Tutoriais sobre Spriting (Pixel Art)
Tutoriais e videos sobre pixel art e ferramentas de edição de sprites, assim como adicionar sprites no client e map editor.
- Esta área é para publicação de Tutoriais sobre pixel art e criação de sprites para Otserv.
- Ao ler um tutorial, dê reputação ao membro que o publicou e comente no tópico. Este pequeno incentivo faz com que membros continuem trazendo tutoriais e outros conteúdos ao fórum.
- Se o conteúdo não for seu, adicione Créditos!
- Por motivos de segurança é necessário que um membro da equipe Aprove o seu Tópico, dessa forma mantemos o fórum organizado e livre de conteúdos maliciosos, obrigado pela compreensão!
Subfóruns
-
Sprites "Free for Use" para Otserv, baixe cenário, outfits, monstros, itens, efeitos, objetos e packs completos (perspective 45 e top-down).
- 1712 posts
80 tópicos neste fórum
-
Olá galera, fiz esse tópico para vocês, membros, pedirem recursos/tutoriais de qualquer coisa relacionado à Pixel Art. Esperando pedidos, abraço (: O outro tópico foi retirado por falta de organização e mantimento. Este tópico será respondido aqui. Lembrando que qualquer um pode pedir recursos/tutoriais, e qualquer um pode responder, contanto que contenha os créditos do autor. Se não houver os créditos o membro será punido.
- 25 respostas
- 24.7k visualizações
-
Glossário - Pixel Art/Sprites Significado dos termos Isso é meio que uma guia para iniciantes em Sprites, muitos não entenden os termos então aqui vou explicar cada significado. Glossario: Anti-Aliasing (AA): Efeito utilizado pra deixar o sprite com um ar menos serrilhado, suavizando as cores. A falta de AA é muito comum em sprites de novatos. Backside: Termo usado pra denominar determinado sprite de "costas". Normalmente usado em outfits de players e monstros. Contraste: É o efeito de deixar uma cor mais evidente deixando ela perto de outra que "não combine". Por exemplo deixar cores escuras perto de claras sem uma cor intermédiar…
- 13 respostas
- 9.8k visualizações
-
Regras Aqui é para por recursos, tutoriais, dicas, etc, relacionados a Fakes. Duvidas relacionadas a fakes/sprites/design devem ser postado no Suporte Gráficos. Para mostrar seus trabalhos postem na galeria de fakes. Todos os tutoriais devem conter créditos do autor. Em caso de comprovação de ripping, o usuário sera banido.
-
- 0 respostas
- 7.6k visualizações
-
-
Bem gente, essa é uma nova área aqui então tenho que fazer as regras, rs. Aqui é para por recursos, tutoriais, dicas, etc, relacionado à Sprites/Pixel Art. Qualquer dúvida ou coisa relacionada, basta postar normalmente nas áreas normais e/ou básicas. Para mostrar seus trabalhos do mesmo, deve postar na Galeria. Todos os tutoriais devem conter os créditos do autor. Qualquer dúvida relacionada, pergunte no Suporte. Bem gente, são as regras né, auhauha! Abç grande p/ todos, ;p
-
- 0 respostas
- 4.2k visualizações
-
-
Bem vindo todos ao primeiro tutorial da academia do pixel,neste tutorial iremos aprender como criar e desenvolver espadas,uma tema que é de interesse de muitas pessoas. Espero que nesta primeira aula todos se esforcem bastante pois no final da semana suas artes serão expostas e julgadas por membros do fórum inclusive eu. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- - Moldando Outline - • Para começarmos devemos abrir o paint e selecionar a ferramenta do quadrado e fazer um quadrado de tamanho 32x32,po…
- 21 respostas
- 5.9k visualizações
-
Bom Galera fiz um tutorialzinho de como arrumar esse erro chato do Object Builder Erro: Unsupported Version OBS: Sem mais delongas, irei postar Tutorias em videos do Object Builder, se te ajudar clique em Gostei ai. Video Tutorial: Obrigado a todos, creio que está na área correta pois é relacionado a Sprites.
