Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Ola a todos!

Quem é próximo a mim já deve ter notado que minha frequência no fórum diminui bastante ultimamente. Devido a falta de tempo livre eu vou me afastar do fórum por um tempo, mas antes de "abandonar" o barco, vou fazer o que talvez sejam minhas ultimas contribuições como membro ativo no fórum.

Eu estava dando uma olhada na área de tutoriais de spriting do fórum e notei que a maioria esmagadora dos tutoriais abordam conceitos e técnicas, é raro encontrar um tutorial abordando perspectiva. Pensando nisso resolvi fazer a tradução e trazer um tutorial que foi muito útil pra mim no início, o conteúdo é muito antigo, mas não deixa de ser bom. Vamos lá.

Objetivo

separador.png?1411169424

Esse tutorial foi criado com o intuito de mostrar os passos necessários para criar um outline básico para monstros. O objetivo é certificar-se de que você tenha a perspectiva e dimensões adequada. Após esse tutorial, você terá o básico para criar seu próprio monstro.

Programas Necessários

separador.png?1411169424

Paint e Photoshop (ou qualquer outro editor que lhe permita trabalhar com layers).

Nós vamos usar photoshop porque ele nos permite trabalhar com as camadas. Usaremos o Paint devido a sua praticidade, mas você pode usar qualquer outro editor que tenha funções semelhantes.

Encontrando uma referência (etapa opcional)

separador.png?1411169424

Esta etapa pode ser opcional, mas é necessária a não ser que você seja muito bom. O melhor jeito de fazer isso é indo ao Google, ele é seu grande amigo e aliado. Basta pensar em qualquer coisa que você queira fazer, um bom lugar para buscar referências de monstros são outros games. Eu sei que aqui tem muitos fans de outros games, então porque não pegar um monstro dos seus jogos? Somente procure até você encontrar uma foto decente, que mostre grande parte da anatomia do monstro.

O monstro que eu vou usar aqui é uma aranha conhecida como Mad Slasher.

HA1aZvD.png

Aviso Importante

separador.png?1411169424

A perspectiva do Tibia é muito tola. Pense em uma visão normal olhando para alguma coisa, então incline-a a 45 graus para o noroeste. Se estava tentando imaginar isso na realidade, seria parecido com alguém em um ângulo de louco, isso é impossível na vida real.

Isso significa que para nós, a frente e trás é pra cima e pra baixo (verde), esquerda e direita é esquerda e direita (azul), pra cima e pra baixo é noroeste e sudeste (vermelho).

Zd55pef.png

1° Passo: Comece dando forma ao corpo, como você pode ver o corpo desse monstro é apenas uma bola redonda, isso torna as coisas mais fáceis pra nós.

Para fazer uma bola na perspectiva do Tibia nós vamos fazer um ponto e em seguida fazer X pontos em todas as direções. Para cima e para baixo, pense em cada movimento diagonal como 1,5 unidades em vez de uma única. Então vamos mover 12 pixels em todas direções do ponto central e 8 pra cima e pra baixo.

8v9x3Ow.png

2° Passo: A partir daqui nós temos que dar forma ao corpo, como é um círculo, nós também vamos fazer um círculo, vamos usar o Paint simplesmente porque é melhor que o Photoshop nesse caso.

Nosso círculo de base é de 12 em cada lado com um pixel no centro. Isso da um total de 25x25. Aperte Ctrl+E no paint e altere o tamanho para 25x25. Em seguida faça um círculo que vai do canto superior esquerdo para o inferior direito, e certifique-se de que esteja tocando todos os lados. Copie e cole este círculo no Photoshop, e em seguida apague todo o branco. Sim, você tem que fazer isso.

XN0ZXcy.png

3° Passo: Como você deve ter notado, o desenho esta dentro do limite. Isso significa que nós não temos que fazer mais nada, porque círculos são fáceis de fazer.

Agora nós podemos fazer um contorno preto e pintar com um tom médio. Usando o lapis vamos fazer um ponto de luz no noroeste do circulo e o olho do monstro. Ele deve ficar parecido com isso.

