Tutoriais sobre Scripting
Aprenda com os mestres da comunidade a desenvolver seus scripts, sistemas e domine a linguagem .lua!
- Esta área é para publicação de Tutoriais sobre criação de códigos Otserv.
- Ao ler um tutorial, dê reputação ao membro que o publicou e comente no tópico. Este pequeno incentivo faz com que membros continuem trazendo tutoriais e outros conteúdos ao fórum.
- Se o conteúdo não for seu, adicione Créditos!
- Por motivos de segurança é necessário que um membro da equipe Aprove o seu Tópico, dessa forma mantemos o fórum organizado e livre de conteúdos maliciosos, obrigado pela compreensão!
Procure pelo tipo de código:
280 tópicos neste fórum
-
Conforme tive uma dúvida outro dia, consegui obter uma solução satisfatória e, sabendo que pode ser a dúvida de mais gente, resolvi compartilhar na forma deste pequeno tutorial. A ideia é muito simples: fazer com que uma spell de área atinga apenas alguns alvos conforme uma característica específica. Isso pode ser bastante útil para diversas ideias, além do script base servir para tantos outros efeitos interessantes. Atenção, fiz os scripts para: TFS 0.4.0 Teremos como base para esse exemplo a magia "divine caldera", o famoso "exevo mas san". Nela teremos o seguinte script: local combat = createCombatObject() setCombat…
-
- 3 respostas
- 3.2k visualizações
-
-
Olá pessoal, estava atrás dessa função doPlayerOpenChannel para tfs 0.4. O que essa função faz ? é simples essa função eh inserida em seu login.lua assim fazendo abrir um Canal tipo Help auto open e configurado. Ó vamos precisar da source para versão 8.60 tfs 0.4. primeiramente vamos abrir o arquivo LuaScript.cpp. Procura: //getChannelUsers(channelId) lua_register(m_luaState, "getChannelUsers", LuaInterface::luaGetChannelUsers); add em baixo: //doPlayerOpenChannel(cid, channelId) lua_register(m_luaState, "doPlayerOpenChannel", LuaInterface::luaDoPlayerOpenChannel); procura: int32_t LuaInterface::internalGetPlayer…
-
- 9 respostas
- 3.2k visualizações
- 1 follower
-
-
<< Aula 9 - Tabelas Essa aula foi escrita por uma raposa levada Skyen Hasus, todos os créditos pertencem a ele. O Comando for Aula 10 Você nunca viu o comando for? Ou já abriu um Script e não entendeu nada por causa dele? Eis aqui uma explicação de como funciona o comando e alguns exemplos de utilização, assim como alguns exercícios. Antes de mais nada, o que faz o for? R: O for causa um "loop", mas não é como o while e o repeat. Por que? Porque ele atribui à uma variavel todos os valores entre o valor inicial e o valor final. Editado: O For não é um comando Condicional! Estrutura do For: for variavel = …
- 9 respostas
- 3.1k visualizações
-
#Adicionando mounts em server 8.7+ Tutorial: Neste tuto vou ensinar a vocês como adicionar mais mounts em seu server 8.7+ que já tenha mount sistem, como por exemplo um War Wolf Va em seu Mounts.xml E adicione a tag com seu ID e nome <mount id="-" clientid="-" name="--" speed="--" /> * Mount id eh a identificaçao de sua montaria... no caso sempre ponha 1 a mais q o anterior. * O Client ID é o looktipe de sua Outfit. * Name é o nome de sua montaria. * Speed é a velocidade que a montaria oferece. * Vamos fazer com um War Wolf... que seu Outfit eh o numero 3 Logue o GOD e verá que o War Wolf já estará disponível…
-
- 5 respostas
- 3k visualizações
-
-
Olá,participo do tibiaking faz muito tempo e nunca tive vontade de aprender LUA até alguns dias atrás. começei a estudar 2 - 4 horas,assisto videos, leio artigos do lua.org, leio tutoriais aqui do tibiaking, em outros lugarem também. porém fico com bastante duvidas, até tenho uma amigo muito bom mesmo com os LUA e outros estilos de linguagem,porém nem toda hora ele pode me ajudar. se alguém puder me ajudar com as duvidas que tenho ficarei muito muito grato mesmo!! 1 - como posso últilizar tabelas? vejo muitos script aqui no tibiaking que possuem tabelas mas não últilizam da função table.insert, ou de outra função table alguém pod…
- 9 respostas
- 2.9k visualizações
-
Este tutorial abaixo foi inteiramente criado por shoeei. Introdução Vou tentar ajudar vocês com um tutorial de os.date. Sendo sincero, eu aprendi a pouco tempo como usar o os.date, em um exemplar de programação lua. Estou fazendo este tutorial para esclarecer a maioria das duvidas que vocês possam ter, então, por favor, prestem muita atenção se forem ler, e não leiam a menos, que estejam com tempo, paciência e vontade de aprender, pois eu creio que mesmo sendo novato com o os.date, eu vou conseguir fazer um bom tutorial. Publico Alvo Este tutorial foi feito para ensinar programadores lua, do nível iniciante/intermediário, ou seja, aqueles que já tem algum conhecimento…
