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Tutoriais sobre Scripting

Aprenda com os mestres da comunidade a desenvolver seus scripts, sistemas e domine a linguagem .lua!

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  1. Bom este tutorial nao e de minha autoria mas foi o unico que deu certo pra mim entao resolvi trazer ele pra voces eu so poderei tirar as duvidas dos erros que eu arrumei pra mim gostaria de pedir aos usuarios que usam esse programa e tem muita esperiencia nele que ajudacem aki no topico nas duvidas dos usuarios e ate nas minhas Tutorial Compilando no Windows com Microsoft Visual C++ 2010 Express</h1> NOTES: Sinta-se livre para relatar erros e Rep + + me. Você precisa: Microsoft Visual C + + 2010: http://www.superdownloads.com.br/download/72/microsoft-visual-c-2010-express/</a>(eu usei esse link) Bibliotecas - OpenSSL incluids para TFS: http…

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  2. Este é um tutorial escrito escrito originalmente para aqueles, que apesar de não terem experiencia com este SO, querem utiliza-lo para rodar seus OTServers, seja por segurança, estabilidade ou simplesmente por quererem aprender. O Linux apesar de assustar de inicio pra quem nunca teve contato, principalmente por não dispor de uma interface grafica (a não ser em casos onde você use o vnc, mas não é o foco deste tutorial), é um grande SO, principalmente quando se trata de gerenciamento de memória, segurança e estabilidade. Neste tutorial vamos fazer uso do Debian 6 64bits e um OT 8.6, apesar de servir para qualquer versão, desde que tenha as sources. Programas necessário…

  3. Started by MaXwEllDeN,

    Pattern Pattern ("Padrão" em pt-br) é uma poderosa funcionalidade para manipulação de strings (caso você não saiba o que é uma "string", busque saber antes de continuar, recomendo também ter um certo domínio sobre a biblioteca string), e usada para buscar um padrão de texto pré-definido. Porque aprender ? Possui recursos indispensáveis quando se precisa trabalhar com strings, alta aplicabilidade em scripts direcionados a otserv (talkactions), não que se vá usar isso a todo o momento, mas é altamente recomendado que se saiba trabalhar com patterns, é extremamente útil as vezes. Funções Algumas funções da biblioteca padrão string que aceitam pattern em seu…

  4. Started by MaXwEllDeN,

    Criado por: Kaotar Testado e Baseado em: TFS 0.4_DEV Informações adicionais: Todo mundo já se deparou, quando foi modificar a sua spell, com a formula e não entendeu o que cada numero significava, irei explicar tudo o que necessitas nesse tópico. Hail, bom como já leram nas informações adicionais acima, estou aqui para explicar o que cada numero, na formulas de combat, significam. Formula: setCombatFormula(combat, type, mina, minb, maxa, maxb[, minl, maxl[, minm, maxm[, minc[, maxc]]]]) Como podem ver são varios os argumentos que passamos para essa função: para facilitar a explicação vou chama-los de forma diferente. Notem as cores, você pode escol…

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  5. Eu acho que muito deles já podem ter sido postados aqui, só queria colocá-los juntos para as pessoas que querem entender e programar em C++. C++ Tutoriais - http://www.cplusplus...es/tutorial.pdf Este tutorial é bem detalhado, bem explicado e um pouco longo. C++ Game Programming Nesta página você poderá encontrar tutoriais para C++ e programação de jogos, não bem detalhado mas tem coisa boa. Beginners Games Programming Eu ainda não chequei este, mais parece ter coisas úteis. Programas Úteis - Download Dev C++ from SourceForge.net Aqui você poderá baixar o Dev-C++ v.4.9.9.2, use para criar programas em C++. Links Úteis - Browse Dev-C++ Development Packages File…

  6. Started by LuckinhaSan,

    Fala Pessoal Do Fórum Tibia King! Hoje Estou Aqui Para Mostrar a Vocês o Que é Memória RAM, Pra Que Serve e Como Mante-lá Limpa, Para Melhor Funcionamento De Seu Computador. Todos Sabem Que Ela é Essencial Para Um Bom Servidor Né? Então Vamos Lá! O QUE É MEMÓRIA RAM? a Memória RAM é a Memória Que Armazena Tudo o Que Você Acessou Recentemente No Computador. Ela Armazena Para Que o Próximo Acesso a Determinado Processo Ou Arquivo Seja Mais Rápido. Quanto Maior a Memória RAM, Maior o Número De "Processos" Suportados. PARA QUE SERVE A MEMÓRIA RAM? Se o Processador é o Cérebro Do PC Podemos Considerar a Memória RAM o Seu Coração, Ela Armazena Informações Para Que …

