Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Bom galera, como a enquete de volta as entrevistas foi um sucesso aqui começo a primeira entrevista com Alexandre, dono da Weblara.

Foram 3 horas de entrevista e está tudo muito legal, vale a pena ler tudo :)

logo4.png

Entrevistador: Comedinha

Entrevistado: Alexandre

Perguntas particulares

Está pronto para a entrevista?

Sim

Manda ae =)

Primeiro nos diga seu nome completo.

Alexandre dos Santos

Sua idade?

26 anos

Onde mora?

Itajai, Santa Catarina

O que faz da vida?

Tenho uma micro empresa chamada Weblara onde trabalhamos com servidores virtuais e serviços de hospedagem de sites, segurança linux e aplicações virtuais

Perguntas Públicas

Bom, acabei com as perguntas particulares, agora vamos as públicas

Ok

Quais são seus projetos atuais?

Estou com o novo site em desenvolvimento com uma central do cliente muito moderna e pronta para fixar serviços na nuvem mesmo, sistemas de backup, instalação automática, roteamento de ips e muitas outras funções, em alguns meses o cliente poderá clicar em contratar e ser cobrado quando usar apenas, já existem sistemas simples ativos mas não como oque será aplicado, não com a qualidade que ele irá oferecer etc... Acredito que se eu for contar aqui tudo que tenho em mente não vai ter espaço.

Porque resolveu abrir uma empresa de hospedagem?

Bom.. curioso na verdade, ao tentar criar servidores de otserver meu primeiro servidor fiz a hospedagem em casa onde passei todo aquele ''inferno'' de desbloquear portas do modem, mudar o apache para :8090 não poder utilizar domínio etc.. etc.. após passar esse trabalho todo pude ver que era possível contratar um ''servidor vps'' onde nele eu poderia colocar meu game de otserver online, contratei de uma empresa na qual não existe mais por sinal, e coloquei o servidor online, a minha primeira impressão foi ''nossa como pode isso? olha eu tenho acesso a outro windows diretamente do meu windows'' que mágico... claro.. para uma pessoa que parou no ensino fundamental e que ao digitar contava milhos, era algo mágico, já pulando alguns meses, pensei que eu poderia então vender os servidores que eu editava já online em um ''servidor vps'' no qual eu contratava por x preço e vendia com o game online por outro preço, pulando mais alguns meses consegui umas 5 máquinas vendidas e online com o game, então me perguntei... nossa... mas se eu vendo o game online com o VPS porque eu não posso criar o VPS e não ter que pagar por isso? então foi quando pesquisei como funciona tudo isso.. e após alguns meses um fórum conhecido me bloqueou por conta de boatos falsos, foi onde não conseguia mais vender e acabei ''falindo'' e voltando para o trabalho pesado que é oque uma pessoa sem esforço pode conseguir sem estudo, 1 ano depois após passar trabalho demais e ter que ouvir muita coisa de ''patrão marrento'' resolvi tentar novamente, mas sem otserver, somente na área de host, iniciei com uma empresa conhecida que me deu muito apoio ''BTS Center'' com 30 dias grátis de revenda de hospedagem onde então coloquei a mão na massa.. como criar sites, como editar sites, como criar vps, oque é feito, como é feito etc.. etc.. após alguns meses pude ver que ao trabalhar sem 'muito nhe nhe nhe'' com outras pessoas, o serviço pode render, jamais poderia imaginar que hoje eu teria meu próprio negócio e sem se gabar, é um baita negócio e vivo disso, e feliz com isso.

De onde veio o nome Weblara?

Por estar voltando, ou claro.. tentando voltar a ativa, criei o nome em homenagem a minha noiva (ex hoje), pois na verdade não era pra dar certo pois sabemos que não é fácil, então após fixar buscas no google resolvi não mudar o nome, até porque não é tão ruim assim né ? vamos combinar rs tem tudo haver com hospedagem e serviços virtuais rs...

Realmente, o nome é bem legal kk

Quantas maquinas há hoje?

Hoje temos mais de 550 máquinas ativas, servidores VPS e Cloud Anti-DDoS, essas máquinas são virtualizadas no VMware e Openvz e hospedam de games online a aplicações com cPanel/WHM, PlesK, servidores de TV, streaming e várias outras aplicações, já para servidores dedicados temos 65 dedicados de clientes que hospedam serviços privados de sua empresa e também claro, servidores de otserver pois a proteção DDoS da OVH é a melhor do momento olhando para o custo mensal que podemos oferecer a nossos clientes.

No passado, quais os maiores problemas que você enfrentou?