-
- 0 respostas
- 2.8k visualizações
-
-
<< Aula 5 - Variáveis e Comentários Escopo Aula 6 Vimos na aula anterior sobre variáveis, e vimos também, bem superficialmente, como declarar variáveis como locais. Você pode se perguntar: "Qual a utilidade de uma variável local?", "O que ela tem de diferente de uma variável global?" ou "Se elas são tão importantes, por que quase ninguém usa?". Vamos por passos. Imagine a seguinte situação: "Você tem uma variável chamada var, e ela vale 1, mas em certo ponto do script você quer que ela receba o valor 2, execute alguma coisa (Como um print) e, depois que executar, ela retorne ao valor anterior (1).". Um dos modos de fazer isto é usand…
- 2 respostas
- 2.8k visualizações
-
Ola pessoal do Tibiaking meu 1 post nesse forum Action: Pelo mapa você coloca um unique id na alavanca, vamos pegar por exemplo 5000(pode ser qualquer número, desde que já não seja usado no arquivo actions.xml você adiciona essa linha: Sendo que o nome do script é onde vai ficar as informações que vem abaixo: Ai em cima já tem tudo o que modificar explicado. Tá agora o cara foi teleportado para o outro lugar Nesse outro lugar você anda... ai tem outra sala com alguns bichos e uma alavanca, que ao puxar nasce o boss da quest. Vou explicar agora: No mapa na alavanca você coloca outro unique ID, por exemplo 5001(já que o 5…
- 13 respostas
- 2.8k visualizações
-
Esse é uma possibilidade de todo otserver mas foi se esquecendo a medida do tempo em que poggers pessoas foram excluindo isso e colocando aquelas tags de ataques nos monstros. Exemplo: Codigo: <attack name="fire" interval="2000" chance="7" range="7" min="-25" max="-45"> <attribute key="shootEffect" value="fire"/> </attack> Sendo que antigamente você fazia as spells dos monstros por scripts. Como apenas 2% de vocês deve saber isso ainda existe e funciona e por sinal bem melhor e mais fexivel que essa besteram que fizeram com os monstros. Vou lhes ensinar como. Primeiro pense em uma spell para seu monstro. Vamos imaginar …
-
- 3 respostas
- 2.7k visualizações
-
-
<< Aula 7 - Estruturas de Controle Essa aula foi escrita por um urso gordo Mock, todos os créditos pertencem à ele. While & repeat Aula 8 Primeiramente desculpe a demora por essa aula, ficou meio aquela de; ah faz você, não faz você, anem faz você; Mais em fim estamos de volta com uma coisa indispensável em scripting que são os loops. Antes de tudo devo avisa que loops são perigosos, você pode travar seu servidor inteiro usando errado um loop. Os loops são usados para inicialmente quando temos varias funções juntas iguais, por exemplo, fazendo um jogador falar oi 10 vezes. Sem os loops você faria assim: doPlayerSay…
-
- 3 respostas
- 2.7k visualizações
-
-
Como funcionam os Scripts? Você já deve ter se perguntado como os scripts funcionam ou não. Por exemplo: Como o servidor sabe que quando eu apertar com o botão direito em um Health Potion ele terá que healar o player alvo? Em primeiro lugar devemos entender o que são callbacks. Do modo mais simples callback é algo que acontece devido a uma reação, é como a Terceira Lei de Newton que diz que toda ação gera uma reação, esse callback é a nossa reção, é uma função que vai ser executada assim que algo acontecer, no caso do Health Potion assim que ele for usado. Quando um item é usado ele provoca a chamada de um callback dessa função: functio…
- 8 respostas
- 2.6k visualizações
-
Acredito que exista muitos TFS por ai que possui o Tal bug de clonagem de items com as hotkey com o elfbot. ou derrubando servidores de tfs com o bug no npc tipo esse Como Resolver ? primeiro de tudo você precisa ter os seguintes items Source do servidor do TFS 0.3.6 DEV para compilação Não irei posta o tutorial por completo ensinando a compila e tals vo só deixar no esquema e vocês compilam o resto com outro tutorial aqui mesmo no Tibiaking baixa o module:\/ http://www.mediafire.com/download/aes46c3uq7u8rg4/modules.rar Vai em: data\npc\lib\npcsystem faça a copia do seu module.lua caso de errado e substitua o seu atual que ta la por esse do download. em…
-
- 5 respostas
- 2.6k visualizações
-
-
Olá Tibia King Hoje,vou trazer a voces um tutorial de potions infinita,testei em todas as versões e nenhuma deu problema. Eu sei que já tem varios topicos de potions infinita,mas como eu tava olhando,tem alguns com bugs e etc,e então vou ensinar um sem bug. Primeiramente siga este caminho na pasta do seu servidor : Data/Actions/Scripts/Liquids/Potions.lua O Script que tem que ser inserido nessa parte é : Após a inserção deste comando no servidor, se você não deseja reiniciar o servidor digite: /reload action Obrigado, Abraços.
