Postado Julho 21, 2011 13 anos Este é um post popular. Ola galerinha, hoje vou ensinar a vc's como usar if, else, elseif, and e or em lua If, Else, ElseIF, Then Agora vamos ver oque é oque: if - Se else - Se nao elseif - se nao, se then - entao Entendo o Script function onSay(cid, words) -- Função aoFalar if getPlayerVocation(cid) == 4 then -- Se a vocação do player for igual a 4 entao doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu sou um Knight") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo sua vocação elseif getPlayerVocation(cid) == 3 then -- Se nao, se a vocação do player for igual a 3 entao doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu sou um Paladin") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo sua vocação else -- Se nao doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu nao estou na lista") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo um que nao esta na lista end -- Fecha o IF end -- Fecha o Script Regras Todo if tem um then Todo if tem quer fechado (ou seja, adicionar mais um end) Todo elseif tem um then Nao precisa adicionar um end ao usar o elseif else nao precisa de then, nem de end pois faz parte do if O primeiro else se refere ao ultimo if and - E or - Ou Entendo o Script And: function onSay(cid, words) -- Função aoFalar if getCreatureHealth(cid) > 500 and getCreatureMana(cid) > 100 then -- Se a vida da criatura for maior que 500 E se a mana da criatura for maior que 100 entao doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 500 de health e 100 de mana, ") -- Manda uma mensagem end -- Fecha o if end -- Fecha o Script[/code] [b]Or:[/b] [code]function onSay(cid, words) -- Função aoFalar if getCreatureHealth(cid) > 500 or getCreatureMana(cid) > 100 then -- Se a vida da criatura for maior que 500 ou se a mana da criatura for maior que 100 entao doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 500 de health e 100 de mana, ") -- Manda uma mensagem end -- Fecha o if end -- Fecha o Script Regras Se usa o AND quando as tem que verificar as 2 funções sao 'verdadeiras' Se usa o OR, quando uma das funções é 'verdadeira' É isso pessoal, Abraços And e Or Agora vamos ver oque é oque:
Postado Julho 21, 2011 13 anos Belo tutorial... Um outro expmplo de como usar com elseif No caso se o health do player for = 500 ele envia uma menssagem apenas informando o health Elseif -- Caso contraio Se a mana do player for = 100 envia a menssagem informando que o player tem 100 de mana. function onSay(cid, words) -- Função aoFalar if getCreatureHealth(cid) == 500 then -- Se a vida da criatura for maior que 500 entao doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 500 de vida!") -- Manda uma mensagem elseif getCreatureMana(cid) == 100 then doPlayerSendCancel(cid, "Eu tenho 100 de mana!") -- Manda uma mensagem end -- Fecha o if end -- Fecha o Script
Postado Julho 24, 2011 13 anos TA USANDO O MEU TUTORIAL PRA EXPLICAR ISSO NÉ, PQP. @toti Olha o comentário que você colocou: Se a vida da criatura for maior que 500 entao Ta errado, o que ta ali no script é Se a vida da criatura for igual a 500 então Editado Julho 24, 2011 13 anos por Demonbholder (veja o histórico de edições)
Postado Julho 24, 2011 13 anos Autor Nao estou, so estou completando o topico que ja existe aqui no forum
Postado Maio 2, 2012 13 anos Exercicios: 0 - local number = 0 1 - 2 - if number > 0 then 3 - if number > 50 then 4 - print('ANA') 5 - else 6 - print('Pedro') 7 - end 8 - if number < 0 then 9 - print('caio') 10 - else 11 - print('duda') 12 - end 13 - end 1 - Com base no script acima, se na linha 1 fosse adicionado "number = 10", quais dos nomes retornaria? a) Nil b) ANA c) Pedro d) caio e) duda 2 - Com base no script acima, se na linha 1 fosse adicionado "number = 0", quais dos nomes retornaria? a) Nil b) ANA c) Pedro d) caio e) duda 3 - MArque V ou F sobre o comando if: a) ( ) - todo "if" acompanha um "then" e um "end", podendo haver um "else" se for chamado b) ( ) - no uso do "if" é obrigatorio o uso do "else" c) ( ) - todo "elseif" acompanha um "end" d) ( ) - no uso do "elseif" o "then" não é necessário e) ( ) - o "elseif" pode ser usado sem precisar ter um "if" anteriormente f) ( ) - pode haver mais de um "if" aninhado dentro do mesmo script g) ( ) - O máximo de "elseif" que pode ser usado é 10.
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.