Postado Agosto 25, 2018 6 anos Este é um post popular. Salve galera do TK, estarei revivendo um projeto antigo de tutorial sobre mapping e espero ter ajuda para dar continuidade. Esse post inicialmente será feito como introdução MAS NETO QUE PORR@ É ESSA? Basicamente jovem estarei trazendo um pouco de experiência na área de mapping, de várias pessoas, estilos diferentes, afinal cada mapper tem um estilo e isso muda muita coisa, entre um e outro, então a ideia é trazer uma variedade de conteúdo para que vocês possam observar como trabalhamos e criar seu próprio estilo fazendo mapas bonitos. Regras:1 - Eu vou criar um tutorial, ao final irei indicar um mapper, ele irá fazer outro tutorial sobre outro estilo e no final ele vai indicar outro mapper, e assim sucessivamente. 2 - Usar meu tutorial como referência, ou seja, sendo bem detalhado nos quesitos que vão abordar e trazer imagens. 3 - Se não quiser participar, por qualquer motivo, comenta que não pode e será escolhido outro. 4 - Titular o tópico com "[Projeto] Mapping Art - (Nome do tema)" (ex: [Projeto] Mapping Art - Cidades)". No caso convido o @Daniel para dar continuidade (o tipo do mapa fica a escolha do mapper, só peço para que não seja repetido). Vou falar um pouco sobre nature, que é o básico! Tutorial 1: NetoKain - Nature Spoiler Eu costumo iniciar os mapas de várias formas e isso depende muito do estilo que vou tratar e da proposta, nesse tutorial vou começar com a base sem ground usando primeiro os detalhes e dando forma depois com o ground e as bordas, lembrando que essa é minha maneira de mapear não é uma regra. Pontos a serem observados, para todo mapa você deve ter COERÊNCIA, não adianta colocar água dentro de fogo, saber o que está fazendo é essencial, ter a ideia montada na sua cabeça, assim como um desenho irá facilitar muito as coisas. Nesse caso quero fazer uma pequena montanha com algumas cachoeiras e uma nature mais escura. Vamos então começar com a base da montanha . Feito a base da montanha é aplicado os detalhes, esse fica de acordo com sua ideia e sempre lembrando da coerência com o que está sendo feito. Subindo alguns andares vamos começar a usar um pouco mais de detalhes, algo bom de se levar em conta que não é a quantia de detalhes que você usa que deixa o mapa bonito, e sim a forma que você usa, de forma que pareça natural, se você colocar muita coisa, irá trazer uma imagem poluída e isso não é bom, todo exagero fica feio. Evite o uso de auto-border, por mais que seja uma ferramenta muito boa para ser usada em terrenos grandes, isso pode trazer um mapa repetido, padronizado e feio. Use as bordas da maneira que fique mais natural, crie pontas, deixe o mapa menos quadrado, eu particularmente uso muito esse tipo de borda em meus mapas, algumas pessoas adoram outras nem tanto, mas o fato é não deixar suas bordas chatas e feias. Continuando no assunto de bordas e sobreposição de itens, temos alguns casos em que unimos os 2 para dar alguma sensação para nossos mapas, nesse caso o de maior profundidade. Unindo as 2 Vou deixa uma sequência de imagens com o mapa evoluindo de bordas até a finalização dos detalhes. Colocando as árvores lembrando de não deixar itens atrás delas para atrapalhar o gameplay (a menos que seja proposital, ex: esconder um buraco). Tome cuidado na hora de colocar detalhes nos quais os players não possam andar por cima ou em locais onde algum item fique na frente de outro o deixando camuflado (seria um detalhe inútil e se o player não puder passar por cima isso piora a situação, portanto cuidado!), nesses casos você pode usar o atalho "O" ou ir em ( <View> Show Pathing) do RME para ter melhor visão dos itens que estão atrapalhando a movimentação. É bom observar também que em muitos casos eu vou colocar uma sprite em cima da outra, a sobreposição de imagens é uma ótima manha usada por muitos mappers, mas tenha cuidado é algo que se usado de forma errada pode ficar feio. Não existe problema em deixar um piso vazio, ou com um detalhe único e pequeno. Também é sempre bom de acordo com o desenvolvimento do seu mapa ver se todo o restante está acompanhando sua ideia, se for precise volte, adicione, troque, movimente os detalhes. Usem bem os espaços e andares. Nature - Complemento. Vou passar uma breve explicação de como eu geralmente faço para montar a nature com arvores e arbustos, acho que ficou meio vago na explicação anterior, nesse caso vamos iniciar com o ground já feito. Spoiler Vou passar uma breve explicação de como eu geralmente faço para montar a nature com arvores e arbustos, acho que ficou meio vago na explicação anterior, nesse caso vamos iniciar com o ground já feito. Pra ficar simples vou fazer somente uma área pequena. Inicie com a base e uma arvore: Em seguida vamos colocar alguns arbustos em volta, de forma que eles fiquem próximos a arvore, lembrando de evitar por arbustos ou qualquer coisa atrás da arvore para que esse não fique camuflado. Vamos adicionar agora algumas flores pois faz parte do nosso tema que seria uma floresta tropical, não precisa ser muitas, cuidado com o exagero. Vamos agora adicionar um pouco de grama próximo a arvore, tente não repetir muita grama e cuidado com o ambiente que está criando, em muitos casos a grama pode não condizer. OBS: Gramas mais rasteiras como essa 6219 podem ser usadas em deserto e neve, em pouca quantia. Agora podemos adicionar algumas pedras, sempre as menores e de forma mais discreta sem exageros, pode ser usada nos locais que ficaram vazio ou em cima da grama mesmo, lembrando da pedra em cima da grama e não o inverso. pronto, agora é só replicar esse tutorial com outras sprites e variar o ambiente. Após seguir os passos e caso tenha entendido o tutorial deixe sua imaginação andar junto com um bom planejamento e coerência. Bom mapping a todos, espero o tutorial do @Daniel! Editado Agosto 29, 2018 6 anos por NetoKain Adicionado complemento. (veja o histórico de edições)
Postado Agosto 25, 2018 6 anos Parabéns, seu tópico de conteúdo foi aprovado! Muito obrigado pela sua contribuição, nós do Tibia King agradecemos. Seu conteúdo com certeza ajudará à muitos outros, você recebeu +1 REP. Spoiler Congratulations, your content has been approved! Thank you for your contribution, we of Tibia King we are grateful. Your content will help many other users, you received +1 REP.
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.