Sem dúvidas problemas com ataques DDoS, no inicio como o meu público alvo eram clientes de games, mais precisamente clientes de otserver, o prejuízo era enorme pois quando uma máquina recebia ataques, todas as outras também ficavam offline e obviamente o cliente não renovava no segundo mês já que não conseguia obter sucesso com o serviço contratado, o segundo maior problema foram as fraudes, após começar a aparecer nas pesquisas do google consegui clientes de outras áreas, e uma delas infelizmente foi a área de hackers e fraudadores onde contratavam o serviço, ou vários serviços e não renovavam. 2 a 4 meses depois os chargebacks foram aparecendo e não acabavam mais, nunca consegui ganhar um chargeback do pay***, pag******, mo** e merc**** pago, consegui perder muito dinheiro em questão de dias pois tive contas bloqueadas e hoje graças a Deus estou livre disso uma vez que não aceito cartão de crédito, não importa o valor pagou eu reembolso pois dinheiro não ganhando não é dinheiro perdido, conselho de um dono de uma outra empresa que levo até hoje na memória, fora isso foram problemas simples e que era possível resolver rapidamente.

É complicado ddos, eu tenho um servidor de Garry's Mod e a empresa está sofrendo ataques direto, um amigo dono de outro servidor deixou a empresa e eu estou quase também... Só que é mais por conta do atendimento que não dá nenhuma informação do que ocorre.

DDoS é complicado ou você tem ou não tem basicamente ;x

Como você considera o seu atendimento com os clientes? Sei que isso é meio difícil de analisar, mas gostaria da resposta.

Acredito que meu atendimento bom, não ótimo pois eu pessoalmente consigo atender a praticamente qualquer solicitação do cliente e a qualquer horário, mas ainda me falta paciência para com os clientes mal educados, e para os clientes que querem serviços grátis e soltam pérolas como ''propaganda enganosa'' vou processar.. processa nada.. tanta coisa pra fazer da vida e vai ameaçar processar porque não sabe ler o anuncio, então é mais uma indignação interna e pessoal na qual tenho que aprender a controlar visto que meu trabalho é com o público de um modo geral, mas graças a Deus estou conseguindo lidar bem com isso. Hoje o principal motivo de um cliente entrar em contato e tentar contratar o serviço, a primeira frase que ele fala é sobre o atendimento e que foi indicado por isso, então consigo analisar de uma forma direta respondendo que é bom, não ótimo ainda.

Já tive servidores hospedados ai e sempre achei o atendimento excelente :)

=)

eu tento rs

Há um tempo, surgiu boato que você estaria vendendo servidores de seus clientes para terceiros, você gostaria de comentar a respeito?

Sim, comento sim sem problemas até porque isso nunca aconteceu, o motivo pelo qual isso surgiu eu não faço ideia, mas consigo imaginar porque, talvez porque haviam outras pessoas vendendo o mesmo serviço, e porque ao vender o serviço para o cliente ele acabava vendendo para outro e que após dias ou semanas colocava online e via que outra pessoa tinha o mesmo servidor, então como vai ter o mesmo servidor sendo que ele só comprou comigo? esse poderia ter sido o primeiro motivo, o segundo motivo pode ser porque o cliente contratava o cloud ou dedicado comigo, passava dados para o seu sócio esse sócio vendia o servidor e ele tinha que culpar alguém por isso e acabava postando nos fóruns, e o terceiro e último motivo pode ser porque como eu trabalhava com servidores de tibia, minha meta não era de ter vários servidores VPS, mas sabemos que não da pra trabalhar no google por exemplo tendo um site concorrente do google, isso não da certo, e por isso parei de mexer com servidores de tibia, hoje tenho clientes com servidores grandes e caros, onde o cliente em questão após já ter lido isso confia e hospeda, então são boatos.. falar até papagaio fala como diriam... rs..tentei achar uma forma melhor de explicar mas é foda kk porque nem eu sei de onde saiu isso

Como você lida com a concorrência?

Olha... eu me dou bem com isso, na verdade hoje como não lido mais com otserver, a não ser em um caso isolado, eu até indico a concorrência até porque penso eu que existe espaço para todos, vai chegar uma época que não vai ter, mas ainda sim quem iniciar vai ter o espaço que merece, basta trabalhar de maneira correta e fazer oque tem que ser feito.

Windows x Linux x Mac, qual o melhor?

Cada sistema operacional tem suas vantagens, porém como nosso foco é host e servidores de tibia, linux sem dúvidas, se você vai iniciar seu servidor de tibia por favor, não inicie com windows isso vai te atrasar uns 5 meses pois não existe a menor possibilidade de você ter um servidor de sucesso no windows, se alguém consegiu mudou pra linux depois, enfim.. linux sem dúvidas.

