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Variaveis

Aula 5

Olá, bem-vindos a nossa 5ª aula de scripting. Nesta aula iremos tratar de uma coisa indispensável em todos os scripts: Variáveis. As variáveis podem ser entendidas como uma "caixa"que armazena um valor na memória RAM, ou um substituto de um valor, uma igualdade de um valor, como se ela fosse o valor em si.

 

Toda variável deve ter um nome definido por você, mas existem regras para definí-los: quando for escolher o nome da variável, não use números no começo e nunca use caracteres especiais, como acentos, sifrões ou asteríscos. Use apenas a-z, A-Z e pode-se usar números também, desde que não estejam no começo da variável. Existem também palavras que são reservadas e não podem ser declaradas como variáveis: (if while true nil for repeat until do break return function false in end else elseif or and). Na maioria das vezes, você deve declarar (Dar um valor) a variável, senão ela retornará nil (Vimos isto na Aula 2).

Vamos ao um exemplo de como declarar uma variável.

 
numero = 27

Repare, eu criei uma variável chamada numero, e ao mesmo tempo ela vale 27, então quando eu for usa-lá em algum lugar eu posso escrever 27 ou então escrever numero. Vamos ao um exemplo em si:

 
numero = 27
print(numero)
print(27)

Veja, eu declarei a nossa variável como 27, em seguida a função print irá mostrar o valor dela no caso 27, e em baixo mostra a você o número 27. Ambos irão mostrar a mesma coisa, pois você declarou que numero é 27. As variáveis podem ser modificadas no decorrer do script como o exemplo:

 
numero = 10
numero = numero * 3
print(numero)
print(10)

Nesse caso é diferente, vamos por linhas para ser mais fácil. Em sua primeira linha declaramos que a variável vale 10. Logo na segunda linha redeclaramos a variável como sendonumero igual a numero (seu valor atual) vezes 3. No caso ela vai passar a valer 30, pois 10 * 3 = 30. Na terceira linha o script ira mostrar a você o valor da variável, que nesse caso é 30. Na quarta linha ele irá mostrar 10, sim 10 não é 30, mas nós não declaramos ela como 10? Sim, mas acontece que na segunda linha modificamos seu valor. Apenas para ressaltar vamos falar mais uma vez brevemente o que vimos na aula 2. Os tipos de variáveis. Nossas variáveis podem ser de vários tipos. Como vimos acima se chama number (Número), mas temos tambem:

Citar
String (Texto)
table (Tabela, veremos isso futuramente)
function (Funções)
boolean (False e true)
nil (Valor nulo, sem nada)
Não se preocupe com esses 2 abaixo, você nunca vai presisar disso em OTServ e, além disso, não vamos falar disso, coloquei apenas para mostrar todos os tipos.
userdata (Ponteiros em C)
Thread (Bloco de processamento)
Esqueça-os caso voce leu, pois só vai confundir você. Não ligue pra eles.

(Curiosidade: Funções são armazenadas em variáveis!) Bem, em OTServ, quando se declara uma variável, como por exemplo o nome numero em um script x ela acaba sendo chamada de variável global, isso quer dizer que apos executar uma vez o script x, quando se executar o script y e chamar a variável sem ser declarada ela será usada com o valor que foi declarado no script x. Normalmente isso atrapalha muito e ainda consome memória do seu PC, pois a variável fica guardada ocupando memória a toa. Existe um modo de evitar isso, esse modo é declarar a variável como local, que no caso quando o script terminar de executar a variável, ela vai ser deletada e não ficará consumindo memória do seu PC. E isso se faz assim:

 
local texto = "Ola pessoas."
--- ou assim
local algo

Veja que quando declarada local na 3ª linha eu não coloquei = valor, isso se dá porque você declarou ela como local, mas não declarou valor. So se pode fazer isso quando ela é declarada local, depois você pode colocar o valor que quiser, ela apenas está como local mais ainda é nil. Não se preocupem ainda com variáveis locais e globais. Veremos mais afundo na próxima aula. criar um comentário basta iniciá-lo com --. A cada linha do comentário você deve adicionar mais dois - (menos) assim:

 
-- Ola gente, eu estou comentando!!!!!!
-- que coisa o0
-- uhahuahuahuauhauhahu
-- oi?
------- eu posso fazer com mais de um porem o minimo é 2

Quando se inicia um comentário ele fica até o final da linha. Pode se fazer comentários com varias linhas sem ter que ficar adicionando -- toda hora, se faz usando [[, assim:

 
--[[
ahuahuahuhua
eu
sei
comentar
em
comentarios
]]

--- aqui vai seu script 

Usa-se muito isso para inserir créditos ou explicar algo, mesmo.

 

Exercício.

 

Crie um pequeno script que tenha 3 variáveis, que e o valor de cada uma deve ser modificado de alguma forma e insira comentários em cada linha e no final um comentários com + de uma linha usando [[ ]].

 

Resposta:

 

Spoiler

 


variavel1 = 123 -- essa e minha variavel 1

variavel2 = 7 -- diga oi pra 2
variavel3 = 10 -- oia a 3 aqui 
variavel1 = variavel1 + variavel2 + variavel3 * 10 / 5 --[[ nossa eu somei a variavel 1 com a 2 e a 3 e multipliquei por 10 e dividi por 5 e deu 150]]
-- fim 

 

 

 

 

Essa aula foi escrita por um urso gordo Mock, todos os créditos são dele.

Comentarios

Essa parte é simples, ajuda quando se esta fazendo um script, ou quando quer explicar alguma coisa no script para uma pessoa que vai ver. São os comentários. Eles servem apenas para você "falar" ou comentar alguma coisa no script. Elas não influenciam em nada do script (Em sua execução). Para

Editado por MaXwEllDeN (veja o histórico de edições)

-"Supra Omnes Lux Lucis"

- Acima de todos brilha a Luz -

5VGnDyBz.png

  • 1 year later...
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  • Ata, entendi, esqueci só de identificar que aquilo ali seria uma string xD, obrigado pelo apoio, apenas estou começando.

  • 10 months later...
Postado

treinei um pouco ai vlw pelo tutorial

 

@edit desculpa reviver topico

numero = 50 -- aqui e meu comentario galera
name = 30 + 70 -- aqui e level
level = 321 * numero -- perguntei nada
print(level)
print(name)           
print(numero) 
--[[
nub hahahah
nubagdhsshad
dahsjd
test test
lol
]]

Editado por Zet0N0Murmurou (veja o histórico de edições)

wq3bBzt.png
Pokémon Dust Evolution
 
É aonde começa sua nova aventura!! 

 

Facebook

 
Verifique Atualizações

 

  • 1 year later...
Postado

Desculpe reviver 

 

numero= 10
name= 54+67
level= 321 *3
print(level)
print(name)
print(numero)
--[[
KKKKKKKK NOOB

BABACA

TROXÃO

testando

]]

  • 9 months later...
Postado

Nivel = 100 -- Meu nível teste

Idade = 3*Nivel -- Minha idade vezes o nivel

Nome = Calisto -- Meu Nome

Print (Nivel) -- 100

Print (Idade) -- 300

Print (Nome) - Calisto

--[[

Olá sou

novato e

estou começando

agora aprendendo

script

]]

 

Espero estar aprendendo :)

A vida ela é cheia de oportunidades e minha oportunidade é você

 

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