Tutoriais sobre Spriting (Pixel Art)
Tutoriais e videos sobre pixel art e ferramentas de edição de sprites, assim como adicionar sprites no client e map editor.
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Sprites "Free for Use" para Otserv, baixe cenário, outfits, monstros, itens, efeitos, objetos e packs completos (perspective 45 e top-down).
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Glossário - Pixel Art/Sprites Significado dos termos Isso é meio que uma guia para iniciantes em Sprites, muitos não entenden os termos então aqui vou explicar cada significado. Glossario: Anti-Aliasing (AA): Efeito utilizado pra deixar o sprite com um ar menos serrilhado, suavizando as cores. A falta de AA é muito comum em sprites de novatos. Backside: Termo usado pra denominar determinado sprite de "costas". Normalmente usado em outfits de players e monstros. Contraste: É o efeito de deixar uma cor mais evidente deixando ela perto de outra que "não combine". Por exemplo deixar cores escuras perto de claras sem uma cor intermédiar…
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Olá galera, fiz esse tópico para vocês, membros, pedirem recursos/tutoriais de qualquer coisa relacionado à Pixel Art. Esperando pedidos, abraço (: O outro tópico foi retirado por falta de organização e mantimento. Este tópico será respondido aqui. Lembrando que qualquer um pode pedir recursos/tutoriais, e qualquer um pode responder, contanto que contenha os créditos do autor. Se não houver os créditos o membro será punido.
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Regras Aqui é para por recursos, tutoriais, dicas, etc, relacionados a Fakes. Duvidas relacionadas a fakes/sprites/design devem ser postado no Suporte Gráficos. Para mostrar seus trabalhos postem na galeria de fakes. Todos os tutoriais devem conter créditos do autor. Em caso de comprovação de ripping, o usuário sera banido.
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Bem gente, essa é uma nova área aqui então tenho que fazer as regras, rs. Aqui é para por recursos, tutoriais, dicas, etc, relacionado à Sprites/Pixel Art. Qualquer dúvida ou coisa relacionada, basta postar normalmente nas áreas normais e/ou básicas. Para mostrar seus trabalhos do mesmo, deve postar na Galeria. Todos os tutoriais devem conter os créditos do autor. Qualquer dúvida relacionada, pergunte no Suporte. Bem gente, são as regras né, auhauha! Abç grande p/ todos, ;p
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Sprite Seduction -INTRODUÇÃO - Capítulo l Onde tudo começa • A importância da teoria Você não é bom: Você não ficará bom em 1 semana 1 mês ou 1 ano,assim como qualquer coisa na vida spriting exige dedicação e foco.Busque sempre estar aprendendo e evoluindo de maneira sadia e com humildade,então se você está a 6 meses e acha que já está bom,eu aconselho que pense novamente; Talento x Esforço: você está spriteando à 6 meses e achou seu…
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Sprite Seduction -INTRODUÇÃO - Capítulo Único Entendendo e aplicando conceitos • Outline e seus conceitos A outline deve ser sim levada em conta mais não priorizada cem por cento,o que gera a forma é o Anti-Aliasing.É claro que se sua outline possuir um erro muito grosseiro fica visivelmente estranha sua sprite,resumindo meu conselh…
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Bom dia amigos do TK! Estava estudando um pouco na internet, quando me deparei com duas apostilas muito interessantes, e como estou a mil por hora em relação ao aprendizado e ao compartilhamento do conhecimento, resolvi trazê-las para cá, para que aqueles que realmente gostem de mexer com sprites possam entender um pouco mais da parte teórica sobre as cores. A Primeira é a respeito das cores em logomarcas e afins: Apostila sobre Cores E a outra é sobre a tão famosa Teoria das Cores: Teoria das Cores As apostilas não são minhas, como disse aqui, estava estudando e acabei achando interessante compartilhá-las com vocês Acredito que elas também tenham muita…
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Este sprite concept do Asta, encontrei em uma página do fb com nome Nto Sprites. Decidi começar fazer sprites de Black Cover e repassar pra galera quando terminar. Comecei fazendo de acordo com os pixels semelhantes na imagem da página do fb, peguei uma sprite base do Lee e comecei editar. Será que está igual ou precisa de mais retoques, ajustes, etc ?
