Jump to content

Recommended Posts

Quem eu sou: Veterano de Tibia. Um salve pra quem começou no 6.7

Por que estou escrevendo: Não consigo mais me divertir jogando otserver

Tempo de hiato: do 8.2 até o mês passado

 

Um salve pra galera do Tibia King, vocês tem um ótimo forum aqui. Me senti na necessidade de iniciar uma discussão sobre isso porque infelizmente eu tenho uma dificuldade séria em me divertir jogando OTservers atualmente. Quando eu parei, provavelmente me divertia mais. Voltei somente porque o Empire vai ser re-lançado e eu queria recuperar um pouco dos meus dedos :v

 

Na minha singela e humilde tentativa de contribuir pra comunidade brasileira de otservers como um tibiano das antigas, eu infelizmente venho apresentar algumas críticas sérias, talvez até árduas demais. Então reitero que essa é somente a minha opinião, elaborada pouco a pouco jogando muitos servidores que você encontra por aí atualmente. Posso estar enganado porque não joguei todos, mas minha impressão atual é de que os servidores brasileiros são fraquíssimos em relação aos europeus, que me recuso a jogar por motivos que explicarei logo mais, e que também não acho que sejam grande coisa pra início de conversa, com algumas exceções. Não estou usando de anti-patriotismo aqui, é somente a minha opinião e eu vou embasa-la. Os tipos de servidores que eu joguei foram globais, custom e baiaks. Não joguei nenhum naruto ou pokemon simplesmente porque não me interesso por esses.

 

Pra começar, eu parei de jogar Tibia pouco após o novo sistema de magia e danos serem implementados no jogo. Não tive nenhum problema em particular com isso, foi somente uma decisão qualquer. O jogo mudou muito de lá pra cá, e convenhamos, a cipsoft mudou pra muito pior. O elemento RPG do jogo foi diminuindo cada vez mais e o valor da comunidade do jogo também. É possível comprovar isso lendo o fórum oficial do Tibia. Então peço que vocês se perguntem: O que vocês buscam em um OTserver? Como eu lancei a pergunta, eu respondo primeiro: Eu procuro uma diversão que o global deixou de me dar em torno do 8.1. Eu acho muito difícil alguém achar que a CipSoft fez um bom trabalho com o Tibia, porque ao meu ver, o destruíram. Os OTservers, desde a sua existência como ATS (servidores alternativos de tibia), tinham como grande trunfo os seguidos tropeços da Cip. E o que os servidores fizeram? Eles continuaram copiando a Cip.

Antes de iniciar minhas críticas, eu gostaria de deixar claro de que eu sou totalmente a favor de que jogadores contribuam financeiramente para os servidores que jogam. Portanto, as questões criticadas aqui que envolvem donate tratam dos benefícios garantidos e a qualidade duvidosa dos serviços disponibilizados.

 

Erro #1: P2W (*Pay-to-win) mata o jogo, por favor, aprendam isso.
*Em português: Pague para vencer
FJwUvCb.png

Acima temos um exemplo muito comum em qualquer servidor decente que você puxar na OTservlist. A grande maioria possui stores (O que, por si só, não é um problema) com itens overpowered que literalmente destroem o jogo. Como destroem o jogo? Eu foquei essa bota de propósito, pra deixar bem claro e fácil de entender que ela faz 2 itens que deveriam ser de alto valor no jogo (BOH e Soft Boots) completamente inúteis. Qual o motivo de fazer a PoI que o servidor se gaba tanto de ter? The Avenger e Arbalest no tibia 10x? :v

Esse é um assunto um tanto quanto delicado, pois eu reconheço sim que o trabalho que as pessoas colocam num OTserv (e não é pouco) deve ser retribuido mesmo que minimamente. Mas não mate o seu próprio jogo. Ele é o motivo das pessoas jogarem! (duh!)

 

Exemplos mais ridículos são os sistemas "VIP" que existem atualmente. VIP, do inglês Very Important Person (Pessoa muito importante) é um termo usado comercialmente pra passar uma sensação de luxo e poder ao cliente. Pois bem, jogadores são... clientes? No mais cru do capitalismo, nós vamos ter que concordar. Mas veja bem, as entrelinhas fazem uma diferença muito grande aqui, e as pessoas sacam esse tipo de coisa. Existe um ótimo motivo para jogadores de League of Legends serem chamados de Invocadores, por exemplo. O uso de um termo que não seja cliente/jogador/assinante maximiza a ideia de diversão, pois exclui a parte burocrática da experiência diária do jogador. Se o mesmo quiser, porém, ele simplesmente sabe onde encontrá-la. E, não querendo comparar LoL com Tibia, até porque existem outros exemplos, mas no fim do dia, muitos vão atrás do conteúdo à venda. O sistema de VIP é um nojo por si só, pois, perdoem-me a "politização" do texto, promove desigualdade direta e descarada entre jogadores. Oras, o jogo, para muitos que jogam (nem todos), é uma competição, certo? É óbvio que se você ajudar o servidor a se manter financeiramente, você pode ser recompensado. Mas será que você realmente precisa de uma vantagem absurda que elimina a competição? Que tipo de vencedor você quer ser? E você precisa que a sua contribuição seja esnobada pra outras pessoas que, às vezes, até por serem jovens, não tem como contribuir e obter as mesmas ferramentas pra competir no seu nível?

