e DESMARQUE A OPÇÃO "MANTER TAXA DE PROPORÇÃO" de ok. 5: Note que a imagem já tornou forma de perspectiva 45 Graus de Tibia, agora Clique em Girar e Selecione Girar Horizontalmente. 6: Pinte o Fundo da imagem como preferir, e faça as devidas edições Siga Abaixo. Arras…
-
- 2 respostas
- 2k visualizações
- 1 follower
-
-
Este sprite concept do Asta, encontrei em uma página do fb com nome Nto Sprites. Decidi começar fazer sprites de Black Cover e repassar pra galera quando terminar. Comecei fazendo de acordo com os pixels semelhantes na imagem da página do fb, peguei uma sprite base do Lee e comecei editar. Será que está igual ou precisa de mais retoques, ajustes, etc ?
-
- 1 resposta
- 2k visualizações
-
-
Alguns membros haviam me pedido algo referente ao AA, se alguém se interessar em postar seus resultados, à vontade. Por quê um Tutorial em imagem? Acho mais prático. Base:
-
- 9 respostas
- 1.9k visualizações
-
-
Criando Masks Hoje eu vou ensinar a vocês criarem masks para suas outfits, primeiramente vou explicar oque é mask. Mask: Mask é uma sprite pintada da sua outfit com as seguntes cores, amarelo, vermelho, verde e azul, as masks possibilitam a troca de cor no tibia. Primeiramente como fazer uma mask? Para fazer uma mask você primeiro tem que ter uma copia da sua sprite, vamos pegar por exemplo a Citizen, e vamos começar a pintala. As cores O amarelo você devera pintar a cor do cabelo da sua sprite, ela é a parte que modificara quando o player estiver mechendo no "head". O Vermelho devera pintar a cor…
-
- 8 respostas
- 1.9k visualizações
-
-
OBS: Antes de tudo quero dizer que não sabia o lugar mais apropriado para posta esse tipo de tópico fiquei na dúvida em posta em Outro lugar mais resolvi posta aqui (achei mais apropriado) Eae galera Hoje eu tava aqui pensando, porque será que tanta gente começa no spriting e depois desiste? É uma área muito requisitada, que praticamente todos novos projetos de ATS precisam de alguém. Mas, mesmo assim, falta spriters no mercado (parece que to falando de negócios 8P). Refletindo aqui comigo mesmo, cheguei a uma pequena conclusão: é muito difícil começar a spritear. Primeiro porque da um desânimo em relação ao feedback que encontramos quando postamos um…
-
- 5 respostas
- 1.8k visualizações
-
-
Faala galera, fiz esse tutorial porque vejo muitos spriters novatos com dificuldade de aplicar o AA em suas sprites, bem espero que gostem, não liguem para a voz eu estava com muito sono fiz de madrugada rs. http://www.youtube.com/watch?v=jgE9RGy-ShA&feature=player_detailpage Só para avisar a sprite não está terminada, apenas apliquei o anti-alising nela.
-
- 13 respostas
- 1.8k visualizações
-
-
Este tutorial estava numa área fechada do perspective45 (fórum), reescrevi e estruturei algumas partes, os créditos estão abaixo: Créditos pelo tutorial: Etchebeur. O corpo humano pode ser dividido nas seguintes partes: 1. Cabeça e pescoço 2. Membro superior: Mão, antebraço, braço, ombro, axila e região peitoral. 3. Abdômen 3. Costas 5. Membro inferior: Coxa, perna e pé. Tendo em mente que o sprite precisa de todas essas partes, vamos lá: Cabeça e pescoço: É preciso definir o rosto, colocando feições humanas. O pescoço pode ser representado com um pequeno espaço abaixo do rosto. Membro superior: Mão, antebraç…
- 2 respostas
- 1.8k visualizações
- 1 follower
-
Tutorial: Wolowizard Atenciosamente, Mophus
-
- 7 respostas
- 1.7k visualizações
-
-
Bom dia amigos do TK! Estava estudando um pouco na internet, quando me deparei com duas apostilas muito interessantes, e como estou a mil por hora em relação ao aprendizado e ao compartilhamento do conhecimento, resolvi trazê-las para cá, para que aqueles que realmente gostem de mexer com sprites possam entender um pouco mais da parte teórica sobre as cores. A Primeira é a respeito das cores em logomarcas e afins: Apostila sobre Cores E a outra é sobre a tão famosa Teoria das Cores: Teoria das Cores As apostilas não são minhas, como disse aqui, estava estudando e acabei achando interessante compartilhá-las com vocês Acredito que elas também tenham muita…
-
- 3 respostas
- 1.7k visualizações
-
-
Este tutorial estava numa área fechada do perspective45 (blog), reescrevi e estruturei algumas partes, os créditos estão abaixo: Créditos pelo tutorial: Pixelaria, André, Alors e Insaend. Como evitar Pillow Shading - Sombreamento Correto 1 - Bem o "pillow shading" se dá quando fazemos um sombreamento onde não há foco de luz ele fica como camadas de contorno (Observação: O termo Pillow Shading, no significado literal significa: Sombreamento de Travesseiro). Veja nos exemplos abaixo a forma incorreta de sombrear (quando gera pillow shading): 2 - Agora veja abaixo a forma correta de se fazer (Observação: Uma…
-
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
-
-
