Ir para conteúdo

Remere's Map Editor

Tudo sobre a ferramenta de criação e edição de mapas open source RME, Remere's Map Editor.

Atenção!

- Guias sobre como mapear, técnicas e exemplos de mapping, estrutura, detalhamento, bordeamento, entre outros. Tutoriais sobre ferramentas de edição de mapas, configurações e compatibilidade do Map Editor com clients, data/items, sprites, extensões e Game Design (RPG).

- Ao ler um tutorial, dê reputação ao membro que o publicou e comente no tópico. Este pequeno incentivo faz com que membros continuem trazendo tutoriais e outros conteúdos ao fórum.

- Se o conteúdo não for seu, adicione Créditos!

- Por motivos de segurança é necessário que um membro da equipe Aprove o seu Tópico, dessa forma mantemos o fórum organizado e livre de conteúdos maliciosos, obrigado pela compreensão!

Subfóruns

1. Started by SkyDark,

Bom nao sei se tem esse tuto aki no forum mais vamos la Primeiro crie um lugar com pares e com os pisos onde vai ser o templo Depois fassa um lugarzinho onde o player aparece quando morrer Depois caso vc queria por nps no templo ponha algum lugar especifico para eles a e tambem ponha os tps que levaram para os certos lugares EX:Sala de huntes,eventos e tals. Mas caso vc queria que tenha hunts no templo fassa o seguinte Crie um novo andar e fassa isso Se quiser mais tps so fazer isso varias vezes Bom é isso pessoal ate Mais FLW Fiz DOUBLE POST SEM QUERE FOI MALS

• 3 respostas
    • 810 visualizações
  2. Started by Guizito,

Construções Vamos começar a aula ‘explorando’ o RME. Para fazer sua construção, tenha em mente duas coisas. 1º Casca //X// 2º Decoração Para montar a sua casca você precisa inicialmente ter em mente de alguns tipos de formatos agradáveis para montar sua construção. Eis alguns meros detalhes: Após ter em mente, alguns formatos a se seguir. Você deve iniciar a montagem de sua área. Siga a ‘tabela’ da casca. Vamos montar a parede de seu local: Escolha o tipo de parede e o tipo de formato a se usar, não tem problema errar no tipo de parede [se erra no tipo de parede, partir do momento que o que fora montado no fina…

• 3 respostas
    • 889 visualizações
  3. Started by Anyur,

Faaala galera do TibiaKing, tudo certo com vocês? Estou aqui para postar a nossa primeira aula, feita por mim e pelo Brund! O Mapa foi elaborado pelo Brund e eu estarei elaborando o texto que vocês vão ler abaixo. O tutorial contém 10 imagens explicativas! Bom, para começar, o mais simples de tudo é colocar a grama (grass) no lugar, então, é só fazer o formato que você quiser! Isso você pode fazer tranquilamente pelo Terrain Palette! Esse foi o formato escolhido pelo Brund para fazer o tutorial. Agora, é bom deixar claro que toda nature tem algum rio passando perto ou o mar, em algum momento qualquer! E esse é o próximo passo! …

• 3 respostas
    • 979 visualizações
  4. Started by Mophus,

~~ [iNICIANTE] - MAPPING - NATURE ~~ TibiaKing.com - Seu portal sobre Tibia&OTServ Tutorial retirado da OTLand e feito por: Andy Man Olá girls and boys, Este tutorial eu achei bem simples, mas é só mesmo para você pegar a ideia de como fazer uma nature, caminho entre montanhas, ou outro tipo de random. DESLIGUE O SEU AUTO-BORDER, ANTES DE MAPPEAR Siga os passos, dúvidas por meio do tópico ou MP. 1° passo: Faça um traçado, sem ser muito grande. 2° passo: Mude o traçado. Randomize, edite, personalize a área que fez acima. Pronto, este formato está agradavél. 2° passo: Agora vamos aos detalhes. unca coloque várias - "trees" - árvores dive…

