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Sim e não, 

Otserver dá muito dinheiro, mas o tempo que demora pra você ter lucro simplesmente não compensa, a menos que você ame o que você tá fazendo.
Um host é relativamente barato e é o único gasto que você vai ter quando tudo estiver pronto (e propagandas), o que ninguém te conta é o caminho até isso acontecer.
1- Se você tiver uma equipe, você vai ter que dividir grande parte dos ganhos
2- Se vc não tiver, bem, vai acabar saindo mais caro pq cada probleminha que você tiver vai ter que pagar alguem pra resolver, sem falar que se você não manjar, vc não vai ter nenhuma segurança sobre a qualidade do serviço que cada um está fazendo (principalmente pra scripting)
3- Se você realmente for querer inovar e fazer bem feito, vai levar uns bons anos pro seu projeto sair, todo esse tempo você vai ter que arcar com os gastos sem receber nada por isso e a equipe pode mudar muitas vezes, vc vai correr risco de alguém vender partes (ou todo seu projeto) ou até você mesmo acabar desistindo pela demora e pelo trabalho.
4- Após tudo isso, você vai ter um jogo 'relativamente pronto' é hora de começar os testes e descobrir se vai agradar o publico ou não.
  4.1 - Se agradar, colete os feedbacks do que poderia melhorar, faça um panorama do que é critica válida e do que é choro e arrume as coisas, serão mais algumas semanas ou meses pra finalizar.
  4.2 se não agradar vc tem um grande problema nas mãos, pq vc vai estar de volta no passo 2.
5- Considerando tudo isso, agora você precisa investir MUITO HARD em marketing. O grande pico da maioria dos otservers é no inicio, se seu servidor não bater 300 na primeira semana, tenho uma má notícia pra você... a chance de você conseguir conquistar mais público depois é MUITO pequena.
6- Chegou a data do lançamento, você precisa coordenar e coletar feedbacks, precisa ter muita gente para auxiliar os jogadores e resolver imediatamente quaisquer problemas. Vai ter muitas reclamações e muita gente falando ao mesmo tempo, essa é a parte em que geralmente as pessoas começam a surtar e pensar em abandonar o projeto. Tenha canais e pessoal suficiente para atender todos os jogadores, do contrário as pessoas vão desistir muito rápido.
6.5- Esteja preparado para inveja, ataques e bugs: isso é uma certeza absoluta no mundo de otserver. As pessoas vão achar bugs, explorar eles seja para lucro pessoal ou para acabar com seu jogo, você precisa ter maturidade suficiente para saber lidar com isso da melhor maneira possível. Ter uma boa equipe de prontidão é essencial aqui, principalmente se for um erro desconhecido. No meu servidor eu tive 4 problemas que foram 'críticos', o primeiro foi um GM que editou o mapa para colocar vários bags espalhados e escondidos no mapa com dinheiro e itens para ajudar os amigos dele (e a si próprio); O segundo foi um baú de potions que havia na cidade onde as pessoas ficavam criando infinitas contas para acumular e vender potions; o terceiro foi um crash na source que até hoje a gente não sabe porque ocorre (fizemos trace com o gdb e achamos a linha que ele ocorre, tentamos resolver e nada); um bug nas houses que fez muita gente perder a house (as vezes com todos os itens dentro). O tfs oficial tem muitos issues conhecidos que as pessoas corrigem e não contam pra ngm como, também tem muitos issues desconhecidos que ninguém reportou pra poder ficar derrubando o jogo alheio. Se previna e se prepare pro pior, talvez tenha até que desembolsar dinheiro para pagar alguém pra resolver.
7- Depois da primeiras semana, você precisa usar todo o dinheiro que você conseguir para dar a tacada final e investir pesado em marketing. Essa provavelmente vai ser a hora de você desembolsar alguns mils e pegar propaganda em youtube, facebook, otlists, foruns. O céu é o limite.
8- Quando finalmente você tiver feito tudo isso, tem duas possibilidades: seu servidor pode dar certo ou fracassar.
Por mais que você tenha se esforçado ou esteja disposto a melhorar, fracassar é sempre uma possibilidade. Tente estar aberto pra essa opção e saiba a hora de admitir que fracassou mas sem desistir. Se der certo continue mantendo uma média de investimento em propagandas razoável mas não precisa ser nada muito absurdo. Grande parte da sua divulgação agora vai ser o boca-a-boca e sua própria posição na otservlist.

Caso tudo falhe, não tenha medo de fechar o servidor e começar a corrigir tudo. Não tenha medo de atrasar mais alguns anos para garantir que tudo está perfeito e testar com diferentes públicos para ver se eles aprovam seu jogo. Lembre-se, um atraso é temporário, um jogo ruim é ruim para sempre.

Essa é a sabedoria que eu deixo aqui, e que eu aprendi na marra com o Empire.

Todos os meus trabalhos importantes estão na seção "Sobre mim" no meu perfil; Dá uma passada lá!

"Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora." - São Beda

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(obg ao @Beeny por fazer essa linda sign <3)

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  • Sim e não,  Otserver dá muito dinheiro, mas o tempo que demora pra você ter lucro simplesmente não compensa, a menos que você ame o que você tá fazendo. Um host é relativamente barato e é o único

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@xWhiteWolf Simplesmente, inspirador e um choque de realidade como sempre me surpreendo com você ^^ totalmente verdade e por isso que hoje muitos servidores não duram 3 meses on 

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Em 12/01/2018 em 18:20, xWhiteWolf disse:

Sim e não, 

Otserver dá muito dinheiro, mas o tempo que demora pra você ter lucro simplesmente não compensa, a menos que você ame o que você tá fazendo.
Um host é relativamente barato e é o único gasto que você vai ter quando tudo estiver pronto (e propagandas), o que ninguém te conta é o caminho até isso acontecer.
1- Se você tiver uma equipe, você vai ter que dividir grande parte dos ganhos
2- Se vc não tiver, bem, vai acabar saindo mais caro pq cada probleminha que você tiver vai ter que pagar alguem pra resolver, sem falar que se você não manjar, vc não vai ter nenhuma segurança sobre a qualidade do serviço que cada um está fazendo (principalmente pra scripting)
3- Se você realmente for querer inovar e fazer bem feito, vai levar uns bons anos pro seu projeto sair, todo esse tempo você vai ter que arcar com os gastos sem receber nada por isso e a equipe pode mudar muitas vezes, vc vai correr risco de alguém vender partes (ou todo seu projeto) ou até você mesmo acabar desistindo pela demora e pelo trabalho.
4- Após tudo isso, você vai ter um jogo 'relativamente pronto' é hora de começar os testes e descobrir se vai agradar o publico ou não.
  4.1 - Se agradar, colete os feedbacks do que poderia melhorar, faça um panorama do que é critica válida e do que é choro e arrume as coisas, serão mais algumas semanas ou meses pra finalizar.
  4.2 se não agradar vc tem um grande problema nas mãos, pq vc vai estar de volta no passo 2.
5- Considerando tudo isso, agora você precisa investir MUITO HARD em marketing. O grande pico da maioria dos otservers é no inicio, se seu servidor não bater 300 na primeira semana, tenho uma má notícia pra você... a chance de você conseguir conquistar mais público depois é MUITO pequena.
6- Chegou a data do lançamento, você precisa coordenar e coletar feedbacks, precisa ter muita gente para auxiliar os jogadores e resolver imediatamente quaisquer problemas. Vai ter muitas reclamações e muita gente falando ao mesmo tempo, essa é a parte em que geralmente as pessoas começam a surtar e pensar em abandonar o projeto. Tenha canais e pessoal suficiente para atender todos os jogadores, do contrário as pessoas vão desistir muito rápido.
6.5- Esteja preparado para inveja, ataques e bugs: isso é uma certeza absoluta no mundo de otserver. As pessoas vão achar bugs, explorar eles seja para lucro pessoal ou para acabar com seu jogo, você precisa ter maturidade suficiente para saber lidar com isso da melhor maneira possível. Ter uma boa equipe de prontidão é essencial aqui, principalmente se for um erro desconhecido. No meu servidor eu tive 4 problemas que foram 'críticos', o primeiro foi um GM que editou o mapa para colocar vários bags espalhados e escondidos no mapa com dinheiro e itens para ajudar os amigos dele (e a si próprio); O segundo foi um baú de potions que havia na cidade onde as pessoas ficavam criando infinitas contas para acumular e vender potions; o terceiro foi um crash na source que até hoje a gente não sabe porque ocorre (fizemos trace com o gdb e achamos a linha que ele ocorre, tentamos resolver e nada); um bug nas houses que fez muita gente perder a house (as vezes com todos os itens dentro). O tfs oficial tem muitos issues conhecidos que as pessoas corrigem e não contam pra ngm como, também tem muitos issues desconhecidos que ninguém reportou pra poder ficar derrubando o jogo alheio. Se previna e se prepare pro pior, talvez tenha até que desembolsar dinheiro para pagar alguém pra resolver.
7- Depois da primeiras semana, você precisa usar todo o dinheiro que você conseguir para dar a tacada final e investir pesado em marketing. Essa provavelmente vai ser a hora de você desembolsar alguns mils e pegar propaganda em youtube, facebook, otlists, foruns. O céu é o limite.
8- Quando finalmente você tiver feito tudo isso, tem duas possibilidades: seu servidor pode dar certo ou fracassar.
Por mais que você tenha se esforçado ou esteja disposto a melhorar, fracassar é sempre uma possibilidade. Tente estar aberto pra essa opção e saiba a hora de admitir que fracassou mas sem desistir. Se der certo continue mantendo uma média de investimento em propagandas razoável mas não precisa ser nada muito absurdo. Grande parte da sua divulgação agora vai ser o boca-a-boca e sua própria posição na otservlist.

Caso tudo falhe, não tenha medo de fechar o servidor e começar a corrigir tudo. Não tenha medo de atrasar mais alguns anos para garantir que tudo está perfeito e testar com diferentes públicos para ver se eles aprovam seu jogo. Lembre-se, um atraso é temporário, um jogo ruim é ruim para sempre.