SESV1AN.png

4° Passo: Agora vamos marcar o local de onde vai sair as pernas desta besta. Marque 6 posições ao longo do contorno do círculo. 3 de um lado 3 do outro. Certifique-se de que eles estejam nos mesmo lugares em ambos os lados. A partir de agora começa a ficar complicado, então preste muita atenção.

Agora você deve deixar essa camada invisível, é semelhante ao que fizemos no 1° passo. Você pode ver o centro do monstro e a parte inferior do monstro. Desenhe uma linha diagonal para baixo que comece a partir do fundo do seu monstro até que chegue onde você que o piso deve ser. Como o corpo da criatura já é muito proximo ao chão, eu vou fazer cerca de 10 pixels para baixo, usando uma cor diferente de preto. Eu escolhi azul de novo. Agora você pode tornar a outra camada visível novamente.

G7qnVvo.png

5° Passo: Como eu notei que não tenho muito espaço para as pernas aqui, vou mover o monstro um pouco para o noroeste para que eu tenha um bom espaço no chão para fazer as pernas. Não se esqueça que para fazer isso, ambas as camadas precisam ser movidas.

Agora vamos fazer uma nova camada e marcar o local onde as pernas devem encostar no chão. Tenha em mente que todas elas devem ter o mesmo comprimento, esse comprimento é a a distancia do centro do corpo para o chão, que é de 18 pixels diagonais. Agora podemos excluir as linhas e deixar apenas as marcas.

xguGf5B.png

6° Passo: Esta parte envolve grande parte do seu próprio pensamento e abre espaço para tudo que você queira colocar.

Nós vamos marcar as articulações cada uma com uma cor diferente, certifique-se de que esteja simétrico com o ponto central que esta sempre na linha que passa no centro da criatura. Eu estendi para fora todas os pontos vermelhos que marcam onde os pés tocam o chão. Agora ele deve estar parecido com um confete.

LmqbOjt.png

7° Passo: Esta é a parte diverta, nós apenas vamos ligar os pontos para formas as pernas.

Use a ferramenta lápis, clique para fazer um ponto onde esta o primeiro ponto. Quando você estiver sobre o segundo ponto, pressione Shift, em seguida clique em cima dele, isso vai fazer uma linha reta. Faça as pernas em cores diferentes, comece na parte de trás e vá indo pra frete. Isso vai garantir que você possa fazer o desenho tranquilamente sem que as pernas traseiras encubram as pernas da frente.

tnowO7Q.png

8° Passo: Esta é a parte em que nós vamos detalhar cada uma das pernas usando lápis com a cor preta, e preenchê-las com o mesmo tom usado anteriormente.

Vamos repetir o processo anterior, tente fazê-las uma de cada vez, de trás para a frente, cada uma em uma camada diferente. Deixe a camada invisível cada vez que você terminar uma. Quando estiver pronto, torne visível novamente todas as camadas, verifique se elas ficaram boas, e então junte-as.

CXgwglr.png

9° PassoÉ agora que o seu estilo único vai brilhar, use a outline que você acabou de criar e comece a adicionar detalhes, sombreamento e coisas que a destaquem. Isto faz com que seu monstro crie vida.

22GnqJ4.png

Processo de criação
F4xZPkw.gif

Tenha paciência no processo, spriting é uma área que exige muito tempo e paciência. Os 8 primeiros passos levam cerca de meia hora (se você for rápido), o sombreamento leva cerca de uma hora.

Créditos: Hunter Killer (autor do tutorial).

Tópico original: Creature Perspective

Editado por Way20 (veja o histórico de edições)

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, não é um modo de agir, mas um hábito.

Aristóteles 

Postado

Excelente tutorial! Tenho ctz que vai ajudar muita gente, obrigado por traduzir e trazê-lo ao TK.

Seu tutorial foi aprovado, você recebeu um ponto de reputação e o tópico será movido para a área correta. :accept:

Esperamos que você não nos abandone por muito tempo e nem permanentemente... ^^

Te ajudei?? REP + e ficamos quites... <ahttp://www.tibiaking.com/forum/uploads/emoticons/default_happyy.png' alt=';D'>

Atenciosamente,

Daniel.

Abraços!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos 96.9k
  • Posts 519.6k

Informação Importante

Confirmação de Termo