Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Ola galerinha, hoje vou ensinar a vc's como usar if, else, elseif, and e or em lua

If, Else, ElseIF, Then

Agora vamos ver oque é oque:

if - Se

else - Se nao

elseif - se nao, se

then - entao

Entendo o Script

function onSay(cid, words) -- Função aoFalar

if getPlayerVocation(cid) == 4 then -- Se a vocação do player for igual a 4 entao

doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu sou um Knight") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo sua vocação

elseif getPlayerVocation(cid) == 3 then -- Se nao, se a vocação do player for igual a 3 entao

doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu sou um Paladin") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo sua vocação

else -- Se nao

doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu nao estou na lista") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo um que nao esta na lista

end -- Fecha o IF

end -- Fecha o Script
Regras
Todo if tem um then Todo if tem quer fechado (ou seja, adicionar mais um end) Todo elseif tem um then Nao precisa adicionar um end ao usar o elseif else nao precisa de then, nem de end pois faz parte do if O primeiro else se refere ao ultimo if
and - E or - Ou
Entendo o Script And:

if getCreatureHealth(cid) > 500 and getCreatureMana(cid) > 100 then -- Se a vida da criatura for maior que 500 E se a mana da criatura for maior que 100 entao

doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 500 de health e 100 de mana, ") -- Manda uma mensagem

end -- Fecha o if

end -- Fecha o Script[/code]

[b]Or:[/b]

[code]function onSay(cid, words) -- Função aoFalar if getCreatureHealth(cid) > 500 or getCreatureMana(cid) > 100 then -- Se a vida da criatura for maior que 500 ou se a mana da criatura for maior que 100 entao doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 500 de health e 100 de mana, :D") -- Manda uma mensagem end -- Fecha o if end -- Fecha o Script

Regras

Se usa o AND quando as tem que verificar as 2 funções sao 'verdadeiras'

Se usa o OR, quando uma das funções é 'verdadeira'

É isso pessoal, :blush:

Abraços

And e Or
Agora vamos ver oque é oque:
  • Respostas 20
  • Visualizações 5.1k
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Most Popular Posts

• Ola galerinha, hoje vou ensinar a vc's como usar if, else, elseif, and e or em lua If, Else, ElseIF, Then Agora vamos ver oque é oque: Entendo o Script function onSay(cid

• Exercicios: 1 - Com base no script acima, se na linha 1 fosse adicionado "number = 10", quais dos nomes retornaria? a) Nil b) ANA c) Pedro d) caio e) duda 2 - Com base

• 1ºAna 2ºDuda 3ºa) ( v) - todo "if" acompanha um "then" e um "end", podendo haver um "else" se for chamado b) ( f) - no uso do "if" é obrigatorio o uso do "else" c) ( f) - todo "elseif" acom

Postado

Belo tutorial...

Um outro expmplo de como usar com elseif

No caso se o health do player for = 500 ele envia uma menssagem apenas informando o health

Elseif -- Caso contraio

Se a mana do player for = 100 envia a menssagem informando que o player tem 100 de mana.

if getCreatureHealth(cid) == 500 then -- Se a vida da criatura for maior que 500 entao

doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 500 de vida!") -- Manda uma mensagem

elseif getCreatureMana(cid) == 100 then

doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 100 de mana!") -- Manda uma mensagem

end -- Fecha o if

end -- Fecha o Script

Postado

TA USANDO O MEU TUTORIAL PRA EXPLICAR ISSO NÉ, PQP.

@toti

Olha o comentário que você colocou:

Se a vida da criatura for maior que 500 entao

Ta errado, o que ta ali no script é

Se a vida da criatura for igual a 500 então

Editado por Demonbholder (veja o histórico de edições)

• 9 months later...
Postado

Exercicios:

0 - local number = 0

1 -

2 - if number > 0 then

3 - if number > 50 then

4 - print('ANA')

5 - else

6 - print('Pedro')

7 - end

8 - if number < 0 then

9 - print('caio')

10 - else

11 - print('duda')

12 - end

13 - end

1 - Com base no script acima, se na linha 1 fosse adicionado "number = 10", quais dos nomes retornaria?

a) Nil

b) ANA

c) Pedro

d) caio

e) duda

2 - Com base no script acima, se na linha 1 fosse adicionado "number = 0", quais dos nomes retornaria?

a) Nil

b) ANA

c) Pedro

d) caio

e) duda

3 - MArque V ou F sobre o comando if:

a) ( ) - todo "if" acompanha um "then" e um "end", podendo haver um "else" se for chamado

b) ( ) - no uso do "if" é obrigatorio o uso do "else"

c) ( ) - todo "elseif" acompanha um "end"

d) ( ) - no uso do "elseif" o "then" não é necessário

e) ( ) - o "elseif" pode ser usado sem precisar ter um "if" anteriormente

f) ( ) - pode haver mais de um "if" aninhado dentro do mesmo script

g) ( ) - O máximo de "elseif" que pode ser usado é 10.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos 96.9k
  • Posts 519.6k

Informação Importante

Confirmação de Termo