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Bom sem delongas o tutorial é em vídeo, espero que ajude a galera, serve para adicionar pokes e outfits. é isso ai galera, até o próximo vídeo
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Bom dia Tkingers!! Seguinte, andei dando uma olhada no fórum, e achei várias dúvidas sobre como adicionar um novo pokémon (qualquer um) em seu servidor PDA. Então trouxe este vídeo para vocês, garanto que vai ajudar muito! OBS: O Vídeo não é meu, apenas estou trazendo para o fórum, pois ainda não vi um vídeo bem explicado como esse acessível para todos! Clique Aqui para assistir a vídeo aula! Créditos: Shihouin Dom Zaraki Qualquer coisa estamos ae!
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Fala galera do tk , eu tava de bobeira hoje a tarde e como alguns amigos haviam me pedido pra juntar um material sobre spriting pra eles eu resolvi copiar alguns dos tópicos aqui e junta-los todos em um unico E-Book. - Então quer dizer que vc esta roubando o conteúdo do TK ? Não , eu simplesmente agrupei tudo em um arquivo PDF e todos os créditos dos tutoriais e é claro do TK estão aderidos no E-Book. Link do download :https://www.sendspace.com/file/500300 SCAN: https://www.virustotal.com/pt/file/511fe7721ff21ab61aecbe3a243408de34938a5cce3b5efccda13612c70e9f8e/analysis/1404344141/ Abraço @Edit: Creditos:
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Galera eu vi que tinha muita gente querendo saber como colocar novos sprites no servidor, até achei alguns tutoriais mas não tinham imagens e eram muito vagos, então resolvi montar esse bem explicado e com imagens para facilitar o entendimento de vocês. Quote Você precisará do SPR EDITOR SCAN - VIRUS TOTAL Inicio: - Neste tutorial, você irá aprender como extrair, modificar e comilar o arquivo Tibia.spr. • Vamos trocar esse sprite - • Por esse - 1º Passo - Donwload e Instalação; - Após baixar o SprEditor extraia ele para uma pasta a sua escolha . Spoiler - Após extrair vá na pasta do seu Tibia e copie o arquivo Tibia.spr para a mesma pasta o…
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Fala ai meus amigos do TK! Durante a noite recebi algumas PM's sobre alguns sprites feitos, e neles percebi alguns erros básicos, que eu também cometi e que você também irá cometer haha! Então resolvi trazer este novo tutorial para a comunidade, que fala sobre "Coisas para se Evitar" na hora de fazer sua sprite, acredito que será uma mão na roda para aqueles que estão iniciando neste mundo Enfim, chega de enrolar vamos lá: Coisas para evitar na hora de criar sua sprite! AA Ruim: Muito AA (anti-aliasing demais) – você só quer usar o AA necessário para suavizar a borda. Se você usar muito, as bordas podem parecer borradas, e você perde a nitidez da linha: …
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Com esse tutorial vou ensinar a cortar sprites de forma rápida. Utilizei o Adobe Photoshop CS6 (inglês) no tutorial mas acredito que versões anteriores tenham as mesmas ferramentas. O tutorial será todo com imagens qualquer dúvida que aparecer eu esclareço. 1° Passo: 2° Passo: 3° Passo: obs: Não é necessário colocar "8 e 6", isso é a quantidade de linhas e colunas. 4° Passo: 5° Passo: Resultado:
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Ola Pessual Lindo Do Tibiaking... Bom, Um Tutorial De Como Fazer outfits... Vamos Ao Tutorial: Bem, primeiro, o mais básico de tudo: abra uma imagem 32x32. Depois, arranje a cabeça de um outfit de citizen de frente, e cole na imagem. Após posiciona-la no extremo noroeste do quadrado, faça uma base. Tente copiar de um outro outfit, para você ir "pegando a manha". Não presisa caprichar muito, pois é só um esboço. Após ter a base pronta, começe os detalhes. Depois, passe linhas pretas no contorno e defina as linhas internas num tom cinza escuro. Pinte os espaços em branco num tom cinza claro e o outfi…
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Eai Tibianos! Venho Mostrar Como "CRIAR" Suas Proprias Sprites No PAINT! Índice O que você vai precisar O que eu vou precisar Configurando o paint Criando suas próprias armas O que você vai precisar: O que eu vou precisar: Configurando o paint: Criando suas próprias armas: Espero Que Gostem!!! Não Esquesao De Comentar! Desculpa Se Postei Na Area Incorreta! Abraço...