Perguntas sobre Otserv

Bom, vamos sobre otserv agora

Bom, como começou sua carreira no mundo dos otservs?

Eu era um tibiano nato, nunca passei do level 50, era da época do 7.1 onde o tibia realmente era um jogo extremamente estranho pois o gráfico era horrível e as pessoas se perguntavam como alguém pode jogar isso? eu não jogava eu vivia para o tibia rs.. tempo depois parei de jogar visto que era ilusão, alguns anos depois procurei saber como criar servidores de otserver já que alguém copiou ou sei lá.. até hoje não sei como foi feito esse esquema de liberar otserver igual ao global, então fui aprendendo aos poucos como fazer e meio que acabei ficando quase um expert no assunto, minha base em relação ao otserver e tibia é isso, jogava depois acabei passando para o otserver.

Caramba kk um veterano

kk

Qual o servidor que você mais gosta? (mais te marcou)

Olha, essa pergunta tem 2 sentidos, pode ser tanto para qual eu joguei e mais gostei ou para qual um cliente meu hospeda e eu acho top, como não só joguei na época do ''shavera global'' não tenho um pra escolher, sobre os que meus clientes hospedam são vários então não tem um em especial até porque se eu esquecer de um aqui vão ficar bravos comigo rs..

kk

Quem você considera "o cara" para otservs?

Olha.. ''o cara'' do otserver não existe mais, porém não culpo ele pois um carro não anda sem gasolina, ainda mais com esse aumento abusivo.. o cara seria aquele que colocaria sem fins lucrativos, mas como citei acima é impossível no mundo de hoje você abrir um servidor e não obter lucros com isso, o cara do otserver poderia abrir um servidor onde não se vende itens vips, porém esse cara não ia ter mais de 10 players online porque os players não gostam de passar trabalho, esse pensamento pode ser de um tibiano do 7.1 ~ 7.6 onde não é possível comparar hoje, eu mesmo gasto dinheiro com fifa points então é complicado, isso não vai mais exister mas poderia ser esse o cara.

Qual o melhor sistema que você ja viu em um otserv?

Olha, não da pra escolher um hoje pois o global cria e alguém vai la e cria também então não existe créditos para quem cria, se existe quem vai por ot não faz ideia de onde saiu, mas poderia dizer que o ''OT Panel'' foi algo interessante criado para quem não sabe trabalhar com linux e gerenciamento de firewall etc.. achei ótimo, gostaria que isso fosse lançado e licenciado seria legal poder oferecer esse painel, mas por outro lado pode ser exclusivo também por algum outro motivo, mas de fato é um sistema bem legal e completo.

Qual foi seu melhor momento em um servidor?

Não cheguei a ter um, mas fico super feliz quando um cliente consegue colocar 300 pessoas no servidor.

Perguntas sobre Tibia Global

Bom, agora vamos para tibia global

Qual foi seu personagem preferido?

Streeck, Wakka Ranger.. os viciados aqui de Itajaí, os das antigas devem lembrar, nunca tive sucesso com o char pra poder entrar na war, mas achava top os caras criando o power abuse, rs..

O que você achou das ultimas atualizações? (novas animações)

Achei de uma ''Grande boiolagem'' talvez por ser to tempo que o tibia era maneiro rs... mas para quem está iniciando agora jogando tibia, deve ser bem legal.

Qual foi seu nível máximo?

Já cheguei no level 60, mas após morrer pra dragon em edron 3 vezes tentando recuperar o loot, eu rookei o char, os outros 5 nunca passaram do 50 pelo mesmo motivo, na época internet boa era luxo e lan house era só pra morrer no tibia quando faziam download rs..

Qual a sua cidade preferida?

Olha, Itapema acho bem legal, tenho outras que quero ir só me falta tempo, Itajaí é uma porcaria de cidade, aqui não tem nada de bom só na vizinha BC =)

No tibia kk

lols

dausihduisad

pega então

Venore, cidade lendária =)

Qual lugar mais te marcou?

Global 7.6 GS na escada indo vender aquele colete branco, novas..

Hunt preferida?

Da pra upar ainda? na época as caves tinham donos, mas eu gostava de upar em kazordoon nos dwaf guardian pois eu era paly e la dava bastante XP, pega esse noob falando de hunt olhando para o tibia de hoje então rs..

Qual seu melhor momento no global?

Quando parei de jogar, conheci pessoas, podia sentir o vento da praia etc.. novas..

