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  • Este é um post popular.

Fala galera do TK, hoje eu vim trazer pra vocês uma coisa que se perdeu em todos esses anos de OT e que é uma das coisas mais importantes prum scripter intermediário/avançado. São as explicações dos respectivos callbacks de creaturescripts. Espero que ajude bastante gente

Créditos: 90% Zonnebloem (um gringo ai que postou isso das sources) e 10% pra mim por completar oque ele não tinha escrito e arrumado umas coisas que ele escreveu errado.
 

    ____________________________     CREATURE EVENTS TIPOS:  _________________

TFS 0.2

type="login"
    function onLogin(cid)
 
type="logout"
    function onLogout(cid)
 
type="advance"
    function onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel)
 
type="think"
    function onThink(cid, interval)
 
type="kill"
    function onKill(cid, target)
 
type="death"
    function onDeath(cid, corpse, lasthitkiller, mostdamagekiller, lasthitunjustified, mostdamageunjustified)
 
type="preparedeath"
    function onPrepareDeath(cid, killer)

TFS 0.3/0.4

type="login"
    function onLogin(cid)
 
type="logout"
    function onLogout(cid)
 
type="advance"
    function onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel)
 
type="think"
    function onThink(cid, interval)
 
type="kill"
    function onKill(cid, target, lastHit)
 
type="death"
    function onDeath(cid, corpse, deathList)
 
type="preparedeath"
    function onPrepareDeath(cid, deathList)
 
type="statschange"
    function onStatsChange(cid, attacker, type, combat, value)
 
type="combat"
    function onCombat(cid, target)
 
type="target"
    function onTarget(cid, target)
 
type="look"
    function onLook(cid, thing, position, lookDistance)
 
type="textedit"
    function onTextEdit(cid, item, newText)
 
type="outfit"
    function onOutfit(cid, old, current)
 
type="push"
    function onPush(cid, target)
 
type="follow"
    function onFollow(cid, target)
 
type="attack"
    function onAttack(cid, target)
 
type="areacombat"
    function onAreaCombat(cid, tileItem, tilePosition, isAggressive)
 
type="cast"
    function onCast(cid, target)
 
type="direction"
    function onDirection(cid, old, current)
 
type="reportbug"
    function onReportBug(cid, comment)
 
type="sendmail"
    function onSendMail(cid, receiver, item, openBox)
 
type="receivemail"
    function onReceiveMail(cid, sender, item, openBox)
 
type="traderequest"
    function onTradeRequest(cid, target, item)
 
type="tradeaccept"
    function onTradeAccept(cid, target, item, targetItem)
 
type="joinchannel"
    function onJoinChannel(cid, channel, users)
 
type="leavechannel"
    function onLeaveChannel(cid, channel, users)

TFS 1.0

type="login"
    function onLogin(cid)
 
type="logout"
    function onLogout(cid)
 
type="think"
    function onThink(cid, interval)
 
type="preparedeath"
    function onPrepareDeath(cid, killer)
 
type="death"
    function onDeath(cid, corpse, lasthitkiller, mostdamagekiller, lasthitunjustified, mostdamageunjustified)
 
type="kill"
    function onKill(cid, target)
 
type="advance"
    function onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel)
 
type="modalwindow"
    function onModalWindow(cid, modalWindowId, buttonId, choiceId)
 
type="textedit"
    function onTextEdit(cid, item, text)
 
type="changehealth"
    function onChangeHealth(cid, attacker, primaryDamage, primaryType, secondaryDamage, secondaryType)
 
type="changemana"
    function onChangeMana(cid, attacker, manaChange)
 
type="extendedopcode"
    function onExtendedOpcode(cid, opcode, buffer)

    ____________________________     INFORMAÇÃO SOBRE OS TIPOS:  _________________

antes de tudo tenha em mente que os tipos só serão executados no player ou monstro em que eles forem registrados; Registrar no login.lua vai fazer com que ele seja executado em todos os players assim q eles logarem. Se deve ser executado somente por alguns monstros, registre no monstro em questão no xml dele.

login

Quando é executada:
- Quando um player loga

Parametros:
- cid = creatureid do player que logou

quando está return false:
- nada

registra creature event:
- não

~~~~

logout

Quando é executada:
- quando um player desloga pelo logout do próprio cliente. Não acontece se o player morrer, for disconectado ou xlogs

Parametros:
- cid = creatureid do player que deslogou

quando está return false:
- Player não vai conseguir deslogar

registra creature event:
- não

~~~~

advance

Quando é executado:
- Toda vez que um player avançar de level, magic level ou qualquer outra skill

