Ir para conteúdo

Scripts tfs 0.4 (OLD)

Fórum destinado a conteúdos de desenvolvimento envolvendo o Tibia Clássico.

Encontre pelo tipo de código:

Tópicos nesta seção estão sujeitos a análise e aprovação!

Seu tópico de conteúdo será analisado em até 48h por um membro de nossa equipe, fique atento.

Saiba mais:

1. Started by Garou,

Este é um script criado pela Script Factory e pedido pelo membro underewarr. Se você tem um pedido a fazer ou uma ideia de script, não deixe de visitar: Script Factory Crie um arquivo chamado paralyze sword.lua em data/weapons/scripts/ e adicione o conteúdo abaixo: -- Paralyze Weapon -- Script Factory @ TibiaKing local duration = 3 * 1000 local combat = createCombatObject() setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_BLOCKARMOR, true) setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_PHYSICALDAMAGE) setCombatParam(combat, COMBAT_FORMULA_SKILL, 1, 0, 1, 0) local condition = createConditionObject(CONDITION_PARALYZE) setConditionParam(condition, CO…

• 5 respostas
    • 2k visualizações
  2. Started by Tricoder,

Preview Script data/spells/spells.xml <rune group="attack" spellid="586" name="Cake Wall Rune" id="2309" allowfaruse="1" charges="3" lvl="32" maglv="1" exhaustion="2000" groupcooldown="2000" blocktype="all" script="support/cake wall rune.lua"/> spells/support/cake wall rune.lua local combat1 = createCombatObject() setCombatParam(combat1, COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_CAKE) setCombatParam(combat1, COMBAT_PARAM_CREATEITEM, 13072) local combat2 = createCombatObject() setCombatParam(combat2, COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_CAKE) setCombatParam(combat2, COMBAT_PARAM_CREA…

• 0 respostas
    • 473 visualizações
  3. Started by L3K0T,

bom galera esse script tem a função de não deixar player passar em um certo local só membros da staff tem esse acesso, vamos começar. Vai em movements/scripts copia um arquivo lá e renomeia pra piso staff e add. em movements.xml add. 56830 é a action que vai no piso pelo mapa editor. prontinho veja o resultado!

4. Started by Godfather,

Versão testada: 8.60 TFS testado: 0.4 Vídeo Demonstrativo Script Configurando Vermelho: PosiÇão da estante esquerda Verde: PosiÇão da estante direita Rosa: ID do item que a parede esquerda vai se transformar (na foto: 1207) Azul-claro: ID do item que a parede direita vai se transformar (na foto: 1208) Amarelo: ID da parede da foto (parede amarela - na foto 1026) Azul: ID da parede da foto (parade azul - na foto 1026) Verde-bosta: Tempo em segundos que a passagem fica aberta. LEMBRANDO QUE O ID NãO É EDITáVEL, É A BOOKCASE E PRONTO!…

• 15 respostas
    • 1.8k visualizações
  5. Started by xWhiteWolf,

Eai pessoal, vim trazer hoje um sistema de passagem secreta que um amigo viu no Baiak-wars. Não sei qual server é esse e eu não jogo tibia então pra mim tanto faz mas ele gravou um vídeo, pediu um igual e obviamente eu não fiz um igual porque o sistema dos caras era muito ruim uhauheuhauheuhauheuhuhauhe Enfim, comecei um script do 0 pra fazer exatamente oque ele queria e foi isso daqui que eu consegui: Explicação: Você clica em algum item escondido pelo mapa e abre uma passagem secreta que vai durar X segundos (configurável), após esse tempo a passagem se fecha; Note que nessas imagens ele não tá escondido já que tem uma FUCKING ARVORE NO MEIO DE UM DESERTO mas você po…

6. Eai , blz ? Vou trazer uma script , que ao player dar use no bau ,irá lhe dar Z item , irá mandar uma broadcast para o server anunciando que X player chegou a cidade e teleportalo para Y position . Lembrando que ele não poderá pega novamente o bau. FOI TESTADO EM TFS 0.4 E 0.3.6 Vá em actions>scripts crie um arquivo .lua chamado bauinicial e cole isso dentro Spoiler function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) local storage = 20949 local item = 2385 local pos = {x=95, y=113, z=7} if getPlayerStorageValue(cid,storage) == 1 then doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_INFO_DES…