Qual momento te deixou mais bravo/triste?

Quando mudaram a versão, foi onde parei de jogar.

Alguma história?

Várias, já hackiei um parceiro e fechei a tela do tibia, mas antes já havia dado follow no char e clicado mapa, ou seja pra ele olhando na tela o cara já tinha hackeado e estava indo pro DP fazer a limpa, antes disso bloquiei o IP da Lan pra que ele não conseguisse logar, nossa eu era muito mal, isso tudo só porque ele me matou uns 2 meses antes, várias e várias histórias mas essa eu lembro bem pela forma que foi elaborada parecia real, até eu pensei que ele tinha sido hackeado.

Perguntas sobre o TibiaKing

Vamos um pouco ao TibiaKing

Ok

Como conheceu o TibiaKing?

Olha, eu era user do xtibia hoje não existe mais, no caso um amigo me falou pra eu procurar no tibiaking que o xtibia tava falindo, isso em 2011 se não me engano ou 2012.. então foi ai que conheci o tibiaking, minha história nesses fóruns não é das melhores pois eu era um vilão ao estar vendendo otserver sendo que o fórum não aceita isso, tanto que semanas antes de eu parar com otserver criaram um tópico sobre isso e meu amadurecimento apoia também esse post já que é opensource e ao passar por abusos de aproveitadores no inicio, consigo ver que também fiz pessoas pagarem oque não tinham pra poder colocar um servidor online, só não vou entrar em depressão por isso porque é a lei da vida, cada um tenta lucrar da maneira que consegue, e sou user até hoje =) e para quem não sabe eu ajudo os usuários diretamente da minha central.

O que acha do fórum atualmente?

Perfeito, atualizado e focado.

Você acredita que o fórum seja uma escola para seus clientes?

A 3 anos atras eu pensava que o tibia iria acabar e que ninguém mais ia criar servidores de tibia, então automaticamente os fóruns seriam deletados, mas posso ver que pensei errado, sempre vai ter alguém no google procurando "como criar um otserver" "como compilar um otserver" e então meu pensamento é que o tibiaking além de uma escola para meus clientes de otserver é também quem me deu a oportunidade de divulgar meus serviços e de ser o principal foco para indicação, quando não consigo resolver um problema eu passo o link para que o cliente procure, pois por incrível que parece muitos não conhecem ainda, iniciaram em outro fórum, então realmente acho que o tibiaking não deve ser fechado nunca como outros fizeram.

Perguntas feitas por outros

Henrique Barcia perguntou: Você prefere tsm ou cloud9?

Não jogo LoL.

Snowsz perguntou: Qual tipo de cabelo você gosta?

Ondulados =)

Bruno Minervino perguntou: Que tipo de medidas você toma para que seus servidores suportem ataques?

Em alguns casos é instalado um csf para ajudar contra outros tipos de ataques, a proteção do datacenter é que faz e acontece, demorou mas alguém resolveu investir nisso e hoje podemos aproveitar dessa proteção, fora isso se seu servidor ficar offline por ataques DDoS eu acredito que terá que parar com o game, mudar o nome ou algo do tipo, pois se a sony bilionária levou 3 dias para resolver, ou amenizar a situação não vamos ser capazes de resolver também, mas minha dica é rápida e simples, ao iniciar com o cloud anti-ddos tudo acontece automaticamente, se você ficar offline por conta de DDoS quer dizer que você tem 200 players + e se tem isso de players você tem caixa para pagar um dedicado onde irá te livrar praticamente de 99% dos ataques e então ficará com seu servidor online normalmente.

Bruno Minervino perguntou: Qual virtualização você utiliza em seus servidores?

Hoje os servidores são virtualizados no VMware para o cloud anti-DDoS e VPS Windows. Usamos o OpenVZ para servidores VPS linux onde recomendamos para aplicações simples e de testes, pois o custo é baixo e não requer tanta qualidade, já o VMware oferece uma qualidade exagerada comparado a vários sistemas de virtualização nos quais já foram testados.

Caronte perguntou: O que você recomenda para quem está começando a carreira agora? alguma dica?

