Ir para conteúdo

Tutoriais sobre Spriting (Pixel Art)

Tutoriais e videos sobre pixel art e ferramentas de edição de sprites, assim como adicionar sprites no client e map editor.

Atenção!

- Esta área é para publicação de Tutoriais sobre pixel art e criação de sprites para Otserv.

- Ao ler um tutorial, dê reputação ao membro que o publicou e comente no tópico. Este pequeno incentivo faz com que membros continuem trazendo tutoriais e outros conteúdos ao fórum.

- Se o conteúdo não for seu, adicione Créditos!

- Por motivos de segurança é necessário que um membro da equipe Aprove o seu Tópico, dessa forma mantemos o fórum organizado e livre de conteúdos maliciosos, obrigado pela compreensão!

Subfóruns

1. Sprites "Free for Use" para Otserv, baixe cenário, outfits, monstros, itens, efeitos, objetos e packs completos (perspective 45 e top-down).

• 1712 posts
  1. Olá galera, fiz esse tópico para vocês, membros, pedirem recursos/tutoriais de qualquer coisa relacionado à Pixel Art. Esperando pedidos, abraço (: O outro tópico foi retirado por falta de organização e mantimento. Este tópico será respondido aqui. Lembrando que qualquer um pode pedir recursos/tutoriais, e qualquer um pode responder, contanto que contenha os créditos do autor. Se não houver os créditos o membro será punido.

• 25 respostas
    • 23.6k visualizações
  2. Started by 3visan,

Glossário - Pixel Art/Sprites Significado dos termos Isso é meio que uma guia para iniciantes em Sprites, muitos não entenden os termos então aqui vou explicar cada significado. Glossario: Anti-Aliasing (AA): Efeito utilizado pra deixar o sprite com um ar menos serrilhado, suavizando as cores. A falta de AA é muito comum em sprites de novatos. Backside: Termo usado pra denominar determinado sprite de "costas". Normalmente usado em outfits de players e monstros. Contraste: É o efeito de deixar uma cor mais evidente deixando ela perto de outra que "não combine". Por exemplo deixar cores escuras perto de claras sem uma cor intermédiar…

• 13 respostas
    • 9.5k visualizações
  3. Started by 3visan,

Regras Aqui é para por recursos, tutoriais, dicas, etc, relacionados a Fakes. Duvidas relacionadas a fakes/sprites/design devem ser postado no Suporte Gráficos. Para mostrar seus trabalhos postem na galeria de fakes. Todos os tutoriais devem conter créditos do autor. Em caso de comprovação de ripping, o usuário sera banido.

• 0 respostas
    • 7.5k visualizações
  4. Started by ferlations,

Bem gente, essa é uma nova área aqui então tenho que fazer as regras, rs. Aqui é para por recursos, tutoriais, dicas, etc, relacionado à Sprites/Pixel Art. Qualquer dúvida ou coisa relacionada, basta postar normalmente nas áreas normais e/ou básicas. Para mostrar seus trabalhos do mesmo, deve postar na Galeria. Todos os tutoriais devem conter os créditos do autor. Qualquer dúvida relacionada, pergunte no Suporte. Bem gente, são as regras né, auhauha! Abç grande p/ todos, ;p

• 0 respostas
    • 4.1k visualizações
  5. Quer saber como eu fiz esses banners e quadros em menos de 1 hora? (tópico original: https://tibiaking.com/forums/topic/104074-banners-e-pinturas/) - ○ - Bom, a verdade é que não precisa saber pixel art para produzir peças como estas. Mas se você souber, agrega muito a qualidade das peças, uma vez que você queira melhorar a moldura ou até mesmo aplicar retoques na imagem reduzida. Este tutorial é bem simples, iremos trabalhar com resize (redução de imagens), distorção, nitidez e ruídos. Foram utilizados: Paint e Photoshop 2019 (se você não tiver condições financeiras para comprar Photoshop, recomendo a versão 201…

• 0 respostas
    • 1.1k visualizações
  6. Transformar Modelos 3d em Sprites 2d p45 Créditos pelo tutorial: OtavioGFL (ele que me ensinou) Antes de tudo, pra isso funcionar, você vai precisar de: - Blender - Arquivo contendo as configurações para perspectiva 45 graus: perspective_45 by OtavioGFL.blend - Modelos: Você encontra diversos tipos de modelos 3d no Deviant Art e em outros sites. Pesquise EXEMPLO model + o formato => mmd, xna e dae. (mmd e xna precisa usar addon pra importar, neste tutorial trabalharei com o formato .dae) 1 - Abra o arquivo perspective 45 by OtavioGFL no blender. 2 - Vá em arquivo -> importar -> Collada (.…

