Postado Janeiro 6, 2013 12 anos Olha eu de novo aqui com php (eeeeeeeeeeeba, ou não rs). Bom, hoje trago um tutorialzinho sobre constantes! Perguntas da vida! Quem somos? Da onde viemos? Isso por enquanto eu não posso te responder! Maaaaaaaas, posso te ensinar o que são as constantes. Acho que é melhor, rs. O que são? Bom, sinceramente, constantes são constantes. Simples assim, haha. Você provavelmente já estudou química/física/matemática na escola, onde existem alguns valores "constantes" normalmente representadas por k. Uma constante da matemática é o PI, pi é ~ 3.14 e ponto! Não tem outro valor, por isso se chama CONSTANTE, ela não muda! Outra constante é da física, velocidade da luz no vácuo, representado pela letra c, tem o valor de 3,00 x 108 m/s. Este é o conceito da constante. Mas só pra não deixar uma incerteza, Wikipédia neles! Na matemática e nas ciências naturais, uma constante é um valor fixo que pode ou não ser especificado. Esta noção é utilizada em oposição à de variável, que não é fixa. Que é basicamente o que eu expliquei. Porque constantes e não variáveis? Bom, muitos tem essa dúvida. Porque não usar simplesmente uma variável? A constante em muitos casos é mais simples de usar, por não precisar do símbolo $ na frente, como é no caso da variável. Não que seja um GRANDE problema. Mentira, é sim. Seu dedo vai cair de tanto digitar cifrões quando programar php. Vou explicar essa questão melhor em "Porque usar?". Como usar? Bom, achou que só iria ter texto chato? Naaaananinanão! Primeiramente definimos ela pela função define e ela retornará false caso dê algum erro, por exemplo, não é possível colocar array e objeto em uma constante. Boooom, vamos definir uma constante então! define("BM", "0.082"); Neste caso, definimos a Constante de Boltzman, usada para a Química, R = 0,082 L atm-1 Uma das constantes mais legais que usamos na escola (tudo bem tudo bem, nem tanto assim, foi uma piadinha sem graça). Ta bom Renato! Só fala, fala, fala, e não ensina como eu uso essa constante! Calminha calminha, eu já ia chegar lá! Para usarmos, é simplesmente escrever BM sem cifrão, sem função, sem nada. É uma constante e ela já irá retornar 0.082. echo BM; //retorna 0.082 echo BM*2; //retorna 0.164 echo (BM+0.5)/2; //retorna 0.291[/code] Simples. Constantes são simples e fáceis. Mas diferente das variáveis, definiu tá definido! Não tem essa de definir em cima igual fazemos com variáveis. [i]Como assim? [/i][b]Bom, vamos ao exemplo[/b][i].[/i] [code]$variavel = 5; $variavel = 7; echo $variavel; //retorna 7 A segunda variável "sobrepõe" o valor da primeira, justamente porque variáveis foram feitas para isso, para "variar". Diferente das constantes que já foram feitas para ser constantes. Os nomes já são bem explicativos, e fica até feio eu explicando assim, haha. define("K", "constante"); define("K", "dasdsaflsa"); echo K; //retorna constante[/code] [b]Definiu tá definido![/b] [size=5][color=#0000FF][b]Porque usar?[/b][/color][/size] Bom, ta vendo como é mais simples usar K do que $k? Alguns dirão: sim, outros: não, aliás o que é um cifrão, não é? Mas isso também se encaixa em [b]boas práticas de programação[/b], usar variáveis em lugar de constantes pode te fazer [b]perder nota[/b] em trabalhos de faculdade. A grande utilidade da constante no php acho que é para fazer [b]traduções[/b]. No Denko por exemplo ([i]um jogo de browser que estou criando[/i]), as traduções são feitas por php. Ex.: 2 arquivos, pt-br.php e en-us.php, aonde vai [color=#008080][font=courier new', courier, monospace]define("word_you", "você");[/font][/color] e [color=#008080][font=courier new', courier, monospace]define("word_you", "you");[/font][/color] respectivamente. Assim quando eu for programar eu apenas uso [color=#008080][font=courier new', courier, monospace]word_you[/font][/color], e dependendo da língua que a pessoa colocar vai aparecer "you" ou "você" ou qualquer outra linguagem que eu colocar. Simples, fácil, prático. Não? [_/_\_/_\_] >> Tutorial feito por Renato Ribeiro. >> Copie, mas não Plagie! Obrigado. [center][/center] Essas foram as constantes, Logo mais trago outros conteúdos. [b]Renato Ribeiro.[/b] rena.to
Postado Janeiro 6, 2013 12 anos Muito bom Renato! Sempre tive essa dúvida de como utilizar as constantes e vejo que é mais "flexível"
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.