Postado Maio 31, 2014 10 anos Este é um post popular. Galera esse script é um auto backup da sua database, quem gosta de prevenir vamos ao tutorial. Backup.sh Criei uma pasta em qualquer local no linux, no meu caso eu fiz uma pasta com o nome database que está localizada na pasta home. home/database/backup.sh Certo vamos configura o arquivo, dentro dele já vem tudo explicado mais vou dar um reforço, dentro do arquivo backup.sh contém: #!/bin/bash CAMINHO="/home/database/" <--- local onde vai ficar salvo os backups NOMEBACKUP="server-backup" <--- nome do backup USER="root" <--- não mexe SENHA="nitendo64" <--- senha da database BANCO="casa_blanca" <--- nome da database #Nao mexer daqui pra baixo TEMPO="$(date +'%d-%m-%Y-%H-%M')" ##### #Rodando o backup ##### if [[ -z "$USER" || -z "$SENHA" || -z "$BANCO" ]]; then echo "Por favor preencha o usuário, senha e banco de dados nas configurações." else mysqldump -u$USER -p$SENHA $BANCO > $CAMINHO"/"$NOMEBACKUP"-"$TEMPO".sql" fi Certo configurado né, vamos fazer um teste: Acessa a pasta: cd /home/database Da permissão pros arquivos dentro dela, no caso o backup.sh: chmod 777 -R * Roda o script pra um teste: ./backup.sh Veja na imagem do meu teste, já aparece ali a database, então ta ok deu certo as configurações: Tudo bem, agora vamos configura pra ficar automático, pra todos os dias o script executar o backup em um certo horário: crontab -e Se aparecer algo tipo seleciona alguma opção, selecione Nano, que provavelmente seja numero 2... ---------------------------------------------------------------------------------- Se não aparecer vai direto pra isso: Digite isso dentro do nano, como você ver na imagem acima já tem adicionado: 0 6,21 * * * sh /home/database/backup.sh ctrl+x y da ENTER No meu caso botei pro script ser executado as 06:00hrs e 21:00hrs, então todo os dias nesse horário o script vai fazer o backup pra essa pasta que configurei, caso queria mudar o horário a logica do comado é clara né. Caso queria deixar de minutos em minutos abaixo observe um exemplo de 5 em 5 minutos: */5 * * * * sh /home/database/backup.sh Caso queria deixar de horas em horas abaixo observe um exemplo de 1 em 1 hora: 0 */1 * * * sh /home/database/backup.sh Qualquer duvida postem, clica em GOSTEI, valeu. Créditos total: Joffily Ferreira
Postado Maio 31, 2014 10 anos Autor Em 31/05/2014 em 02:05, absoluli disse: Boa linduxo RERPUTADO. Obrigado
Postado Maio 31, 2014 10 anos ./backup.sh -bash: ./backup.sh: /bin/bash^M: bad interpreter: Arquivo ou diretório não encontrado Como configurar o diretorio ? Tabém gostei REPUTADO Editado Maio 31, 2014 10 anos por Lucas MS. (veja o histórico de edições)
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.