Postado Abril 23, 2020 5 anos Este é um post popular. Nesse tópico vou estar ensinando coisas bem simples, mas que provavelmente um usuário iniciante tem dificuldade e certamente dificuldade que todo usuário mais avançado já teve um dia. Primeiramente, toda vez que você digitar uma SENHA, independente do procedimento que você esteja fazendo, a senha não aparece no console. Isso, exatamente, a tela fica preta sem nenhum dado em branco (ou outra cor), mas isso não quer dizer que ela não tenha sido digitada. Meu conselho é que você tome muito cuidado quando for fazer procedimentos assim, para não errar a senha. A segunda dica, é para você saber quando o código digitado anteriormente já foi processado e quando você pode estar inserindo a próxima linha de comando. Se você ver esse simbolo piscando, você pode continuar, se não aguarde. Spoiler A terceira dica é: o diretório raiz chama-se / Isso mesmo "barra". Se você quer entrar na pasta Home, que está dentro do diretório principal, você usará o comando: cd /home Porém a segunda barra, não tem a função de ir para o diretório raiz e sim de fazer a função de separação. Se você vai entrar na pasta otserv, que está dentro de home, você usa: cd /home/otserv Como voltar para a pasta /home, sem ter que digitar: cd /home ? Isso só é possível, caso você esteja dentro de alguma pasta que está dentro da home, então você poderá usar: cd .. Você estará em no diretório home, e se usar novamente o comando irá para i diretório raiz (/). Em muitos tutoriais de compilação, você verá o comando: mkdir build && cd build mkdir é o comando para criar uma pasta e build é o nome da pasta. Em outras palavras você disse para o sistema: "Crie uma pasta com o nome build". Lembrando que essa pasta será criada no diretório que você está. Já o comando && serve somente para separar um comando do outro. Então: "Crie uma pasta chamada build, e em seguida entre na pasta build". Limpar a tela, deixando-a mais limpa e fácil de trabalhar: clear Outro comando muito comum é o comando mv que é usado dessa forma: mv tfs .. Mv é o comando de mover um arquivo, então o comando acima está dizendo "Mover o arquivo chamado tfs para um diretório anterior a esse". Já vimos o comando " .. " utilizado juntamente com o comando cd Também tem o comando make, make -j 2 ou make -j 4 Significa que você vai criar um executavel, o -j 2 significa que você vai compilar de 2 em 2, agilizando o processo. O -j 4 é de 4 em 4 e assim por diante, isso vai depender da máquina que você está utilizando, mas cuidado, se tiver erros de compilação use apenas make Zip & Unzip e Rar & Unrar Essa parte já é um pouco mais complexa, existem muitos comando e algumas formas de se fazer, vou exemplificar as que acho mais fáceis. Se você enviou seu arquivo zipado para o diretório /home Você vai usar cd /home Para entrar no diretório em que se encontra o arquivo zipado. E vai executar o comando para extrair o conteúdo. unzip nomeDoArquivo.zip unrar nomeDoArquivo.rar Mas e se eu quiser zipar toda a pasta do meu server que está em /home/otserv cd /home/otserv zip -R otserv /home/otserv zipar a pasta otserv, que está dentro da pasta home, e nome-la como otserv com o formato .zip Para facilitar, entre na pasta raiz e depois determine o nome do arquivo, a extensão e qual o diretório da pasta que você quer zipar cd /home/ zip -r mapa.zip /home/otserv/data/world
Postado Outubro 19, 2020 4 anos Estou com uma dúvida. Existe o comando Screen. Eu utilizo para abrir o meu servidor e ele fica lá aberto, mesmo que eu feche meu Putty. Antes a anos atrás eu utilizava um programa quando precisava abrir o Putty de novo, acessar as Screens abertas com Screen -ls (se não me engano) dai aparece a numeração da screen. Porem não consigo acessar a screen novamente. Como devo proceder nesse caso para retomar o controle do console e fecha-lo (qual comando ou maneira posso fecha-lo também, para reiniciar o servidor devidamente sem precisar reiniciar toda a máquina). Obrigado.
Postado Outubro 30, 2020 4 anos Em 19/10/2020 em 17:17, Zoodi disse: Estou com uma dúvida. Existe o comando Screen. Eu utilizo para abrir o meu servidor e ele fica lá aberto, mesmo que eu feche meu Putty. Antes a anos atrás eu utilizava um programa quando precisava abrir o Putty de novo, acessar as Screens abertas com Screen -ls (se não me engano) dai aparece a numeração da screen. Porem não consigo acessar a screen novamente. Como devo proceder nesse caso para retomar o controle do console e fecha-lo (qual comando ou maneira posso fecha-lo também, para reiniciar o servidor devidamente sem precisar reiniciar toda a máquina). Obrigado. STYLLER OT 2022
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.