Parametros:
- cid = creature id do player que avançou
- skill = tipo da skill que o player avançou vide tabela abaixo (note que vc pode utilizar tanto o nome SKILL_FIST quanto o numero 0)

SKILL_FIST = 0
SKILL_CLUB = 1
SKILL_SWORD = 2
SKILL_AXE = 3
SKILL_DISTANCE = 4
SKILL_SHIELD = 5
SKILL_FISHING = 6
SKILL__MAGLEVEL = 7
SKILL__LEVEL = 8

- oldlevel = level antes do player avançar

- newlevel = o novo level após avançar

quando está return false:
- ele não vai avançar o nível

Registra creature event:
- sim (isso significa que vc pode colocar pra ele registrar um outro creatureevent dentro desse script após alcançar X level)

~~~~

think

Quando é executada:
- Pelo tempo

Parametros:
- cid = creatureid do monstro ou player
- interval = intervalo entre cada checagem OU em que intervalo deve ser executada, 500 é 0.5 segundo.

quando está return false:
- nada

Registra creature event:
- sim

~~~~

kill

Quando é executada:
- Ao matar um player/monstro

Parametros:
- cid = creatureid do player ou do monstro que mata
- target = creatureid do player ou monstro que é morto

quando está return false:
- O target não morrerá, ele ficará com 0 de vida e a barra sumirá para os inimigos.Ele precisará se curar para que sua barra de vida volte

registra creature event:
-sim

~~~~

death

Quando é executada:
- Quando um player ou monstro morrem

Parametros:
- cid = creatureid do player monstro que morre
- corpse = corpo do monstro ou player que morre

exemplo de adicionando 3 crystal coins no corpo que morreu.

doAddContainerItem(corpse.uid, 2160, 3)

- deathlist = uma table com o nome de todos que mataram, sendo na ordem o deathlist[1] oque deu o ultimo hit e o deathlist[2] sendo oque deu mais dano.

quando está return false:
- O corpo não será criado

Registra creature event:
- Sim

~~~~

preparedeath

Quando é executada:
- Quando um monstro ou player está prestes a morrer (pode ser usada em scripts que devem ser executados no segundo antes do player morrer)

Parameters:
- cid = creatureid do player ou monstro que está prestes a morrer
- deathlist = uma tabela com o nome dos atacantes

quando está return false:
- o player ou monstro não irá morrer (mesma história do kill)

Registra creature event:
- Sim

~~~~

statschange

quando é executada:
-Quando um player ou monstro ou ganha ou perde vida/mana de um combat ou uma função (combats não são só os das spells, mas também weapons/fist/melee... vale lembrar também que monstros não possuem mana)

Parametros:
- cid = creatureid do player ou monstro q ganha/perde vida/mana
- attacker = creatureid do player ou monstro que causou a mudança na health/mana
- type = tipo da mudança, sendo ela:Ganho de vida, perca de vida, ganho de mana e perca de mana vide tabela abaixo:

STATSCHANGE_HEALTHGAIN = 0
STATSCHANGE_HEALTHLOSS = 1
STATSCHANGE_MANAGAIN = 2
STATSCHANGE_MANALOSS = 3

- combat = o tipo de combat que causou a alteração, sendo esses tipos:

COMBAT_NONE = 0
COMBAT_PHYSICALDAMAGE = 1
COMBAT_ENERGYDAMAGE = 2
COMBAT_EARTHDAMAGE = 4
COMBAT_POISONDAMAGE = 4
COMBAT_FIREDAMAGE = 8
COMBAT_UNDEFINEDDAMAGE = 16
COMBAT_LIFEDRAIN = 32
COMBAT_MANADRAIN = 64
COMBAT_HEALING = 128
COMBAT_DROWNDAMAGE = 256
COMBAT_ICEDAMAGE = 512
COMBAT_HOLYDAMAGE = 1024
COMBAT_DEATHDAMAGE = 2048

- value = valor da mudança

quando está return false:
- O player ou o monstro não ganharão/perderão vida/mana no combat. Pode ser usado pra fazer ele ficar imortal por um certo período ou não ser capaz de tomar dano de certos players/creaturas 

Registra creature event:
- Sim

~~~~

combat

Quando é executado:
- Quando um player ou monstro starta um combat (qualquer tipo de ataque)

Parametros:
- cid = creatureid do player ou monstro que usa o combat
- target = creatureid do player ou monstro que sofre o combat

quando está return false:
- O player ou monstro não será capaz de levar ataques, isso também inclui que ele não poderá dar target em alguém/algo . Isso pode ser usado para criar monstros que não possam levar ataques ou fazer players ficarem imunes a dano por um certo tempo.

