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(Resolvido)Diferença entre scripts


Ir para solução Resolvido por xWhiteWolf,

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Estou voltando ao mundo do Open Tibia (na área de desenvolvimento) e estou testando meu potencial em scriptings quando me fiz ausente tinha um conhecimento bom já não tão grande mas quebrava um galho agora voltei e percebi que regredi bastante. Enfim, eu estava pegando uns scripts pra dar uma estudada e me deparei com uma coisa louca e gostaria muito que vocês experientes me ajudassem com isso.
 
Peguei esse script da annihilator lever e está muito louco bem diferente do antigo postarei os dois e gostaria de saber qual a diferença entre os dois e se pudessem me explicar as vantagens e as condições usada no novo pq me embananei todo olhando esse script.

 
Script Novo (que não entendi nada, o que aconteceu com a famosa function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)) :
 
local players_area =  {
	{x = 33225, y = 31671, z = 13},
	{x = 33222, y = 31671, z = 13}
}
local new_player_pos = {
	{x = 33222, y = 31659, z = 13},
	{x = 33221, y = 31659, z = 13},
	{x = 33220, y = 31659, z = 13},
	{x = 33219, y = 31659, z = 13}
}
local demonPos = {
	{x = 33219, y = 31657, z = 13},
	{x = 33221, y = 31657, z = 13},
	{x = 33223, y = 31659, z = 13},
	{x = 33224, y = 31659, z = 13},
	{x = 33220, y = 31661, z = 13},
	{x = 33222, y = 31661, z = 13}
}

function getPlayerCountInArea(toPos, fromPos)

	local count = 0
	local cid = {}

	for x = fromPos.x, toPos.x do
		for y = fromPos.y, toPos.y do
			for z = toPos.z, toPos.z do
				local creature = getTopCreature({x = x, y = y, z = z, stackpos = 255}).uid
				if(creature > 0) then
					if(isPlayer(creature)) then
						table.insert(cid, creature)
						count = count + 1
						if(getPlayerLevel(creature) < 100) then
							return "All players must be above level 100."
						end
					elseif(isMonster(creature)) then
						return "Players are allowed only."
					end
				end
			end
		end
	end

	if(count < 4) then
		return "You need 4 players."
	else
		for i = 1,4 do
			Player(cid[5-i]):teleportTo(new_player_pos[i])
			Player(cid[5-i]):getPosition():sendMagicEffect(CONST_ME_TELEPORT)
		end
	end
	return true
end

function SummonDemon(Pos)
local count = 0
local cid = {}
	for x = Pos[1].x, Pos[4].x do
		for y = Pos[1].y, Pos[6].y do
			for z = Pos[1].z, Pos[6].z do
				local creature = getTopCreature({x = x, y = y, z = z, stackpos = 255}).uid
				if(creature > 0) then
					if(isPlayer(creature)) then
						return "A team is already inside the quest room."
					elseif(isMonster(creature)) then
						table.insert(cid, creature)
						count = count + 1
					end
				end
			end
		end
	end
	
	for i = 1, #cid do
		doRemoveCreature(cid[i])
	end

	for i = 1, #Pos do
		doSummonCreature("Demon", Pos[i])
	end
	
	return getPlayerCountInArea(players_area[1], players_area[2])
end

function onUse(cid, item)
	if(item.itemid == 1946) then
		local condition = SummonDemon(demonPos)
		if(condition ~= true) then
			doPlayerSendCancel(cid, condition)
		end
	else
		Item(item.uid):transform(1946)
	end
	return true
end
 
Script Antigo (do qual tenho total conhecimento sobre o que acontece ou não e por que)
-- Alavanca Annihilator Quest
-- by Nottinghster
 
