Postado Julho 21, 2011 13 anos Este é um post popular. Ola galerinha, hoje vou ensinar a vc's como usar if, else, elseif, and e or em lua If, Else, ElseIF, Then Agora vamos ver oque é oque: Citar if - Se else - Se nao elseif - se nao, se then - entao Entendo o Script function onSay(cid, words) -- Função aoFalar if getPlayerVocation(cid) == 4 then -- Se a vocação do player for igual a 4 entao doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu sou um Knight") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo sua vocação elseif getPlayerVocation(cid) == 3 then -- Se nao, se a vocação do player for igual a 3 entao doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu sou um Paladin") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo sua vocação else -- Se nao doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu nao estou na lista") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo um que nao esta na lista end -- Fecha o IF end -- Fecha o Script Regras Citar Todo if tem um then Todo if tem quer fechado (ou seja, adicionar mais um end) Todo elseif tem um then Nao precisa adicionar um end ao usar o elseif else nao precisa de then, nem de end pois faz parte do if O primeiro else se refere ao ultimo if Citar and - E or - Ou Entendo o Script And: function onSay(cid, words) -- Função aoFalar if getCreatureHealth(cid) > 500 and getCreatureMana(cid) > 100 then -- Se a vida da criatura for maior que 500 E se a mana da criatura for maior que 100 entao doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 500 de health e 100 de mana, ") -- Manda uma mensagem end -- Fecha o if end -- Fecha o Script[/code] [b]Or:[/b] [code]function onSay(cid, words) -- Função aoFalar if getCreatureHealth(cid) > 500 or getCreatureMana(cid) > 100 then -- Se a vida da criatura for maior que 500 ou se a mana da criatura for maior que 100 entao doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 500 de health e 100 de mana, ") -- Manda uma mensagem end -- Fecha o if end -- Fecha o Script Regras Citar Se usa o AND quando as tem que verificar as 2 funções sao 'verdadeiras' Se usa o OR, quando uma das funções é 'verdadeira' É isso pessoal, Abraços And e Or Agora vamos ver oque é oque:
Postado Julho 21, 2011 13 anos Belo tutorial... Um outro expmplo de como usar com elseif No caso se o health do player for = 500 ele envia uma menssagem apenas informando o health Elseif -- Caso contraio Se a mana do player for = 100 envia a menssagem informando que o player tem 100 de mana. function onSay(cid, words) -- Função aoFalar if getCreatureHealth(cid) == 500 then -- Se a vida da criatura for maior que 500 entao doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 500 de vida!") -- Manda uma mensagem elseif getCreatureMana(cid) == 100 then doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 100 de mana!") -- Manda uma mensagem end -- Fecha o if end -- Fecha o Script
Postado Julho 24, 2011 13 anos TA USANDO O MEU TUTORIAL PRA EXPLICAR ISSO NÉ, PQP. @toti Olha o comentário que você colocou: Citar Se a vida da criatura for maior que 500 entao Ta errado, o que ta ali no script é Citar Se a vida da criatura for igual a 500 então Editado Julho 24, 2011 13 anos por Demonbholder (veja o histórico de edições)
Postado Julho 24, 2011 13 anos Autor Nao estou, so estou completando o topico que ja existe aqui no forum
Postado Maio 2, 2012 13 anos Exercicios: Citar 0 - local number = 0 1 - 2 - if number > 0 then 3 - if number > 50 then 4 - print('ANA') 5 - else 6 - print('Pedro') 7 - end 8 - if number < 0 then 9 - print('caio') 10 - else 11 - print('duda') 12 - end 13 - end 1 - Com base no script acima, se na linha 1 fosse adicionado "number = 10", quais dos nomes retornaria? a) Nil b) ANA c) Pedro d) caio e) duda 2 - Com base no script acima, se na linha 1 fosse adicionado "number = 0", quais dos nomes retornaria? a) Nil b) ANA c) Pedro d) caio e) duda 3 - MArque V ou F sobre o comando if: a) ( ) - todo "if" acompanha um "then" e um "end", podendo haver um "else" se for chamado b) ( ) - no uso do "if" é obrigatorio o uso do "else" c) ( ) - todo "elseif" acompanha um "end" d) ( ) - no uso do "elseif" o "then" não é necessário e) ( ) - o "elseif" pode ser usado sem precisar ter um "if" anteriormente f) ( ) - pode haver mais de um "if" aninhado dentro do mesmo script g) ( ) - O máximo de "elseif" que pode ser usado é 10.
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.