Registra creature event:
- Sim


_______________________________________________________________________________________________

Agora começa a graça da coisa:


~~~~

target

Quando é executado:
- Quando um player ou monstro dá target em um player/mostro (follow/attack)

Parametros:
- cid = creatureid do player ou monstro que dá o target
- target = creatureid do player ou monstro que é targeted

quando está return false:
- O player/monstro não poderá dar target.. alguns testes com monstros revelaram que o monstro ainda consegue te atacar então acho que essa função só serve para player

Registra creature event:
- Sim
 

~~~~

look

Quando é executado:
- Quando um player dá look em algo

Parametros:
- cid = creatureid do player que dá o look
- thing = objeto/player/monstro que o player dá look
- position = não tenho certeza se é a posição do objeto que é dado look ou se é a minha posição.
- lookDistance = distancia entre esse objeto e eu.

quando está return false:
- Não aparece a mensagem de look na tela

Registra creature event:
- Sim
 
~~~~

textedit

Quando é executado:
- Quando um player edita um texto em algum item writeable (livros por exemplos)

Parametros:
- cid = creatureid do player
- item = item que está sendo modificiado
- newText = texto novo que foi escrito 


quando está return false:
- O player não conseguirá editar o texto, quando ele tentar dar ok o item continuará com o mesmo texto.. Pode ser usado numa quest com muito RPG pra checar se a senha que o player escreveu no livro é a correta.

Registra creature event:
- sim
 
~~~~

outfit

Quando é executado:
- Quando um player ou monstro muda de outfit

Parametros:
- cid = creatureid do player ou monstro que muda de outfit
- old = outfit antiga
- current = outfit atual (após ter trocado)

quando está return false:
- a troca de outfit será cancelada e o player/monstro voltará para a antiga outfit

Registra creature event:
- sim
 
~~~~

push

Quando é executado:
- Quando um player tenta empurrar um monstro ou um player

Parametros:
- cid = creatureid do player que empurrar
- target = creatureid do player ou monstro que é empurrado

quando está return false:
- O player não conseguirá empurrar (arrastar o oponente com o mouse). É bastante util em eventos para que eles não possam ficar se empurrando

Registra creature event:
- sim
 
~~~~

follow

Quando é executado:
- Quando um player dá follow em algum monstro ou player ou até num NPC

Parametros:
- cid = creatureid do player que dá o follow
- target = creatureid da criatura (monstro/npc/player) que é seguida

quando está return false:
- O follow não irá ocorrer

Registra creature event:
- Sim
 
~~~~

attack

Quando é executado:
- Quando um player ou monstro ataca (melee, spells não contam)

Parametros:
- cid = creatureid do player ou monstro que ataca
- target = creatureid do player ou monstrp que sofre o ataque

quando está return false:
- O player/monstro não irá atacar, é bastante útil em sistemas que vc queira deixar uma certa criatura imune a ataques mas que ela ainda possa morrer pra spells

Registra creature event:
- Sim
 
~~~~

areacombat

Quando é executado:
- Quando um player ou monstro starta um combat em área (usa uma spell ou dano em área)

Parametros:
- cid = creatureid do player ou monstro que usa o combat
- tileItem = player que está dentro da area
- tilePosition = posição do player que está dentro da area
- isAggressive = se esse combat em área é agressivo ou não, lembre-se que magias como exura gran mas res fazem combat em área mas esse combat não é agressivo porque ela cura em área


quando está return false:
- o combat é cancelado

Registra creature event:
- Sim
 

~~~~

cast

Quando é executado:
- Quando um player ou monstro solta uma magia

Parametros:
- cid = creatureid do player ou monstro que usa a magia
- target = creatureid do player ou monstro que sofre o dano da magia

quando está return false:
- a magia não é lançada

Registra creature event:
- sim
 
~~~~

direction

Quando é executado:
- Quando uma criatura (NPC/Player/Monster) muda de direção 

Parametros:
- cid = creatureid do player ou monstro que mudará de direção
- old =  direção antiga
- current = direção atual, após ter mudado, vide tabela abaixo:

NORTH = 0EAST = 1
SOUTH = 2
WEST = 3
SOUTHWEST = 4
SOUTHEAST = 5
NORTHWEST = 6
NORTHEAST = 7

atente-se no fato de que não é possível virar pras direções 4,5,6 e 7 mas você utilizá-las num script que cheque a direção entre dois players, daí sim seria possível (como é no caso do exiva)

quando está return false:
- A criatura não será capaz de mudar de direção

Registra creature event:
- Sim
 
~~~~

reportbug

Quando é executado:
- Quando um player reporta um bug

Parametros:
- cid = creatureid do player que reportou o bug
- comment = comentário que ele adicionou ao reportar

quando está return false:
- O report será cancelado e não será enviado. Pode ser usado num script avançado de reports onde se o player não tiver escrito nenhum comentário ou tiver escrito determinadas palavras o envio será cancelado (pra evitar spams)

Registra creature event:
- Sim
 