 

A soft boots é apenas um exemplo. Mas é bem comum encontrar uns "Super Axes" de 70+ de ataque e "Super Armors" de 20+ de arm por aí. É só dar uma bizoiada por aí. Parabéns aos desenvolvedores, por literalmente transformarem todo um acervo de itens que a Cipsoft demorou quase 2 décadas pra construir. E não se esqueça... Você está jogando Tibia, não está?! Uma outra menção especial é aos baiaks com seus sistemas inspirados nos chineses, com múltiplos "níveis vip". Mas acho que o grau de ridicularidade deles (sistemas vips) dispensa maiores elaborações aqui.

 

Erro #2: Amadorismo profissional
PSrAJw9.png


Outro erro comum e nojento é simplesmente abrir um OTserver sem saber o que está fazendo. Olha, eu não quero desmerecer o trabalho de ninguém. Eu só quero ajudar com algumas críticas pontuais. É óbvio que se você não entende sobre programação e scripting, mas quer abrir um servidor pra se divertir com uns amigos, e quem sabe aparecer uma galera pra jogar junto, não vai se preocupar muito em aprender isso. E não há nada demais nisso. Exceto que eu já vi e vocês sabem que existem pessoas que pagam servidores dedicados pra isso, e entram no arrependimento pois o servidor esvazia depois de alguns dias. Oras... Eu não quero só criticar e apedrejar as pessoas. É uma questão de saber investir o seu próprio dinheiro em algo. E você pode sim se divertir e ter algum retorno de doadores, mas, (eu vou repetir essa frase no erro #3), por que eu gastaria meu dinheiro em algo assim? Eu sou uma pessoa que não tem problema algum em apoiar um jogo que joga, afinal, tem alguém mantendo esse jogo. Nem todos pensam assim, mas existem os que pensam. E os que simplesmente estão interessados no benefício. Mas até por uma questão de obter jogadores on-line, é necessário ter o mínimo de preparo pra se abrir um servidor.

 

Os erros de gramática horrorosos que são muito comuns são apenas um exemplo simbólico, pois aqui o meu ponto é especificamente pessoas que querem ser os "ADMs" de poderosos e gloriosos "Melhores OTservs que você já viu" mas que cuidam do ot sozinhos, não sabem compilar uma source, mapear ou scriptar. Não sabem corrigir um bug e às vezes nem reconhecer um bug. É verdade que SEMPRE existiram servidores assim, que na minha época, eram chamados de servidores 'caseiros', mas na minha época, servidores caseiros não tinham sistemas VIP pro ADM dar de graça pros amigos deles, enquanto que você tem que pagar pra jogar uma, perdoem a dureza talvez excessiva, porcaria de jogo. Por mais que seja desnecessário ao meu ver, eu preciso dizer: É claro que eu não jogo esse tipo de jogo.

 

Eu vejo alguns anúncios dizendo que a equipe é experiente e dedicada, mas isso se tornou um clichê comercial no infeliz mercado de OTservs. Nem a Cip, que é experiente e *dedicada (n*o seu próprio modo) é competente em tudo que faz. E são eles que criaram o joguinho que nós adoramos. (E, infelizmente, destruíram...)

 

Algo que eu tenho dito, na minha humildade, recentemente a administradores de otservs, é "Tentem acertar onde a Cip errou". Esse é o principal motivo dos OTservs existirem, pra início de conversa. (Pelo menos, ao MEU ver). E só pra ressaltar, eu já vi alguns 'amadorismos profissionais' em servidores grandes... Tá feia a coisa.

 

Erro #3: Ahhh, os hosts canadenses.
pUuG71a.png


Bom, apresentadas as minhas críticas #1 e #2, vamos aceitar a realidade capitalista crua de que o OTserv é um provedor de serviços e que você é um cliente, certo? Pra jogar um jogo desequilibrado (E#1) e muitas vezes amador (E#2), você, SERIOSAMENTE, espera que eu ainda jogue LAGADO? Perdoem-me a excessivamente chula linguagem aqui, mas, É SÉRIO ISSO CARA, VOCÊ REALMENTE QUER QUE EU PAGUE PRA JOGAR FUCKING LAGADO? Se eu e você que está lendo aqui estivéssemos conversando cara-a-cara, eu gritaria as letras L.A.G. tamanha a minha revolta sobre isso.

 

Observação: Eu reconheço que a minha opinião sobre esse assunto não é compartilhada por muitas outras pessoas, seja porque não ligam, seja porque possuem serviço de tunneling, ou porque simplesmente não percebem. Existem dois tipos de pessoas: Os que são viciados em frames por segundo, e os que são viciados em latência. Veja bem, se eu quero jogar andando "na setinha", e o meu char começa a travar, eu simplesmente não aguento. Se essa é a sua definição de um viciado em latência, eu estarei feliz em me encaixar nela. O motivo dessa crítica vir por último é porque ela é fortemente baseada na minha opinião. Tenham isso em mente antes de me xingarem igual doidos.

"Ah, Tibia não precisa de ping baixo pra jogar. Tibia não é MOBA nem FPS..."
É o que eu diria pra mim mesmo se eu pudesse. Cada pessoa tem um estilo de jogo no Tibia. Alguns são mais safe, outros são mais aventurosos. Eu gosto de pensar que eu estou num equilíbrio dos dois, mas eu quero ser capaz de ter uma postura aventureira quando julgar beneficial. Às vezes, quero ser capaz de entrar na Parchment Room e sair vivo com 6 cadáveres de demons pra demonstrar a minha incrível fúria e poder materializados no joguinho virtual. Porém, às vezes, eu preciso ser capaz de empurrar aquele maldito PK que está me trapando. E esses milisegundos me tiram isso. Eu não disse 100 milisegundos por um motivo óbvio: Abre qualquer bot que seja e veja se o seu ping será 170 estável. GL.