• 3 respostas
    • 1.5k visualizações
  5. Started by Mophus,

Sim, como você provavelmente esperava neste tutorial eu vou lhe dizer como fazer bom olhar, a natureza (mas não se espantem!) Detalhadamente. Primeira coisa que você deve fazer é desligar o autoborder e usar apenas a paleta RAW (exceto colocando fundamentos). Aqui vamos nós: A maioria dos fundamentos necessários para a criação de natureza raw ou terrain pallete, ele realmente não se importa se você usar o raw-pallete ou terrain-pallette. Eu também recomendo terrain pallette porque ele é de grama auto-randomizado (é muito mais rápido de usar que em vez de randomizar-lo manualmente, acho mais fácil fazer isso ...) Ok, então vamos dizer que eu quero fazer uma estrada com um…

• 3 respostas
    • 1.1k visualizações
  6. Started by xFatality,

Olá Tibia King ! Hoje,vou fazer um tutorial de loja de food. Uma imagem de exemplo : (o meu tutorial ira ser diferente dessa imagem). 1° Base e Piso Primeiro iremos criar a base da nossa loja de food. Estarei criando para o tutorial uma base de loja para uma cidade comum. Usarei as paredes tradicionais. Sempre variando-as. Após por as paredes iremos colocar o piso. O piso tem que ser dividido entre "O player" e a "Vendedora". Adicione o piso,alguns detalhes e etc. 2° Área de cultivo Iremos agora criar uma área de cultivo. Sempre lembre-se: Toda área de cultivo tem de ser fechada por um cerca. Após fazer a área com a cerca ponha o …

• 3 respostas
    • 631 visualizações
  7. Started by Setth,

Pessoal, nessas aula falarei sobre os monstros Tibia, dando dicas de bons lugares de colocar as áreas de caça do mesmo. Então vamos lá. Cyclops, não são nem um poucos sociais, vivem em montanhas e cavernas, fazendo desses lugares suas casas. São uma raça parecida com os humanos, sua grande meta e achar ouro e metais. Veja uma foto de uma Hunt de Cyclops em montanha: Como são escavadores, tudo começa em uma montanha, por isso minha dica que essa área de caça esteja em uma área afastada da civilização humana e numa montanha. Como são caçadores de metais preciosos, não são amigáveis com os aventureiros que entra em seu território, atacando-o usando sua…

• 3 respostas
    • 1.1k visualizações
  8. Started by Tibia2015br,

https://www.youtube.com/watch?v=SpjKGizK3JM Ai se tem outro tópico igual malz aew soq tenho certeza q não é com esse video function onUse(cid, item) local chest = {1746,1747,1748,1749} -- IDs dos chests if isInArray(chests, item.itemid) then for i = 1, 10 do doPlayerAddItem(cid, getContainerItem(item.uid, i)) end else doPlayerSendCancel(cid, "The chest it's empty") end return true end credito do script Caronte se te ajudei mi ajude dando um like

• 3 respostas
    • 673 visualizações
  9. Started by L3K0T,

Bom galera eu vejo muitos futuros Administradores Mirim de Poketibia, maioria deles iniciante tem problema em abrir o mapa do seu Otserv de Poketibia, hoje eu venho lhe mostrar como é simples abrir o mapa, sem ter as coisas todas estranhas, sem tela rosa etc... os problema pra quem não abre certo, questão de 00:01:32 (minuto) e você vai aprender pra nunca mais esquecer. REQUERIDO * 1 server * 1 cliente descompactado * 1 RME versão pra 8.54+ 2.1 Vídeo Aula

10. Started by AndreAzevedo,

Olá galerinha do TK. Eu só venho pedindo ajuda, hehehe decidi ajudar também. MapEditor: RME - 2.2 Tibia: V8.6 Então galerinha, eu vou mais é dar umas dicas de como você pode editar ou criar do zero uma Hunt, "Esta hunt é para ot 8.6 e não tem download." pois é mais umas dicas pro pessoal que quer ter mais noção em fazer seu mapa próprio e não baixar nada da internet... Vamos lá! Primeiro passo, escolher o que quer fazer, eu hoje estarei fazendo uma hunt para meu servidor, para uma area vip donate. e o mob que escolhi foi Dragon, Dragon Lord, e seus babys, com portal. Escolha a area que deseja fazer a sua hunt. Não deve ser muit…

• 3 respostas
    • 2.8k visualizações
  11. Started by Renato,

Criando/Detalhando House (Estilo Carlin) .: Montando a Estrutura. 1. Primeiro, crie o formato de sua house 2. Comece adicionando janelas, outras paredes que formas diferentes, velas, etc. (detalhando) 3. Adicione agora a borda da casa, e não esqueça de deixar a janela livre e não esqueça também das pontas (: 4. Crie agora o segundo andar da casa (opcional) 5. Agora vamos para o telhado, primeiro comece pela primeira ponta. …

