Ir para conteúdo

Tutoriais sobre Scripting

Aprenda com os mestres da comunidade a desenvolver seus scripts, sistemas e domine a linguagem .lua!

Atenção!

- Esta área é para publicação de Tutoriais sobre criação de códigos Otserv.

- Ao ler um tutorial, dê reputação ao membro que o publicou e comente no tópico. Este pequeno incentivo faz com que membros continuem trazendo tutoriais e outros conteúdos ao fórum.

- Se o conteúdo não for seu, adicione Créditos!

- Por motivos de segurança é necessário que um membro da equipe Aprove o seu Tópico, dessa forma mantemos o fórum organizado e livre de conteúdos maliciosos, obrigado pela compreensão!

Procure pelo tipo de código:

1. Started by Forged,

ATENÇÃO! Este tutorial foi feito pelo tibiaa4e, portanto os créditos são 100% dele! Parte I – Básico do básico de Lua Começaremos por LUA porque é uma linguagem simples, que não precisa declarar variáveis e tudo mais. Aqui não explicarei as funções do otserver e sim como montar um script. Nessa primeira parte usarei o Português Estruturado que sinceramente não é útil quando você aprende a sintaxe da linguagem, porém é ótimo para você que está começando aprender o que está fazendo e não só copiando e colando. LEMBRANDO QUE PORTUGUÊS ESTRUTURADO NÃO É UMA LINGUAGEM É APENAS UM JEITO DE VOCÊ ENTENDER A SINTAXE DAS LINGUAGENS. Começando vamos explicar a sintaxe de um…

2. Started by MaXwEllDeN,

Quer aprender a programar em Lua? Sugiro que você comece olhando esses tutoriais escritos por Urso Mock, Suricato Notorious e Raposa Skyen Hasus. Já leu todas as aulas anteriores e acha que você já está apto a criar seus próprios Scripts? Boa! Agora é hora de por suas habilidades em prática. Leia esses tutoriais: Outros Tutoriais: Avançado:

• 31 respostas
    • 18.1k visualizações
  3. Started by Shawii,

Edit: não sei se estou na sessão certa, sou novo por aqui, se não estiver por favor me mova E ae! Fazia um bom tempo que não mexia com OT scripting, então para me ajudar, fiz um autocomplete e Highlight (marca as funções com cores diferentes) das funções que achei no tópico Lista de Funções LUA Não é uma coisa que se diga "NOOOSSA QUE FODA MALUCO DO CÉU", mas pode ajudar algumas pessoas que assim como eu não estão acostumadas com o nome das funções do TFS. Parte 1 - Adicionar o Autocomplete: Para adicionar o autocomplete basta pegar esse código: - Vá até o diretório Notepad++\plugins\APIs na pasta onde foi instalado o notepad++ - Copie qu…

4. Started by Renato,

ACTIONS onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) onLogin(cid) onLogout(cid) onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel) onStatsChange(cid, attacker, type, combat, value) onDirection(cid, old, current) onOutfit(cid, old, current) onSendMail(cid, receiver, item, openBox) onReceiveMail(cid, sender, item, openBox) onTradeRequest(cid, target, item) onTradeAccept(cid, target, item, targetItem) onJoinChannel(cid, channel, users) onLeaveChannel (cid, channel, users) onLook(cid, thing, position, lookDistance) onThink(cid, interval) onTextEdit(cid, item, newText) onReportBug(cid, comment) onAreaCombat(cid, tileItem, tilePosition, isAggressive) …

• 8 respostas
    • 6.1k visualizações
  5. Started by xWhiteWolf,

Fala galera do TK, hoje eu vim trazer pra vocês uma coisa que se perdeu em todos esses anos de OT e que é uma das coisas mais importantes prum scripter intermediário/avançado. São as explicações dos respectivos callbacks de creaturescripts. Espero que ajude bastante gente Créditos: 90% Zonnebloem (um gringo ai que postou isso das sources) e 10% pra mim por completar oque ele não tinha escrito e arrumado umas coisas que ele escreveu errado. ____________________________ CREATURE EVENTS TIPOS: _________________ TFS 0.2 type="login" function onLogin(cid) type="logout" function onLogout(cid) type="advance" function onAdvance(cid, skill, oldLev…