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)
        if item.uid == 7000 and item.itemid == 1945 then
                player1pos = {x=1109, y=1204, z=11, stackpos=253}
                player1 = getThingfromPos(player1pos)
 
                player2pos = {x=1110, y=1204, z=11, stackpos=253}
                player2 = getThingfromPos(player2pos)
 
                player3pos = {x=1111, y=1204, z=11, stackpos=253}
                player3 = getThingfromPos(player3pos)
 
                player4pos = {x=1112, y=1204, z=11, stackpos=253}
                player4 = getThingfromPos(player4pos)
 
 
                if player1.itemid > 0 and player2.itemid > 0 and player3.itemid > 0 and player4.itemid > 0 then
                        queststatus1 = getPlayerStorageValue(player1.uid,7000)
                        queststatus2 = getPlayerStorageValue(player2.uid,7000)
                        queststatus3 = getPlayerStorageValue(player3.uid,7000)
                        queststatus4 = getPlayerStorageValue(player4.uid,7000)
 
                        if queststatus1 == -1 and queststatus2 == -1 and queststatus3 == -1 and queststatus4 == -1 then
                                nplayer1pos = {x=1128, y=1181, z=11}
                                nplayer2pos = {x=1129, y=1181, z=11}
                                nplayer3pos = {x=1130, y=1181, z=11}
                                nplayer4pos = {x=1131, y=1181, z=11}
 
                                doSendMagicEffect(player1pos,2)
                                doSendMagicEffect(player2pos,2)
                                doSendMagicEffect(player3pos,2)
                                doSendMagicEffect(player4pos,2)
 
                                doTeleportThing(player1.uid,nplayer1pos)
                                doTeleportThing(player2.uid,nplayer2pos)
                                doTeleportThing(player3.uid,nplayer3pos)
                                doTeleportThing(player4.uid,nplayer4pos)
 
                                doSendMagicEffect(nplayer1pos,10)
                                doSendMagicEffect(nplayer2pos,10)
                                doSendMagicEffect(nplayer3pos,10)
                                doSendMagicEffect(nplayer4pos,10)
 
                                doTransformItem(item.uid,item.itemid+1)
                        else
                                doPlayerSendCancel(cid,"Alguém em seu time já fez esta quest.")
                        end
                else
                        doPlayerSendCancel(cid,"Você precisa de um grupo de 4 pessoas para esta quest.")
                end
 
        elseif item.uid == 7000 and item.itemid == 1946 then
                if getPlayerAccess(cid) > 0 then
                        doTransformItem(item.uid,item.itemid-1)
                else
                        doPlayerSendCancel(cid,"Desculpe, não é possível.")
                end
        else
                return FALSE
        end
 
        return TRUE
end
Editado por Beyond Sky (veja o histórico de edições)


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bom, a galera tá usando mais loops [for, while] (digamos que tá na moda) e tão preferindo fazer funções. O script novo é basicamente isso, e sem contar tb que ele é pro TFS novo (1.0) nessa nova versão você pode inserir uma função dentro de outra usando ":" como nesse exemplo aqui

 for i = 1,4 do
            Player(cid[5-i]):teleportTo(new_player_pos[i])

para i = 1,4 fazer:
Player(cid[5-i]): teleportar para (NovaPosiçãoDePlayer)
Ele vai começar com i = 1, daí teremos
Player de numero 4 vai ser teleportado para a posição de numero 1 da table de new_player_pos
dps o player de numero 3 vai ser teleportado pra pos de numero 2... e assim até i = 4.

O resto é meio q entendível percebendo essa lógica das tables.. #Table retorna o numero de elementos que essa Table possui;
No caso local players_area é uma table de 2 elementos.
 

local players_area = {
    {x = 33225, y = 31671, z = 13}, --- PRIMEIRO ELEMENTO
    {x = 33222, y = 31671, z = 13} ---- SEGUNDO
}

já a new _player_pos possui 4 elementos, um pra cada player
 

local new_player_pos = {
    {x = 33222, y = 31659, z = 13},
    {x = 33221, y = 31659, z = 13},
    {x = 33220, y = 31659, z = 13},
    {x = 33219, y = 31659, z = 13}
}

Todos os meus trabalhos importantes estão na seção "Sobre mim" no meu perfil; Dá uma passada lá!

"Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora." - São Beda

I7Pm6ih.png

(obg ao @Beeny por fazer essa linda sign <3)

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Muito obrigado parceiro já começou a dar um clareada na mente vou dar umas estudadas sobre iteração e loop, muito obrigado tópico resolvido.


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    • Por Imperius
      O propósito é criar uma nova função em creaturescripts que será acionada toda vez que um novo report (CTRL + R) for aberto.
       
      Eu implementei para enviar uma notificação no grupo do Telegram, contendo os dados do report.
       
      Isso garantirá que os GMs tenham acesso aos reports dos jogadores mesmo quando não estiverem logados, e também evitará que algum report seja perdido caso o jogador saia do servidor.
      A parte do Telegram é apenas um exemplo. Você pode ajustar o script para executar outras ações desejadas.
       
      creatureevent.cpp:
      Dentro deste arquivo, localize a função:
       
      uint32_t CreatureEvent::executeChannelLeave(Player* player, uint16_t channelId, UsersMap usersMap)  
      abaixo dela, adicione:
       
      uint32_t CreatureEvent::executeOpenRuleViolation(Player* player, std::string message) { if (!m_interface->reserveEnv()) { std::clog << "[Error - CreatureEvent::executeOpenRuleViolation] Call stack overflow." << std::endl; return 0; } ScriptEnviroment* env = m_interface->getEnv(); env->setScriptId(m_scriptId, m_interface); lua_State* L = m_interface->getState(); m_interface->pushFunction(m_scriptId); lua_pushnumber(L, env->addThing(player)); lua_pushstring(L, message.c_str()); bool result = m_interface->callFunction(2); m_interface->releaseEnv(); return result; }  
      Após, procure por:
       
      std::string CreatureEvent::getScriptEventName() const  
      abaixo de:
       
      case CREATURE_EVENT_CHANNEL_LEAVE: return "onLeaveChannel";  
      adicione:
       
      case CREATURE_EVENT_OPEN_RULE_VIOLATION: return "onOpenRuleViolation";  
      Agora, procure por:
       
      std::string CreatureEvent::getScriptEventParams() const  
      abaixo de:
       
      case CREATURE_EVENT_CHANNEL_LEAVE: return "cid, channel, users";  
      adicione:
       
      case CREATURE_EVENT_OPEN_RULE_VIOLATION: return "cid, message";  
      Procure por:
       
      bool CreatureEvent::configureEvent(xmlNodePtr p)  
      abaixo de:
       
      else if(tmpStr == "leavechannel") m_type = CREATURE_EVENT_CHANNEL_LEAVE;  
      adicione:
       
      else if(tmpStr == "openruleviolation") m_type = CREATURE_EVENT_OPEN_RULE_VIOLATION;  
       
      creatureevent.h:
      Dentro deste arquivo, localize:
       
      enum CreatureEventType_t  
      adicione "CREATURE_EVENT_OPEN_RULE_VIOLATION" como o último item de enum CreatureEventType_t
       
      Exemplo:
       
      enum CreatureEventType_t { // ... CREATURE_EVENT_OPEN_RULE_VIOLATION };  
      Agora, procure por:
       
      uint32_t executeChannelLeave(Player* player, uint16_t channelId, UsersMap usersMap);  
      abaixo dela, adicione:
       
      uint32_t executeOpenRuleViolation(Player* player, std::string message);  
      game.cpp:
      Dentro deste arquivo, localize:
       
      bool Game::playerReportRuleViolation(Player* player, const std::string& text)  
      e substitua por:
       