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  7. Started by Artur Henrique,

    Se não estiver na area correta, peço para que algum moderador mude. Bem gente, eu estava com um problema que era tipo, os paladins não atacavam ao usar potions e runes.. Após uma longa busca de como concertar isso, eu encontrei em outro forum e decidi trazer aqui afinal sei que muita gente tem problemas com isso, é algo bem simples olha: Abra Weapons.xml, e adicione essa tag em todas as Ammunitions de RP swing="true" Vai ficar tipo: Antes: <distance id="7367" level="42" event="function" value="default"/> Depois: <distance id="7367" level="42" swing="true" event="function" value="default"/> Bem gente é isso, espero ter ajudado.. vlws …

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  8. Started by Luquinha,

    Tutorial de Vocations e Outfits Aqui mostrarei como mexer completamente no vocations.xml, para você não ter mais duvidas. Como monta-lo <vocation id="1" name="Sorcerer" description="a sorcerer" needpremium="0" gaincap="10" gainhp="5" gainmana="30" gainhpticks="6" gainhpamount="5" gainmanaticks="3" gainmanaamount="5" manamultiplier="1.1" attackspeed="2000" soulmax="100" gainsoulticks="120" fromvoc="1"> <formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.0" wandDamage="1.0" magDamage="1.0" magHealingDamage="1.0" defense="1.0" magDefense="1.0" armor="1.0"/> <skill fist="1.5" club="2.0" sword="2.0" axe="2.0" distance="2.0" shielding="1.5" fishing=…

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  9. Started by Orochi Elf,

    Olá galera, eu estava sem nada pra fazer e fui brincar com o "SciTe", e fazendo meus codigos, precisei de uma forma de contar recrescivamente um numero, então eu fiquei com preguissa de fazer aquele codigo SUPER GRANDE, e resolvi testar alguns codigos simples. e acabei descobrindo o FOR para contagem de subtraçoes. Meu Codigo : local a = 60 for b = 1,60 do c = a - 1*b print(c) end Resultado : 59 58 57 56 55 54 53 52 51 50 49 48 47 46 45 44 43 42 41 40 39 38 37 36 35 34 33 32 31 30 29 28 27 26 25 24 23 22 21 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Es…

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  10. Started by MaXwEllDeN,

    Funções muito úteis Galera, nesse tópico vou mostrar algumas funções muito usadas no mundo dos OTS, pra que elas servem e como devem ser usadas. doPlayerAddItem(uid, itemid[, count/subtype[, canDropOnMap]]) Nota: Parâmetros que ficam entre [], são opcionais e recebem alguns valores por padrão caso não sejam especificados. Conforme o tempo vou adicionando mais funções aqui .-. doCreatureSay(uid, words[, type]) getCreatureName(cid) getCreatureHealth(uid) getCreatureMaxHealth(uid) getCreatureMana(uid) getCreatureMaxMana(uid) getPlayer…

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    • 907 visualizações
  11. Mods Mods são no geral um conjunto de scripts que quando unidos servem para executar alguma ação no seu servidor, como adicionar eventos como Capture The Flag e etc. Como funcionam? Todo mod, tem um arquivo xml que fica dentro de sua pasta mods . Eles geralmente têm essa estrutura: <?xml version = "1.0" encoding = "UTF-8"?> <mod name = "The Surprise Bag" author = "MaXwEllDeN" version = "1.0" enabled ="yes" contact = "[email protected]"> <event type = "logout" name = "LTSBag_Logout" event = "script" value = "The Surprise Bag/Creaturescript.lua"/> <talkaction words = "!surprisebag" case-sensetive = …

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  12. Started by arthurluna,