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Tutorial básico sobre cores. Vejo no fórum e em outros locais, está dúvida sobre, como e que cores devo utilizar, tais motivos me levaram a passar o que aprendi sobre as cores ultimamente Neste tutorial, vou explicar como funcionam as cores análogas, a monocromia, como usar ambas para nos spriters, e algumas técnicas de montagem de paleta. Este também, irá nos ajudar na Pintura Básica e Antialiasing (AA). Então vamos lá ; Cores Análogas e complementares: Cores análogas são cores que ficam lado a lado no disco de cores, e são tidas como análogas por dividirem a mesma cor base. Por exemplo, na imagem a baixo podemos ver o azul do meio ao seu lado duas cores aná…
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Olá Tibianos,meu nick é Madarada e hoje venho lhes trazer um tutorial básico de spriting,espero que gostem. Antes de começarmos quero deixar claro que : Este tutorial foi feito com base em meus conhecimentos em spriting,ele não é uma verdade absoluta apenas um material desenvolvido e voltado para todos os membros iniciantes em nesta área. Este tutorial é minuciosamente detalhado e foi desenvolvido para leigos e iniciantes em spriting Neste primeiro tutorial iremos abordar um assunto muito importante que se chama outline.Futuramente virão tutorias de outline de monstros,armas,cenários mais por enquanto apenas humanóide. 1. Outline (humanóide) # Outli…
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Bom dia, boa tarde e boa noite amigos do TK! Venho hoje trazer um tutorial traduzido que tem como o tema "Pensando em Cores" na hora de criar sua sprite! Este tutorial me ajudou muito quando comecei a fazer sprites e espero que possa ajudá-los tanto quanto me ajudou! Vamos lá: Pensando em cores Eu passo muito tempo em uma série de Fóruns de RPG e muito deste tempo que passo é gasto dando às pessoas feedback sobre suas sprites. A minha crítica mais comum se tornou uma espécie de bordão e até poderia ser pensado como uma tese para esta série inteira de tutoriais: as cores precisam de mais contraste. A escolha da cor faz ou quebra uma sprite. Cores - e o …
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Falae pessoal do TK! Hoje to a milhão e vim trazer mais um tutorial para os spriters de plantão! haha Vamos lá: Quando eu devo me preocupar com cores? Bem, essencialmente o que vem é, que cores a peça precisa ter? Então, enquanto eu prossigo, o quão longe eu posso ir com estas (até é claro eu precisar adicionar mais sombras). Aí é quando a mistura ocorre. -Adarias Esse é um método comum de criação de paleta para uma peça. Aqui vai um exemplo do que ele está falando: Como a peça se torna mais complexa, torna-se necessária a criação de cores adicionais para alcançar o sombreamento mais avançado, ou para colorir novos elementos da imagem ou detalhes. Outro…
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Fala nação TK! Faz tempo que não trago nada, estava traduzindo algumas coisas para poder ir trazendo para cá, porém agora estou aqui de novo desta vez para trazer um tutorial bem simples sobre Pedras e Rochas. Vale lembrar que este é um tutorial universal, então não estará categoricamente feito para nossos 45 graus, mas a noção que se ganha é ótima, e após isso é simples utilizar os conceitos para nossos requisitos. Bom, sem mais delongas, vamos lá!: Rochas e Pedras Introdução Rochas e texturas de pedra são uma das coisas mais difíceis de se desenhar, mas a existência de rochas em jogos são praticamente inevitáveis. Rochas estarão em todo lugar, no pass…
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Saudações queridos amigos do TK! Hoje venho trazer um tutorial mais básico porém muito útil. Vejo que algumas pessoas tem vontade de começar a vida em sprites, porém, ficam meio perdidos a como começar, veem em alguns tópicos agente falar sobre Hue, Dithering, AA e pensam "WTF?!". Então venho aqui hoje tentar explicar um pouco melhor sobre alguns conceitos e programas utilizados para tal ação. Vamos lá!: Quero fazer sprites, por onde eu começo?!?! Pixel art é sobre os pixels – simples assim. Esses tipos compartilham um ponto comum: Ter certeza que o seu foco está nos pixels. Comece devagar – Quanto mais larga a imagem que você está tentando fazer, mais te…