Olha, baseado em lucros? se for para lucrar recomendo um servidor global na versão atual, como conseguir os players? anunciar no facebook e pagar a linha amarela do otserverlist (Cobram um absurdo) mas você meio que não tem escolha pois hoje não da mais para anunciar em otservers por conta de um bloqueio criado, então assim.. pra você que vai abrir um servidor de otserver e quer ter sucesso com ele, deve primeiro aprender e trabalhar com linux que não é nenhum bicho de sete cabeças, agora pra você que tem interesse em trabalhar com host, inicie, teste, aprenda é legal é uma área bem interessante e pode render lucros futuros, posso citar um exemplo pra você, ao iniciar um servidor, vamos querer o segundo né? depois o terceiro correto? você pode contratar um dedicado por exemplo e virtualizar seus próprios servidores, irá pagar mais barato e terá total controle sobre as máquinas, no mais acho que se tudo for feito com paciência vai dar certo.

fywell perguntou: Houve algum momento que você ja pensou em desistir? Se sim, qual?

Sim, por conta dos chargebacks meu caixa 2 havia ido pro buraco, isso a 1 e meio atras, então pensei em desistir não por vontade própria mas por falta de opções, se uma empresa como o pag****** e pay*** não pode cobrir essa perda, como eu iria cobrir? isso seria todo mês? então veio a brilhante ideia de não aceitar cartão e com ela o medo de não vender por conta disso, quando na verdade se o cliente gosta do seu serviço ele arruma uma forma de pagar, ele vai na lotérica ele pede saldo emprestado para um amigo, importante é que não me fez falta alguma não aceitar cartão, fora isso vi chances de desistir pois jogar 3 anos de sono fora parar não da né? então no final tudo deu certo =)

Perguntas rápidas

Vamos começar?

Bora

Um sonho?

Um mini datacenter.

Um medo?

Morrer.

Uma pessoa?

Meu irmão.

Um pensamento?

Tudo é possível, basta ter força de vontade.

Um momento?

Humm, eu pulo!

Uma realidade?

Feliz?

kk

pode ser?

Uma surpresa?

Não gosto de surpresas!

Perguntas finais

O que achou da entrevista?

Achei bem legal, pude esclarecer algumas dúvidas que estavam no ar, e foi uma terapia até mesmo para que eu pudesse ver oque fiz de bom nos últimos anos, recomendo essa entrevista foi bem legal =)

Quer deixar algum recado?

Sim, deixo aqui minha nota para quem quer iniciar seu negócio online, que não desista pois a internet está de braços abertos e as oportunidades são enormes, nunca desista dos seus sonhos e quero agradecer meus clientes pelo apoio, nas horas boas onde consegui baixar valores dos serviços como das horas ruins onde perderam dinheiro por estar offline e não desistiram, isso só mostra que em especial para otservers meus clientes são mais que clientes, são amigos, sempre uso o termo que na internet não temos amigos porque não temos como confiar, mas a convivência com esses é especial e podem contar comigo, quero agradecer também o fórum por abrir uma área interessante dessa pois por trás dos tópicos e tutoriais existem pessoas com suas vidas tentando sobreviver nesse Brasil cheio de taxas altas e falta de recursos, obrigado a todos =)

Galera, eu conversei com o Alexandre, dono da Weblara uma das melhores empresas de host que eu conheço e um cara super gente boa. Ri pra caramba com ele durante a entrevista :3

Galera, essa foi a primeira entrevista semanal/mensal/oqueeudecidir do TibiaKing, vou tentar traze-las com mais frequência. Tem alguém que vocês gostariam de sugerir para a próxima?

Bruno Carvalho / Ex-Administrador TibiaKing

[email protected]

Em 26/12/2016 em 03:47, Spraypaint disse:

A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.

-miltinho

wMwSJFE.png?1

• Respostas 36
  • Visualizações 3.8k
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Most Popular Posts

• Parabéns ao Alexandre pelo seu sucesso...   Mais fica uma pergunta ? O que ele traz de bom para o open tibia ?.   Acho a iniciativa de entrevistar pessoas que se deram bem começando pelo open tibi

• Primeiramente gostaria de agradecer o carinho de todos =)   Sobre essa questão penso da mesma forma, a partir de abril vou estar criando tutoriais exatos e com foco para ajudar o pessoal do TK de um

• Foi exatamente isso que me referi a ajuda que você teve não foi direta, e sim indireta, pelo fato de absorver os ensinamentos ja feitos em outros tópicos, muitas vezes sanando suas duvidas sem nem mes

Postado

Um momento?

Humm, eu pulo!

Me cheira a secsu :v

Nem todo loop infinito é ruim ;P 

User *eu = new User("otteN");
RepSystem<User> *myRep = new RepSystem<User>("jóinha");
myRep->setAlvo(eu);

/* só por ser criado já sou o melhor membro */ 

while(eu->isMelhorMembro()){
myRep->reputar();
}

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos 96.9k
  • Posts 519.6k

Informação Importante

Confirmação de Termo