    Bom Galera, muita gente anda procurando um script ou tutorial de como colocar o GOD pra falar anonimamente no HELP chat, é eu e meu amigo conseguimos arrumar, então vim posta para o TK, ajudando a todos como sempre.... DIA 1 DE FEVEREIRO INAUGURAÇÃO DO REPLICA DO TIBIA GLOBAL - WOTABR... EM BREVE SITE ESTARÁ DISPONÍVEL Em Game.cpp usa o comando - Ctrl + F e procure por esse script. case MSG_CHANNEL: { if(channelId == CHANNEL_HELP) { if(player->hasFlag(PlayerFlag_TalkOrangeHelpChannel)) type = MSG_CHANNEL_HIGHLIGHT; if(player->hasFlag(PlayerFlag_CanTalkRedChannel)) type = MSG_GAMEMASTER_CHANNEL; } break; } Em seguida troque…

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  13. Started by arthurluna,

    Olá Tk, Meu OTRestarter evoluiu desde a última versão 1.0.0, eu melhorei ele algumas vezes sobre e sem liberá-lo aqui devido a alguns comentários ruins última vez. De qualquer forma aqui é com SOPRO recursos! E muito mais na versão 2.0.3! Vamos começar a introdução de OTRestarter v2.0.3 -: | Imagens |: - - Botão Drag'n'Drop! -Visão geral do programa: -Auto-Updater -:| VIRUS SCAN |:- NOTA: Por favor relatar quaisquer bugs Se você encontrou algum. Visite o meu site! AeroSoft Agradecimentos para ver ou fazer download, Aerox Aerox12 ArthurLuna …

  14. Started by Adriano SwaTT,

    É, todos conhecem a "Mana Rune", então nem tenho muito o que fala... Então vamos lá.. A Imagem da Runa que será a "Mana Rune" está no spoiler abaixo. 1º Passo 2º Passo 3º Passo Ex: <item fromid="2275" toid="2285" article="a" name="spell rune"> <attribute key="weight" value="120" /> </item> Item FromID 2275 - ToID 2285, ou seja, da ID 2275 à ID 2285 todos os items serão chamados de "spell rune" como está na tag. P- Certo, então como procurá-la então? R- Simples... basta você procurar pelo nome do item, ou seja, procure por "spell rune". Nessa parte tem um porém... você tem que verificar se não há uma tag que comp…

  15. Started by Guiiway,

    Ola pessoal , todos ja viram , ou pelo menos ouviram falar do Linux , certo ? Oque é linux ? Ele é simplesmente a melhor opçao para hospedagem de otserv e website. alem de sua alta capacidade para rodar otservs , ele tambem é bem resistente contra os famosos "Nukers" ... chega de papo , vamo la (: Bom primeiramente se voce tiver um VPS ou Dedicado baixe o SSH e a TRUNK Caso voce for hostear o ot , baixe apenas a TRUNK Primeiramente vamos instalar as Libs : sudo apt-get install autoconf libxml2-dev liblua5.1-0-dev g++ libgmp3-dev libcrypto++-dev libboost-filesystem1.40-dev libboost-system1.40-dev libboost-regex1.40-dev libboost-thread1.40-dev libmysql…

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  16. Started by MaXwEllDeN,

    << Aula 9 - Tabelas Essa aula foi escrita por uma raposa levada Skyen Hasus, todos os créditos pertencem a ele. O Comando for Aula 10 Você nunca viu o comando for? Ou já abriu um Script e não entendeu nada por causa dele? Eis aqui uma explicação de como funciona o comando e alguns exemplos de utilização, assim como alguns exercícios. Antes de mais nada, o que faz o for? R: O for causa um "loop", mas não é como o while e o repeat. Por que? Porque ele atribui à uma variavel todos os valores entre o valor inicial e o valor final. Editado: O For não é um comando Condicional! Estrutura do For: for variavel = …

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  17. ja vi varias pessoas com problema na Arena Quest principalmente em ots 9.6 ( Quando voce mata o Boss e mesmo assim nao passa pelo portal pra proxima room) vou mostrar como e simples arrumar o problema basta fazer o seguinte vá na pasta creaturescripts do seu ot e crie um arquivo com o nome arenakill.lua caso ja tenha basta abrir e subistituir o script, logo em seguida adicione o script: e salve o arquivo e feche. depois abra o arquivo creaturescripts.xml e adicione a linha: caso ja tenha nao precisa adicionar, depois de feito esse procedimento ligue o ot e faça a quest que estará funcionando 100% atenção so irá funciona caso vc nao esteja conseguindo passa…