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(minha versão atual/utilizada) Como dito no titulo, neste tutorial será ensinado como transformar (ou de um modo grosseiro, converter) uma imagem .Gif, .Png, .Bmp e .Jpg em uma sprite (.OBD) utilizando o próprio Object Builder, sem a instalação de terceiros. Vale lembrar que, você pode converter outros tipos de arquivos de imagem com a utilização de sites onlines para os tipos aceitáveis acima (link de um site deste tipo no final do post). Bom, siga o tutorial abaixo e certamente conseguirá fazer isto! Download Object Builder (versões atuais) Scan (da versão 0.4.6) Requisitos - Object Builder (versã…
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Falae Pessoal do TK! Olha eu ai mais uma vez trazendo outro tutorial para os aventureiros que querem aprender um pouco sobre spirting haha Vamos ao que interessa: Usando e Escolhendo as Cores Antes de mergulhar na criação de paletas de cores, eu quero explicar como maximizar cada cor, para tirar o máximo proveito de todas as cores em sua paleta. Aqui está um exemplo de rampa de cor: A primeira vista não parece nada particularmente especial. Mas note que algumas das cores estão dispostas em colunas muito finas, enquanto outros estão em blocos maiores. Os coloquei desta forma para mostrar como algumas cores são usadas como cores maiores ("cluster" cor…
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Alguns membros haviam me pedido algo referente ao AA, se alguém se interessar em postar seus resultados, à vontade. Por quê um Tutorial em imagem? Acho mais prático. Base:
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Olá Kingtibianos, Galera eu vi que tinha muita gente querendo saber como colocar novos sprites no servidor, até achei alguns tutoriais mas não tinham imagens e eram muito vagos, então resolvi montar esse bem explicado e com imagens para facilitar o entendimento de vocês. Inicio: - Neste tutorial, você irá aprender como extrair, modificar e comilar o arquivo Tibia.spr. • Vamos trocar esse sprite - • Por esse - 1º Passo - Donwload e Instalação; - Após baixar o SprEditor extraia ele para uma pasta a sua escolha . - Após extrair vá na pasta do seu Tibia e copie o arquivo Tibia.spr para a mesma pasta …
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Este tutorial estava numa área fechada do perspective45 (fórum), reescrevi e estruturei algumas partes, os créditos estão abaixo: Créditos pelo tutorial: Etchebeur. O corpo humano pode ser dividido nas seguintes partes: 1. Cabeça e pescoço 2. Membro superior: Mão, antebraço, braço, ombro, axila e região peitoral. 3. Abdômen 3. Costas 5. Membro inferior: Coxa, perna e pé. Tendo em mente que o sprite precisa de todas essas partes, vamos lá: Cabeça e pescoço: É preciso definir o rosto, colocando feições humanas. O pescoço pode ser representado com um pequeno espaço abaixo do rosto. Membro superior: Mão, antebraç…
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Anti-Aliasing Quando trabalhamos com pixels percebemos que as bordas dos desenhos costumam aparentar muito o fato de que os pixels são de fato quadrados. O problema de muitos desenvolvedores gráficos no começo do pixel art, foi justamente no momento em que precisavam desenhar elementos que não seguissem o padrão quadrado dos pixels, como por exemplo Círculos, Esferas, e bordas redondas. Para muitos, a solução desse problema surgiu com a criação da técnica de ANTI-ALIASING - ou simplesmente - AA. O AA foi um grande avanço no desenho de formas esféricas ou outras que precisassem passar a idéia de uma superfície lisa, sem irregularidades. Mas como isto é …
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Faala galera, fiz esse tutorial porque vejo muitos spriters novatos com dificuldade de aplicar o AA em suas sprites, bem espero que gostem, não liguem para a voz eu estava com muito sono fiz de madrugada rs. http://www.youtube.com/watch?v=jgE9RGy-ShA&feature=player_detailpage Só para avisar a sprite não está terminada, apenas apliquei o anti-alising nela.