• 2 respostas
    • 1.6k visualizações
  12. Started by Erimyth,

• Áreas quadradas Geralmente quando começamos a mappear, fazemos alguma coisa quadrada, mas isso pode ser prejudicial e você deve evitar isto, uma forma simples é usando o grande Remere’s Map Editor, pois ele tem o tal do Auto-Boarder. Porém, tomem cuidado com esta função, ela é ótima, mas pode também te trazer prejuízos, como por exemplo falta de detalhamento e até mesmo mau formatação das bordas... Mas como esse tutorial é uma explicação para iniciantes isso é bem relevante. MODO ERRADO! MODO CORRETO! Espero que depois deste tutorial básico, vocês tenham uma simples noção de como fazer uma área um pouco mais aconchegante. Créditos: S…

• 2 respostas
    • 925 visualizações
  13. Started by Skywar,

Troll e Troll Champion Pessoal, nessas aula falarei sobre os monstros Tibia, dando dicas de bons lugares de colocar as áreas de caça do mesmo. Então vamos lá. ___________________________________ Troll, não são bem amigáveis com qualquer outra raça, por isso não coloque junto com humanos, orcs, minotauros ou elfos. São bem sujos, na seu habitat há bastante sujeira e resto de comida. Não há muita força, por isso é bom lugar de hunt de level baixo, por isso não coloque monstro mais fortes. Na onde vives, deve haver fogo para eles se aquecer e cozinhar seus alimentos, coloque pedras e um pouco de lixo, não exagerando em ambos. Esse esti…

• 2 respostas
    • 1.6k visualizações
  14. Started by Skywar,

Cyclops, Cyclops Drone e Cyclops Smith Pessoal, nessas aula falarei sobre os monstros Tibia, dando dicas de bons lugares de colocar as áreas de caça do mesmo. Então vamos lá. __________________________________________________________ Cyclops, não são nem um poucos sociais, vivem em montanhas e cavernas, fazendo desses lugares suas casas. São uma raça parecida com os humanos, sua grande meta e achar ouro e metais. Veja uma foto de uma Hunt de Cyclops em montanha: Como são escavadores, tudo começa em uma montanha, por isso minha dica que essa área de caça esteja em uma área afastada da civilização humana e…

• 2 respostas
    • 1.5k visualizações
  15. Started by Kimoszin,

Ola pessoal, nessa simples dica, vou ensinar como fazer uma house com 2 portas, muito facil. Jogando alguns OTserver vi que muitos mappers costuman errar ao fazer houses de 2 portas, Veja a imagem abaixo (Casa feita do modo errado) Se o dono da casa deixar a outra porta aberta, qualquer player pode chegar ali e roubar os items dos 3 sqm a frente Para evitar que isso nao aconteça é facil, so adicionar o sqm da casa aonde a porta vai ficar Veja a imagem abaixo (Casa feita de modo certo) Bom pessoal é isso, essa foi uma simples dica

• 2 respostas
    • 1.3k visualizações
  16. Started by Skydangerous,

Praias: Bom, praias são lugares gostosos de se visitar, com vegetações tipo coqueiros , conchas e tudo que uma praia tem. Porém existe algumas praias desabitadas, onde se encontra pedaços de navios jogados. Pisos: Os pisos são simples, um piso de areia claro, e outro para uma vegetação rondando a praia. Veja a seguir exemplos: Bordas: Vamos utilizar as bordas dos pisos normais, mas agora podemos utilizar umas bordas grossas que fica legal. Veja a seguir exemplos de uso: Detalhes: O detalhe é bem simples, quase tudo mundo foi numa praia e sabe o que tem, então …

• 2 respostas
    • 1k visualizações
  17. Started by TonyHalk,

.Bem para começar vou mostrar os tipos de entrada que você pode ultilizar. "entradas de montanha" 2.Depois de ter feito a montanha marque o lugar onde você quer colocar a entrada e deixe alguns sqms como na imagem. 3.Depois remova alguns tiles da moutain e logo em seguida colocar uma rampa na area de preto. O ID na rampa é 6127 .. 4. Você também precisa colocar uma escada de pedra sob o solo. 5. Depois de feito isso, você coloca uma entrada da caverna na frente da rampa,e então depois você coloca o "moutain walkable" para cobrir o buraco negro.