 

"Ah, mas os servidores canadenses são os melhores. São o primeiro mundo em dedicadas!" Ótimo. Faça um servidor pra canadenses, então, e divulgue em um fórum de otserv canadense também. Talvez seja um pouco injusto da minha parte dizer isso, porque alguém me disse uma vez que os servidores brasileiros são mais caros e piores. Eu não sou entendedor do assunto, então admito minha falta de capacitação nessa área. Mas como jogador, existe algo que eu entendo muito bem. Se você é do Brasil, está fazendo um servidor para brasileiros, e contando que a sua base de players terá um número de jogadores locais superior a 90%, QUANTO é o preço de uma experiência de jogo ideal pra você? Pra mim, isso não tem preço. Nós, jogadores, como consumidores e doadores, devemos saber aproveitar o produto, o serviço, a diversão.

 

Alguns de vocês que não são da minha época já se esqueceram ou nunca ouviram falar do servidor Tenebra, do tibia global. Eu joguei lá e tinha muitos amigos que jogavam lá. Eu parei de jogar lá (e no global também) e muitos dos meus amigos pararam também única e exclusivamente porque o único servidor local que nos fornecia uma latência mínima foi retirado de nós. Por mais que o prejuízo seja mínimo, ele existe. Nenhum servidor precisa ser perfeito. Mas todo servidor deveria ser capaz de proporcionar diversão. Eu, particularmente, não consigo me divertir lagado.

 

[AVISO DE REPETIÇÃO] QUANTO é o preço de uma experiência de jogo ideal pra você? Eu não me interesso por valores, qualidade, competência da empresa provedora dos serviços. Eu me interesso pelo que eu vejo na prática. Se você me disser que um servidor local custa duas, três, quatro vezes o que um estrangeiro custa, então eu vou sentar, colocar a palma da mão no rosto e me sentir chateado. Mas eu espero do fundo da minha alma tibiana que você irá simpatizar com esse sentimento de chateação também! Nós merecemos jogar sem lag e o problema de conexão e qualidade de serviços relacionados a internet são temas polêmicos no nosso país, por isso, não vou me aprofundar muito aqui.

 

--

 

Para encerrar, gostaria de dizer que eu encontrei servidores bons, que eu pagaria pra jogar. Mas muitos servidores são meticulosamente desenvolvidos para serem desprezados pela nova geração de tibianos, acostumada com tudo fácil e comprável com dinheiro real. Isso é um saco de muitas formas. Ensinar o jogador do seu servidor a aproveitar o jogo que você oferece a ele é um desafio. Mas vencer esse desafio faz de você um mestre do marketing de games.

 

E você, tibiano, que adora OTservers, mas que é da geração nova, onde bots são liberados e tudo é comprável: Essa facilidade que te permite matar um demon 10 minutos após criar um char faz você perder 70% (Estimativa sem qualquer base fundamental) do jogo. Cara, entenda uma coisa, o Tibia, dentro de todos os seus defeitos na progressão de experiência, foi feito pra você começar matando ratos, e depois matar trolls, e por aí vai. Aquele reset do super baiak que fez você perder a grana que você comeria em pizza em todos os finais de semana por um mês ou dois só te pegou de surpresa porque você não sabe aproveitar o jogo. Não há maneira certa ou errada de se jogar Tibia, mas você, ao meu ver, deixou de ganhar.

 

Eu mencionei um servidor no começo do meu post, e não quero fazer propaganda desnecessária pois esse não é o objetivo do tópico, mas eu tenho mantido algum contato com os envolvidos no desenvolvimento e estou satisfeito com o que eu vejo. Se você compartilha das minhas opiniões, eu lhe convido a experimentar o jogo que estão desenvolvendo, eu realmente acho que será bom.

 

Dito isso, um forte abraço à comunidade do TibiaKing, e que dias melhores de OTserv venham por aí, porque a Cip já é um cachorro morto sendo chutado pelos euros que as pessoas pagam por benefícios que alteram diretamente o gameplay coletivo. Não queira jogar um single-player online que da ênfase em microtransações p2w, queira jogar um MMORPG que aceitará de braços abertos a sua doação.

Edited by mrpnd (see edit history)
Link to post
Share on other sites

Sobre a questão dos servidores hospedados no Canadá, acho que é falta de opção mesmo.

Hospedar um servidor no Brasil não é viável, o preço é ALTO e o serviço é precário, geralmente a banda é baixa e com isso qualquer um pode nukar o seu servidor.

Eu possuo um servidor e gostaria e MUITO de hospeda-lo no Brasil para meus jogadores terem um ping baixo, mas isso infelizmente é impossível nos dias de hoje.

 

Sobre os servidores estarem cada vez mais pay to win, eu digo que ninguém é obrigado a doar! Os servidores chegaram a esse ponto por um motivo chamado DEMANDA, os players querem tudo fácil e se podem pagar por isso que o façam.

