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Falae Pessoal do TK!

Olha eu ai mais uma vez trazendo outro tutorial para os aventureiros que querem aprender um pouco sobre spirting haha

 

Vamos ao que interessa:

 

Usando e Escolhendo as Cores

 

Antes de mergulhar na criação de paletas de cores, eu quero explicar como maximizar cada cor, para tirar o máximo proveito de todas as cores em sua paleta. Aqui está um exemplo de rampa de cor:

 

between1.png
 
A primeira vista não parece nada particularmente especial. Mas note que algumas das cores estão dispostas em colunas muito finas, enquanto outros estão em blocos maiores. Os coloquei desta forma para mostrar como algumas cores são usadas como cores maiores ("cluster" cores, para ser usado como uma sombra base para uma superfície), enquanto outros são meio-termo ("tampão" cores, para ajudar a mistura os aglomerados em conjunto).
 

O que acontece se mudarmos as relações um pouco?

between2.png
 

Esta rampa utiliza as mesmas cores, mas como um todo que parece mais leve devido à maneira como as cores são utilizadas em quantidades relativas de cada cor são diferentes, os aglomerados e tampões foram invertidos. O resultado é uma mudança de saturação e brilho de toda a rampa. O contraste, no entanto, permanece no mesmo nível de legibilidade, e continua agradável.

 

Qual é o ponto deste exemplo?

 

Mostrar que você pode empurrar as suas cores para trabalhar para você, em vez de ficar preso a elas. Eu vi um monte de gente se atrapalhar com suas paletas porque eles estavam com muito medo de empurrar suas cores.

Isso leva a outro ponto de contraste - um que você usará constantemente sendo um bom artista de pixel: a cor está diferente dependendo das cores em torno dele, e quanto essas cores são usadas.

 

Dica, aprendizes!

Por que conservar cores? Nos velhos tempos, o hardware era muito mais simples e jogos tinha limites muito específicos sobre quantas cores poderíamos utilizar. Tirar o máximo proveito de cada cor foi talvez o aspecto mais importante da arte do pixel naquela época, e a ideia tem transitado para os dias de hoje. Os jogos modernos não possuem mais esses tipos de limites, mas ainda vale a prática para manter suas paletas o quanto menores possíveis. Não só é muito mais fácil gerenciar as cores da sua arte com uma paleta menor, como vai criar uma consistência visual que vai manter tudo junto.

 

Então, é hora de fazer uma paleta. Há uma série de maneiras sobre a escolha de suas cores. Um monte de gente vai tentar chegar a uma paleta "definitiva" antes mesmo de começar a trabalhar, eu não fui diferente. Porém essa não é a melhor abordagem. As melhores paletas são alteradas conforme estão sendo usados. Não sinta a necessidade de prender-se a algo.

 

Mas por onde começar?

 

Normalmente, com algumas rampas de cores básicas.

A rampa de cores é um agrupamento de cores que lhe dão uma gama de tons para trabalhar, geralmente organizadas a partir da mais escura para a mais clara. Esta é uma rampa de cores:

ramp1.png

 

Não é particularmente bom, no entanto. É o que chamamos de "rampa reta", porque ela vai direto da escuridão para a luz. Em outras palavras, a única coisa que muda é o brilho ou a luminosidade, mas não a matiz ou saturação. Em uma boa rampa, o tom vai mudar, porque isso é como funciona a luz na vida real.

 

ramp2.png

 

Neste exemplo, a tonalidade mais escura aponta para uma tonalidade púrpura ou vermelho, enquanto a mais leve (sombra) é verde (caminhando para o amarelo). Contanto que as cores no meio são reconhecíveis, o enorme global da rampa será preservada. E não se esqueça de manter sempre em consideração o contraste.

 

Isso é chamado de hue-shifting.

 

Dica, aprendizes!

Normalmente, os tons mais escuros terão menos saturação, e serão desviadas para o azul ou roxo, enquanto tons mais claros serão mais saturados e tenderão para o amarelo. Mas, isso é apenas um bom ponto de partida, não sinta-se limitado a essas regras!. Uma vez que você está confortável com seus tons da rampa de cores, aventure-se!

 

A paleta de cores é uma coleção de suas rampas de cores, e é o que você usaria para manter suas cores organizado. Há muito para falar sobre paletas, então eu vou começar, mostrando-lhe um exemplo do que não fazer.

palet1.png

 

Eu vejo muito isso. E quando eu digo "muito", eu quero dizer que eu vejo isso constantemente. Em todos os lugares. Parece ser a primeira coisa que um novo artista do pixel fará ao tentar vir para cima com as suas próprias cores.