-
- 1 resposta
- 2.6k visualizações
-
-
Resolvi trazer esse tutorial, já que não há no TK. Créditos: Evil Mark resources.h, vá até o final e substitua o código com isso #define CLIENT_VERSION_MIN 861 #define CLIENT_VERSION_MAX 862 #define CLIENT_VERSION_STRING "Only clients with protocol 8.61 and 8.62 are allowed!" #define STATUS_SERVER_NAME "TheForgottenServer" #define STATUS_SERVER_VERSION "0.3.5" #define STATUS_SERVER_CODENAME "Crying Damson" #define STATUS_SERVER_PROTOCOL "8.62" Então vá ao itemloader.h e procure por CLIENT_VERSION_854 = 16, Quando achar substitua por: CLIENT_VERSION_854 = 16, CLIENT_VERSION_855 = 17, CLIENT_VERSION_856 = 18, CLIENT_VERSION_857 = 19…
-
- 6 respostas
- 2.6k visualizações
- 1 follower
-
-
Bom galera eu estava tentando arrumar a dex do pda porque quando você tenta adicionar novos pokes de outras gerações eles simplesmente não apareciam na dex ou no comando /dex, bom com essas gambiarras modificações que eu fiz está dando certo e não vejo nenhum erro (até agora). bom vamos as scripts: data>actions>scripts>pokedex.lua substitua todo o arquivo por esse: agora vá em data>creaturescripts>scripts>newpokedex.lua e substitua tudu por esse: function onSay(cid, words, param, channel) if param == "" then doPlayerSendCancel(cid, "Por Favor, digite /dex <name of pokemon> para ver se possui ele em sua d…
- 2 respostas
- 2.6k visualizações
-
Olá galera do Tk, eu estava vendo uns tópicos que pediram fly para vips ai resolvi cavucar com esse assunto então mexi um pouco com o script de fly e na sorte acabei conseguindo. Testei no meu servidor pda e deu certo! Só deixar claro a todos que eu não sou scripter fiz isso na sorte mesmo. Resumidamente, esse tutorial é para você que quer usar sistema de fly só para vips. Primeiro vá em data/lib/order.lua e procure seu sistema de fly você vai achar o seguinte: Agora embaixo você vai encontrar o seguinte: Apague isso e adicione no lugar esta parte: Dúvidas pergunte. Espero ter ajudado a todos
-
- 6 respostas
- 2.6k visualizações
-
-
<< Aula 6 - Escopo Estruturas de controle Aula 7 Bem-vindos à Aula 7 (Da sorte). Hoje iremos aprender mais uma coisa importantíssima na área de scripting e programação em geral: as Estruturas de Controle. Bem, Estruturas de Controle definem o andamento do script. Para entendermos melhor, vamos ver o algoritmo de uma Estrutura de Controle simples: Veja, agora um em lua: Compare as cores do script em Lua com o escrito em português. Nossa Estrutura de Controle se chama condição, iniciada por if (se). Para entendermos basta traduzir. Veja como se usa o if: Citado acima, true seria o que vai ser verificado, exemplo: …
-
- 1 resposta
- 2.6k visualizações
-
-
Criado por: Kaotar Testado e Baseado em: TFS 0.4_DEV Informações adicionais: Todo mundo já se deparou, quando foi modificar a sua spell, com a formula e não entendeu o que cada numero significava, irei explicar tudo o que necessitas nesse tópico. Hail, bom como já leram nas informações adicionais acima, estou aqui para explicar o que cada numero, na formulas de combat, significam. Formula: setCombatFormula(combat, type, mina, minb, maxa, maxb[, minl, maxl[, minm, maxm[, minc[, maxc]]]]) Como podem ver são varios os argumentos que passamos para essa função: para facilitar a explicação vou chama-los de forma diferente. Notem as cores, você pode escol…
-
- 2 respostas
- 2.5k visualizações
-
-
Items UniqueID Olá, pessoal. Tudo tranquilo? Após muito tempo sem publicar nada, resolvi comentar um assunto que pode ser um pouco obscuro, que eu usava bastante mas demorei certo tempo pra entender realmente o que era. Estou falando do UniqueID, os IDs únicos. Alguma vez vocês já se perguntaram como o servidor faz para diferenciar o health potion que você possui em sua backpack, do health potion que outro player acabou de dropar em uma caçada? Pois é! O servidor tem uma forma bem simples e inteligente de distinguir um item do outro. Ele atribui a cada item um número único, que funciona como a digital do item. Dessa forma, q…