Link to post
Share on other sites

  • Moderator

eu gostei de todos os pontos que você abortou e gostaria muito de conversar com você via pm ou skype tanto faz respeito sua opinião e compartilho dela meu servidor no começo era pay to win voltei com ele estou basicamente refazendo ele e o pay to win não vai mais existir vai ter benefícios premium para aqueles que contribuem para o servidor porém nada que deixe o jogador free para traz é isso gostei muito e compartilho de sua opinião abraço

 

@mrpnd

Edited by Brunds (see edit history)

🛠️ Projeto NTO NS 🛠️

📝 Detalhes 📝

🗺️ Mapa próprio em produção 🗺️

🖱️ Versão: 8.60 🖱️

🔥 War System 🔥

⚔️ Jutsus Próprios baseado no anime ⚔️

🔰 Itens com as características e efeitos do anime 🔰

💻 Para mais detalhes acesse as redes sociais do servidor abaixo 💻

💡 Usando como referencias Anime/Jogos/Wallpapers etc... para trazer algo mais próximo possível do universo de Naruto 💡

 

💎 Redes Sociais 💎

🌀 Facebook 🌀

🎒 Youtube 🎒
🌌 Discord 🌌

 

📚 Tutoriais / Conteúdos 📥

♨️ Clique Aqui ♨️

Link to post
Share on other sites

Tópico sólido e válido, também sou totalmente contra a compra de vantagem dentro do jogo, esses webshops deveriam vender apenas itens cosméticos a exemplo do que a Valve faz no Dota 2 pois é possível manter um servidor vendendo apenas itens cosméticos. Como se não fosse suficiente, a maioria dos otservers ainda criam os itens VIPs que servem apenas para duas finalidades, manutenção do servidor com a arrecadação e destruição da economia dentro do jogo gerando desvantagens desleais para quem não pode ou não quer adquirir tais itens.

Quanto ao amadorismo profissional, é um reflexo do que se encontra dentro do jogo, mapas com erros e outros problemas. Porém a comunidade apoia isso ao criar sua conta e jogar em servidores com essa característica então, eu não aloco a  responsabilidade exclusivamente aos administratores.

Quantos ao VPS, acho que não há muito o que criticar pois os mesmo são relativamente caros aqui no Brasil por falta de estrutura, porém se um administrador tem uma renda suficiente para adquirir um VPS de qualidade e não o faz é negligência.

Link to post
Share on other sites

Casualmente aparecem servidores de host brasileiro. Eu abriu um.

Mas no meu caso, não tive interesse de criar conteúdo e administrá-lo, então muita gente entrou mas saia facil pois não havia comunidade.

Foi bastante divertido jogar com os amigos, mas ter apenas 3 bots online frequentemente nao gera um jogo.

Se tentar profissionalizar, o servidor vai ser derrubado, mais um motivo para que não trabalhasse nele.

Link to post
Share on other sites

Em 05/06/2016 at 22:34, mrpnd disse:

Quem eu sou: Veterano de Tibia. Um salve pra quem começou no 6.7

Por que estou escrevendo: Não consigo mais me divertir jogando otserver

Tempo de hiato: do 8.2 até o mês passado

Erro #3: Ahhh, os hosts canadenses.
pUuG71a.png


Bom, apresentadas as minhas críticas #1 e #2, vamos aceitar a realidade capitalista crua de que o OTserv é um provedor de serviços e que você é um cliente, certo? Pra jogar um jogo desequilibrado (E#1) e muitas vezes amador (E#2), você, SERIOSAMENTE, espera que eu ainda jogue LAGADO? Perdoem-me a excessivamente chula linguagem aqui, mas, É SÉRIO ISSO CARA, VOCÊ REALMENTE QUER QUE EU PAGUE PRA JOGAR FUCKING LAGADO? Se eu e você que está lendo aqui estivéssemos conversando cara-a-cara, eu gritaria as letras L.A.G. tamanha a minha revolta sobre isso.

 

Observação: Eu reconheço que a minha opinião sobre esse assunto não é compartilhada por muitas outras pessoas, seja porque não ligam, seja porque possuem serviço de tunneling, ou porque simplesmente não percebem. Existem dois tipos de pessoas: Os que são viciados em frames por segundo, e os que são viciados em latência. Veja bem, se eu quero jogar andando "na setinha", e o meu char começa a travar, eu simplesmente não aguento. Se essa é a sua definição de um viciado em latência, eu estarei feliz em me encaixar nela. O motivo dessa crítica vir por último é porque ela é fortemente baseada na minha opinião. Tenham isso em mente antes de me xingarem igual doidos.

"Ah, Tibia não precisa de ping baixo pra jogar. Tibia não é MOBA nem FPS..."
É o que eu diria pra mim mesmo se eu pudesse. Cada pessoa tem um estilo de jogo no Tibia. Alguns são mais safe, outros são mais aventurosos. Eu gosto de pensar que eu estou num equilíbrio dos dois, mas eu quero ser capaz de ter uma postura aventureira quando julgar beneficial. Às vezes, quero ser capaz de entrar na Parchment Room e sair vivo com 6 cadáveres de demons pra demonstrar a minha incrível fúria e poder materializados no joguinho virtual. Porém, às vezes, eu preciso ser capaz de empurrar aquele maldito PK que está me trapando. E esses milisegundos me tiram isso. Eu não disse 100 milisegundos por um motivo óbvio: Abre qualquer bot que seja e veja se o seu ping será 170 estável. GL."

 

Compreendo que jogar com "lag" é complicado.

Porem então me diga, como sair dos servidores do canada que atualmente são os mais baratos e vir para um brasileiro?

Como aguentar o custo e principalmente.. como aguentar os ataques ddos?

 

Se tiver uma solução para isso, eu gostaria de saber.