• 1 resposta
    • 615 visualizações
  7. Started by FuuinFake,

Ola tks hoje vou compartilhar 1 sistema de addon para pokemon Va em Actions criei 1 script renomeia para addon e cole isso dentro Em name = o nome do pokemon Nas Barras [] O id do item do addon Oufit = o id da sprite no seu client do pokemon com seu addon ID addon 1 2 3 etc.. Random Todos os numeros dos addons Numerados Depois em Actions.xml coloque a tag Creditos Meus por postar se estiver faltando alguem comente no chat Testado apenas em Pda Obs pókexcyan nao funcionou Comigo

• 16 respostas
    • 6.5k visualizações
  8. Started by mariatti,

Como na axei nada igual a esse script aqui resolvi trazer pro forum... 1 - Crie um arquivo chamado perfectrefine.lua em data/actions/scripts, cole o seguinte código: 2 - Em actions/scripts, crie um arquivo chamado refine.lua 3 - Em actions.xml Creditos: LPZ EU(Mariatti)

• 7 respostas
    • 3.1k visualizações
  9. Started by Bruno Carvalho,

Bom pessoal aqui é o Comedinha e quero postar para vocês os items perfeitos. É um projeto criado por mim onde eu vejo todos os detalhes do tibia e tento colocá-los perfeitamente nos items.xml. Ultimas atualizações: Items até 8.54 (New) Vários items revisados (New) Mais em: http://code.google.c...ems/source/list Download: Items (Last): http://code.google.c...items/items.xml Otb (9.54): http://code.google.c...items/items.otb Outros: http://code.google.c...se/#svn%2Ftrunk Comparação com o ultimo da tfs: http://code.google.c...ems%2Fitems.xml Pessoal eu estou a um bom tempo fazendo este projeto, espero que gostem pois eu fiz pensando no pu…

• 6 respostas
    • 1.4k visualizações
  10. Started by Unforged,

Perfect VIP System 2.0 Galera, esse é o melhor sistema de VIP que eu já vi, ele foi criado pelo meu antigo parceiro, nicekid (vodkart), estou apenas divulgando ele. Sistema atualizado dia 22 de setembro de 2010 Versão Testada: TFS 0.3.6 Creditos pelas modificações: Kydrai, Nicekid (Vodkart) e Marcryzius Explicação do Novo sistema: O sistema de vip agora ele conta com a função ''os.time()'', uma function que retorna o tempo atual do CPU em segundos, sendo contado desde a criação da linguagem LUA. Ou sejá, ele conta o tempo da VIP a partir do instante que o player adquiriu ela. O que contém no VIP Sistem 2.0? God Adicionando e Removendo dias de VIP Comprando VI…

• 34 respostas
    • 25.6k visualizações
  11. Started by Artur Henrique,

Hoje eu tava jogando um PokeTibia, e pensei: "Porque não pescar monstros no tibia também?" e fiz esse script! Vamos logo ao que interessa kkk Em actions\actions.xml procure essa tag: (Caso não tenha, adicione-a) <action itemid="10223" event="script" value="tools/mechanical_fishing.lua" allowfaruse="1"/> Depois vá até actions\scripts\tools\mechanical_fishing.lua apague tudo que tem dentro e cole: Para configurar é fácil, só precisa ler no script, deixei tudo bem explicado lá. Caso tenha gostado dê +Rep, e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, comente ai Att My Fat Doll ;~

• 2 respostas
    • 875 visualizações
  12. Started by .HuRRiKaNe,

Testado nas versões 8.60 - 9.43. Na pasta data/lib/pets.lua: --Circles AREA_CIRCLE2X2 = { {0, 1, 1, 1, 0}, {1, 1, 1, 1, 1}, {1, 1, 3, 1, 1}, {1, 1, 1, 1, 1}, {0, 1, 1, 1, 0} } AREA_CIRCLE3X3 = { {0, 0, 1, 1, 1, 0, 0}, {0, 1, 1, 1, 1, 1, 0}, {1, 1, 1, 1, 1, 1, 1}, {1, 1, 1, 3, 1, 1, 1}, {1, 1, 1, 1, 1, 1, 1}, {0, 1, 1, 1, 1, 1, 0}, {0, 0, 1, 1, 1, 0, 0} } -- Crosses AREA_CROSS1X1 = { {0, 1, 0}, {1, 3, 1}, {0, 1, 0} } AREA_CROSS5X5 = { {0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0}, {0, 0, 0, 1, 1, 1, 1, 1, 0, 0, 0}, {0, 0, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 0, 0}, {0, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 0},…

