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Ola galerinha, hoje vou ensinar a vc's como usar if, else, elseif, and e or em lua

If, Else, ElseIF, Then

Agora vamos ver oque é oque:

  Citar
if - Se

else - Se nao

elseif - se nao, se

then - entao

Entendo o Script

function onSay(cid, words) -- Função aoFalar


if getPlayerVocation(cid) == 4 then -- Se a vocação do player for igual a 4 entao

doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu sou um Knight") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo sua vocação


elseif getPlayerVocation(cid) == 3 then -- Se nao, se a vocação do player for igual a 3 entao

doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu sou um Paladin") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo sua vocação


else -- Se nao

doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu nao estou na lista") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo um que nao esta na lista

end -- Fecha o IF

end -- Fecha o Script
Regras
  Citar
Todo if tem um then Todo if tem quer fechado (ou seja, adicionar mais um end) Todo elseif tem um then Nao precisa adicionar um end ao usar o elseif else nao precisa de then, nem de end pois faz parte do if O primeiro else se refere ao ultimo if
  Citar
and - E or - Ou
Entendo o Script And:
function onSay(cid, words) -- Função aoFalar


if getCreatureHealth(cid) > 500 and getCreatureMana(cid) > 100 then -- Se a vida da criatura for maior que 500 E se a mana da criatura for maior que 100 entao

doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 500 de health e 100 de mana, ") -- Manda uma mensagem

end -- Fecha o if

end -- Fecha o Script[/code]




[b]Or:[/b]

[code]function onSay(cid, words) -- Função aoFalar if getCreatureHealth(cid) > 500 or getCreatureMana(cid) > 100 then -- Se a vida da criatura for maior que 500 ou se a mana da criatura for maior que 100 entao doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 500 de health e 100 de mana, :D") -- Manda uma mensagem end -- Fecha o if end -- Fecha o Script

Regras

  Citar
Se usa o AND quando as tem que verificar as 2 funções sao 'verdadeiras'

Se usa o OR, quando uma das funções é 'verdadeira'

É isso pessoal, :blush:

Abraços

And e Or
Agora vamos ver oque é oque:
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  • 1ºAna 2ºDuda 3ºa) ( v) - todo "if" acompanha um "then" e um "end", podendo haver um "else" se for chamado b) ( f) - no uso do "if" é obrigatorio o uso do "else" c) ( f) - todo "elseif" acom

Postado

Belo tutorial...

Um outro expmplo de como usar com elseif

No caso se o health do player for = 500 ele envia uma menssagem apenas informando o health

Elseif -- Caso contraio

Se a mana do player for = 100 envia a menssagem informando que o player tem 100 de mana.


function onSay(cid, words) -- Função aoFalar

	if getCreatureHealth(cid) == 500 then -- Se a vida da criatura for maior que 500 entao

		doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 500 de vida!") -- Manda uma mensagem

	elseif getCreatureMana(cid) == 100 then

		doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 100 de mana!") -- Manda uma mensagem

	end -- Fecha o if

end -- Fecha o Script

Postado

TA USANDO O MEU TUTORIAL PRA EXPLICAR ISSO NÉ, PQP.

@toti

Olha o comentário que você colocou:

  Citar
Se a vida da criatura for maior que 500 entao

Ta errado, o que ta ali no script é

  Citar
Se a vida da criatura for igual a 500 então

Editado por Demonbholder (veja o histórico de edições)

  • 9 months later...
Postado

Exercicios:

  Citar

0 - local number = 0

1 -

2 - if number > 0 then

3 - if number > 50 then

4 - print('ANA')

5 - else

6 - print('Pedro')

7 - end

8 - if number < 0 then

9 - print('caio')

10 - else

11 - print('duda')

12 - end

13 - end

1 - Com base no script acima, se na linha 1 fosse adicionado "number = 10", quais dos nomes retornaria?

a) Nil

b) ANA

c) Pedro

d) caio

e) duda

2 - Com base no script acima, se na linha 1 fosse adicionado "number = 0", quais dos nomes retornaria?

a) Nil

b) ANA

c) Pedro

d) caio

e) duda

3 - MArque V ou F sobre o comando if:

a) ( ) - todo "if" acompanha um "then" e um "end", podendo haver um "else" se for chamado

b) ( ) - no uso do "if" é obrigatorio o uso do "else"

c) ( ) - todo "elseif" acompanha um "end"

d) ( ) - no uso do "elseif" o "then" não é necessário

e) ( ) - o "elseif" pode ser usado sem precisar ter um "if" anteriormente

f) ( ) - pode haver mais de um "if" aninhado dentro do mesmo script

g) ( ) - O máximo de "elseif" que pode ser usado é 10.

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