6. Started by Killua,

Usando addEvent O uso do addEvent tem inúmeras utilidades e pode ser complicado para algumas pessoas, inclusive era para mim quando eu estava começando a aprender LUA. Para que serve o addEvent? Para "chamar" uma função após um periodo de tempo, ou seja, executar uma função após um tempo estipulado. O addEvent tem como parâmetros: callback, delay e ... addEvent(callback, delay, ...) Onde callback é a função que será chamada, delay é o tempo (em milissegundos) até que se chame essa função e ... são os parâmetros que a função chamada utiliza. Exemplo: addEvent(doBroadcastMessage, 1000, "Bom dia", 23) Aqui, após 1 segundo (1000 ms), a função doBroadcastM…

• 5 respostas
    • 17k visualizações
  7. Started by Kimoszin,

Ola gaaaaaaalera, é com muito prazer que venho trazer esse primeiro tutorial meu como Aprendiz do TibiaKing, Spells: Bom, spells sao as magias do nosso servidor, elas servem tanto para healar, atacar, dar suporte e etc ... Criar magias é algo muito simples, vc mesmo poderam criar quantas magias quiserem para o seu servidor seguindo esse tutorial, Muito bem, vamos começar ... Spells de Curar (Healing) Fazendo a sua Spell Nao precisamos mecher aqui Aqui sera, oque vai acontecer Aqui é o effect que saira quando o player usar a spell A spell nao vai agressivar, assim podendo ser usada em areas PZ Aqui sera um Extra, a…

8. Started by Forged,

Lista de Funções LUA Aqui está um lista feita pelo elf com todas, ou quase todas as funções lua para o TFS. Tenho certeza que ela será útil para muitos scripters. 1. Funções #get getCreatureHealth(cid) //retorna o valor hitpoints do player ou monstro getCreatureMaxHealth(cid) //retorna o valor máximo de hitpoints do player ou monstro getCreatureMana(cid) //retorna o valor manapoints do player getCreatureMaxMana(cid) //retorna o valor máximo de manapoints do player getCreatureMaster(cid) getCreatureSummons(cid) //retorna em array os summons do player ou monstro getCreatureOutfit(cid) //retorna o outfit do player getCreaturePosition(cid) //retorna a posição em array d…

9. Started by KotZletY,

Bom galera, o Tópico já diz tudo, irei explicar como mudar para Uint16 dessa vez nas Source, para quem não sabe. Irei explicar como aumentar em Magic Effects, para assim você seu Server usar mais de 255, e ShootEffects para usar mais de 41 Distance efeitos(muito mais). Existe Tópicos no Tk, porém não é a mesma coisa, esse é diferente pois você irá alterá o valor dos uint's disparados para o Client, para assim então usar além do Padrão! Abaixo umas informações essenciais ! Esse Tópico é especifico para TFS 0.4, para que assim você possa aumentar o limite de efeitos no Client, e usar mais de 255 efeitos, e mais de 41 efeitos em Distância. Vale lembra também qu…

10. Started by thalia,

Bom galera, tudo certo? XD Então galera, como todo mundo me pedia ajuda com scripts, decidir criar um canal no youtube focado bastante em como se tornar um script, no canal vai ter videos ensinando "scriptar" e como interpretar um script... enfim! Se inscrevam no canal e ajude a divulga-lo galera! muito obrigado a sua atenção, aqui vai o link do canal junto com o primeiro vídeo! Canal: http://www.youtube.com/user/NWEnsina #1 Vídeo - OT Scripting #1 - function onUse, if/else. Explicando Script #1 - Talkaction trocar 1kk por X [TK] Site/Bl…

11. Started by Ryzor,

Math A matemática por traz do script introdução: bem, antes de começar a explicar o math em si, acho melhor explicar que: não é recomendado colocar variáveis como x ou y em uma equação alem do exemplo acima, funções lua ou de otserv, não podem ser declaradas como nome de variáveis "=" é diferente de "==" para facilitar, de uma olhada nessa tabela com os simbulos matemáticos em lua : + ---------------------- adição - ------------------ subtração *---------------- multiplicação / ---------------------- divisão == ------------------ igualdade ~= -------------- desigualdade > ----------------- maior que >= --------…

• 0 respostas
    • 1.4k visualizações
  12. Started by koete,

Boa tarde galera, estou aqui para retribuir o TibiaKing por anos de ajuda e suporte que este Fórum já me deu. Desde o inicio o Tibia King tem me segurado com as duas mãos. Então, o minimo que posso fazer é retribui-lo. Seguinte!, vocês vão pedir as spells e eu vou tentar cria-las para vocês.