• 6 respostas
    • 2.5k visualizações
  13. Bom, hoje venho trazer á vocês um sistema de Pet System DIFERENCIADO de alguns presentes no fórum. Este sistema tem diversos comandos diferenciados, como: !pet nomedopet este comando irá sumonar o pet. !remove irá remover o pet. !fale eu sou lindo o pet falará "eu sou lindo" !conversar o pet irá conversar com vc. Então sem mais delongas vamos ao script. OBS: SCRIPT TESTADO SOMENTE EM TFS 0.4/0.3, e este script foi feito com a intenção de ser vendido no site do ot ou em poderá usar como quest usando o item selecionado como premio. fique ao seu critério. Primeiro vá até a pasta talkaction/script e crie um arq…

• 2 respostas
    • 2.5k visualizações
  14. Started by gabisa00,

Pilar Bosses Informações: Em uma sala existem pilares e cada pilar sumona 1 boss, mas para sumonar um boss mais forte você deve passar por todos os otros. Descrição: Em uma sala existem vários pilares cada pilar com uma uniqueid, quando o player da use ele ira sumonar um boss, se o player o matar pode sumonar um boss mais forte, caso morra o bixo ficara lá para outros. OBS: Alterar uniqueids de acordo com o que for usar as que estão não são utilizáveis. Sigam as instruções das linhas que apresentam "-- Alterar". Instalação Vá em data/actions/actions.xml e adicione essa tag. Vá em data/actions/scripts/ e crie um arquivo chamado pilarbosses…

• 10 respostas
    • 1.4k visualizações
  15. Started by Vills,

Salve comunidade TK, eu fiz uma raid personalizada para meu servidor e decidi compartilhar com vocês aqui no TibiaKing! espero que usem gostem e cê for postar em outros cantos coloquem os devidos créditos então sem mais delongas picuinhas ou mimimis vamos a parte de scripts Navegue até a pasta do seu servidor data/raids e depois crie ou edite um arquivo .xml chamado pirates e coloque isto dentro <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <raid> <!--Announcements--> <announce delay="1000" type="Event" message="Os piratas anunciaram um ataque contra a cidade e as palavras do capitain jack pirata foram claras. Ninguem vai me frear, ninguem vai me…

• 0 respostas
    • 517 visualizações
  16. Started by mostjf,

Procurei muito ai não achei, ai fui tenta fazer e acabou que saiu algo ! Movements.xml O q editar somente CONST_ME_BLOODYSTEPS) pode trocar o efeito local speed = 30 local sto = 65488

• 1 resposta
    • 570 visualizações
  17. Olá Tkianos tudo bom ? Estava a procura de um script "perfeito" para que apenas players PREMIUM possam ser teletransportados e que o scripts seria totalmente configurável. OBS¹: Esse sistema de VIP não utiliza STORAGE e sim premium padrão do server. OBS²: Testado apenas em OTX 0.4 e TFS 0.4 não sei se funciona nas demais. 1º Em data/movements/movements.xml adicione está tag: <movevent type="StepIn" actionid="14000" event="script" value="premiumteleport.lua"/> 2º Abra a pasta data/movements/scripts/ e crie um arquivo chamado premiumteleport.lua, dentro dele adicione: function onStepIn(cid, item, position, fromPosition, toPosition) local tileConfig = { …

18. Started by Wise,

Serei breve, já que o próprio título já diz sobre o sistema. É um creaturescript bem simples, porém pode ser útil. onattacksummon.lua (data/creaturescripts/scripts): local stime = 10 -- tempo de pk (minutos) local condition_infight = createConditionObject(CONDITION_INFIGHT) setConditionParam(condition_infight, CONDITION_PARAM_TICKS, stime * 60 * 1000) function onAttack(cid, target) if getCreatureSkullType(cid) < 3 and isPlayer(getCreatureMaster(target)) then doCreatureSetSkullType(cid, SKULL_WHITE) doAddCondition(cid, condition_infight) doPlayerSetPzLocked(cid, true) end return true end No mesmo diretório, adicione o regi…