~~~~

sendmail

Quando é executado:
- Quando um player manda uma carta/parcel para outro

Parametros:
- cid = creatureid do player que mandou a correspondencia
- receiver = creatureid do player que irá receber essa correspondencia
- item = item que foi enviado (id dele)
- openBox = conteúdo (no caso de parcel)


quando está return false:
- Correspondência não será enviada. É util pra registrar um log de todas as trocas entre players e pegar hackers.

Registra creature event:
- Sim
 
~~~~

receivemail

Quando é executado:
- Quando um player recebe uma carta/parcel de outro

Parametros:
- cid = creatureid do player que recebou a correspondência
- sender = creatureid do player que enviou a correspondência
- item =  item recebido
- openBox =  conteúdo da correspondencia (no caso de ser uma parcel)


quando está return false:
- Ele não receberá a correspondência.

Registra creature event:
- Sim 

~~~~

traderequest

Quando é executado:
- Quando um player dá trade

Parametros:
- cid = creatureid do player que deu o trade
- target = creatureid do player que ele tentou iniciar uma troca
- item = item que foi iniciada a troca (se for uma backpack cheia de coisas dentro esse item será uma table com todos os itens)


quando está return false:
- A troca não será executada. É útil para scripts de itens vip onde o player não possa trocar determinados itens

Registra creature event:
- Sim
 
~~~~

tradeaccept

Quando é executado:
- Quando um player aceita a troca com outro)

Parametros:
- cid = creatureid do player que aceitou a troca (você)
- target = creatureid do player que aceitou a troca (cara com quem você trocou)
- item = items que você deu em troca, no caso de uma backpack cheia de itens esse parametro será uma table com todos os itens
- targetItem =  items que você recebeu em troca, no caso de uma backpack cheia de itens esse parametro será uma table com todos os itens

quando está return false:
- a troca não será concluída.

Registra creature event:
- Sim
 
~~~~

joinchannel

Quando é executado:
- Quando um player entra num channel (aqueles canais tipo trade/ help chat/ info/ guild/ etc...)

Parametros:
- cid = creatureid do player que entrou no chat
- channel = canal que o player entrou.. vide lista abaixo:

CHANNEL_GUILD = 0
CHANNEL_PARTY = 1
CHANNEL_RVR = 3
CHANNEL_HELP = 9
CHANNEL_DEFAULT = 0xFFFE
CHANNEL_PRIVATE = 0xFFFF

- users = outros usuários do canal.

quando está return false:
- O player não conseguirá entrar no channel

Registra creature event:
- Sim
 
OBS: a mesma coisa vale pra função leavechannel, só que o return false o player não conseguirá sair do channel.


Espero que isso ajude bastante gente, eu não expliquei os types da versão 1.0 porque é basicamente a mesma coisa e pelos parametros dá pra você ter uma ideia doque é oque. :]

Editado por xWhiteWolf (veja o histórico de edições)

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  • Fala galera do TK, hoje eu vim trazer pra vocês uma coisa que se perdeu em todos esses anos de OT e que é uma das coisas mais importantes prum scripter intermediário/avançado. São as explicações dos r

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no onDeath a table deathlist[2] retorna msm quem deu mais dano no monstro?? ou só retorna a tabela de TODOS que matarão o jogador?

 

porque se 3 pessoas atacam um monstro elas vão aparecer nessa tabela, agora elas seguem uma ordem pré definida?? do last hit eu sabia, agora do most damage ser o [2] não... nem tava sabendo. se for vdd é bem simples u.u

Postado
  • Autor

vodkart, agora vc me deixou confuso... pelo que eu vi num script a table deathlist retorna todos que mataram o monstro/player e eles seguem uma ordem sim, acho que o primeiro é o lasthit, o segundo é mostDamage e os outros elementos são os fatores agravantes da morte e podem tanto ser creatureid's como itens (fields e outros itens que tiram dano). Se não me engano eu vi isso num script que ja vem na maioria dos servers que seta o nome dos player que mataram no corpo mas nesse script ele tinha trocado os parametros então não sei dizer.. to sem ter como testar aqui, se alguém pudesse testar isso pra mim seria uma boa e eu já atualizaria o tópico.

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