7. Started by Madarada,

Fala galera, beleza? Quem não lembra daqueles tutoriais que eu fiz anos atrás da série Sprite Seduction? Pois é, o paizão está de volta melhor e mais forte e gostaria de compartilhar com os senhores 2 tutorias recentes que fiz para nossa comunidade. Aproveitem, mais tutoriais estão à caminho... Participe da Academia de Pixel https://discord.gg/BjK7dBgc

8. Started by warlens,

Este sprite concept do Asta, encontrei em uma página do fb com nome Nto Sprites. Decidi começar fazer sprites de Black Cover e repassar pra galera quando terminar. Comecei fazendo de acordo com os pixels semelhantes na imagem da página do fb, peguei uma sprite base do Lee e comecei editar. Será que está igual ou precisa de mais retoques, ajustes, etc ?

• 1 resposta
    • 1.9k visualizações
  9. Started by Cat,

Este tutorial estava numa área fechada do perspective45 (fórum), reescrevi e estruturei algumas partes, os créditos estão abaixo: Créditos pelo tutorial: Etchebeur. O corpo humano pode ser dividido nas seguintes partes: 1. Cabeça e pescoço 2. Membro superior: Mão, antebraço, braço, ombro, axila e região peitoral. 3. Abdômen 3. Costas 5. Membro inferior: Coxa, perna e pé. Tendo em mente que o sprite precisa de todas essas partes, vamos lá: Cabeça e pescoço: É preciso definir o rosto, colocando feições humanas. O pescoço pode ser representado com um pequeno espaço abaixo do rosto. Membro superior: Mão, antebraç…

10. Started by Cat,

Encontrei esses arquivos num backup aqui no meu Pc, se alguém souber quem os fez me avise pra eu adicionar os créditos! As imagens abaixo mostram o processo de criação de arbustos, em top-down e perspective 45.

• 0 respostas
    • 1.3k visualizações
  11. Started by Cat,

Este tutorial estava numa área fechada do perspective45 (blog), reescrevi e estruturei algumas partes, os créditos estão abaixo: Créditos pelo tutorial: Nu77, Weto e MichaelH. Dithering - Mistura de cores Dithering é uma tecnica em Pixel Art utilizada de modo a mesclar duas cores, entrelaçando elas e causando um efeito de ruído na arte. O Dithering era mais visto quando existiam várias limitações na área, hoje é feito mais como algo alternativo. Veja os exemplos abaixo:

• 0 respostas
    • 904 visualizações
  12. Este tutorial estava numa área fechada do perspective45 (blog), reescrevi e estruturei algumas partes, os créditos estão abaixo: Créditos pelo tutorial: Pixelaria, André, Alors e Insaend. Como evitar Pillow Shading - Sombreamento Correto 1 - Bem o "pillow shading" se dá quando fazemos um sombreamento onde não há foco de luz ele fica como camadas de contorno (Observação: O termo Pillow Shading, no significado literal significa: Sombreamento de Travesseiro). Veja nos exemplos abaixo a forma incorreta de sombrear (quando gera pillow shading): 2 - Agora veja abaixo a forma correta de se fazer (Observação: Uma…

• 0 respostas
    • 1.5k visualizações
  13. Eai galerinha, vim trazer esse tutorial muito bacana feito por Zerus, estarei colando abaixo as explicações escritas por ele, apenas editei algumas partes da escrita. Espero que possa ser útil pra vocês! Estudo das Cores - Saturação, matiz e luminosidade Para começar, será utilizado uma sprite de tecido, veja a imagem abaixo, aparentemente, existem tons de roxo, azul escuro, azul claro e verde. Mas na verdade o Zerus usou isso para manipular as cores a seu favor. Essa arte só possui tons de azul, e a luminosidade varia apenas entre o cinza 30 ao cinza 50, sem altos contrastes de luminosidade Isso pode ser visto, por exemplo,…

• 0 respostas
    • 1.1k visualizações
  14. TÉCNICA DOS CUBOS Inspirado nas ideias do Hawk (grupo academia de spriting), mostrarei como criar um cubo e o que pode ser feito com ele! Essa técnica é simples e pode ser feita até mesmo no paint! As imagens mostradas nesse tutorial não são de autoria minha, retirei da internet e algumas foram doadas pelo Hawk 1 - Fazendo um Cubo Trace uma linha reta no tamanho desejado (exemplo verde) e desenhe a ponta inferior do cubo usando duas linhas na diagonal, com o distanciamento de 2 pixels. Agora faça as paredes verticais proporcional ao comprimento das linhas e refaça o mesmo processo, veja a imag…

