Postado Maio 14, 2014 11 anos Este é um post popular. Ae galera do TK, uns caras ficaram me mandando PM pedindo esse sistema aqui.. aparentemente tem em algum server e eles queriam replicar o sistema no OT deles. Não sei como funciona no outro server mas no script que eu fiz vai funcionar assim: Serão 100 livros que você poderá comprar de um npc específico, cada livro te dá 1 ponto a mais na skill Dodge e isso acarreta em 0.3% de chance a mais de desviar de um golpe e tomar só 50% de dano. Infelizmente eu nunca joguei no servidor que foi o pioneiro desse sistema (na vdd eu nem sei qual é) então eu não fiz igual o deles, na realidade o meu só funciona ao perder vida então se o mago usar utamo vita acabou os dodge's dele. Outra coisa importante é que o player tem uma chance rara de dar Dodge no Dodge, ou seja, levando 1/4 do dano. Só vai funcionar para ataques de criaturas, tanto melee quanto spells, ou seja, se o cara passar no fogo não tem chance dele desviar do dano Sem mais delongas, vamos ao script: Crie um arquivo chamado dodge.lua na pasta creaturescripts\scripts e coloque isso dentro dele: Spoiler local lvldodge = 48902 local percent = 0.5 function onStatsChange(cid, attacker, type, combat, value) if type == STATSCHANGE_HEALTHLOSS and isCreature(attacker) then if (getPlayerStorageValue(cid, lvldodge)*3) >= math.random (0,1000) then value = math.ceil(value*(percent)) doTargetCombatHealth(attacker, cid, combat, -value, -value, 255) doSendAnimatedText(getCreaturePos(cid), "DODGE", 6) return false end end return true end agora adicione essa linha no creaturescripts.xml: <event type="statschange" name="dodge" event="script" value="dodge.lua"/> em creaturescripts\scripts\login.lua adicione isso antes do ultimo return true: registerCreatureEvent(cid, "dodge") if getPlayerStorageValue(cid, 48902) == -1 then setPlayerStorageValue(cid, 48902, 0) end agora vá em actions.xml e adicione essa linha aqui: <action itemid="1950" script="dodgebook.lua"/> note que vc pode mudar o ID do livro a hora que vc quiser. em items.xml, procure o item com o ID que vc irá utilizar e deixe ele assim: <item id="1950" article="a" name="Skill Book [DODGE]"> <attribute key="weight" value="1300" /> </item> agora crie um arquivo chamado dodgebook em actions\scripts e coloque isso dentro dele: Spoiler local config = { effectonuse = 14, -- efeito que sai levelsdodge = 100, --- leveis que terão storagedodge = 48902 -- storage que será verificado } function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if getPlayerStorageValue(cid, config.storagedodge) < config.levelsdodge then doRemoveItem(item.uid, 1) doSendMagicEffect(topos,config.effectonuse) doPlayerSendTextMessage(cid,22,"You've Leveled your Dodge Skill to ["..(getPlayerStorageValue(cid, config.storagedodge)+1).."/100].") setPlayerStorageValue(cid, config.storagedodge, getPlayerStorageValue(cid, config.storagedodge)+1) elseif getPlayerStorageValue(cid, config.storagedodge) >= config.levelsdodge then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"You've already reached the MAX level of Dodge Skill.\nCongratulations!!!!") return 0 end return 1 end Feito isso, seu sistema está pronto.. agora vamos criar o NPC que vai vender o livro.. vá em npc\scripts e crie um arquivo chamado bookseller.lua e adicione o seguinte: Spoiler local config = { minlevel = 150, --- level que precisa pra comprar o livro price = 10000, --- preço do livro itemid = 1950 --- ID DO LIVRO } --- end config function getDodgeSkill(cid) dodgeskill = getPlayerStorageValue(cid, 48902) return dodgeskill end local keywordHandler = KeywordHandler:new() local npcHandler = NpcHandler:new(keywordHandler) NpcSystem.parseParameters(npcHandler) local talkState = {} -- OTServ event handling functions start function onCreatureAppear(cid) npcHandler:onCreatureAppear(cid) end function onCreatureDisappear(cid) npcHandler:onCreatureDisappear(cid) end function onCreatureSay(cid, type, msg) npcHandler:onCreatureSay(cid, type, msg) end function onThink() npcHandler:onThink() end -- OTServ event handling functions end function creatureSayCallback(cid, type, msg) -- Place all your code in here. Remember that hi, bye and all that stuff is already handled by the npcsystem, so you do not have to take care of that yourself. if (not npcHandler:isFocused(cid)) then return false end local talkUser = NPCHANDLER_CONVbehavior == CONVERSATION_DEFAULT and 0 or cid if msgcontains(msg, 'skill book') then if getDodgeSkill(cid) == dodgeskill then selfSay('You want to buy Skill Book [DODGE]? It will cost '..config.price..' gp\'s!', cid) talkState[talkUser] = 1 else selfSay('I couldnt acess your data bank!', cid) end elseif(msgcontains(msg, 'yes') and talkState[talkUser] == 1) then if getPlayerMoney(cid) < config.price then selfSay('Its necessary to have at least '..config.price..' gp\'s in order to buy the Skill Book!', cid) elseif getPlayerLevel(cid) < config.minlevel then selfSay('The minimum level for buying this skill book is '..config.minlevel..'