- 4 respostas
- 2.5k visualizações
- 1 follower
-
Olá Galera, hoje vou postar um tutorial que ensina você a deixar seu código mais bonito, legível e organizado. Vamos lá. Em primeiro lugar vamos aprender oque é indentação ou identação. Exemplo de um código com indentação: function doPlayerCompleteQuest(uid, quest) doPlayerAddItem(uid, quest[1], quest[2]) setPlayerStorageValue(uid, quest[3], 1) doTeleportThing(uid, getTownPosition(getPlayerTown(uid))) doPlayerSendTextMessage(uid, 27, "Você completou a quest ".. quest[4] ..".") if (getPlayerStorageValue(uid, quest[5]) > 0) then doPlayerSendTextMessage(uid, 27, "E recebeu um bônus por ter completado outra quest.") …
- 5 respostas
- 2.5k visualizações
-
Introdução: Primeiramente, vou explicar, a forma em que eu comecei aprender a criar npcs mais complexos, e digo uma coisa.. sozinho se você reparar bem nos detalhes, creio eu que você pode criar coisas impressionantes, utilizando da sua criatividade. Então, ando tentando me virar sozinho, sempre. Por isso, caso ajam functions que não precisam ser postas, quero que alguém que saiba mais que eu corrija-me por favor! O começo: Cansado, de não ser respondido, em um outro fórum, que hoje em dia já abandonei, eu fui atrás, de uma forma independente. Baixei vários Otservers, e comecei a prestar atenção em casa function declarada, cada situação. E…
- 11 respostas
- 2.5k visualizações
-
O Comando for Aula 10 Você nunca viu o comando for? Ou já abriu um Script e não entendeu nada por causa dele? Eis aqui uma explicação de como funciona o comando e alguns exemplos de utilização, assim como alguns exercícios. Antes de mais nada, o que faz o for? R: O for causa um "loop", mas não é como o while e o repeat. Por que? Porque ele atribui à uma variavel todos os valores entre o valor inicial e o valor final. Editado: O For não é um comando Condicional! Estrutura do For: for variavel = valor inicial, valor final[, incremento] do bloco end não entendeu? Então vamos à breves explicações, começando com um exemplo abstrat…
-
- 2 respostas
- 2.4k visualizações
-
-
Olá a todos! Estou aqui para ajudar no desenvolvimento de scripts para servidores de jogos baseados em OTS (Open Tibia Server). Se você precisa de algum script para o seu servidor e quer exercitar suas habilidades de programação, fique à vontade para enviar seus pedidos. Vou tentar ajudar da melhor forma possível. Para facilitar a comunicação, por favor, siga as diretrizes abaixo ao fazer seu pedido de script: Título do pedido: Comece seu pedido de script com um título claro e descritivo que resuma o que você está procurando. Por exemplo: "[Pedido de script - DataPackArea - Actions] Sistema de eventos automatizados". Descrição do script…
- 25 respostas
- 2.4k visualizações
- 2 followers
-
Ola Galera do tibia king É muito monótono e chato que em todos os Ots tenham os mesmos npcs com os mesmos nomes e os mesmos outfits. Bem, a imagem a seguir nada mais é do que os códigos das cores, exemplo: 100 = Verde. Aqui está a imagem: Aí é só mudar a cor do outfit assim: Esse é um script de npc que vende aol: <?xml version="1.0"?> <npc name="Athan" script="data/npc/scripts/aol.lua" access="3" lookdir="3"> <health now="1" max="1"/> <look type="130" head="100" body="100" legs="100" feet="100"/> </npc> Legenda: Vermelho: Nome do npc Verde: look type do npc (Aparência, logo irei falar sobre isso)…
-
- 2 respostas
- 2.4k visualizações
-
-