• 0 respostas
    • 1.3k visualizações
  15. Started by GamerGoiano,

APaguem esse post

• 9 respostas
    • 2.3k visualizações
  16. Started by Beeny,

eae, se n me engano esse rolê não funciona no gla/pxg. mas, tem outros jeitos de pegar lá tb links: ninjaripper - https://gamebanana.com/tools/download/5638 dds converter - http://www.softsea.com/download/DDS-Converter.html scan: ninja ripper - https://www.virustotal.com/gui/file/60541e6a43661f0ee2e70c0a7cedb86d44a874e5376949db7a2e1f604fa5cdf1/detection dds - https://www.virustotal.com/gui/file/611d6bbb534b8a3210b2ca1e7954d6abc3055c6f2995833fbb04b6093f418263/detection

17. Started by wesquel,

Eae Galera do TK hoje venho mostra como recorta a sprites rapidamente no object builder com facilidade ! 1- Va na ferramenta slicer ! 2- Vai Abri isso ! 3- Selecione a imagen ! 4- Coloque o numero de colunas e linhas ! 5- Clique em Corta ! 6 - Vai aparecer como vai fica os cortes da sprite ! 7- Clique em importa ! ( so uma vez ) 8 - Ja vai para o spr e dat ! 9- Pronto so monta outfits,itens e etc.... ( Lembre-se de compilar depois )

• 5 respostas
    • 4.9k visualizações
  18. (minha versão atual/utilizada) Como dito no titulo, neste tutorial será ensinado como transformar (ou de um modo grosseiro, converter) uma imagem .Gif, .Png, .Bmp e .Jpg em uma sprite (.OBD) utilizando o próprio Object Builder, sem a instalação de terceiros. Vale lembrar que, você pode converter outros tipos de arquivos de imagem com a utilização de sites onlines para os tipos aceitáveis acima (link de um site deste tipo no final do post). Bom, siga o tutorial abaixo e certamente conseguirá fazer isto! Download Object Builder (versões atuais) Scan (da versão 0.4.6) Requisitos - Object Builder (versã…

• 11 respostas
    • 9k visualizações
  19. Started by Madarada,

Bem vindo todos ao primeiro tutorial da academia do pixel,neste tutorial iremos aprender como criar e desenvolver espadas,uma tema que é de interesse de muitas pessoas. Espero que nesta primeira aula todos se esforcem bastante pois no final da semana suas artes serão expostas e julgadas por membros do fórum inclusive eu. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- - Moldando Outline - • Para começarmos devemos abrir o paint e selecionar a ferramenta do quadrado e fazer um quadrado de tamanho 32x32,po…

• 21 respostas
    • 5.4k visualizações
  20. Sprite Seduction -INTRODUÇÃO - Capítulo l Onde tudo começa • A importância da teoria Você não é bom: Você não ficará bom em 1 semana 1 mês ou 1 ano,assim como qualquer coisa na vida spriting exige dedicação e foco.Busque sempre estar aprendendo e evoluindo de maneira sadia e com humildade,então se você está a 6 meses e acha que já está bom,eu aconselho que pense novamente; Talento x Esforço: você está spriteando à 6 meses e achou seu…

• 14 respostas
    • 6.6k visualizações
  21. Started by otaviogfl,

Com esse tutorial vou ensinar a cortar sprites de forma rápida. Utilizei o Adobe Photoshop CS6 (inglês) no tutorial mas acredito que versões anteriores tenham as mesmas ferramentas. O tutorial será todo com imagens qualquer dúvida que aparecer eu esclareço. 1° Passo: 2° Passo: 3° Passo: obs: Não é necessário colocar "8 e 6", isso é a quantidade de linhas e colunas. 4° Passo: 5° Passo: Resultado:

22. Started by 3visan,

Introdução Um tutorial postado pelo Galiant no Tibiabr achei legal e resolvi trazer para vocês, ja que vi que não existe muitos tutoriais de sprites aqui. Realidade do Sprite • Proporção Bom, começando esse nosso novo tutorial de sprites gostaria de chamar a atenção dos spriters que ja possuem certa experiência a ficarem atentos às proporções de seus sprites. 1º Exemplo: Como exemplo fiz essa Armor sem muitos detalhes ou efeitos de sombreamento, o objetivo é mostrar a vocês como uma proporção errada pode estragar um sprite: Aparentemente, não nos parece um sprite ruim, na verdade ele tem potencial...talvez sombreando ali na e…