• 2 respostas
    • 771 visualizações
  18. Started by Omaximo,

1° Crie uma casa com uma porta e com fundos abertos de modo que quem esteja fora da casa não consiga entrar pelos fundos 2° Clique na ferramenta de seu MapEditor que se parece com uma casa denominada ''Ferramenta de Casa'' ou ''House Tool'' e com essa ferramenta selecionada clique na porta da casa. Irá aparecer a seguinte box Em Cidade caso você já tenha criado uma pelo MapEditor coloque-a senão deixe como está. Em Nome coloque ''Área Vip'' Em Aluguel deixe como está. Em custo coloque 0. Após fazer tudo isso clique em ''Adicionar''->''Salvar'' e depois em ''Selecionar''. Selecione somente o tile em que se encontrá a porta da casa. …

• 2 respostas
    • 963 visualizações
  19. Started by 3visan,

Introdução Aula I Pessoal eu tinha esse tutorial postado no meu tópico de aulas de mapping porem, quase ninguem visitava então vou postar nessa seção também rs. Mapping, oque é? Mapping é o ato de criar mapas, tanto faz se for para um otserver ou um desenho mesmo, a seguir vou mostrar alguns mapas para vocês. Créditos pela imagem: Lambix Quais ferramentas estão disponiveis para mim usar? Atualmente temos dois mappers editores, Remeres map editor e o SimOnes map editor, ambos são exelentes o bom do SimOnes Map editor é para quem não gosta de usar o auto-border na minha humilde opnião é o melhor, mas lembre-se quem faz o …

• 2 respostas
    • 657 visualizações
  20. Started by Ryzor,

Olá pessoal do Tibia King , nosso tutorial de hoje será como formatar a montanha , ou seja deixá-la de uma formato agradável , não muito quadrado . Primeiramente começamos a fazer a base com os seguintes ids : Id's : 877--873--874 Viram a diferença entre a 1° e a 2° imagem ? Agora temos que colocar as bordas. Oque séria bordas? Efeito de borda é uma alteração na estrutura, na composição e/ou na abundância relativa de espécies na parte marginal de um fragmento. Tal efeito seria mais intenso em fragmentos pequenos e isolados. Fonte : Wikipedia Id's : 4474~4468 O legal , é deixar algumas partes sem bordas ,…

• 2 respostas
    • 820 visualizações
  21. Started by VictorFT,

Tema:Nature Créditos: VictorFT (Mapa,Imagens,Textos...) Left4dead (Árvores) TonyHanks (Uma Ideia de Mapping) Hey peoples, tudo bom? Então galera estava pensando em fazer mais um Tutorial , para não ficar 'Parado', então acabei pensando em fazer um tutorial de Nature, eu sei que existem diversos Tutoriais de Nature, mas o meu pode ser um que te ajude,ou de outra pessoa.Tentei fazer um tutorial bem agradável, colocando nome nas imagens e etc. Vamos ao que Interessa Nature, seu nome ja da pra perceber natureza, a natureza é um Local ,que sempre existirá em todo tipo de jogos, rpg's etc.Elá…

• 2 respostas
    • 1.1k visualizações
  22. Started by VictorFT,

Criando e Detalhando Caves Hello pessoas , Tudo Bom? Como fiz uns tutoriais de Jungle e outro de Nature , venho trazer um tutorial de cave feito por mim, então primeiramente quero agradecer aos que me Apoiam a continuar mappeando. Cave e sua importância Primeiramente , cave é quase oque defini um Mapa cave tem que ser algo agradável , não algo que os players não gostem , não quero desrespeitar quem gosta de Baiak, Mas pelo amor de Deus as caves de Baiak são mal feitas. Cave é um local onde o player fará uma Rotina até um certo level.Então você fala assim "Bobagem pra mim cave o importante é que upa", Certamente você está certo, ma…

• 2 respostas
    • 1.2k visualizações
  23. Started by VictorFT,

Trocando a Versão do Seu Mapa by VictorFT Eai, galera tudo bom? Hoje vim trazer um tutorial de Como trocar a Versão do Seu Mapa.Como assim Victor?Por exemplo nos temos um mapa 7.6 e queremos deixa-lo 8.6 , Hoje nos iremos aprender isso. TUTORIAL (por imagens) Primeiro Passo Segundo Passo Terceiro Passo Quarto Passo Quinto Passo