Link to post
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Em 05/06/2016 at 22:34, mrpnd disse:

Quem eu sou: Veterano de Tibia. Um salve pra quem começou no 6.7

Por que estou escrevendo: Não consigo mais me divertir jogando otserver

Tempo de hiato: do 8.2 até o mês passado

 

Um salve pra galera do Tibia King, vocês tem um ótimo forum aqui. Me senti na necessidade de iniciar uma discussão sobre isso porque infelizmente eu tenho uma dificuldade séria em me divertir jogando OTservers atualmente. Quando eu parei, provavelmente me divertia mais. Voltei somente porque o Empire vai ser re-lançado e eu queria recuperar um pouco dos meus dedos :v

 

Na minha singela e humilde tentativa de contribuir pra comunidade brasileira de otservers como um tibiano das antigas, eu infelizmente venho apresentar algumas críticas sérias, talvez até árduas demais. Então reitero que essa é somente a minha opinião, elaborada pouco a pouco jogando muitos servidores que você encontra por aí atualmente. Posso estar enganado porque não joguei todos, mas minha impressão atual é de que os servidores brasileiros são fraquíssimos em relação aos europeus, que me recuso a jogar por motivos que explicarei logo mais, e que também não acho que sejam grande coisa pra início de conversa, com algumas exceções. Não estou usando de anti-patriotismo aqui, é somente a minha opinião e eu vou embasa-la. Os tipos de servidores que eu joguei foram globais, custom e baiaks. Não joguei nenhum naruto ou pokemon simplesmente porque não me interesso por esses.

 

Pra começar, eu parei de jogar Tibia pouco após o novo sistema de magia e danos serem implementados no jogo. Não tive nenhum problema em particular com isso, foi somente uma decisão qualquer. O jogo mudou muito de lá pra cá, e convenhamos, a cipsoft mudou pra muito pior. O elemento RPG do jogo foi diminuindo cada vez mais e o valor da comunidade do jogo também. É possível comprovar isso lendo o fórum oficial do Tibia. Então peço que vocês se perguntem: O que vocês buscam em um OTserver? Como eu lancei a pergunta, eu respondo primeiro: Eu procuro uma diversão que o global deixou de me dar em torno do 8.1. Eu acho muito difícil alguém achar que a CipSoft fez um bom trabalho com o Tibia, porque ao meu ver, o destruíram. Os OTservers, desde a sua existência como ATS (servidores alternativos de tibia), tinham como grande trunfo os seguidos tropeços da Cip. E o que os servidores fizeram? Eles continuaram copiando a Cip.

Antes de iniciar minhas críticas, eu gostaria de deixar claro de que eu sou totalmente a favor de que jogadores contribuam financeiramente para os servidores que jogam. Portanto, as questões criticadas aqui que envolvem donate tratam dos benefícios garantidos e a qualidade duvidosa dos serviços disponibilizados.

 

Erro #1: P2W (*Pay-to-win) mata o jogo, por favor, aprendam isso.
*Em português: Pague para vencer
FJwUvCb.png

Acima temos um exemplo muito comum em qualquer servidor decente que você puxar na OTservlist. A grande maioria possui stores (O que, por si só, não é um problema) com itens overpowered que literalmente destroem o jogo. Como destroem o jogo? Eu foquei essa bota de propósito, pra deixar bem claro e fácil de entender que ela faz 2 itens que deveriam ser de alto valor no jogo (BOH e Soft Boots) completamente inúteis. Qual o motivo de fazer a PoI que o servidor se gaba tanto de ter? The Avenger e Arbalest no tibia 10x? :v

Esse é um assunto um tanto quanto delicado, pois eu reconheço sim que o trabalho que as pessoas colocam num OTserv (e não é pouco) deve ser retribuido mesmo que minimamente. Mas não mate o seu próprio jogo. Ele é o motivo das pessoas jogarem! (duh!)

 

Exemplos mais ridículos são os sistemas "VIP" que existem atualmente. VIP, do inglês Very Important Person (Pessoa muito importante) é um termo usado comercialmente pra passar uma sensação de luxo e poder ao cliente. Pois bem, jogadores são... clientes? No mais cru do capitalismo, nós vamos ter que concordar. Mas veja bem, as entrelinhas fazem uma diferença muito grande aqui, e as pessoas sacam esse tipo de coisa. Existe um ótimo motivo para jogadores de League of Legends serem chamados de Invocadores, por exemplo. O uso de um termo que não seja cliente/jogador/assinante maximiza a ideia de diversão, pois exclui a parte burocrática da experiência diária do jogador. Se o mesmo quiser, porém, ele simplesmente sabe onde encontrá-la. E, não querendo comparar LoL com Tibia, até porque existem outros exemplos, mas no fim do dia, muitos vão atrás do conteúdo à venda. O sistema de VIP é um nojo por si só, pois, perdoem-me a "politização" do texto, promove desigualdade direta e descarada entre jogadores. Oras, o jogo, para muitos que jogam (nem todos), é uma competição, certo? É óbvio que se você ajudar o servidor a se manter financeiramente, você pode ser recompensado. Mas será que você realmente precisa de uma vantagem absurda que elimina a competição? Que tipo de vencedor você quer ser? E você precisa que a sua contribuição seja esnobada pra outras pessoas que, às vezes, até por serem jovens, não tem como contribuir e obter as mesmas ferramentas pra competir no seu nível?

 

A soft boots é apenas um exemplo. Mas é bem comum encontrar uns "Super Axes" de 70+ de ataque e "Super Armors" de 20+ de arm por aí. É só dar uma bizoiada por aí. Parabéns aos desenvolvedores, por literalmente transformarem todo um acervo de itens que a Cipsoft demorou quase 2 décadas pra construir. E não se esqueça... Você está jogando Tibia, não está?! Uma outra menção especial é aos baiaks com seus sistemas inspirados nos chineses, com múltiplos "níveis vip". Mas acho que o grau de ridicularidade deles (sistemas vips) dispensa maiores elaborações aqui.