Olá Galera do tibiaKing, Hoje vou ensinar scripts de efeitos para seu servidor então vamos lá 1- ( na pasta Do seu OT, e em seguida vai em data/Globalevents/scripts,Crie um Bloco De notas Com nome de efeito , aqui pode por numero tambem se existir pasta com esse nome e só por um numero exemplo, Efeito1.. abra o bloco de notas e cola essa script de morcego,Fogo. ) local config = { positions = { [66] = { x = 158, y = 56, z = 7 }, } } function onThink(cid, interval, lastExecution) for effect, pos in pairs(config.positions) do doSendMagicEffect(pos, effect) end return TRUE end Pronto e só de…
- 10 respostas
- 2.4k visualizações
-
Fala pessoal, olha eu aqui novamente. Hoje eu vou explicar como funciona a tal respawn automático (chamada raids) que serve para todo tipo de servidor e a configuração é tudo para que possa funcionar perfeitamente! Agora algumas dicas para que seu sistema funcione perfeitamente. *Vocês precisa saber sobre o nome monstro que vai nascer a posições e o horário. *Verifique se o monstro está sendo sumonado pelo /m para que ele possa aparecer quando o scripts da raids for chamado pelo globalevents. *Aqui va umas parte que iremos configurar para quem não sabe muito do inglês vaja abaixo. Em Português = Em Inglês …
- 8 respostas
- 2.4k visualizações
- 2 followers
-
Nesse tutorial ensinarei a retirar os erros dos npcs, que bugam após você passar sua versão 0.3.6 para revisões maiores. ERRO: ERRO 2: [08/02/2013 02:43:03] [Error - Npc interface] [08/02/2013 02:43:03] data/npc/scripts/default.lua [08/02/2013 02:43:03] Description: [08/02/2013 02:43:03] data/npc/scripts/default.lua:1: attempt to index global 'KeywordHandler' (a nil value) [08/02/2013 02:43:03] [Warning - NpcScript::NpcScript] Cannot load script: data/npc/scripts/default.lua Resolvendo: 1- Baixe o arquivo que está disponível no tópico. 2- Vá no diretório do seu otserv em data/npc/ 3- Apague a pasta LIB 4- Extraia o arquivo que você acabo…
-
- 5 respostas
- 2.3k visualizações
-
-
Muita gente andou me pedindo para que eu desse algumas dicas com Lua. Então, resolvi por meio dessa aula, dar dicas gerais de toda a linguagem. Esse tutorial tem como objetivo apenas salientar alguns macetes e dicas legais para Lua tendo em vista que exista um mínimo conhecimento do assunto. Não responderei perguntas que julgo idiotas, portanto, nem tentem poluir esse tópico, se não sabe o que é Lua, procure no Google que é o melhor que você pode fazer. Desde já, desculpo me por minha antipatia por parte dos ignorantes. Comentários Além dos conhecidos comentários de linhas únicas iniciados por "-- comments go here" existem comentários de bloco, isto é, de mult…
-
- 4 respostas
- 2.2k visualizações
-
-
LÓGICA, ALGORITMO E OPERADORES Na aula passada, você aprendeu qual a linguagem usada nos servidores, onde surgiu a programação Lua, o que é scripting e como se tornar um scripter. Nessa segunda aula, você irá aprenderá a pensar como um programador, irá aprender a transformar seu raciocínio lógico em uma sequência de instruções e finalmente, com a apresentação do que são operadores, você irá montar um script básico, mas eficaz. Lógica e Algoritmo Toda linguagem de programação, inclusive a Lua, segue uma certa lógica para funcionar corretamente. A isso, damos o nome de lógica de programação. Para fazer um script em Lua não é difer…
-
- 7 respostas
- 2.2k visualizações
-
-
snao sei se estou postando na area correta mas, vamos la recentemente encontrei um script de um NPC que troca o nick do seu char por coins, eu procurei aqui no tibiaking mas todos estao quebrados, bugados etc... irei compartilhar aqui de outro forum o script pros senhores caso se interessem Créditos: RazorBlade em data/npc crie um arquivo chamado changenick.lua Spoiler <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <npc name="changenick" script="data/npc/scripts/changenick.lua" walkinterval="0" speed="0" floorchange="0"> <health now="100" max="100"/> <look type…