top-down 45° é a perspectiva usada no tibia, suas linhas verticais ficam em 45° por isso o nome. Vejamos como fica uma caixa na perspectiva tibiana: (esquerda foto original, direita convertido para top-down 45°) Verde= linhas verticais Vermelho= linhas horizontais Como podem ver o principio básico do top down 45° é fazer objetos inclinados em 45° As linhas verticais se tornam inclinadas e as horizontais ficam retas como fossem vistas de cima. Mas também temos caso a parte, bolas são feitas um circulo normal e o volume é dado pelo sombreamento veja o exemplo: Como podem ver o sombreamento é um dos pontos importantes para fazer…
-
- 3 respostas
- 1.6k visualizações
-
-
Bom, esse é o primeiro de uma pequena série de tópicos que estarei criando, algo como um "curso" sobre Pixel Art. Desde os fundamentos de Pixel Art, até chegarmos a parte prática, e seus métodos. Poucos sabem realmente do que se trata, em alguns casos por falta de informação. Sugiro aos interessados na área, que leiam, e mesmo aqueles que não se interessam tanto, garanto que achará bem interessante. Vamos lá. O que é Pixel Art? Julgando pelo nome, nós podemos concluir que Pixel Art é qualquer arte feita de pixels. Mas nem toda imagem digital é Pixel Art. Essa fotografia é feita de pixels, mas não é…
-
- 2 respostas
- 1.5k visualizações
-
-
Dicas: Pixel Art Nunca use pixel duplo, tem spriters que usam pixels da mesma cor duplos, não faça isso quando for sombrear deixe os toms das cores diferentes sempre, só em alguns casos os pixeis ficam duplos como no caso de texturas diferentes. Nunca use pixel preto no meio da sprite, alguns spriters tentam detalhar suas sprites com pixel preto no meio, não faça isso, pegue um tom escuro que chega perto do preto mais não use preto. Sombreamento, tem spriters que não querem sombrear as sprites, pessoal sombrear é uma coisa obrigatoria, o sombreamento que faz o detalhe na sprite então não deixem de sombrear. Anti-alising, aplique sempre o anti-alising ne uma …
-
- 5 respostas
- 1.5k visualizações
-
-
Voltar para: Por onde começar? [iI] Termos relevantes do Pixel Art Anti-aliasing (AA): Anti-aliasing é o método de fazer bordas acentuadas parecerem suaves. Você deve estar familiarizado com anti-aliasing, porque um monte de programas e ferramentas faz isso automaticamente. Quando estamos falando sobre Pixel Art, de qualquer maneira, anti-aliasing significa anti-aliasing MANUAL. Manual AA significa suavizar as áreas acentuadas por posicionamento manual de pixels de uma diferente cor para facilitar a transição. Aqui vai um exemplo: Acima você vê a mesma imagem sem AA na esquerda, e com AA na direita. Há várias armad…
- 8 respostas
- 1.5k visualizações
- 1 follower
-
TÉCNICA DOS CUBOS Inspirado nas ideias do Hawk (grupo academia de spriting), mostrarei como criar um cubo e o que pode ser feito com ele! Essa técnica é simples e pode ser feita até mesmo no paint! As imagens mostradas nesse tutorial não são de autoria minha, retirei da internet e algumas foram doadas pelo Hawk 1 - Fazendo um Cubo Trace uma linha reta no tamanho desejado (exemplo verde) e desenhe a ponta inferior do cubo usando duas linhas na diagonal, com o distanciamento de 2 pixels. Agora faça as paredes verticais proporcional ao comprimento das linhas e refaça o mesmo processo, veja a imag…
-
- 0 respostas
- 1.4k visualizações
-
-
Falando sobre Spriting #2 Estilos Olá galera Hoje vou tocar num assunto meio polêmico: estilos de spriting. Muita gente sempre "spriteia" usando o mesmo estilo. Começam com o paint, por exemplo, e seguem a vida toda fazendo sprites do mesmo modo. Isso é errado? Não, acredito que não. A vantagem é que você domina aquele programa (seja ele o Paint, o Photoshop, Gimp, Paint.net e etc) e aquele estilo de spriting. A desvantagem é que você pode precisar fazer um estilo diferente e não vai se sair tão bem. Além dessas vantagens/desvantagens, tem outra questão que envolve os estilos de spriting: a aceitação. Muita gente vê um sprite feito…
-
- 4 respostas
- 1.4k visualizações
-
-
Tutorial Criação Armor TibiaKing.com ~ Resultado ~ Atenciosamente, Mophus Criação do tutorial: Landfear
-
- 6 respostas
- 1.4k visualizações
-
-
Essa será minha 3ª aula, e minha primeira de nível intermediário Eu usarei o programa Paint.NET para dar a aula, e recomendo vocês também usarem ele Download do Paint.NET A Parede em Si A parede, no Tibia, tem que possuir normalmente 64x32 de área (Largura x Altura) Fazendo uma parede normal Primeiro crie uma nova imagem de 64x32 (CTRL+N) Então comece fazendo uma linha diagonal na ponta de baixo da imagem até aonde chegar Complete em cima até chegar o máximo á esquerda Da ponta de cima até onde chegar, faça outra linha diagonal Termine …
- 5 respostas
- 1.4k visualizações
Quem Está Navegando 0
- Nenhum usuário registrado visualizando esta página.