• 4 respostas
    • 921 visualizações
  13. Started by Jeff Owns,

Olá Galera Hoje Irei Da esse Tutor De quest Então Vamos Lá Vá em data/actions/script. Renomei um arquivo.lua que n estar sendo usado apage tudo que ta dentro.. e adicione isto function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) a = 9930 id = 2342 if getPlayerStorageValue(cid, a) < 1 then doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_INFO_DESCR, "Voçe Pegou (a) "..getItemNameById(id)..".") doPlayerAddItem(cid, id, 1) doPlayerSetStorageValue(cid, a, 1) else doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_INFO_DESCR, "Voçe Ja Pegou Este Item") end return TRUE end Ond tem (a) eh action do seu ot que vc vai bota.. NAO BOTE UMA ACTION JA USA…

• 2 respostas
    • 1.2k visualizações
  14. Started by Jeff Owns,

Olá Galera.. Muita Gente n sabe Coloca Para o slingshot solta Pedra SEM PRECISA ter pedras SO Bota ele na Mão Ai Ele Solta as pedras Primeiro Vc Abra o Items.xml (data/items) e Procure La Slingshot E Substitua ele Por isto Pronto Feche o Items.xml Salve.. e seu Slingshot Estará Pronto Espero que Gostem PS: Eu Coloquei Pra ele nao Ser DUAS MÃOS

• 2 respostas
    • 2k visualizações
  15. Salve galera bom eu procurei bastante nos fóruns por ai, podemos dizer que tem muita coisa do tipo, mesmo assim eu resolvi trazer esse conteúdo, achei bem interessante e claro para quem gosta de detalhes como eu vai ser muito útil, espero que gostem. Requisitos Alteração na 050-Functions Caminho: Pasta do servidor/data/lib Ir até o final de tudo dar dois enters e adicionar o seguinte código Spoiler function convertTime(a) if(type(tonumber(a)) == "number" and a > 0) then if (a <= 3599) then local minute = math.floor(a/60) local second = a - (60 * minute) if(second == 0) then …

16. Started by Fir3element,

Não me lembro bem mas acho que esse bug foi fixado só na versão 8.62, então pode ajudar muita gente... O comando !disband não funcionava direito, o player continuava na guild e acho que dava pra clonar items também. Os créditos vão para o slawkens. No arquivo ioguild.cpp, troque: bool IOGuild::disbandGuild(uint32_t guildId) { Database* db = Database::getInstance(); DBQuery query; query << "UPDATE `players` SET `rank_id` = '' AND `guildnick` = '' WHERE `rank_id` = " << getRankIdByLevel(guildId, GUILDLEVEL_LEADER) << " OR rank_id = " << getRankIdByLevel(guildId, GUILDLEVEL_VICE) << " OR rank_id = " << getRankIdByLevel…

• 3 respostas
    • 832 visualizações
  17. Aula 001 Movements- Explicação de parâmetros. Dentro das funções StepIn/StepOut temos alguns parâmetros que podem ser muito uteis para alguns tipos de scripts. Esses parâmetros são: position, lastPosition, fromPosition, toPosition 1° Parâmetro - position Esse parâmetro é o responsável por mostrar a posição de onde o script foi ativado, Toda vez que um player ou creature executar um movement StepIn/StepOut o parametro position vai marcar a exata posição de onde o script foi ativado. 2/3 ° Parâmetros - lastPosition, fromPosition Esses dois parâmetros tem a mesma função, que é registrar de onde o player ou creature que executou o script veio, To…

• 1 resposta
    • 1.1k visualizações
  18. Started by SuggestName,

Boa Noite pessoal, dando continuidade a série de tutoriais hoje eu venho trazer mais alguns exemplos de como podemos trabalhar com os parâmetros (position, lastposition, from position e toposition) só que agora em uma action simples. 1° Eu Criei uma função para verificar uma área pré-determinada a procura de creatures, e salva-las em um array. function getCreatureInArea(pos, area) local centro = {} local uids = {} for y = 1, table.getn(area) do for x = 1, table.getn(area[y]) do if area[y][x] > 0 then centro.x = math.floor(table.getn(area[y])/2)+1 centro.y = math.fl…