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  18. Started by Vampira,

    #Adicionando mounts em server 8.7+ Tutorial: Neste tuto vou ensinar a vocês como adicionar mais mounts em seu server 8.7+ que já tenha mount sistem, como por exemplo um War Wolf Va em seu Mounts.xml E adicione a tag com seu ID e nome <mount id="-" clientid="-" name="--" speed="--" /> * Mount id eh a identificaçao de sua montaria... no caso sempre ponha 1 a mais q o anterior. * O Client ID é o looktipe de sua Outfit. * Name é o nome de sua montaria. * Speed é a velocidade que a montaria oferece. * Vamos fazer com um War Wolf... que seu Outfit eh o numero 3 Logue o GOD e verá que o War Wolf já estará disponível…

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  19. Started by Ryzor,

    Lista dos melhores tutoriais, selecionados e classificados por nivel de conhecimento necessár io , a lista não precisa ser seguida necessariamente na ordem que se encontra, este tópico apenas contém um apoio ao estudo. Lembrando , não reviva os tópicos aqui listados com agradecimentos ou comentários desnecessários , salvo os casos onde alguma dúvida não foi sanada (pesquise antes para saber se sua pergunta já não foi respondida) e for relevante ao assunto tratado no tópico ! As estrelas representam o nível de recomendação tendo como base o conteúdo tratado em cada tutorial e não o nível de qualidade. Matematica Afina…

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    • 820 visualizações
  20. Started by Ryzor,

    Pattern Pattern ("Padrão" em pt-br) é uma poderosa funcionalidade para manipulação de strings (caso você não saiba o que é uma "string", busque saber antes de continuar, recomendo também ter um certo domínio sobre a biblioteca string), e usada para buscar um padrão de texto pré-definido. Porque aprender ? Possui recursos indispensáveis quando se precisa trabalhar com strings, alta aplicabilidade em scripts direcionados a otserv (talkactions), não que se vá usar isso a todo o momento, mas é altamente recomendado que se saiba trabalhar com patterns, é extremamente útil as vezes. Funções Algumas funções da biblioteca padr…

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    • 570 visualizações
  21. Started by Ryzor,

    Criando funções Nesse breve tutorial vou tentar explicar da forma mais simples possível como criar funções, principalmente para pessoas que entraram recentemente no universo de Lua. Como fazer funções? Quando você cria um script para otserver, uma action por exemplo,geralmente se inicia com uma function onUse(...). Quando se faz isso, você está simplesmente criando uma função em Lua, que será executada pelo software em C++ que roda o servidor, assim executando o script. Na declaração de uma função, usamos a seguinte sintaxe: function nomeDaFunção() corpoDaFunção end Ou a seguinte: nomeDaFunção = function() corp…

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    • 2.1k visualizações
  22. Started by Ryzor,

    ..:: String Tutorial ::.. O que são strings? São seqüências ordenadas de caracteres, símbolos, escolhidos a partir de um conjunto pré-determinado. Manipulando Strings A biblioteca string provê funções com diversas utilidades, para manipulação de strings (cadeias de caracteres, como explicado acima). Como exemplos, podemos citar a localização e extração de subcadeias, além de casamento de padrões. Em lua, o primeiro caractere da indexação vai estar na posição 1, e não na 0 (como em C). Os índices podem ter valores negativos, e nesse caso serão interpretados como uma indexação de trás pra frente, começando do final da cadeira. Logo, o ultimo caractere est…

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  23. Started by Ryzor,

    Ae galera, anônimo da OTbr mais uma vez aqui. Brinks :B Bom galera, hoje falarei sobre o RETURN, que todos acham que é um bicho de sete cabeças mas que na verdade não passa de algo simples e bem útil em alguns casos. Utilização: Exemplo 1: function getPlayerSet(cid) local items = {} for i = 1,10 do local item = getPlayerSlotItem(cid, i) if item.uid > 0 then table.insert(item, items) end end return items end Como podem ver nessa função, eu criei uma função que cria um loop e verifica todos os items do corpo do player e ela usa o return para retornar essa tabela com os items. Com isso se eu precisar p…