      bool Game::playerReportRuleViolation(Player* player, const std::string& text) { //Do not allow reports on multiclones worlds since reports are name-based if(g_config.getNumber(ConfigManager::ALLOW_CLONES)) { player->sendTextMessage(MSG_INFO_DESCR, "Rule violation reports are disabled."); return false; } cancelRuleViolation(player); boost::shared_ptr<RuleViolation> rvr(new RuleViolation(player, text, time(NULL))); ruleViolations[player->getID()] = rvr; ChatChannel* channel = g_chat.getChannelById(CHANNEL_RVR); if(!channel) return false; for(UsersMap::const_iterator it = channel->getUsers().begin(); it != channel->getUsers().end(); ++it) it->second->sendToChannel(player, SPEAK_RVR_CHANNEL, text, CHANNEL_RVR, rvr->time); CreatureEventList joinEvents = player->getCreatureEvents(CREATURE_EVENT_OPEN_RULE_VIOLATION); for(CreatureEventList::iterator it = joinEvents.begin(); it != joinEvents.end(); ++it) (*it)->executeOpenRuleViolation(player, text); return true; }  
      Agora é só compilar a source.
       
      depois em "data > creaturescripts > creaturescripts.xml", adicione:
       
      <event type="login" name="loginNotifyRuleViolation" script="notifyRuleViolation.lua"/> <event type="openruleviolation" name="openNotifyRuleViolation" script="notifyRuleViolation.lua"/>  
      em "data > creaturescripts > scripts", crie um arquivo notifyRuleViolation.lua e adicione:
       
      function onOpenRuleViolation(cid, message) local config = { token = "", -- Token do seu BOT no Telegram chatId = "" -- ID do chat do Telegram que será enviado a notificação. } local message = "Player: "..getCreatureName(cid).."\n\nReport:\n"..message.."" message = string.gsub(message, "\n", "%%0A") local url = "https://api.telegram.org/bot"..config.token.."/sendMessage" local data = "chat_id="..config.chatId.."&text="..message.."" local curl = io.popen('curl -d "'..data..'" "'..url..'"'):read("*a") return true end function onLogin(cid) registerCreatureEvent(cid, "openNotifyRuleViolation") return true end  
       
      Demonstração:
      1. Jogador abre um novo report (CTRL + R)

      2. notifyRuleViolation.lua, definido em creaturescripts.xml, é acionado para enviar uma notificação ao grupo do Telegram.
       

       
    • Por Maniaco
      Salve TibiaKing!!! TFS 0.4 . 8.60
       
      Estou implementando o Sistema do @WooX de Cave Exlusiva

      Link:
       
      Porem estou com um problema seguindo o tutorial completo dele acabo tendo um retorno de erro na Distro! E ja que o mesmo nao entra no forum deis de 14/01! Venho solicitar ajuda de vocês!
      Caso alguem tenha o Discord Dele Favor me Passe  
      Vamos lá!
      Erro:
       
      Script :
       
      Lib
       
       
      Print Rme:
       
       
      Lembrando que nao esta funcionando em geral, Acrédito que eu tenha pulado algo ou deixado passar despercebido!
      Espero que alguem consiga me ajudar vlw!
    • Por Maniaco
      Boa Tarde TibiaKing!!!
       
      Bom estou precisando arrumar um script, não deve ser muito difícil !! (pra quem sabe  !)
      Quem poder ajudar já agradeço.
       
      Resumindo apartir do momento que falo Travel, Yes para o npc ele me teleporta para posicao inicial me transformando(LookType) e precisa me levar até o destino final. (posFinal)
      até ai tudo bem problema que ele comeca a funcionar e me leva para lugar aleatorio e fica parado lá imovel. ( não da erro na Distro ) Apenas fico parado na LookType de barco.
       
      Uso tfs 0.4 8.60
       
      local posis = {
      --[pos do npc] = {pos inicial, pos final},
      [{x = 115, y = 143, z = 10}] = {posIni = {x = 114, y = 134, z = 10}, posFinal = {x = 76, y = 134, z = 10}},
      [{x = 74, y = 132, z = 10}] = {posIni = {x = 76, y = 134, z = 10}, posFinal = {x = 95, y = 147, z = 10}},
      }
       
       é um NPC
       
       
      .LUA DO NPC
       
      LIB - TRAVEL.LUA
       
       
       
      ,XML
       
    • Por MatteusDeli
      Nesse tópico você irá aprender a diferença entre ItemID, ActionID e UniqueID na criação de scripts.
       