-
- 4 respostas
- 2.2k visualizações
-
-
#Aula 1 Introdução Lógica da Programação Aula 2 O que é a Lógica da Programação? Bem, tudo o que é escrito em alguma linguagem de programação deve seguir uma lógica para poder funcionar. Vamos pegar um exemplo simples e curto: Um script de SD. (Sudden Death Rune) Quando o script de SD for chamado (Alguém usou a SD), ela segue passos básicos, que é basicamente a execução dela. Primeiro o script vai verificar se quem usou a SD possui nível, magic level, etc... suficiente para poder usar a SD. Se não possuir opa! Ela vai enviar uma mensagem de erro ao jogador, um efeito de fumaça e vai encerrar a execução. Caso contrário: se for um jogador com todo…
-
- 12 respostas
- 2.2k visualizações
-
-
É o seguinte, eu já sofri com esse bug e é muito chato mesmo, creio que muitas pessoas sofrem também, eu achei esse script em um outro fórum, então venho postar aqui pros membros do TibiaKing que tem esse mesmo erro para ajudar eles a soluciona-lo. Então você precisa ir até a pasta data\npc\lib\npcsystem Abra o arquivo npchandler.lua e procure (control+f) por "function NpcHandler:isInRange(cid)" (sem aspas) modifique essa linha: function NpcHandler:isInRange(cid) local distance = getNpcDistanceTo(cid) or -1 return distance ~= -1 and distance <= self.talkRadius end Por: function NpcHandler:isInRange(cid) local distance = g…
- 5 respostas
- 2.2k visualizações
-
Kepler: Kepler é uma comunidade de desenvolvedores de software livre usando Lua como uma opção viável de desenvolvimento de aplicações web. Kepler foi originalmente criado pela Fábrica Digital e Puc-Rio em 2004 mas já recebeu muitas contribuições desde então. Site: http://www.keplerproject.org/ Ekolu - Embedded Lua: Framework de desenvolvimento Lua para o mundo embedded. O projeto oferece Lua para diversas plataformas e arquiteturas diferentes de microcontroladores. eLua roda em "bare metal", não dependendo de nenhum sistema operacional "por baixo" para ser utilizada. Site: OFF-line GINGA - A TV digital brasileira Lua: Framework para desen…
-
- 0 respostas
- 2.2k visualizações
-
-
Olá Amigos do TibiaKing! Faz um bom tempo que não apareço por aqui, mas enfim vamos ao tutorial, um amigo chamado DkHenzo (espero que não se importe em colocar seu nome ) Bem vamos agora ao tutorial, devido a algumas pessoas terem erros em servidores de Poketibia, não sei se Tibia possui, eu resolvi fazer esse tutorial para ajudar o amigo citado acima e pensei "porque não ajudar mais pessoas também!", este e o principal motivo deste tutorial ajudar quem precise. O erro e o ( EVENT.WALK ) ele e um erro simples, que me custou algumas horas para descobrir como concertá-lo, primeiro para corrigi-lo existe 2(dois) meios o primeiro o corrige(Necessário source (Código Fonte …
-
- 8 respostas
- 2.1k visualizações
-
-
Criando funções Nesse breve tutorial vou tentar explicar da forma mais simples possível como criar funções, principalmente para pessoas que entraram recentemente no universo de Lua. Como fazer funções? Quando você cria um script para otserver, uma action por exemplo,geralmente se inicia com uma function onUse(...). Quando se faz isso, você está simplesmente criando uma função em Lua, que será executada pelo software em C++ que roda o servidor, assim executando o script. Na declaração de uma função, usamos a seguinte sintaxe: function nomeDaFunção() corpoDaFunção end Ou a seguinte: nomeDaFunção = function() corp…
- 8 respostas
- 2.1k visualizações
Quem Está Navegando 0
- Nenhum usuário registrado visualizando esta página.