-
- 18 respostas
- 9.1k visualizações
-
-
Introdução Estou de volta em mais um de muitos tutoriais que farei (assim espero :]). Aqui lhes mostrarei como trabalhar usando o sprite editor, o paint e o Photoshop fazendo sprites, ou alterando, é claro. Bem... Aqui vamos falar sobre: Sprite Editor Paint Photoshop Refletores Texturas Reflexão Vocabulário e Muito Mais Sprite Editor Sua função é simples, rápida e essencial. Adicionar e alterar sprites do tibia, contidos no arquivo Tibia.spr que geralmente está em C:\Arquivos de programas\Tibia\Tibia.spr. Para carregá-los basta abrir o sprite editor (lógico né...) e clicar em LOAD ITEMS. Uma Janela irá…
- 17 respostas
- 27k visualizações
-
Ola Pessual Lindo Do Tibiaking... Bom, Um Tutorial De Como Fazer outfits... Vamos Ao Tutorial: Bem, primeiro, o mais básico de tudo: abra uma imagem 32x32. Depois, arranje a cabeça de um outfit de citizen de frente, e cole na imagem. Após posiciona-la no extremo noroeste do quadrado, faça uma base. Tente copiar de um outro outfit, para você ir "pegando a manha". Não presisa caprichar muito, pois é só um esboço. Após ter a base pronta, começe os detalhes. Depois, passe linhas pretas no contorno e defina as linhas internas num tom cinza escuro. Pinte os espaços em branco num tom cinza claro e o outfi…
- 15 respostas
- 4.4k visualizações
-
Sprite Seduction -INTRODUÇÃO - Capítulo l Onde tudo começa • A importância da teoria Você não é bom: Você não ficará bom em 1 semana 1 mês ou 1 ano,assim como qualquer coisa na vida spriting exige dedicação e foco.Busque sempre estar aprendendo e evoluindo de maneira sadia e com humildade,então se você está a 6 meses e acha que já está bom,eu aconselho que pense novamente; Talento x Esforço: você está spriteando à 6 meses e achou seu…
- 14 respostas
- 7k visualizações
-
Faala galera, fiz esse tutorial porque vejo muitos spriters novatos com dificuldade de aplicar o AA em suas sprites, bem espero que gostem, não liguem para a voz eu estava com muito sono fiz de madrugada rs. http://www.youtube.com/watch?v=jgE9RGy-ShA&feature=player_detailpage Só para avisar a sprite não está terminada, apenas apliquei o anti-alising nela.
-
- 13 respostas
- 1.8k visualizações
-
-
Boa noite a todos! Primeiro queria pedir desculpas pela demora desse tutorial, meu dia a dia anda muito corrido. Bom... esse é o segundo tutorial/aula da academia do pixel, desta vez sobre Orcs. Aqui vocês vão aprender: Características Antes de tudo temos que estudar as características dos Orcs, breve pesquisa na internet. Wikipédia: é retratado como um gigante ou simplesmente como um homem maior do que o normal e de aparência brutal, possuem uma variedade de tons de verde maior que de outras cores,diferente dos ogros que só tem um tom de verde. Sugiro também pegar alguma imagem para usar de referência, é sempre bom pra estudar a anatomi…
- 12 respostas
- 3.3k visualizações
-
Fala galera do tk , eu tava de bobeira hoje a tarde e como alguns amigos haviam me pedido pra juntar um material sobre spriting pra eles eu resolvi copiar alguns dos tópicos aqui e junta-los todos em um unico E-Book. - Então quer dizer que vc esta roubando o conteúdo do TK ? Não , eu simplesmente agrupei tudo em um arquivo PDF e todos os créditos dos tutoriais e é claro do TK estão aderidos no E-Book. Link do download :https://www.sendspace.com/file/500300 SCAN: https://www.virustotal.com/pt/file/511fe7721ff21ab61aecbe3a243408de34938a5cce3b5efccda13612c70e9f8e/analysis/1404344141/ Abraço @Edit: Creditos:
- 12 respostas
- 3.7k visualizações
-
Saudações queridos amigos do TK! Hoje venho trazer um tutorial mais básico porém muito útil. Vejo que algumas pessoas tem vontade de começar a vida em sprites, porém, ficam meio perdidos a como começar, veem em alguns tópicos agente falar sobre Hue, Dithering, AA e pensam "WTF?!". Então venho aqui hoje tentar explicar um pouco melhor sobre alguns conceitos e programas utilizados para tal ação. Vamos lá!: Quero fazer sprites, por onde eu começo?!?! Pixel art é sobre os pixels – simples assim. Esses tipos compartilham um ponto comum: Ter certeza que o seu foco está nos pixels. Comece devagar – Quanto mais larga a imagem que você está tentando fazer, mais te…
