Postado Julho 24, 2014 10 anos Este é um post popular. Eai galera beleza? Hoje eu vou estar trazendo a primeira parte de vários tutorias explicando o que é e como funciona a arte de mapear. O meu objetivo aqui é explicar a forma que eu utilizo para criar os meus mapas. As primeiras coisas que serão tratadas são: --> O que mapear? --> O que posso fazer mapeando? --> Qual programa utilizo para fazer isso? --> Algumas observações sobre o Remere’s Map Editor (RME). 1º O que é mapear? Mapear é, de uma forma bem básica, observar, uma paisagem, e coloca-la no papel em forma de desenho, facilitando assim às pessoas a saber como é o lugar que foi colocado neste desenho. Isso pode ser visto no anime One Piece (mas isso não é importante). Mas aqui não estamos falando da forma de mapear de um anime, mas sim de um jogo. A forma de mapear que estou me referindo é de Tibia. A forma de mapear de Tibia é bem diferente da forma a qual nós fazemos um desenho. Para começarmos, Tibia é um jogo RPGMMO (baseado em Ultima, se não me engano) o qual o objetivo é terminar missões e tarefas, sem contar o maior objetivo de não morrer. Sinceramente estes aspectos não são muito importantes em relação a mappers, a não ser que esteja em algum projeto ou queira fazer um script (casos a parte), pois o seu único objetivo é de fazer o mapa. Para criar um mapa, o mapper, deve saber de algumas coisas básicas, como por exemplo: Ter paciência e tempo disponíveis, pois não se cria um mapa bom quando não se está bem ou se não possui tempo sobrando –pois vai acabar fazendo o mapa rápido, e coisas feitas na pressa não ficam boas–, fazer o mapa apenas quando está com vontade –pois, caso contrário, não vai conseguir nada bom e vai ter perdido seu tempo enquanto podia estar fazendo outras coisas– e por fim ter uma boa imaginação para ter êxito nos seus mapas. 2º O que posso fazer mapeando? Isto pode ser uma pergunta muito idiota, mas não é. Existem várias coisas que podem ser feitas, isso só vai depender da pessoa que está fazendo-o, além disso você pode ficar um pouco dependente de sprites (o que é um caso à parte). Muitos mappers utilizam da imaginação para criar, de coisas clássicas, até coisas inovadoras. 3º Qual programa utilizo para fazer isso? Eu recomendo, altamente, o Remere’s Map Editor (ou simplesmente RME), pois é o programa mais eficiente e fácil para se criar mapas. *Observações sobre o Remere’s Map Editor (RME). - Utilizar auto-border como forma de criar um mapa é errado; - Ao clicar em Shift e arrastar o mouse cria mais de um tile/walls. - Ao clicar em Ctrl você deleta o item que está segurando sem tem apertar deletar, ou clicar com o botão direito e clicar em delete. - Ao clicar em Shift + Ctrl e arrastar você pode deletar mais um item, que você esteja segurando, de uma vez. - Ao clicar em Alt você pode colocar um item sobre o outro sem fazer com que o item de baixo desapareça. (Vai ser citado mais para frente, com imagens, para um melhor entendimento). - Ao apertar a tecla “A” a função Auto-border será desativada. - Ao apertar a tecla “O” podemos observar quais os tiles que são passáveis. Me desculpem pela grande quantidade de letras, e explicação. Na próxima parte irão ter mais imagens. Espero que gostem. Segundo Tutorial -> Editado Julho 28, 2014 10 anos por GoTheHell (veja o histórico de edições) Quer aprender a mapear? Discord: Natan#6301
Postado Julho 26, 2014 10 anos Autor Espero que tenha ajudado e que seja alguma coisa útil Quer aprender a mapear? Discord: Natan#6301
Postado Agosto 21, 2014 10 anos Cara, muito bom essa iniciativa. Vai ajudar muitos, parabéns! REP+ Tomara que continue firme e forte, valew!
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.