 

Erro #2: Amadorismo profissional
PSrAJw9.png


Outro erro comum e nojento é simplesmente abrir um OTserver sem saber o que está fazendo. Olha, eu não quero desmerecer o trabalho de ninguém. Eu só quero ajudar com algumas críticas pontuais. É óbvio que se você não entende sobre programação e scripting, mas quer abrir um servidor pra se divertir com uns amigos, e quem sabe aparecer uma galera pra jogar junto, não vai se preocupar muito em aprender isso. E não há nada demais nisso. Exceto que eu já vi e vocês sabem que existem pessoas que pagam servidores dedicados pra isso, e entram no arrependimento pois o servidor esvazia depois de alguns dias. Oras... Eu não quero só criticar e apedrejar as pessoas. É uma questão de saber investir o seu próprio dinheiro em algo. E você pode sim se divertir e ter algum retorno de doadores, mas, (eu vou repetir essa frase no erro #3), por que eu gastaria meu dinheiro em algo assim? Eu sou uma pessoa que não tem problema algum em apoiar um jogo que joga, afinal, tem alguém mantendo esse jogo. Nem todos pensam assim, mas existem os que pensam. E os que simplesmente estão interessados no benefício. Mas até por uma questão de obter jogadores on-line, é necessário ter o mínimo de preparo pra se abrir um servidor.

 

Os erros de gramática horrorosos que são muito comuns são apenas um exemplo simbólico, pois aqui o meu ponto é especificamente pessoas que querem ser os "ADMs" de poderosos e gloriosos "Melhores OTservs que você já viu" mas que cuidam do ot sozinhos, não sabem compilar uma source, mapear ou scriptar. Não sabem corrigir um bug e às vezes nem reconhecer um bug. É verdade que SEMPRE existiram servidores assim, que na minha época, eram chamados de servidores 'caseiros', mas na minha época, servidores caseiros não tinham sistemas VIP pro ADM dar de graça pros amigos deles, enquanto que você tem que pagar pra jogar uma, perdoem a dureza talvez excessiva, porcaria de jogo. Por mais que seja desnecessário ao meu ver, eu preciso dizer: É claro que eu não jogo esse tipo de jogo.

 

Eu vejo alguns anúncios dizendo que a equipe é experiente e dedicada, mas isso se tornou um clichê comercial no infeliz mercado de OTservs. Nem a Cip, que é experiente e *dedicada (n*o seu próprio modo) é competente em tudo que faz. E são eles que criaram o joguinho que nós adoramos. (E, infelizmente, destruíram...)

 

Algo que eu tenho dito, na minha humildade, recentemente a administradores de otservs, é "Tentem acertar onde a Cip errou". Esse é o principal motivo dos OTservs existirem, pra início de conversa. (Pelo menos, ao MEU ver). E só pra ressaltar, eu já vi alguns 'amadorismos profissionais' em servidores grandes... Tá feia a coisa.

 

Erro #3: Ahhh, os hosts canadenses.
pUuG71a.png


Bom, apresentadas as minhas críticas #1 e #2, vamos aceitar a realidade capitalista crua de que o OTserv é um provedor de serviços e que você é um cliente, certo? Pra jogar um jogo desequilibrado (E#1) e muitas vezes amador (E#2), você, SERIOSAMENTE, espera que eu ainda jogue LAGADO? Perdoem-me a excessivamente chula linguagem aqui, mas, É SÉRIO ISSO CARA, VOCÊ REALMENTE QUER QUE EU PAGUE PRA JOGAR FUCKING LAGADO? Se eu e você que está lendo aqui estivéssemos conversando cara-a-cara, eu gritaria as letras L.A.G. tamanha a minha revolta sobre isso.

 

Observação: Eu reconheço que a minha opinião sobre esse assunto não é compartilhada por muitas outras pessoas, seja porque não ligam, seja porque possuem serviço de tunneling, ou porque simplesmente não percebem. Existem dois tipos de pessoas: Os que são viciados em frames por segundo, e os que são viciados em latência. Veja bem, se eu quero jogar andando "na setinha", e o meu char começa a travar, eu simplesmente não aguento. Se essa é a sua definição de um viciado em latência, eu estarei feliz em me encaixar nela. O motivo dessa crítica vir por último é porque ela é fortemente baseada na minha opinião. Tenham isso em mente antes de me xingarem igual doidos.

"Ah, Tibia não precisa de ping baixo pra jogar. Tibia não é MOBA nem FPS..."
É o que eu diria pra mim mesmo se eu pudesse. Cada pessoa tem um estilo de jogo no Tibia. Alguns são mais safe, outros são mais aventurosos. Eu gosto de pensar que eu estou num equilíbrio dos dois, mas eu quero ser capaz de ter uma postura aventureira quando julgar beneficial. Às vezes, quero ser capaz de entrar na Parchment Room e sair vivo com 6 cadáveres de demons pra demonstrar a minha incrível fúria e poder materializados no joguinho virtual. Porém, às vezes, eu preciso ser capaz de empurrar aquele maldito PK que está me trapando. E esses milisegundos me tiram isso. Eu não disse 100 milisegundos por um motivo óbvio: Abre qualquer bot que seja e veja se o seu ping será 170 estável. GL.