- 11 respostas
- 3.9k visualizações
-
Introdução Um tutorial postado pelo Galiant no Tibiabr achei legal e resolvi trazer para vocês, ja que vi que não existe muitos tutoriais de sprites aqui. Realidade do Sprite • Proporção Bom, começando esse nosso novo tutorial de sprites gostaria de chamar a atenção dos spriters que ja possuem certa experiência a ficarem atentos às proporções de seus sprites. 1º Exemplo: Como exemplo fiz essa Armor sem muitos detalhes ou efeitos de sombreamento, o objetivo é mostrar a vocês como uma proporção errada pode estragar um sprite: Aparentemente, não nos parece um sprite ruim, na verdade ele tem potencial...talvez sombreando ali na e…
-
- 11 respostas
- 4k visualizações
-
-
(minha versão atual/utilizada) Como dito no titulo, neste tutorial será ensinado como transformar (ou de um modo grosseiro, converter) uma imagem .Gif, .Png, .Bmp e .Jpg em uma sprite (.OBD) utilizando o próprio Object Builder, sem a instalação de terceiros. Vale lembrar que, você pode converter outros tipos de arquivos de imagem com a utilização de sites onlines para os tipos aceitáveis acima (link de um site deste tipo no final do post). Bom, siga o tutorial abaixo e certamente conseguirá fazer isto! Download Object Builder (versões atuais) Scan (da versão 0.4.6) Requisitos - Object Builder (versã…
- 11 respostas
- 9.6k visualizações
-
Criando sua bow Olá galera, hoje vou ensinar a vocês como criar uma bow, bem criar bows são mais faceis do que vocês pensem são somente 5 passos para fazer o seu arco. Outline. 1 -Primeiro vamos começar com a outline, bem fazemos primeiro o formato do arco, lembrando para deixar uma distancia boa para o espaço na corda. 2 - Bem agora vamos por a corda no arco a corda deve estar reta em pessoal não quero ver corda torta nos arcos não. 3 - Bem agora terminamos de modelar o arco, não precise deixar igual o meu pode deixar de acordo com sua criatividade. Coloração. 1- Be…
- 11 respostas
- 2.7k visualizações
-
Como ter uma noção de iluminação. A luz vem do noroeste, e refletida no sudeste e o sprite sempre tem que estar com sua iluminação. Lembrando que a parte do sudeste não é tão escura, por que a luz é refletida no caso. Veja no exemplo. 1- Luz direta. A luz e mais forte na parte do noroeste, pois a luz é direta fazendo que o efeito com brilho. 2- Luz refletida. Reparem que há pouca luz na parte sudeste da sprite, vocês podem notar que a luz é menor. Por que a luz vem do sudeste e refletida no noroeste? Lembrando que as sprites são na perspectiva 45°, por isso a luz vem do…
- 11 respostas
- 3.2k visualizações
-
Um tutorial realmente simples para fazer sua primeira guarda e o cabo sem parecer que é feito de papel para começar ignoraremos alguns efeitos de luz das sprites, como o luminosidade pelo lado da sprite, nesse tutorial consideraremos somente a claridade de acordo com o relevo Quanto mais alto mais claro Quanto mais baixo mais escuro Começamos com o formato. Normalmente o cabo tem 3 pixel no inteiro de grossura e 3/4 de altura A guarda comece com um formato redondo, e faça algumas pontas para fora (a critério do spriter) Você obterá algo parecido com isso (ou não) imagem ampliada: o segundo passo é a escolha de cores, no caso usarei um tom mei…
-
- 10 respostas
- 3.9k visualizações
-
-
Olá pessoal , trouse aqui para a TK o tutorial de como transformar uma outfit de Tibia em Pokémon! então vamos ao Tutorial! 1° Pegue uma Outfit como Base 2° Escolha uma Outfit de Pokémon do jogo GBA ; NDS 3° Vamos recortar os Principais traços da Outfit do NDS 4° Agora vamos Encaixar os traços na Outfit de Tibia, e depois recolorir do jeito que quiser Pronto , o Cabelo da outfit já está pronto! Agora é com Vocês! Creditos Poketibia Tutorial 100% Gostou do tutorial? REP+
-
- 10 respostas
- 4k visualizações
-
-