• 11 respostas
    • 3.8k visualizações
  23. Started by Rezende.16,

Fala galera do tk , eu tava de bobeira hoje a tarde e como alguns amigos haviam me pedido pra juntar um material sobre spriting pra eles eu resolvi copiar alguns dos tópicos aqui e junta-los todos em um unico E-Book. - Então quer dizer que vc esta roubando o conteúdo do TK ? Não , eu simplesmente agrupei tudo em um arquivo PDF e todos os créditos dos tutoriais e é claro do TK estão aderidos no E-Book. Link do download :https://www.sendspace.com/file/500300 SCAN: https://www.virustotal.com/pt/file/511fe7721ff21ab61aecbe3a243408de34938a5cce3b5efccda13612c70e9f8e/analysis/1404344141/ Abraço @Edit: Creditos:

• 12 respostas
    • 3.4k visualizações
  24. Bom Galera fiz um tutorialzinho de como arrumar esse erro chato do Object Builder Erro: Unsupported Version OBS: Sem mais delongas, irei postar Tutorias em videos do Object Builder, se te ajudar clique em Gostei ai. Video Tutorial: Obrigado a todos, creio que está na área correta pois é relacionado a Sprites.

• 18 respostas
    • 8.6k visualizações
  25. Desenvolvedor de Sprites - This Is Spriting Descrição: O curso Desenvolvedor de Sprites tem como objetivo introduzir e preparar o aluno para o mundo do desenvolvimento de games, abordando técnicas utilizadas por profissionais. O aluno formado pelo curso estará apto a planejar, desenvolver e finalizar sprites, sendo possível atuar como Artista Gráfico, Ilustrador, Animador ou Spriter, de forma independente ou prestando serviços para jogos eletrônicos. O diferencial do curso são as aulas em vídeo, facilitando o aprendizado dos alunos com explicações detalhadas. Gratuito! Módulos: ? Início: 17/08 Se você…

• 6 respostas
    • 3k visualizações
  26. Started by Ewerton Weto Costa,

Boas povo, bom to criando esse tutorial para ajudar vocês com a perspectiva que muitos acham que ser um bixo de 7 cabeças. Mas na verdade é mais simples do que parece. Bom vamos lá! Se você tem dificuldades faça uma caixa com esta, se seu sprite se encaixar perfeitamente significa que ele está na perspectiva correta, se ficar torto tem algo errado! Faça seu sprite e certifique se que ele encaixe como este! < Lembre se deixar as mãos e os pés alinhados! Caixas maiores para criaturas maiores! Funciona da mesma forma é só ver se encaixa perfeitamente na caixa. Mãos a obra! Qualquer dúvida contate-me, seria um prazer ajudar!

• 5 respostas
    • 2.7k visualizações
  27. 1: Criei um arquivo 32x32 no Paint 2: Selecione uma Imagem 32x32 de sua preferencia para ser o Design de sua parede 3: Eu escolhi esse fundo de água pois irá perder alguns pixels durante dando efeito de azul, agora passe duas linhas pretas nas laterais da imagem 4: Agora clique em redimensionar , selecione a opção Pixels, e marque 45 Graus como na imagem e DESMARQUE A OPÇÃO "MANTER TAXA DE PROPORÇÃO" de ok. 5: Note que a imagem já tornou forma de perspectiva 45 Graus de Tibia, agora Clique em Girar e Selecione Girar Horizontalmente. 6: Pinte o Fundo da imagem como preferir, e faça as devidas edições Siga Abaixo. Arras…

28. Started by MadoxSilver,

Introdução Estou de volta em mais um de muitos tutoriais que farei (assim espero :]). Aqui lhes mostrarei como trabalhar usando o sprite editor, o paint e o Photoshop fazendo sprites, ou alterando, é claro. Bem... Aqui vamos falar sobre: Sprite Editor Paint Photoshop Refletores Texturas Reflexão Vocabulário e Muito Mais Sprite Editor Sua função é simples, rápida e essencial. Adicionar e alterar sprites do tibia, contidos no arquivo Tibia.spr que geralmente está em C:\Arquivos de programas\Tibia\Tibia.spr. Para carregá-los basta abrir o sprite editor (lógico né...) e clicar em LOAD ITEMS. Uma Janela irá…

• 17 respostas
    • 26.5k visualizações
  29. Started by Thayam,

Bom dia Tkingers!! Seguinte, andei dando uma olhada no fórum, e achei várias dúvidas sobre como adicionar um novo pokémon (qualquer um) em seu servidor PDA. Então trouxe este vídeo para vocês, garanto que vai ajudar muito! OBS: O Vídeo não é meu, apenas estou trazendo para o fórum, pois ainda não vi um vídeo bem explicado como esse acessível para todos! Clique Aqui para assistir a vídeo aula! Créditos: Shihouin Dom Zaraki Qualquer coisa estamos ae!