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  24. Started by Ryzor,

    Scripting Dictionary Antes de tudo Olá comunidade Tibia King. Venho através desse tutorial facilitar a vida de muitos scripters. Trago a vocês o Scripting Dictionary. Uma forma mais simples de entender aquelas siglas ou palavrinhas chatas encontradas em todos os scripts e que poucas pessoas sabem o significado ou o motivo de estar ali. Vocês também podem ajudar a aumentar o conteúdo desse dicionário enviando-me as palavras que vocês gostariam de serem adicionadas. Para isso, poste nesse mesmo tópico. Estou disposto a atualizar sempre que for preciso o tópico, mas, caso algum imprevisto aconteça, a moderação está liberada para editar, adicionando dicas e palav…

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  25. Started by Ryzor,

    {B}em... muitos vezes vejo nos meus e nos scripts de outras pessoas sendo declarandas variáveis uma embaixo da outra, como por exemplo: local stor1 = getPlayerStorageValue(cid,5551) local stor2 = getPlayerStorageValue(cid,5552) local stor3 = getPlayerStorageValue(cid,5553) local stor4 = getPlayerStorageValue(cid,5554) local stor5 = getPlayerStorageValue(cid,5555) local stor6 = getPlayerStorageValue(cid,5556) {U}ma forma de simplificar isto seria separando as variáveis por vírgula, colocando todas antes de um igual(=) e colocando, depois do igual(=), o valor atribuído a cada variável RESPECTIVAMENTE. Usando o exemplo acima, ficaria assim: …

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    • 562 visualizações
  26. Started by Ryzor,

    Cálculos Baseados em Porcentagem Autor: Guiminhah Nível: Fácil -------------------------------------------------------------- Olá galera, tudo bom? Vim aqui compartilhar uma ideia que não vi por enquanto aqui no fórum, e acho que é legal usar de vez em quando no servidor. Cálculos com porcentagem são úteis para balancear, já que utilizam valores relativos, e não absolutos. Para começar o tutorial, fiz um script para exemplificar. •Explicação: Quero criar uma action que quando o player (maior que level 50) clicar em um Life Crystal gaste 20% da sua mana total para adicionar +2 no HP total. ----------Life Crystal Increasing Players' Max H…

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    • 599 visualizações
  27. Started by Ryzor,

    Math A matemática por traz do script introdução: bem, antes de começar a explicar o math em si, acho melhor explicar que: não é recomendado colocar variáveis como x ou y em uma equação alem do exemplo acima, funções lua ou de otserv, não podem ser declaradas como nome de variáveis "=" é diferente de "==" para facilitar, de uma olhada nessa tabela com os simbulos matemáticos em lua : + ---------------------- adição - ------------------ subtração *---------------- multiplicação / ---------------------- divisão == ------------------ igualdade ~= -------------- desigualdade > ----------------- maior que >= --------…

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    • 1.4k visualizações
  28. Started by MaXwEllDeN,

    << Aula 8 - while & repeat Essa aula foi escrita por um suricato Notorious, todos os créditos pertencem à ele. Tabelas Aula 9 #Introdução Olá, nessa aula vamos conhecer um elemento que facilita muito a vida de programadores, principalmente quando se trata de um código com muitas variáveis e operações, as tabelas! Imagine uma tabela como se fosse uma estante com várias gavetas, quantas você desejar, dentro de cada gaveta tem um objeto, temos a gaveta um, a gaveta dois, e assim em diante ... podemos guardar objetos dentro de cada gaveta, tirar objetos delas e também saber o que tem dentro de cada uma, nessa analogia uma…

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    • 3.4k visualizações
  29. Started by MaXwEllDeN,

    << Aula 7 - Estruturas de Controle Essa aula foi escrita por um urso gordo Mock, todos os créditos pertencem à ele. While & repeat Aula 8 Primeiramente desculpe a demora por essa aula, ficou meio aquela de; ah faz você, não faz você, anem faz você; Mais em fim estamos de volta com uma coisa indispensável em scripting que são os loops. Antes de tudo devo avisa que loops são perigosos, você pode travar seu servidor inteiro usando errado um loop. Os loops são usados para inicialmente quando temos varias funções juntas iguais, por exemplo, fazendo um jogador falar oi 10 vezes. Sem os loops você faria assim: doPlayerSay…