• 18 respostas
    • 3.3k visualizações
  19. Introdução: O player já começa no servidor com outfit determinado. Vá em \data\creaturescripts\scripts e crie um arquivo outfitfixo.lua, coloque: function onLogin(cid) a = { -- [ID da vocation] = Outfit [1] = 128, [2] = 129, [3] = 130, [4] = 131, } b = a[getPlayerVocation(cid)] doSetCreatureOutfit(cid, {lookType = b}, -1) return true end Em creaturescripts.xml: <event type="login" name="Outfit Fixo" script="outfitfixo.lua"/> Em [x] você deve colocar o ID da votação. Após o = você deve colocar o ID do outfit. Crédito: tev

• 1 resposta
    • 681 visualizações
  20. Started by Kimoszin,

Biblioteca um pouco inutil, mas eu fiz para não precisa digitar algumas linhas. \data\lib\Player Lib [paste]KPjNsK8T[/paste]

• 0 respostas
    • 940 visualizações
  21. Em data/talkactions/script Crie um Arquivo com o nome playerchangename.lua Cole isto: Spoiler function doCorrectString(text) if type(text) == "number" then return "" end local str = text:explode(" ") local finish = {} for _, s in ipairs(str) do table.insert(finish, s:sub(1, 1):upper()..s:sub(2, #s):lower()) end return table.concat(finish, (str[2] and " " or "")) end function doKickPlayer(cid) if not isCreature(cid) then return end doRemoveCreature(cid, true) end function onSay(cid, words, param) local maxLen = 20 -- tamanho maximo do nome local itemid = 5958 ------ Numero do Item que será removido local prohibited = {"!","@","*"} -- sim…

• 5 respostas
    • 978 visualizações
  22. Started by Cain Jorge,

data/movements/Script Crie um Arquivo Chamado tilekill.lua Cola isto Dentro: function onStepIn(cid, item, position, fromPosition) if(not(isPlayer(cid)) and (not(isSummon(cid))) and (not(isNPC(cid)))) or (isMonster(cid) and isSummon(cid) and (not(isPlayer(getCreatureMaster(cid))))) then return false end doCreatureAddHealth(cid, -getCreatureHealth(cid)) doSendMagicEffect(position, CONST_ME_DRAWBLOOD) return true end Em data/movements.xml Adicione isto <movevent type="StepIn" actionid="XXXX,(ID que vai por no Piso)" event="script" value="tilekill.lua"/>

• 2 respostas
    • 526 visualizações
  23. Introdução: Player se auto paraliza, porém, tem sua vida healada a cada x segundos. Créditos: Luck Basta criar um arquivo .lua em \data\spells\scripts com o nome que preferir e acrescentar isso: tempo = 10 -- Tempo de duração da spell em segundos hp = 10 -- Quanto HP vai healar a cada x segundos function heal(cid) if not isCreature(cid) then return true end if getPlayerStorageValue(cid, 13978) == 1 then doCreatureAddHealth(cid, hp) addEvent(heal, 3000, cid) return true end return true end function onCastSpell(cid, var) setPlayerStorageValue(cid, 13978, 1) doPlayerSetNoMove(cid, true) heal(cid) addEvent(setPlayerStorageValue, tempo*1000, cid, 13978, -1) addEvent(d…

• 1 resposta
    • 561 visualizações
  24. Started by tev,

Introdução: O player usa apenas um comando e vira um membro da staff, seja ele GOD, GM ou Tutor. \data\talkactions <talkaction words="!virargod" script="virargod.lua" /> \data\talkactions\scripts, cria o arquivo virargod.lua function onSay(cid, words) doPlayerSetGroupId(cid, 6) doRemoveCreature(cid) return true end No caso o "6" representa o ID de GOD. Créditos: tev

• 1 resposta
    • 658 visualizações
  25. Started by Attack,

Boa noite!! Esta modificação permite que consiga o userdata através do guid Testado em TFS 1.x luascripts.cpp // Player int LuaScriptInterface::luaPlayerCreate(lua_State* L) { // Player(id or name or userdata or guid) Player* player; if (isNumber(L, 2)) { player = g_game.getPlayerByID(getNumber<uint32_t>(L, 2)); if (!player) { player = g_game.getPlayerByGUID(getNumber<uint32_t>(L, 2)); } ... Abraço!