30. Started by WooX,

Boa noite a todos! Primeiro queria pedir desculpas pela demora desse tutorial, meu dia a dia anda muito corrido. Bom... esse é o segundo tutorial/aula da academia do pixel, desta vez sobre Orcs. Aqui vocês vão aprender: Características Antes de tudo temos que estudar as características dos Orcs, breve pesquisa na internet. Wikipédia: é retratado como um gigante ou simplesmente como um homem maior do que o normal e de aparência brutal, possuem uma variedade de tons de verde maior que de outras cores,diferente dos ogros que só tem um tom de verde. Sugiro também pegar alguma imagem para usar de referência, é sempre bom pra estudar a anatomi…

• 12 respostas
    • 3k visualizações
  31. Started by Madarada,

Olá Tibianos,meu nick é Madarada e hoje venho lhes trazer um tutorial básico de spriting,espero que gostem. Antes de começarmos quero deixar claro que : Este tutorial foi feito com base em meus conhecimentos em spriting,ele não é uma verdade absoluta apenas um material desenvolvido e voltado para todos os membros iniciantes em nesta área. Este tutorial é minuciosamente detalhado e foi desenvolvido para leigos e iniciantes em spriting Neste primeiro tutorial iremos abordar um assunto muito importante que se chama outline.Futuramente virão tutorias de outline de monstros,armas,cenários mais por enquanto apenas humanóide. 1. Outline (humanóide) # Outli…

• 10 respostas
    • 4.7k visualizações
  32. Started by Stigal,

Ola Pessual Lindo Do Tibiaking... Bom, Um Tutorial De Como Fazer outfits... Vamos Ao Tutorial: Bem, primeiro, o mais básico de tudo: abra uma imagem 32x32. Depois, arranje a cabeça de um outfit de citizen de frente, e cole na imagem. Após posiciona-la no extremo noroeste do quadrado, faça uma base. Tente copiar de um outro outfit, para você ir "pegando a manha". Não presisa caprichar muito, pois é só um esboço. Após ter a base pronta, começe os detalhes. Depois, passe linhas pretas no contorno e defina as linhas internas num tom cinza escuro. Pinte os espaços em branco num tom cinza claro e o outfi…

• 15 respostas
    • 4k visualizações
  33. Saudações queridos amigos do TK! Hoje venho trazer um tutorial mais básico porém muito útil. Vejo que algumas pessoas tem vontade de começar a vida em sprites, porém, ficam meio perdidos a como começar, veem em alguns tópicos agente falar sobre Hue, Dithering, AA e pensam "WTF?!". Então venho aqui hoje tentar explicar um pouco melhor sobre alguns conceitos e programas utilizados para tal ação. Vamos lá!: Quero fazer sprites, por onde eu começo?!?! Pixel art é sobre os pixels – simples assim. Esses tipos compartilham um ponto comum: Ter certeza que o seu foco está nos pixels. Comece devagar – Quanto mais larga a imagem que você está tentando fazer, mais te…

• 11 respostas
    • 3.6k visualizações
  34. Started by WooX,

Ola a todos! Quem é próximo a mim já deve ter notado que minha frequência no fórum diminui bastante ultimamente. Devido a falta de tempo livre eu vou me afastar do fórum por um tempo, mas antes de "abandonar" o barco, vou fazer o que talvez sejam minhas ultimas contribuições como membro ativo no fórum. Eu estava dando uma olhada na área de tutoriais de spriting do fórum e notei que a maioria esmagadora dos tutoriais abordam conceitos e técnicas, é raro encontrar um tutorial abordando perspectiva. Pensando nisso resolvi fazer a tradução e trazer um tutorial que foi muito útil pra mim no início, o conteúdo é muito antigo, mas não deixa de ser bom. Vamos lá. O…

• 1 resposta
    • 2k visualizações
  35. Tutorial básico sobre cores. Vejo no fórum e em outros locais, está dúvida sobre, como e que cores devo utilizar, tais motivos me levaram a passar o que aprendi sobre as cores ultimamente Neste tutorial, vou explicar como funcionam as cores análogas, a monocromia, como usar ambas para nos spriters, e algumas técnicas de montagem de paleta. Este também, irá nos ajudar na Pintura Básica e Antialiasing (AA). Então vamos lá ; Cores Análogas e complementares: Cores análogas são cores que ficam lado a lado no disco de cores, e são tidas como análogas por dividirem a mesma cor base. Por exemplo, na imagem a baixo podemos ver o azul do meio ao seu lado duas cores aná…

• 6 respostas
    • 2.8k visualizações

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Confirmação de Termo