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  30. Started by VictorFT,

    ---Tutorial by Leo --- Bom galera, venho através desse tutorial tentar ajudar aqueles que querem aprender um pouco mais sobre a área de scripting. Vai ser bem básico, como muita gente tinha me pedido por pm (então resolvi fazer para acabar com o enjoo =P). Acredito que existam muitos tutoriais, alguns bons, outros não, e como vinham me pedindo, ou os tutoriais eram ruins, ou queriam uma visão de outra pessoa (quem sabe com outra pessoa falando, entenda melhor). Diante mão, vou logo dizendo que não me considero um bom scripter ou coisa perto disso até porque estou nisso há menos de 1 mês, mas vou tentar ajudar as pessoas com o pouco que sei. Nessa prime…

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    • 9.3k visualizações
  31. Started by Ryzor,

    Aleatório Olá, estou a um tempo parado e decidi postar este tutorial conceitual. O objetivo hoje é explicar como funciona a função math.random(...) em lua. O que é aleatório? Por conceito aleatório é aquilo que é escolhido independente de qualquer valor, ao acaso. Aplicação? Na prática, não existe aplicação exata ao conceito, entretanto, utilizamos fórmulas matemáticas para gerar valores que fogem um pouco do controle do usuário. Quando se utiliza math.random por exemplo, você está pedindo para a máquina gerar um número, definirei portanto esta atitude como semi-aleatória. Por que semi-aleatório? Simples, quando você utiliza math.random, o…

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  32. Started by Skyligh,

    Ola galera do tk muitos como eu tem um problema na logica da programação lua como eu mais andei lendo uns texto da programação e estou entendendo melhor então vou explica-los +- o resumo dela O que é Lua? Quais as origens de Lua? Como contribuir para a comunidade Lua? Por que escolher Lua? Lua é rápida Lua é portátil Lua é embutível Lua é poderosa (e simples) Lua é pequena Incluir Lua numa aplicação não aumenta quase nada o seu tamanho. O pacote de Lua 5.2.1, contendo o código fonte e a documentação, ocupa 245K comprim…

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    • 1.1k visualizações
  33. Started by Ryzor,

    Faaaaala galerinha! A pedido de alguns usúarios estou aqui para postar este tutorial. Espero que seja útil para todos que tem alguma dúvida quanto ao Stackpos. Eu sinceramente não domino completamente a magia dos stackpos, mas espero poder tirar algumas dúvidas de quem sabe e ensinar quem ainda não sabe. Vamos logo ao tutorial: Stackpos • Introdução Stackpos é um dos index da tabela que guarda posições. Toda posição é uma tabela, exemplo: {x=160, y=50, z=7}, mas o que pouca gente sabe, é que o stackpos também faz parte desta tabela. Todos sabem que em uma unica posição podem haver vários itens, formando uma pilha de itens, portanto, para difere…

  34. Started by Ryzor,

    Metamétodos Bem, talvez não seja útil a todos (ou apenas não vejam a utilidade disso no começo), mas como já tinha feito um tutorial de POO em lua decidi me aprofundar mais e entrar em um assunto que não tem muita gente que sabe, ter um conhecimento intermediário sobre POO ajuda a aprender isso (saber usar a função setmetatable também), mas apenas um complementa o outro como veremos logo a seguir. Porque aprender ? Se eu dissesse que isso é necessário para programar eu estaria mentindo, mas pode acabar sendo útil, quem sabe para complementar o conhecimento de POO, mas é como eu já disse no outro tópico, aprende quem quiser. Metamétodos Metaméto…

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  35. Started by Ryzor,

    Manipulando arquivos através de LUA Abrindo um arquivo Para começar, você terá que abrir o arquivo.Para isso, usamos a função io.open(arquivo[modo]), que também pode cria-lo caso não exista.Arquivo será o seu diretório,que caso não exista retornará nil, e modo são os seguintes: "r" - Modo de leitura. "rb" - Leitura em modo binário. "w" - Modo de escrita. "wb" - Escrita em modo binário. "a" - Adicionar ao arquivo. "r+" - Modo de atualização preservando os dados anteriores. "w+" - Modo de atualização apagando os dados anteriores. "a+" - Modo de adição e atualização, preservando os dados anteriores e adicionando ao final do arquivo. …

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