• 1 resposta
    • 580 visualizações
  19. Galera acabei de criar um script que baixa e compila o OTserv no Linux, lembrando que está versão é apenas para a distribuição Debian/Ubuntu e suas derivadas... lembrando que eu irei atualizar o código daqui pra frente, então fiquem ligados no GitHub, para onbter o script mais recente... O script é apenas para os preguiçosos de plantão (Assim como eu), ele irá baixar e compilar o otserv automaticamente. O script apenas faz isso, ele não faz mágica, mas é uma boa Fique de olho no projeto oficial. Primeiro baixe os dois arquivos necessários para a compilação: Baixe Aqui Jogue os arquivos na pasta Home, sua pasta deverá ficar assim: Abra o termina…

• 2 respostas
    • 1.2k visualizações
  20. Started by r0bert0lol,

Olá galerinha do TK... Recentemente em meu server estou com alguns problemas relacionados a spells... O problema é o seguinte... O Player X Usa uma spell de ataque no player Y porem se tiver mais de 1 player no mesmo sqm do player Y todos sofrerão o ataque mesmo se a spell usada pelo player X for uma spell de target... Alguns players sacaram esse problema e estão abusando fazendo pessoas pegarem red em Escadas que geralmente fica mais de 1 player no mesmo sqm... Talvez o problema seja facil de resolver mas eu não estou ligado como é... Esse bug eu posso consertar onde ? Na tag msm no spells.xml ? Por que acontece isso ? Uma magia de ataque target hitando todos que…

• 1 resposta
    • 378 visualizações
  21. Ola galera do tibia king, bom esse topico ja havia sido feito mais estava muito grande e confuso resolvir edita-lo para melhor compreende-lo, bom como o Titulo ja diz eu irei ensinar como adicionar Wayfarer Addon Full nas versoes 8.60. (Desculpe-me pelos erros nas acentuaçoes pois meus acentos nao esta funcionando, n~~ao). Bom vamos la. Abra a pasta DATA>NPC>SCRIPTS> e crie um arquivo chamado wayfarer.lua e coloque isso dentro local focus = 0 local talk_start = 0 function onThingMove(creature, thing, oldpos, oldstackpos) end function onCreatureAppear(creature) end function onCreatureDisappear(cid, pos) if focus == cid then se…

22. Started by 3visan,

Introdução Aula 1 O que é scripting? Do modo mais simples possível: scripting é o ato de programar. O nome scripting vem do nome "script". O que é um script? De um modo geral, um script é um bloco de Código escrito em uma linguagem de programação interpretada, ou seja, ele precisa que alguma coisa leia ele e possa "traduzir" seu conteúdo. Lembre-se de que "script" não é um termo específico de Open Tibia Servers. O que é uma linguagem de programação interpretada? Os brasileiros falam português, ingleses falam inglês e chineses falam mandarim, e com isso o mundo é composto por várias línguas. No mundo da programação não é diferente. Existem v…

• 1 resposta
    • 5.1k visualizações
  23. Started by MaXwEllDeN,

Introdução Aula 1 O que é scripting? Do modo mais simples possível: scripting é o ato de programar. O nome scripting vem do nome "script". O que é um script? De um modo geral, um script é um bloco de código escrito em uma linguagem de programação interpretada, ou seja, ele precisa que alguma coisa leia ele e possa "traduzir" seu conteúdo. Lembre-se de que "script" não é um termo específico de Open Tibia Servers. O que é uma linguagem de programação interpretada? Os brasileiros falam português, ingleses falam inglês e chineses falam mandarim, e com isso o mundo é composto por várias línguas. No mundo da programação não é difer…