!', cid) else doPlayerRemoveMoney(cid,config.price) doPlayerAddItem(cid, config.itemid, 1, TRUE) end talkState[talkUser] = 0 elseif(msgcontains(msg, 'no')) and isInArray({1}, talkState[talkUser]) == TRUE then talkState[talkUser] = 0 selfSay('Ok.', cid) elseif msgcontains(msg, 'level') then selfSay('You have Leveled your Dodge Skill to ['..getDodgeSkill(cid)..'/100].', cid) end return true end npcHandler:setCallback(CALLBACK_MESSAGE_DEFAULT, creatureSayCallback) npcHandler:addModule(FocusModule:new()) lembrando que no começo vc pode editar o preço, o level que precisa pra comprar a skill e o ID do livro que será usado (USE O MESMO ID NO ITEMS.XML E NO ACTIONS.) agora crie o npc dodgeseller.xml e coloque isso nele: <npc name="Dodge Skill Seller" script="data/npc/scripts/bookseller.lua" access="5" lookdir="1"> <health now="1000" max="1000"/> <look type="133" head="95" body="86" legs="86" feet="38" addons="3"/> <parameters> <parameter key="message_greet" value="Hello |PLAYERNAME|. I've been waiting for you to come.. Say 'skill book' or 'level'" /> <parameter key="message_farewell" value="Cya folk." /> <parameter key="message_walkaway" value="How Rude!" /> </parameters> </npc> Explanações gerais: O sistema é bem simples (muito simples mesmo), ele pega o valor do storage do cara e multiplica por 3.. se isso for maior que um numero aleatório criado entre 0 e 1000 ele dá dodge e solta os efeitinhos lá do creaturescripts. Note que no nivel máximo o cara vai ter 100 de storagevalue e isso será multiplicado por 3 resultando em 300. Se 300 for maior que um valor aleatorio entre 0 e 1000 (30% de chance) você vai tomar apenas metade do dano. Vc pode editar a vontade e melhorar ele da forma que quiser, se vc quiser que todos os danos do player sejam passíveis de serem esquivados mude aqui: if type == STATSCHANGE_HEALTHLOSS and isCreature(attacker) then apenas retirando esse and isCreature(attacker), daí até dano de firefield vai dar pra dar dodge. Se você quiser adicionar classes que poderão usar (só knights e paladins por exemplo) só colocar isInArray({3,4,7,8}, getPlayerVocation(cid)) como condição na action. E se vc quiser que mago possa dar dodge mesmo com utamo vita (OQUE NÃO FAZ MUITO SENTIDO JÁ QUE O ESCUDO DE MANA FICA EM VOLTA DO PLAYER TEORICAMENTE, MAS TUDO BEM) é só colocar if type == STATSCHANGE_HEALTHLOSS or type == STATSCHANGE_MANALOSS and isCreature(attacker) then Se você quiser que só ataques de Players sejam desviados ou só ataques de monstros é só trocar isCreature(attacker) por isMonster(attacker) ou isPlayer(attacker). Bom, isso é tudo, espero que vcs tenham curtido e qualquer coisa é só comentar ou me dar um Rep que ajuda pra caralho. Um abraço pra vocês. EDIT: Arrumei o problema de o npc não dar bye automáticamente qnd o player se afasta, bugando em algumas versões e impedindo de conversar com outros npcs. Apenas substituam o arquivo em scripts pela versão atualizada, grato. Todos os meus trabalhos importantes estão na seção "Sobre mim" no meu perfil; Dá uma passada lá! "Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora." - São Beda (obg ao @Beeny por fazer essa linda sign <3)
Postado Maio 14, 2014 11 anos Só uma dúvida quando a pessoa faz dodge tem como por uma palavra escrito dodge aparecer? Obs: ignore isso agora que eu fui olha o script vc já colocou . Mto bom reputado. funcional Editado Maio 14, 2014 11 anos por llucas75 (veja o histórico de edições) Scripter: |||||||||| 10% Te ajudei?? REP + e ficamos quites... Atenciosamente, Lucas. Abraços!
Postado Maio 14, 2014 11 anos Autor pior q não, fiz em uns 20 minutos. O mais demorado aí foi fazer o npc (que na vdd foi só trocar os nomes pq eu ja tinha um npc de reset pra me basear) PS: fico feliz que vcs tenham curtido o script :] Editado Maio 14, 2014 11 anos por xWhiteWolf (veja o histórico de edições) Todos os meus trabalhos importantes estão na seção "Sobre mim" no meu perfil; Dá uma passada lá! "Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora." - São Beda (obg ao @Beeny por fazer essa linda sign <3)
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.