• 2 respostas
    • 571 visualizações
  24. Started by VictorFT,

(imagem feita por VictorFT) Hello peoples , to postando um Tutorial da OTLAND sobre cachoeira... Primeiro Cachoeira é linda pela sua Nature é uma raridade , e é muito linda além de ser agradável.Ouvir um som de um Cachoeira levemente e suavemente, uma coisa fantástica que a natureza nos trouxe sem o Homem Mexer.Cachoeira tem que ser uma Coisa Linda sem auto border.Faça algo bonito como a imagem acima está mostrando.Primeiro você pode Esconder a Nascente é mais facil. Agora vamos aprender a fazer uma Cachoeira!! Créditos: Crolly (Imagens) VictorFT (Texto/Tradução) Primeiro Passo Primeiro de tudo faça a sua Base, até ficar…

• 2 respostas
    • 1.3k visualizações
  25. Started by xFatality,

Ruínas/Cidade Abandonada Primeiramente, acho que você deverá entender o que é ruínas e como elas são. É o termo que descreve o resto, destroço ou vestígio de uma estrutura. Muitas civilizações deixaram suas ruínas como único vestígio; outras, como marca mais forte de sua arquitetura. Isto se aplica às famosas ruínas gregas, às construções em Angkor e às ruínas maias. Figurativamente pode designar decadência, degradação ou perda de crédito financeiro. Para fazer as Ruínas no Tibia, aconselho fazer com dois tipos de paredes, que são os dois estilos mais parecidos com as ruínas reais. Então para fazer Ruínas no seu mapa, poderíamos di…

• 2 respostas
    • 937 visualizações
  26. Started by VictorFT,

Tutorial Templo ~~ Eai galera tudo bom? Hoje vim ensinar a montar um templo. Templo é a base de um Ot, sempre que for montar um mapa próprio comece pelo templo, pois o Jogador nascerá lá.Alguns ot's o Jogador terá mais de um Local para nascer , por exemplo Global , você pode ser de Carlin,Thais e etc O templo é muito importante,não é porque seu ot vai ter um local que o jogador vai nascer ai você pensa assim "Ah. não vou fazer outro templo" então não irá ter cidades no seu Ot?Templo é um local sagrado, toda cidade deve ter pode ser em cima de uma Cachoeira, pode ser deserto,gelo,fogo,destruído e oque for.Mas tem que ter um Templo. E…

• 2 respostas
    • 3.9k visualizações
  27. Started by Vampira,

Como não vi nenhum tutorial recente de como criar um barco (para iniciantes) eu decidi trazer um tuto pra cá siga as intruções: 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º ID geral de partes de barco: creditos: eu e Sizaro e Tony Halk Bom por enquanto é isso, não expliquei muito porque as imagens já falam por si só... Espero que ajude muitos iniciantes nesta area!

• 2 respostas
    • 1.2k visualizações
  28. Started by VictorFT,

Básico: House Detalhamendo de Ruas Olá, pessoal tudo bom?Então gente , como podem ver reduzi um pouco os meus tutoriais porque estou de Viajem. Mesmo assim estou tentando ter ideias para tutoriais mas não chegam na minha cabeça. Agora mesmo uma hora atrás por ai estava fazendo um tutorial de House para vocês , e um detalhamento de ruas bem rapidinho. Mas o Tutorial Se baseia mesmo em House! Então quero falar que não é difícil fazer House , só tem que ter prática , e também saber fazer o Telhado que ele da um gostinho na house (pra mim). Espero Ajudar muitos Casa na vida Real: Casa no Tibia: P…

• 2 respostas
    • 1.4k visualizações
  29. Started by Guizito,

Muralhas! Materiais Você pode usar diversos tipos de materiais, irei fazer este tutorial demonstrando 2 tipos, e farei apenas uma muralha, do tipo que eu acho mais ‘fascinante’ a entrada de um reino, com vários tipos de proteção (arqueiros de vigília, guardiões, entre outros). Veja os itens que usaremos e que podemos usara para construir a estrutura : Madeira / X / Pedra Fazendo a base da muralha Como eu irei fazer ‘a cara’ (entrada) da muralha primeiro, aqui vai um exemplo de como fazê-la. Fazendo a base Primeiro eu decoro, usando itens como (estatuas, tochas, cadeiras, etc.…