 

Então por que é ruim?

 

Além do problema imediato que as rampas são "rampas retas".O grande problema é que isso não é uma paleta unificada, mas uma coleção de rampas individuais. Ele não parece ser criado com a imagem grande em mente, cada cor foi construída individualmente, e como resultado, a paleta tem uma sensação de estar desconectada. Os vermelhos foram criados do mais escuro ao mais claro, e depois os amarelos, e, em seguida, os verdes, etc etc. Não há sobreposição entre as cores; eles não se misturam em tudo.

 

Este é um modelo de como se construir uma paleta de cores:

palet2.png

Claro que parece diferente, não é? Quando eu crio uma paleta de cores, eu não tenho medo de fazer uma bagunça. Eu a trato como uma verdadeira paleta do pintor (lembre-se que a arte pixel é muito mais perto de pintura do que o desenho).

A ideia é a união das cores. Cada rampa tende a ter uma distância da mesma tonalidade mais escura e, eventualmente, atingir o mesmo tom mais leve (aviso de que os amarelos de luz nos cantos opostos são, na verdade a mesma cor). Como resultado, toda a paleta é coesa.

 

Eu sugiro que você dê uma abordagem semelhante  -não sinta a necessidade de organizar suas rampas em linhas pequenas puras só porque você já as viu organizadas dessa forma antes. As cores precisam fluir para a outra, para mantê-lo orgânica. Você sempre pode reorganizá-las depois.

Antes de passarmos para a próxima seção, aqui está um alienígena malvado e assustador:

palet31.png

A sprite na esquerda é feita com a primeira paleta (a ruim, com as rampas retas). O problema óbvio é que a saturação muito brilhante é uma monstruosidade. Mais relevante, o azul e o verde não combinam muito bem juntos em nada - o contraste é tão grande que a sprite não se sente coesa. Ao mesmo tempo, o contraste dentro das rampas de cor (em particular, a verde), é muito baixa. O resultado é uma bagunça estranha: as áreas verdes parecem muito planas, mas a azul é tão diferente que se destaca até demais.

 

O cara da direita usa cores da minha paleta mais orgânica, e é óbvio que as cores se misturam de uma forma natural - se você olhar para as pernas, você pode ver que a tonalidade mais escura dos azuis combinam melhor com a a tonalidade mais escura do verde .

 

Isso deve ajudar com as cores e paletas, pelo menos as coisas importantes.

 

 

 

É isso ai pessoal esse foi mais um tutorial sobre spriting, espero que ajude vocês a entender melhor sobre esses tais "monstros de 7 cabeças" que são as cores haha.

 

Espero que tenham gostado e até a próxima!

 

 

Créditos:

Final Boss Blues (pelo tutorial)

Thayam (pela tradução)

Way20 (por ter me indicado mais este fucking awesome tutorial!)

 

Link do tópico original:

Using e Choosing Colors

Editado por Thayam (veja o histórico de edições)

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Só pra complementar esse tutorial que está muito bom:

08z55XV.png
6rPA1cw.png
fonte: viverdeblog.com

Editado por xWhiteWolf (veja o histórico de edições)

Todos os meus trabalhos importantes estão na seção "Sobre mim" no meu perfil; Dá uma passada lá!

"Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora." - São Beda

I7Pm6ih.png

(obg ao @Beeny por fazer essa linda sign <3)

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Muito obrigado cara haha

 

Acredito que com ambos os tutoriais, muitas pessoas aprendam um pouco sobre o universo do spriting! Torçamos :beers:

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Sensacional, será de grande ajuda e irá interessar à muitos membros.
Parabéns. Você foi reputado positivamente, seu tópico foi aprovado e movido para a seção correta.
Obrigado por compartilhar novamente conosco, esperamos por mais conteúdos como este ^^

The corrupt fear us.

The honest support us.

The heroic join us.

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  Em 19/01/2015 em 17:15, Suicide disse:

Sensacional, será de grande ajuda e irá interessar à muitos membros.

Parabéns. Você foi reputado positivamente, seu tópico foi aprovado e movido para a seção correta.

Obrigado por compartilhar novamente conosco, esperamos por mais conteúdos como este ^^

 

Obrigado gatão! AHAUHAUH

 

Podem ter certeza que mais conteúdos como esse virão, estou muito empenhado na questão de sprite e quero junto aos amigos interessados, movimentar mais esta seção do fórum!

 

Grande abraço

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