      Primeiramente vamos começar com o ItemID, imagine que você está criando um simples script que o player pode ter acesso a uma área VIP, só que para ele entrar, primeiro precisará passar por um tile especial que possui o ID 471, até aqui tudo bem, só que qualquer player do servidor irá ter acesso também, já que não possui nenhuma restrição.
       
      Como poderíamos resolver isso?
       
      É aqui que entra a função da ActionID, com ela podemos dizer que os tiles que tiverem o valor 1000 no atributo ActionID, serão os tiles referentes a área VIP. Agora temos uma maneira de diferenciar os tiles comuns dos que são VIPs, veja como ficaria:
       

      (tiles sem as ActionIDs no valor de 1000)
       
      Repare que os 3 tiles tem apenas o atributo ItemID: [471]. Todos os players poderiam passar sem problemas… Caso você use apenas esse tipo de tile para as suas áreas VIPs então não tem problema, agora se você usa esses mesmos tiles para outras finalidades, então você precisará recorrer a ActionID, para que assim consiga diferenciá-los.
       
      Vamos adicionar as ActionIDs então:
       

      (tiles com as ActionIDs adicionados no valor de 1000)
       
      Pronto, agora apenas esse tiles terão a função de controlar a entrada para a área VIP!
       
      Bom, então você deve estar se perguntando, aonde que o UniqueID entra nessa história?
       
      O UniqueID é parecido com a ActionID com apenas uma diferença. O valor que você define para ele deve ser único para o servidor inteiro, caso ele se repita aparecerá um aviso na sua distro, mais ou menos como este…
       

       
      Repare quantos UniqueIDs duplicados existem, isso é ruim porque quanto mais tiver mais tempo demorará para o servidor iniciar, entre outras coisas como conflitos de scripts.
       
      Concluindo…
       
      O ItemID é usado quando você quer que todos os itens com esse ID façam uma ação, por exemplo a fishing rod, qualquer player pode comprar uma no NPC e começar a pescar.
       
      A ActionID é usado geralmente quando você quer diferenciar os mesmos itens um dos outros. Eu tenho 2 crystal rings só que apenas um deles vai me curar 500 de vida quando usá-lo.
       
      O UniqueID é quando você quer definir um ID único para um determinado item e só terá apenas um dele no servidor, um exemplo seria uma estátua que vai dar ao player um determinado item e só existirá somente uma dela no jogo.
       
      Tentei ser o mais breve e direto sobre esse assunto, espero que tenha ficado claro… Agora é só praticar!
    • Por FlameArcixt
      ?HORDER LEADER SYSTEM?
      Já vou me adiantando, fiz o script mas não sou programador, testei varias e varias vezes aqui e deu certo, se não der ai eu não ofereço suporte, sorry, se algum programador quiser melhorar o código fica a vontade.
      Como Funciona: Um monstro especial "Boss", quando você targeta nele, ele Cria vários outros monstros mais fracos para ajudar ele. só fiz esse script pra contribuir aqui no tk.
      ?Em data\creaturescript\creaturescript.xml registre?
      ?Em data\creaturescript\script crie um arquivo com nome "target.lua" e cole o código?
      ?Para isso funcionar, você deve registrar os eventos nos monstros que você for usar EX: ?
      O que mudei no script desde o beta? simples, agora só vai spawnar se o monstro levar dano, e a storage global só volta a -1 se o monstro morrer.
      Prováveis problemas? sim, o script foi feito para boss, ou seja, se tiver mais de dois boss no mapa pode dar problema, por exemplo, um boss é atacado e a storage fica ativada, mas ele não é morto então não desativa a storage, se você for matar o outro boss, os monstros não irão nascer, pois a storage já vai estar ativada, ou seja, deixe apenas um boss por vez.
      Só isso mesmo, suporte só com 10zão no pixpobre?
      Agradecimentos ao @Vodkart(Ajudou muito com erros/ediçoes).
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