• 2 respostas
    • 837 visualizações
  30. Started by Anyur,

Área de Wyvern Olá pessoal, vou tentar mostrar para vocês como fazer uma área para Wyverns! Geralmente eles vivem em montanhas, em cima ou dentro delas. Seu habitat é constituído por chão de pedra mas o local também pode ter uma boa nature! Etapa1 Para começar, faça o seu contorno, a área desejada para os wyverns ficarem. Saiba que geralmente não é grande, eles são um pouco solitários e ficam com no máximo 3 no mesmo local. Faça o chão usando pedra e coloque as bordas de montanha. Imagem da Etapa 1 Etapa2 Com isso, você poderá fazer os complementos do seu mapa. Coloque as…

• 2 respostas
    • 994 visualizações
  31. Started by Anyur,

Apagando e Colocando Mapas Olá, hoje vou ensinar à como fazer recortes de mapas, podendo apagá-los ou até colocá-los em outros mapas. Primeiramente, abra o seu Remere's Map Editor. Para abrir mais um mapa, é só apertar em "File > Open > Mapa Desejado". Ficará mais ou menos assim no topo das janelas: Agora, você verá no canto inferior direito, o que contém na seguinte imagem: Aperte nesse botão, ele ficará assim: Atenção! Esse botão dessa maneira é essencial para que tudo ocorra certo, e à cada uso, ele é resetado, voltando à condição inicial, portanto esse passo deverá ser repetido sempre. Agora,…

• 2 respostas
    • 1.1k visualizações
  32. Started by vital900,

Olá galera, Por meio deste material, estarei tentando explicar a galera oque é certo e oque é errado no mapping. Para mostrar oque têm e oque não têm lógica. Tentando acabar com os baiaks e poke styles. Bom, para começar isto tenho que explicar oque seria lógico.. Bom algo lógico seria algo coerente, ou seja, para você fazer uma boa área ela tem que ser coerente com aquilo que você deseja retratar, ela tem que "seguir um padrão". Primeiro, para quem não sabe oque é coerência, Coerência: Idéias ou fatos que unidos tornam algo lógico, algo que possa existir. Logo, percebemos que para mappear não podemos simplesmente unir várias 'coisas' e formar uma COISA, que esta '…

• 2 respostas
    • 1.1k visualizações
  33. Started by PsyMcKenzie,

Caves Underwater Bom galera, vamos começar! Lembrando que o tutorial foi feito por mim. Parte 1 - Comece adicionando Ocean Floors ID's: 5405 á 5410 pra quem não sabe onde encontrar, esta localizado em RAW - Sea, aliás, todos items do nosso tutorial podem ser encontrados la. Em seguida, adicione Earth ( terra ) ID's: 5631 á 5654. Parte 2 - Faça um Barco ID's: 5442 á 5460 em algum lugar do seu mapa, e adicione nele alguns detalhes. Parte 3 - Adicione Algas ID: 5421 por todo o mapa. Parte 4 - Agora pessoal, adicione por todo o mapa, todo tipo de Stones ID's: 5411 á 5416, 5422, 5423, 3607 á 3616. Parte Final - Agora na parte final, adicione pelo mapa, tod…

• 2 respostas
    • 754 visualizações
  34. Started by Beyond Sky,

Essa lista de extensões é de um moderador de um fórum gringo (Peroxide) e é bem interessante para os mappers avançado que usam só RAW. esteja certo de que seu remere's seja o mais atualizado necessário antes de usar essas extensões, as extensões estão nomeadas com um "#" para que apareçam no topo de sua lista RAW. Obs.:se você estiver com um item.otb diferente das extensões irá aparecer items diferente em seu editor. Como adicionar.

• 2 respostas
    • 817 visualizações
  35. Started by kaiquegabriel,

Criando casas no remeres map editor. É uma coisa bem simples, mas como temos membros novos no fórum vou ensinar com uma vídeo aula.. desculpem pelas demoras no final, é o meu primeiro vídeo UIAHUIA. Atenciosamente.

• 2 respostas
    • 1.3k visualizações

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Confirmação de Termo