24. Started by 3visan,

O Comando for Aula 10 Você nunca viu o comando for? Ou já abriu um Script e não entendeu nada por causa dele? Eis aqui uma explicação de como funciona o comando e alguns exemplos de utilização, assim como alguns exercícios. Antes de mais nada, o que faz o for? R: O for causa um "loop", mas não é como o while e o repeat. Por que? Porque ele atribui à uma variavel todos os valores entre o valor inicial e o valor final. Editado: O For não é um comando Condicional! Estrutura do For: for variavel = valor inicial, valor final[, incremento] do bloco end não entendeu? Então vamos à breves explicações, começando com um exemplo abstrat…

• 2 respostas
    • 2.4k visualizações
  25. Started by MaXwEllDeN,

<< Aula 9 - Tabelas Essa aula foi escrita por uma raposa levada Skyen Hasus, todos os créditos pertencem a ele. O Comando for Aula 10 Você nunca viu o comando for? Ou já abriu um Script e não entendeu nada por causa dele? Eis aqui uma explicação de como funciona o comando e alguns exemplos de utilização, assim como alguns exercícios. Antes de mais nada, o que faz o for? R: O for causa um "loop", mas não é como o while e o repeat. Por que? Porque ele atribui à uma variavel todos os valores entre o valor inicial e o valor final. Editado: O For não é um comando Condicional! Estrutura do For: for variavel = …

• 9 respostas
    • 3.1k visualizações
  26. Started by 3visan,

Bem amigos da rede globo, estou aqui para dar continuidade as aulas. E a aula de hoje é sobre Funções, suas utilizações e como criar. O que são? Bom, você jovem padawan já deve ter se deparado com algo assim em algum script: function doPlayerAddAddons(cid, addon) for i = 0, table.maxn(maleOutfits) do doPlayerAddOutfit(cid, maleOutfits[i], addon) end for i = 0, table.maxn(femaleOutfits) do doPlayerAddOutfit(cid, femaleOutfits[i], addon) end end Peguei essa função no arquivo lib/functions.lua Isso é uma função (dãa). As funções são blocos de instruções (comandos) que o servidor lê e executa. Você tem a liberdade de criar elas na pa…

• 1 resposta
    • 1.8k visualizações
  27. Started by 3visan,

#Aula 1 Introdução Lógica da Programação Aula 2 O que é a Lógica da Programação? Bem, tudo o que é escrito em alguma linguagem de programação deve seguir uma lógica para poder funcionar. Vamos pegar um exemplo simples e curto: Um script de SD. (Sudden Death Rune) Quando o script de SD for chamado (Alguém usou a SD), ela segue passos básicos, que é basicamente a execução dela. Primeiro o script vai verificar se quem usou a SD possui nível, magic level, etc... suficiente para poder usar a SD. Se não possuir opa! Ela vai enviar uma mensagem de erro ao jogador, um efeito de fumaça e vai encerrar a execução. Caso contrário: se for um jogador com todo…

• 12 respostas
    • 2.2k visualizações
  28. Started by MaXwEllDeN,

<< Aula 1 - Introdução Lógica da Programação Aula 2 O que é a Lógica da Programação? Bem, tudo o que é escrito em alguma linguagem de programação deve seguir uma lógica para poder funcionar. Vamos pegar um exemplo simples e curto: Um script de SD. (Sudden Death Rune) Quando o script de SD for chamado (Alguém usou a SD), ela segue passos básicos, que é basicamente a execução dela. Primeiro o script vai verificar se quem usou a SD possui nível, magic level, etc... suficiente para poder usar a SD. Se não possuir opa! Ela vai enviar uma mensagem de erro ao jogador, um efeito …

• 8 respostas
    • 5.5k visualizações
  29. Started by 3visan,

Primeiros Passos Aula 3 Relembrando o que eu disse na primeira aula, você precisará de um interpretador Lua e é muito recomendado que possua também um bom editor com suporte à sintaxe Lua, então nosso primeiro passo será obter o editor e o interpretador. As aulas serão voltadas ao scripting para Open Tibia Servers, então nada melhor do que um bom OTServer para testar seus scripts, mas ficar testando os scripts em um OTServer pode ser uma tarefa cansativa e demorada, então vamos usar também scripts fora de OTServers para praticar. Para isso, você pode fazer o download de qualquer um dos seguintes programas: Editores + Interpretadores: SciTE S…