 

"Ah, mas os servidores canadenses são os melhores. São o primeiro mundo em dedicadas!" Ótimo. Faça um servidor pra canadenses, então, e divulgue em um fórum de otserv canadense também. Talvez seja um pouco injusto da minha parte dizer isso, porque alguém me disse uma vez que os servidores brasileiros são mais caros e piores. Eu não sou entendedor do assunto, então admito minha falta de capacitação nessa área. Mas como jogador, existe algo que eu entendo muito bem. Se você é do Brasil, está fazendo um servidor para brasileiros, e contando que a sua base de players terá um número de jogadores locais superior a 90%, QUANTO é o preço de uma experiência de jogo ideal pra você? Pra mim, isso não tem preço. Nós, jogadores, como consumidores e doadores, devemos saber aproveitar o produto, o serviço, a diversão.

 

Alguns de vocês que não são da minha época já se esqueceram ou nunca ouviram falar do servidor Tenebra, do tibia global. Eu joguei lá e tinha muitos amigos que jogavam lá. Eu parei de jogar lá (e no global também) e muitos dos meus amigos pararam também única e exclusivamente porque o único servidor local que nos fornecia uma latência mínima foi retirado de nós. Por mais que o prejuízo seja mínimo, ele existe. Nenhum servidor precisa ser perfeito. Mas todo servidor deveria ser capaz de proporcionar diversão. Eu, particularmente, não consigo me divertir lagado.

 

[AVISO DE REPETIÇÃO] QUANTO é o preço de uma experiência de jogo ideal pra você? Eu não me interesso por valores, qualidade, competência da empresa provedora dos serviços. Eu me interesso pelo que eu vejo na prática. Se você me disser que um servidor local custa duas, três, quatro vezes o que um estrangeiro custa, então eu vou sentar, colocar a palma da mão no rosto e me sentir chateado. Mas eu espero do fundo da minha alma tibiana que você irá simpatizar com esse sentimento de chateação também! Nós merecemos jogar sem lag e o problema de conexão e qualidade de serviços relacionados a internet são temas polêmicos no nosso país, por isso, não vou me aprofundar muito aqui.

 

--

 

Para encerrar, gostaria de dizer que eu encontrei servidores bons, que eu pagaria pra jogar. Mas muitos servidores são meticulosamente desenvolvidos para serem desprezados pela nova geração de tibianos, acostumada com tudo fácil e comprável com dinheiro real. Isso é um saco de muitas formas. Ensinar o jogador do seu servidor a aproveitar o jogo que você oferece a ele é um desafio. Mas vencer esse desafio faz de você um mestre do marketing de games.

 

E você, tibiano, que adora OTservers, mas que é da geração nova, onde bots são liberados e tudo é comprável: Essa facilidade que te permite matar um demon 10 minutos após criar um char faz você perder 70% (Estimativa sem qualquer base fundamental) do jogo. Cara, entenda uma coisa, o Tibia, dentro de todos os seus defeitos na progressão de experiência, foi feito pra você começar matando ratos, e depois matar trolls, e por aí vai. Aquele reset do super baiak que fez você perder a grana que você comeria em pizza em todos os finais de semana por um mês ou dois só te pegou de surpresa porque você não sabe aproveitar o jogo. Não há maneira certa ou errada de se jogar Tibia, mas você, ao meu ver, deixou de ganhar.

 

Eu mencionei um servidor no começo do meu post, e não quero fazer propaganda desnecessária pois esse não é o objetivo do tópico, mas eu tenho mantido algum contato com os envolvidos no desenvolvimento e estou satisfeito com o que eu vejo. Se você compartilha das minhas opiniões, eu lhe convido a experimentar o jogo que estão desenvolvendo, eu realmente acho que será bom.

 

Dito isso, um forte abraço à comunidade do TibiaKing, e que dias melhores de OTserv venham por aí, porque a Cip já é um cachorro morto sendo chutado pelos euros que as pessoas pagam por benefícios que alteram diretamente o gameplay coletivo. Não queira jogar um single-player online que da ênfase em microtransações p2w, queira jogar um MMORPG que aceitará de braços abertos a sua doação.

vejo a respeito do item, acho que seria uma boa itens com tempo de uso somente adquiridos em shop por 30 dias depois ele acaba... em vez de ser item fixo igual PB point blank.

APOIE NOSSAS CAUSAS - IBEACIBEAC

SEJA UM APOIADOR E AJUDE ALGUÉM

Se você acha que meu trabalho merece uma ajuda nessa quarentena, então seja um apoiador fiel doehttps://streamlabs.com/l3k0t1

 

 CANAL YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCMP25Br519j7dD1FFEMzPgA?view_as=subscriber

Meu grupo no Discord: https://discord.gg/qMS5pm9

"Você tem um sonho? Não deixe os outros te derrubarem e lute por aquilo que você acredita" by L3K0T  

 

GENTILEZA GERA GENTILEZA

 

 

Link to post
Share on other sites

Grande tópico, a facilidade e o fácil acesso ao end game tem realmente acabado com o prazer de jogar os servidores custom e os globais, bem, o simples fato de ser uma cópia do Tibia da cipsoft já me desmotiva, então é isso, Empire voltando, greats time are coming.

Link to post
Share on other sites

Realmente, espero que o server Empire cuide de todas essas questões, o que posso aturar seria os servidores do Canada que até então não vejo outra opção, não vim do Global como muitos aqui porém sei sobre essa carência, tanto que não jogo nenhum servidor global, os que jogo são aqueles próprios mas não tem muita diversidade de servidores próprios kkk

Espero que o servidor Empire também saiba fazer um bom marketing do jogo pois gostaria de uma comunidade grande

Edited by NotDeaDly
Acresentaçao (see edit history)
Link to post
Share on other sites

7 horas atrás, NotDeaDly disse:

Realmente, espero que o server Empire cuide de todas essas questões, o que posso aturar seria os servidores do Canada que até então não vejo outra opção, não vim do Global como muitos aqui porém sei sobre essa carência, tanto que não jogo nenhum servidor global, os que jogo são aqueles próprios mas não tem muita diversidade de servidores próprios kkk

Espero que o servidor Empire também saiba fazer um bom marketing do jogo pois gostaria de uma comunidade grande

Se não uma comunidade grande pelo menos uma comunidade ativa, essa é minha esperança em relação ao Empire. A faixa de players online na sua antiga passagem em meados de 2005-2008 era de 300 players Online, lembro que a galera era bem ativa nas comunidades do Orkut da época o que pra mim fazia toda diferença, você se sentia mais próximo dos outros players e não só aquela porrada de robô jogando.