Essa é a sabedoria que eu deixo aqui, e que eu aprendi na marra com o Empire.

obrigado, esclarecedor!

Gosta dos meus mapas? Por favor, use minha fan bar (:

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Em 12/01/2018 em 18:20, xWhiteWolf disse:

Sim e não, 

Otserver dá muito dinheiro, mas o tempo que demora pra você ter lucro simplesmente não compensa, a menos que você ame o que você tá fazendo.
Um host é relativamente barato e é o único gasto que você vai ter quando tudo estiver pronto (e propagandas), o que ninguém te conta é o caminho até isso acontecer.
1- Se você tiver uma equipe, você vai ter que dividir grande parte dos ganhos
2- Se vc não tiver, bem, vai acabar saindo mais caro pq cada probleminha que você tiver vai ter que pagar alguem pra resolver, sem falar que se você não manjar, vc não vai ter nenhuma segurança sobre a qualidade do serviço que cada um está fazendo (principalmente pra scripting)
3- Se você realmente for querer inovar e fazer bem feito, vai levar uns bons anos pro seu projeto sair, todo esse tempo você vai ter que arcar com os gastos sem receber nada por isso e a equipe pode mudar muitas vezes, vc vai correr risco de alguém vender partes (ou todo seu projeto) ou até você mesmo acabar desistindo pela demora e pelo trabalho.
4- Após tudo isso, você vai ter um jogo 'relativamente pronto' é hora de começar os testes e descobrir se vai agradar o publico ou não.
  4.1 - Se agradar, colete os feedbacks do que poderia melhorar, faça um panorama do que é critica válida e do que é choro e arrume as coisas, serão mais algumas semanas ou meses pra finalizar.
  4.2 se não agradar vc tem um grande problema nas mãos, pq vc vai estar de volta no passo 2.
5- Considerando tudo isso, agora você precisa investir MUITO HARD em marketing. O grande pico da maioria dos otservers é no inicio, se seu servidor não bater 300 na primeira semana, tenho uma má notícia pra você... a chance de você conseguir conquistar mais público depois é MUITO pequena.
6- Chegou a data do lançamento, você precisa coordenar e coletar feedbacks, precisa ter muita gente para auxiliar os jogadores e resolver imediatamente quaisquer problemas. Vai ter muitas reclamações e muita gente falando ao mesmo tempo, essa é a parte em que geralmente as pessoas começam a surtar e pensar em abandonar o projeto. Tenha canais e pessoal suficiente para atender todos os jogadores, do contrário as pessoas vão desistir muito rápido.
6.5- Esteja preparado para inveja, ataques e bugs: isso é uma certeza absoluta no mundo de otserver. As pessoas vão achar bugs, explorar eles seja para lucro pessoal ou para acabar com seu jogo, você precisa ter maturidade suficiente para saber lidar com isso da melhor maneira possível. Ter uma boa equipe de prontidão é essencial aqui, principalmente se for um erro desconhecido. No meu servidor eu tive 4 problemas que foram 'críticos', o primeiro foi um GM que editou o mapa para colocar vários bags espalhados e escondidos no mapa com dinheiro e itens para ajudar os amigos dele (e a si próprio); O segundo foi um baú de potions que havia na cidade onde as pessoas ficavam criando infinitas contas para acumular e vender potions; o terceiro foi um crash na source que até hoje a gente não sabe porque ocorre (fizemos trace com o gdb e achamos a linha que ele ocorre, tentamos resolver e nada); um bug nas houses que fez muita gente perder a house (as vezes com todos os itens dentro). O tfs oficial tem muitos issues conhecidos que as pessoas corrigem e não contam pra ngm como, também tem muitos issues desconhecidos que ninguém reportou pra poder ficar derrubando o jogo alheio. Se previna e se prepare pro pior, talvez tenha até que desembolsar dinheiro para pagar alguém pra resolver.
7- Depois da primeiras semana, você precisa usar todo o dinheiro que você conseguir para dar a tacada final e investir pesado em marketing. Essa provavelmente vai ser a hora de você desembolsar alguns mils e pegar propaganda em youtube, facebook, otlists, foruns. O céu é o limite.
8- Quando finalmente você tiver feito tudo isso, tem duas possibilidades: seu servidor pode dar certo ou fracassar.
Por mais que você tenha se esforçado ou esteja disposto a melhorar, fracassar é sempre uma possibilidade. Tente estar aberto pra essa opção e saiba a hora de admitir que fracassou mas sem desistir. Se der certo continue mantendo uma média de investimento em propagandas razoável mas não precisa ser nada muito absurdo. Grande parte da sua divulgação agora vai ser o boca-a-boca e sua própria posição na otservlist.

Caso tudo falhe, não tenha medo de fechar o servidor e começar a corrigir tudo. Não tenha medo de atrasar mais alguns anos para garantir que tudo está perfeito e testar com diferentes públicos para ver se eles aprovam seu jogo. Lembre-se, um atraso é temporário, um jogo ruim é ruim para sempre.

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Mano, tu é Demaais <3 Obrigado

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