Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Items UniqueID

Olá, pessoal. Tudo tranquilo?

Após muito tempo sem publicar nada, resolvi comentar um assunto que pode ser um pouco obscuro, que eu usava bastante mas demorei certo tempo pra entender realmente o que era. Estou falando do UniqueID, os IDs únicos.

Alguma vez vocês já se perguntaram como o servidor faz para diferenciar o health potion que você possui em sua backpack, do health potion que outro player acabou de dropar em uma caçada?

Pois é! O servidor tem uma forma bem simples e inteligente de distinguir um item do outro. Ele atribui a cada item um número único, que funciona como a digital do item. Dessa forma, quando usamos o health potion que está em nossa backpack, o servidor sabe exatamente qual item remover, dentre tantos outros existentes no seu servidor.

-Certo Max, mas aonde você quer chegar com esse papinho?

As UniqueIDs podem ser usadas para fazer a ligação de um item específico a um script, assim como as actionIDs, a diferença nesse caso é que só podemos ter um único item em todo o servidor com esse UID(uniqueID).

-Hmm, quer dizer que a UID em um script funciona da mesma forma que uma AID(actionID)?

Quase isso. Pelo Map Editor você pode atribuir a UniqueID diretamente a algum item do mapa, assim como você faz com ActionID. Basicamente, você poderia dividir as ações no seu servidor em duas partes: Aquelas que são exclusivas de um único item e aquelas que podem ser atribuídas a mais de um item. Presta atenção que quando falo único item não estou me referindo ao tipo do ítem, como por exemplo todos os crystal coins(itemID 2160) do jogo, mas sim a um crystal coin específico, como um que esteja em uma área de alguma quest.

Por fim, para esclarecer mais um pouco, vou deixar dois exemplos distintos, onde em um eu escolheria usar o itemUID para atribuir certa ação a um item, e em outro eu escolheria usar a actionID.

Caso onde seria mais agradável utilizar itemUID:

Imagina que você está desenvolvendo um script para a Annihilator, mais precisamente da alavanca que teletransporta os players para dentro da sala dos Demons. Como essa alavanca é um item único no servidor, não haverá nenhuma outra alavanca que quando clicada levará os players para a sala dos Demons, eu escolheria atribuir a ela um itemUID único, e associar esse UID ao script que teletransporta os players para dentro da quest.

Caso onde seria mais agradável utilizar  actionID:

Agora, imaginemos um caso onde precisamos criar por exemplo, uma pedra que heala quem clicar nela, e precisamos atribuir essa mesma ação a três pedras iguais, distribuídas pelo mapa. Como nesse caso teremos mais de um item compartilhando a mesma ação, seria ideal utilizarmos actionIDs para fazer a ligação dessas pedras com o script que heala o player.

É isso, pessoal. O tópico de hoje foi bem simples e enxuto. Caso tenha restado alguma dúvida ou vocês tenham alguma dúvida sobre scripting no geral e gostariam de saber mais, pode deixar um comentário aí que assim que eu tiver tempo respondo.

Abraços e fiquem com Deus.:grin:

-"Supra Omnes Lux Lucis"

- Acima de todos brilha a Luz -

5VGnDyBz.png

Postado

Parabéns, seu tópico de conteúdo foi aprovado!
Muito obrigado pela sua contribuição, nós do Tibia King agradecemos.
Seu conteúdo com certeza ajudará à muitos outros, você recebeu +1 REP.

Spoiler

Congratulations, your content has been approved!
Thank you for your contribution, we of Tibia King we are grateful.
Your content will help many other users, you received +1 REP.

• 2 years later...
Postado

Parece Um Tutorial Bem Inútil Para Os Que Tem Mente Fechada , Mais Acabei De Saber O Porque De Alguns Erros Quando Abro Meu Servidor E Ja Sei Como Resolve-los , Aqueles Famosos (Duplicate IDs) , Provavelmente O Script Está Usando itemUID e o correto seria usar actionID , Mais Tarde Irei Verificar Isso , Obrigado Pelo Conhecimento Divulgado.

Postado
3 horas atrás, carlos420 disse:

Parece Um Tutorial Bem Inútil Para Os Que Tem Mente Fechada , Mais Acabei De Saber O Porque De Alguns Erros Quando Abro Meu Servidor E Ja Sei Como Resolve-los , Aqueles Famosos (Duplicate IDs) , Provavelmente O Script Está Usando itemUID e o correto seria usar actionID , Mais Tarde Irei Verificar Isso , Obrigado Pelo Conhecimento Divulgado.

O que é inútil para você pode ser útil para outros. Conteúdo nunca é de mais, ainda mais quando se trata de aprendizado!

════ҳ̸Ҳ̸ҳஜ۩۞۩ஜҳ̸Ҳ̸ҳ═══╗

Te Ajudei? Rep + e ficamos Quits

166420979_logoyanliimaornight.png.33f822b8970081a5b3646e85dbfd5934.png

Precisando de ajuda?

discord.png.1ecd188791d0141f74d99db371a2e0a4.png.890d5a38d7bcde75543c72b624a65de1.pngDiscord: Yan Liima #3702

Programador Júnior de LUA, PHP e JavaScript

Juntos somos lendas, separados somos Mitos!

╚══════════════════════════ҳ̸Ҳ̸ҳஜ۩۞۩ஜҳ̸Ҳ̸ҳ═════════════════════════════╝

• 6 months later...
Postado
  • Diretor

1° Que eu saiba o ActionID e UniqueID tem as mesmas ações, isso envolve quando o tile ou a alavanca usam 2 ID pelo mapa. Aí você pode seta um AID ou um UID

2° ActionID é uma ação clicada e UniqueID é quando vc passa por cima.

Tem várias forma de explicar isso

Editado por L3K0T (veja o histórico de edições)

20230912_034613.png.cf49b650c34dd7d7b1f79bd49c70f53c.png

Eu sou um entusiasta da programação apaixonado por ajudar a comunidade open source a crescer. Sempre em busca de novos desafios e oportunidades para contribuir com meu código.  #OpenSource #Programação #Contribuição

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conteúdo Similar

Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos 96.9k
  • Posts 519.7k

Informação Importante

Confirmação de Termo