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Similar Content

    • By Lord Khamus
      Lançamento agendado para: 20/04/2021

      Recompensa de lançamento: *O primeiro jogador que alcançar o reset de nivel 3 no servidor
      ira receber a premiação de R$: 100,00 + 30 Shop Points, sendo de escolha
      do mesmo receber por pix, mercadopago ou paypal. Para mais informações
      de como funciona o reset acesse: RESET.(Essa recompensa só será valida caso o servidor alcance o minimo de 50 players simultaneamente conectados)
      Abaixo tem algumas informações sobre o nosso servidor, em caso de dúvidas
      acesse nosso discord.
    • By Deletera
      Atenção! Os arquivos disponibilizados abaixo são da versão 12.64!
      Para obter otserv 12.64+ atualizado com novas áreas e novos gráficos acesse o github oficial do projeto OTX: https://github.com/opentibiabr/otservbr-global
       
      Servidor feito especialmente para jogadores que gostam do Tibia Oldstyle,
      mas colocado na versao 12 com novas funcionalidades, mounts, outfits e itens.  
       
      Todos Outfits sao frees & Addons coletando itens
       
      PVP clássico, old school times
       
      Spells adaptadas a versao 8.60
       
      Mais de 50 quests na Teleport Room
       
      Tasks e Missions para explorar o mapa
       
      Raids automáticas com novos bosses
       
      Reward System desabilitado, loot tradicional (bem melhor assim, certo?)
       
      Áreas custom e inovadoras como Hogwarts
       
      Em resumo, o OT busca ser simples, resgatando a naturalidade do que era o baiak da versão 8.60 em 2009, mas com implementações 12x+
       
      ◄IMAGENS►
      ◄DATAPACK & DLLS►
      » OTX Baiak Styller 12.64 MediaFire (Scan)
       » OtservBR Dlls & Executável (Windows 64x)
      (Antes de rodar o OT verifique de usar a mesma database e configurar o login no config.lua)
       
      ◄CLIENTS►
      » Tibia Client 12.64 MediaFire (Scan)
      (Para conectar ao cliente 12 (localhost), acesse usando 127.0.0.1_client.exe, localizado na pasta bin.)
       
      ◄WEB►
      » [GesiorAcc] para Tibia 12.64 MediaFire (Scan)
      Instale o XAMP para rodar com a data base e site disponíveis
      (não se esquece de alterar o login e senha no config.lua, para o atual a senha do mysql está como "XIPA2")
       
      » [Data base] acc/email e senha: god/god MediaFire (Scan)
      O OT está configurado para aceitar acc no lugar de email (opcional) para usar as acc de testes é senha 123123
       
      ◄Créditos►
      Waldir Teixeira (Saruman/Deletera) &
       
    • By vine96
      Olá você tibiano das antigas ou um tibiano nutella (jogador novo), estamos recrutando todos!

      Quer relembrar os bons momentos desse game, no melhor estilo Retro PVP Hardcore?

      Então eu te faço uma proposta, venha jogar no servidor Baiak Gaming!

      Estamos a quase 6 meses online e essa vai ser a grande reabertura, em 1 dia apenas, foram quase 100 contas criadas.

      Site: https://baiakgaming.online/
      Página do Facebook: 
      https://www.facebook.com/BaiakGaming
      Suporte Via Whats 24h: (51) 9 9476-0948

      Quer ganhar seus pontos e items vip de forma gratuita? Basta ser um streamer (Youtube ou Twitch) e divulgar o servidor, nos mande uma proposta pelo Whats.
       

    • By Cat
      ÁGUA TRANSPARENTE NO TIBIA
       
      Amostra/teste:

       
      Download Tibia.otfi -> Arquivo necessário para ativar transparência no seu client.
      (coloque junto ao tibia.dat e tibia.spr)
      Tibia.otfi
       
      Para ativar a transparência nas versões 8.54 e 8.60 é necessário o uso de dll:
      https://github.com/SaiyansKing/Tibia-Extended-Client-Library
       
      Download Object Builder -> Programa usado para add sprites
      https://github.com/ottools/ObjectBuilder/releases/tag/v0.4.8
       
      Download Item Editor -> Usado para cadastrar as propriedades de itens novos e abrir no map editor.
      https://github.com/ottools/ItemEditor/releases/tag/v0.5.1
       
      Download Sprites
      Contém:
      - Sprites de piso d'água full ground + 1 estilo borda (recomendo usar todos como borda, tirar full ground)
      - Sprites borda água-barranco.
      - Sprites borda água-areia.
      - Sprites borda areia-barranco-água.
      - Sprites borda água solo.
      - Sprites cachoeira + quedas d'água versão leste/norte
      - Sprites água transparente versão córrego (12x)
      sprites transparentes.rar
       
       
      (Senha para abrir o arquivo: tibiaking)

       
  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.


×
×
  • Create New...

Important Information

Confirmação de Termo