Postado Julho 28, 2014 10 anos Este é um post popular. Eai galera beleza? Hoje eu vou estar trazendo a segunda parte de vários tutorias explicando o que é e como funciona a arte de mapear. Os tópicos que serão tratadas são: --> Como funciona o Remere’s Map Editor (RME); --> Como utilizar o Remere’s Map Editor (RME); --> Como dar início a um mapa; --> Observações sobre o RME. 1º Como funciona o Remere’s Map Editor (RME)? RME é um programa destinado para criar mapas (como foi citado no primeiro tutorial). Isso é realmente uma coisa bem obvia, mas pare mapear o programa disponibiliza para nos diferentes abas, com diferentes classificações. Na verdade este programa está dividido em Terrain Pallet, Doodad Pallet, Item Pallet, House Pallete, Waypoint Pallete, Creature Pallete e por fim RAW Pallete, e cada uma dessas palhetas possuem mais outras palhetas dentro, dividindo em diversas outras coisas. Além disso, existem a configurações que geralmente não vemos. Nesta parte (figura abaixo) podemos encontrar muitas coisas importantes, tais como as configurações, os últimos mapas que você abriu, a função de salvar (atalho ctrl+s) e abrir o mapa (atalho ctrl+o). Outras coisas que podem ajudar, bastante, se encontram em view. Por fim, mas não menos importante, existe, em algumas versões do RME, a função de Live, a qual permite você mapear com algum amigo. 2º Como utilizar o Remere’s Map Editor (RME). A utilização do RME é muito fácil, de uma forma similar a paint. Você escolhe o que vai usar e começa a brincar. 3º Como dar início a um mapa. Normalmente para começar a criar um mapa você precisa ter alguma coisa em mente. Vamos imaginar que você queira uma casa, e que está casa esteja em uma parte mais distante de uma cidade. Estarei mostrando duas imagens, uma com auto-border e outra sem. Com auto-border Sem auto-border Como podemos ver, o mapa que foi feita com auto-border não possui um detalhamento muito bom, além de estar muito feio. Por outro lado, o mapa o qual não foi feito com auto-border está mais “pacifico” e “calmo”, sem excesso de coisas no mapa. Primeiramente, como devemos criar uma casa neste estilo? A coisa mais básica é criar o ground que você precisa. No caso, é uma casa mais afastada da cidade, só podemos pensar que é no meio do mato. Após criar algum lugar para construir a casa, devemos criar algum caminho para chegar a casa. Agora vem a parte que pode demorar um pouco. Vá para RAW Pallete, e logo em seguida em borders. Após entrar em borders, procure pelas bordas da grama. Após isso comece a colocar estas bordas, fazendo com que elas pareçam um caminho. Caso não consigam tentem copiar a imagem. Logo após fazer as bordas, colocar um ground de terra. Logo após isso, demos detalhar o caminho, adicionando gravel. Como fazer isso? Simples, na mesma palheta em que se encontra, RAW Pallete, procure por exterior, depois procure por debris (ID: 6476-6488) faça como a imagem mostra. Criado o caminho, temos que criar a estrutura da casa, além da natureza em volta da casa. Para criar a estrutura da casa, na mesma palheta, procure por walls, e escolha a parede que mais lhe agrade. Escolhida a parede, coloque-a de forma mais simples possível, como por exemplo um retângulo ou quadrado. Para fazer a natureza, vamos começar adicionando apenas a graminha. Esta se encontra em Nature (ID: 6219 e 6218) e adicione-os. Como vocês podem ver, eu misturei duas paredes. Pois é, podemos fazer o que a imaginação quiser. Também coloquei tufinhos de grama ao redor da casa. Isto era para ser uma casa no meio da natureza. Então vamos adicionar árvores e flores. Esta imagem está muito verde, não? Então para remover “este aspecto de verde" que tal adicionar um pouco de água? Na parte de bordas (borders) procure pela borda de água (4644-4654) e adicione-as. Caso não consiga tente fazer que nem a imagem. Terminado a adição de bordas, deveríamos melhorar a casa, pois esta vazia e sem graça. Na parte de Interior, a maioria dos items necessários para colocar dentro da casa estão. Outra coisa a ser notada, é que a casa está sem janelas, então devemos adiciona-las. Seguindo todos os passos, o seu mapa pode ter o mesmo resultado do mostrado a cima. *Observações sobre o RME. Como podemos ver na imagem abaixo, existem duas divisões, quando estamos na Terrain Pallete, que são chamadas de Tools (ferramentas) e Brush Size (Quantidade de tiles). Nestas duas divisões existem vários quadradinhos. Irei citar as funções que mais são importantes. Border -> Cria bordas automaticamente. –Não recomendo utilizar. Erase -> Apaga tiles. Pz -> Adiciona proteção a um tile. No-pvp -> Faz com que o tile fique sem pvp. Logout -> O player não pode deslogar quando está função estiver em um tile Pvp -> Faz com que o tile seja pvp. Sinceramente o Brush Size, na minha opinião, não é muito relevante, mas para quem quiser saber, é uma função que faz com que você consiga adicionar mais de um tile de uma vez. Espero que gostem Terceiro tutorial (parte 1) -> <- Primeiro Tutorial Editado Agosto 22, 2014 10 anos por GoTheHell (veja o histórico de edições) Quer aprender a mapear? Discord: Natan#6301
Postado Julho 28, 2014 10 anos Ótimo tutorial cara, é bom ver alguém movimentando essa seção, continue trazendo mais tutoriais, reputado! STYLLER OT 2022
Postado Julho 28, 2014 10 anos Muito bom, como eu te disse por skype, você poderia fazer um arquivo em pdf e disponibilizar para download, colocando imagens, etc... reputado. Ot Design: https://discord.gg/VgtVRNmCD7
Postado Julho 28, 2014 10 anos Autor Obrigado. Eu estarei fazendo o arquivo em PDF, quando eu terminar todos os tutoriais. Quer aprender a mapear? Discord: Natan#6301
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.