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Boas povo, bom to criando esse tutorial para ajudar vocês com a perspectiva que muitos acham que ser um bixo de 7 cabeças. Mas na verdade é mais simples do que parece. Bom vamos lá! Se você tem dificuldades faça uma caixa com esta, se seu sprite se encaixar perfeitamente significa que ele está na perspectiva correta, se ficar torto tem algo errado! Faça seu sprite e certifique se que ele encaixe como este! < Lembre se deixar as mãos e os pés alinhados! Caixas maiores para criaturas maiores! Funciona da mesma forma é só ver se encaixa perfeitamente na caixa. Mãos a obra! Qualquer dúvida contate-me, seria um prazer ajudar!
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Bem vindo todos ao primeiro tutorial da academia do pixel,neste tutorial iremos aprender como criar e desenvolver espadas,uma tema que é de interesse de muitas pessoas. Espero que nesta primeira aula todos se esforcem bastante pois no final da semana suas artes serão expostas e julgadas por membros do fórum inclusive eu. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- - Moldando Outline - • Para começarmos devemos abrir o paint e selecionar a ferramenta do quadrado e fazer um quadrado de tamanho 32x32,po…
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Boa noite a todos! Primeiro queria pedir desculpas pela demora desse tutorial, meu dia a dia anda muito corrido. Bom... esse é o segundo tutorial/aula da academia do pixel, desta vez sobre Orcs. Aqui vocês vão aprender: Características Antes de tudo temos que estudar as características dos Orcs, breve pesquisa na internet. Wikipédia: é retratado como um gigante ou simplesmente como um homem maior do que o normal e de aparência brutal, possuem uma variedade de tons de verde maior que de outras cores,diferente dos ogros que só tem um tom de verde. Sugiro também pegar alguma imagem para usar de referência, é sempre bom pra estudar a anatomi…
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Transformar Modelos 3d em Sprites 2d p45 Créditos pelo tutorial: OtavioGFL (ele que me ensinou) Antes de tudo, pra isso funcionar, você vai precisar de: - Blender - Arquivo contendo as configurações para perspectiva 45 graus: perspective_45 by OtavioGFL.blend - Modelos: Você encontra diversos tipos de modelos 3d no Deviant Art e em outros sites. Pesquise EXEMPLO model + o formato => mmd, xna e dae. (mmd e xna precisa usar addon pra importar, neste tutorial trabalharei com o formato .dae) 1 - Abra o arquivo perspective 45 by OtavioGFL no blender. 2 - Vá em arquivo -> importar -> Collada (.…
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Características Principais de um Sprite Tamanho Bom, pra galera que tá começando agora a fazer sprites e não sabe por onde começar, aqui começaremos com o básico do básico, a dimensão dos sprites: De fato é bem simples: Sprite pequeno porte (carregável) Todo sprite carregável deve possuir os padrões de sua Backpack e para isso, é preciso que ele tenha as dimensões 32x32 Pixels.. Veremos mais a frente como dimensionar sua página de edição.[Art2:1] Sprites de médio porte Geralmente outfits, monstros humanóides, e pequenas estátuas seguem padrões com dimensão 32x32 Pixels no eixo de base(Chão) também, porém é preciso que eles se mantenham na perspectiva do Tibia …
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