Anti-Aliasing Quando trabalhamos com pixels percebemos que as bordas dos desenhos costumam aparentar muito o fato de que os pixels são de fato quadrados. O problema de muitos desenvolvedores gráficos no começo do pixel art, foi justamente no momento em que precisavam desenhar elementos que não seguissem o padrão quadrado dos pixels, como por exemplo Círculos, Esferas, e bordas redondas. Para muitos, a solução desse problema surgiu com a criação da técnica de ANTI-ALIASING - ou simplesmente - AA. O AA foi um grande avanço no desenho de formas esféricas ou outras que precisassem passar a idéia de uma superfície lisa, sem irregularidades. Mas como isto é …
-
- 10 respostas
- 2k visualizações
-
-
Como fazer um OUTFIT créditos: sandfox Bem, primeiro, o mais básico de tudo: abra uma imagem 32x32. Depois, arranje a cabeça de um outfit de citizen de frente, e cole na imagem. Após posiciona-la no extremo noroeste do quadrado, faça uma base. Tente copiar de um outro outfit, para você ir "pegando a manha". Não precisa caprichar muito, pois é só um esboço. Após ter a base pronta, comece os detalhes. Depois, passe linhas pretas no contorno e defina as linhas internas num tom cinza escuro. Pinte os espaços em branco num tom cinza claro e o outfit estara pronto. Se você quizer fazer um outfit pra mudar de cor depois, mantenha…
-
- 10 respostas
- 5.2k visualizações
- 1 follower
-
-
Olá Tibianos,meu nick é Madarada e hoje venho lhes trazer um tutorial básico de spriting,espero que gostem. Antes de começarmos quero deixar claro que : Este tutorial foi feito com base em meus conhecimentos em spriting,ele não é uma verdade absoluta apenas um material desenvolvido e voltado para todos os membros iniciantes em nesta área. Este tutorial é minuciosamente detalhado e foi desenvolvido para leigos e iniciantes em spriting Neste primeiro tutorial iremos abordar um assunto muito importante que se chama outline.Futuramente virão tutorias de outline de monstros,armas,cenários mais por enquanto apenas humanóide. 1. Outline (humanóide) # Outli…
- 10 respostas
- 4.9k visualizações
-
Eai Tibianos! Venho Mostrar Como "CRIAR" Suas Proprias Sprites No PAINT! Índice O que você vai precisar O que eu vou precisar Configurando o paint Criando suas próprias armas O que você vai precisar: O que eu vou precisar: Configurando o paint: Criando suas próprias armas: Espero Que Gostem!!! Não Esquesao De Comentar! Desculpa Se Postei Na Area Incorreta! Abraço...
-
- 10 respostas
- 2.3k visualizações
-
-
Alguns membros haviam me pedido algo referente ao AA, se alguém se interessar em postar seus resultados, à vontade. Por quê um Tutorial em imagem? Acho mais prático. Base:
-
- 9 respostas
- 1.9k visualizações
-
-
-
Criando sua propia sword Programas usados: Paint Bem primeiramente vamos abrir o paint, e em seguida aperte Crtl + E e abrira a seguinte tela: Coloque a largura 32 e altura 32, em pixel porfavor, lembre-se todas as sprites do tibia são feitas em 32x32. Agora vamos com a sprite primeiramente comessamos com a ponta da lamina Coloquei 2 tipos de pontas para vocês, mas quando forem criar sua propia sword usem a criatividade. Lamina e Guarda Esta quase pronta só falta o cabo da sword, estamos quase terminando a chamada Outline Out…
- 9 respostas
- 2.4k visualizações
-
Com esse tutorial vou ensinar a cortar sprites de forma rápida. Utilizei o Adobe Photoshop CS6 (inglês) no tutorial mas acredito que versões anteriores tenham as mesmas ferramentas. O tutorial será todo com imagens qualquer dúvida que aparecer eu esclareço. 1° Passo: 2° Passo: 3° Passo: obs: Não é necessário colocar "8 e 6", isso é a quantidade de linhas e colunas. 4° Passo: 5° Passo: Resultado:
-
- 9 respostas
- 8.4k visualizações
- 1 follower
-
-
Ola pessoal =D Bom,hoje vou ensinar o básico do Pixel Art =S: Técnicas de pixel art Pixel art conta com algumas técnicas diferentes de qualquer outro tipo de arte, por ser uma arte de baixa resolução. Dithering: É o uso de padrões de pixels para se criar a ilusão de que existem mais cores do que realmente se estão sendo usadas. Também é usado para se fazer texturas. Anti-Alias (ou AA): Técnica para se suavisar linhas, usando tons médios para reduzir o contraste entre a cor da linha e a cor que envolve a linha. Sombreamento: O sombreamento em pixel art deve ser feito como em objetos reais, com base em uma fo…
-
- 9 respostas
- 2.7k visualizações
-
-