• 4 respostas
    • 1.8k visualizações
  30. Started by MaXwEllDeN,

<< Aula 2 - Lógica da programação Primeiros Passos Aula 3 Relembrando o que eu disse na primeira aula, você precisará de um interpretador Lua e é muito recomendado que possua também um bom editor com suporte à sintaxe Lua, então nosso primeiro passo será obter o editor e o interpretador. As aulas serão voltadas ao scripting para Open Tibia Servers, então nada melhor do que um bom OTServer para testar seus scripts, mas ficar testando os scripts em um OTServer pode ser uma tarefa cansativa e demorada, então vamos usar também scripts fora de OTServers para …

• 11 respostas
    • 5.5k visualizações
  31. Started by 3visan,

Operadores Aritméticos e Bibliotecas Aula 4 Na aula anterior vimos como chamar funções e conhecemos as funções print e type. Nesta aula apenas vou reforçar a aula anterior ensinando as funções mais básicas e usadas que são nativas da linguagem Lua, ou seja, não são funções criadas para Open Tibia Server, e sim funções prontas que já estão incluídas na linguagem Lua, e vou ensinar também os operadores aritméticos. Vamos começar com eles. Os Operadores Aritméticos OBS: Você pode fazer seus testes no editor e interpretador Lua usando a função print para exibir os resultados. Enquanto você quiser mecher em Lua (Ou em qualquer outra linguagem de progr…

32. Started by MaXwEllDeN,

<< Aula 3 - Primeiros Passos Operadores Aritméticos e Bibliotecas Aula 4 Na aula anterior vimos como chamar funções e conhecemos as funções print e type. Nesta aula apenas vou reforçar a aula anterior ensinando as funções mais básicas e usadas que são nativas da linguagem Lua, ou seja, não são funções criadas para Open Tibia Server, e sim funções prontas que já estão incluídas na linguagem Lua, e vou ensinar também os operadores aritméticos. Vamos começar com eles. Os Operadores Aritméticos OBS: Você pode fazer seus testes no editor e interpr…

• 0 respostas
    • 876 visualizações
  33. Started by MaXwEllDeN,

<< Aula 4 - Operadores e Bibliotecas Variaveis Aula 5 Olá, bem-vindos a nossa 5ª aula de scripting. Nesta aula iremos tratar de uma coisa indispensável em todos os scripts: Variáveis. As variáveis podem ser entendidas como uma "caixa"que armazena um valor na memória RAM, ou um substituto de um valor, uma igualdade de um valor, como se ela fosse o valor em si. Toda variável deve ter um nome definido por você, mas existem regras para definí-los: quando for escolher o nome da variável, não use números no começo e nunca use caracteres especiais, como acentos, sifrões ou asteríscos. Use apenas a-z, A-Z e pode-se usar números também, d…

• 8 respostas
    • 3.7k visualizações
  34. Started by 3visan,

Variaveis Aula 5 Olá, bem-vindos a nossa 5ª aula de scripting. Nesta aula iremos tratar de uma coisa indispensável em todos os scripts: Variáveis. As variáveis podem ser entendidas como uma "caixa" que armazena um valor na memória RAM, ou um substituto de um valor, uma igualdade de um valor, como se ela fosse o valor em si. Toda variável deve ter um nome definido por você, mas existem regras para definí-los: quando for escolher o nome da variável, não use números no começo e nunca use caracteres especiais, como acentos, sifrões ou asteríscos. Use apenas a-z, A-Z e pode-se usar números também, desde que não estejam no começo da variável. Existem …

• 0 respostas
    • 906 visualizações
  35. Started by 3visan,

Escopo Aula 6 Vimos na aula anterior sobre variáveis, e vimos também, bem superficialmente, como declarar variáveis como locais. Você pode se perguntar: "Qual a utilidade de uma variável local?", "O que ela tem de diferente de uma variável global?" ou "Se elas são tão importantes, por que quase ninguém usa?". Vamos por passos. Imagine a seguinte situação: "Você tem uma variável chamada var, e ela vale 1, mas em certo ponto do script você quer que ela receba o valor 2, execute alguma coisa (Como um print) e, depois que executar, ela retorne ao valor anterior (1).". Um dos modos de fazer isto é usando uma outra variável temporária para armazenar o valor antigo…

• 9 respostas
    • 1.1k visualizações

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Confirmação de Termo