Introdução Um belo tutorial feito pelo Galiant de criação de humanoides Humanóides Certo galera, finalmente vamos ter uma perspectiva que é do interesse de todos, suponho eu hahaha e uma das coisas que tenho me especializado nesses ultimos meses. Bom... Pra perspectiva humanóide não há nada mais do que seguir uma coisinha básica que aprendemos na escola que antigamente não servia pra muita coisa mas AGORA ela nos começa a ser útil...estou falando da famosa GEOMETRIA. Sim, a começar pela perspectiva em si. Perspectiva . Caso perguntem, a perspectiva do Tibia é um estilo de Pixel art no padrão "Top down isométrico em 45 graus"…
- 8 respostas
- 2.1k visualizações
-
Criando Masks Hoje eu vou ensinar a vocês criarem masks para suas outfits, primeiramente vou explicar oque é mask. Mask: Mask é uma sprite pintada da sua outfit com as seguntes cores, amarelo, vermelho, verde e azul, as masks possibilitam a troca de cor no tibia. Primeiramente como fazer uma mask? Para fazer uma mask você primeiro tem que ter uma copia da sua sprite, vamos pegar por exemplo a Citizen, e vamos começar a pintala. As cores O amarelo você devera pintar a cor do cabelo da sua sprite, ela é a parte que modificara quando o player estiver mechendo no "head". O Vermelho devera pintar a cor…
-
- 8 respostas
- 1.9k visualizações
-
-
Bom dia, boa tarde e boa noite amigos do TK! Venho hoje trazer um tutorial traduzido que tem como o tema "Pensando em Cores" na hora de criar sua sprite! Este tutorial me ajudou muito quando comecei a fazer sprites e espero que possa ajudá-los tanto quanto me ajudou! Vamos lá: Pensando em cores Eu passo muito tempo em uma série de Fóruns de RPG e muito deste tempo que passo é gasto dando às pessoas feedback sobre suas sprites. A minha crítica mais comum se tornou uma espécie de bordão e até poderia ser pensado como uma tese para esta série inteira de tutoriais: as cores precisam de mais contraste. A escolha da cor faz ou quebra uma sprite. Cores - e o …
- 8 respostas
- 2k visualizações
- 1 follower
-
Voltar para: Por onde começar? [iI] Termos relevantes do Pixel Art Anti-aliasing (AA): Anti-aliasing é o método de fazer bordas acentuadas parecerem suaves. Você deve estar familiarizado com anti-aliasing, porque um monte de programas e ferramentas faz isso automaticamente. Quando estamos falando sobre Pixel Art, de qualquer maneira, anti-aliasing significa anti-aliasing MANUAL. Manual AA significa suavizar as áreas acentuadas por posicionamento manual de pixels de uma diferente cor para facilitar a transição. Aqui vai um exemplo: Acima você vê a mesma imagem sem AA na esquerda, e com AA na direita. Há várias armad…
- 8 respostas
- 1.5k visualizações
- 1 follower
-
Nota: algumas imagens tem magias em branco, portanto não é possível vê-las, para vê-las vá ao tópico original. Fazer suas primeiras magias/spells é sempre um passo importante par aum spriter. Poucos são aqueles que se aventuram nesse ramo, visto que é importante ter uma boa noção de perspectiva, cor e animação para alcançar um bom resultado. Este tutorial é uma boa forma que encontrei para treinar cada um de vocês na arte das magias, algo que demorei um bom tempo para aprender mas que agora, será passado a vocês de forma muito mais simples: Toda spell, para ser bem fluida (sem intervalos estranhos ou imperfeições - smooth) precisa ter no mínimo 8 frames. …
-
- 7 respostas
- 2.8k visualizações
-
-
Olá velho aqui trazer um tutorial de como fazer um outfit! [sIMPLES] Vamos ao tutorial! 1; pegue um Outfit para usar como base , para criar uma nova! Link Homem: http://img218.images...73/mask1eb6.png Link Mulher: http://i10.tinypic.com/47mkx3o.png 2; Escolha o tipo de Outfit que você irá fazer, Recolora a Outfit com as cores de preferência. 3; Adicione Sombra para sua Outfit ficar mais Realista e Mais bonita ; ] 4; Agora adcione os ultimo retoques para a sua outfit ficar legal! do jeito que voce quizer! como gosto de pokemon fiz essa. Não se esqueça de recortar em 32x32 e de salvar a imagem em BMP. E Sempre use a c…
-
- 7 respostas
- 3.3k visualizações
-
-
Tutorial: Wolowizard Atenciosamente, Mophus
-
- 7 respostas
- 1.7k visualizações
-
Quem Está Navegando 0
- Nenhum usuário registrado visualizando esta página.