• 2 respostas
    • 558 visualizações
  26. Started by Tricoder,

Instalando <talkaction words="!h" event="script" value="tele.lua"/> <talkaction words="/h" event="script" value="tele.lua"/> <talkaction words="h" event="script" filter="quotation" value="tele.lua"/> tele.lua local poke = {'Abra', 'Kadabra', 'Alakazam', 'Drowzee', 'Hypno', 'Mr.mime', 'Porygon'} local etele = 9499 local cdtele = 1800 function onSay(cid, words, param) if #getCreatureSummons(cid) == 0 then doPlayerSendCancel(cid, "You need a pokemon to use teleport.") return true end if not isInArray(poke, getCreatureName(getCreatureSummons(cid)[1])) then doPlayerSendCancel(cid, "Sorry, this pokemon can\'t cast teleport.") return true end if…

• 1 resposta
    • 424 visualizações
  27. Started by lucasalsre,

Olá pessoal, antes de lerem meu post, saibam que só não posso postar imagens pois estou postando do meu tablet, e se houver algum erro ortográfico, me desculpem. Também não posso arrumar o post muito bem pelo mesmo motivo, e assim que eu tiver acesso ao meu PC, tento arrumar. O que o script faz: ​Faz com que ao a pessoa dizer !x e alguma coisa, o pokemon fala essa tal coisa.  Os passos que você tem que seguir: ​1° passo: Vá na pasta do seu ot/data/talkactions/scripts, adicione um arquivo chamado pokemon falando.lua e coloque isso dentro dele: function onSay(cid,words,param) local pokemons = getCreatureSummons(cid) if #pokemons == 0 then return doPl…

28. Started by MaXwEllDeN,

post_pattern = { author = "Maxwell Denisson(MaXwEllDeN)", developed_in = "The Forgotten Server 0.3.6", code_version = 1.0 } Introdução Com esse sistema, você pode criar enquetes no seu servidor, para saber a opniao de seus players. Instalação Abra a pasta creatureevents, dentro da pasta scripts copie qualquer arquivo com extenção .lua, renomeie para PollMaX, abra com algum editor de texto, apague tudo que tiver dentro e cole o seguinte conteúdo: --[[ Poll System Author: Maxwell Denisson(MaXwEllDeN) Version: 1.0 ]] local POLL = _POLL_SYS function onLogin(cid) if (POLL.on) then local PVotes = string.explode(POLL.func.playerGetVot…

• 7 respostas
    • 2.7k visualizações
  29. Started by dawanpl,

Com a Potion multi healing você cura todos os players com profissões diferentes ! bom , eu usei a potion com id 8474 " " você escolhe a cura de cada profissão .. Ex : Se você quer que druid cure mana é so coloca mana no script mais se você quer que cure life é so colocar health no script .. assim com todas as profissões ! vá em data / actions / scripts e crie um arquivo lua com o nome : potion_multi_healing.lua.. e cole isso dentro : function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) local sorc = {tipo = 'mana', min = 100, max = 200} -- tipo = tipo de cura 'mana' ou 'health'... local druid = {tipo = 'mana', min = 100, max = 200} -- min …

• 2 respostas
    • 894 visualizações
  30. Started by xBlackWolf,

Olá a todos do Tibia King, trago uma modificação no arquivo potions.lua do servidor, no qual agora só deixa usar se o player for premium, um membro tinha pedido e realizei a tarefa, não cheguei a testar, se tiver algum erro por favor me avisem, ajudarei e\ou corrigirei o mais rápido possível. Espero que gostem! Em Actions\scripts\liquids\potions.lua, abra-o e substitua por esse: local config = { removeOnUse = "no", -- remover após usar usableOnTarget = "yes", -- Pode usar em amigos splashable = "no", realAnimation = "no", -- Animação da fala vista apenas para 1x1 SQM de distancia healthMultiplier = 1.0, manaMultiplier = 1.0, } config.removeOnUse = getBooleanF…

• 3 respostas
    • 317 visualizações
  31. Started by Tricoder,

Preview Script data/spells/scripts/power charge.lua local combat1 = createCombatObject() setCombatParam(combat1, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_HOLYDAMAGE) setCombatParam(combat1, COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_ASSASSIN) setCombatParam(combat2, COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_THROWINGKNIFE) setCombatFormula(combat1, COMBAT_FORMULA_LEVELMAGIC, -1, -1, -1, -1) local combat2 = createCombatObject() setCombatParam(combat2, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_HOLYDAMAGE) setCombatParam(combat2, COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_THROWINGKNIFE) setCombatFormula(combat2, COMBAT_FORMULA_LEVELMAGIC, -1, -1, -1, -1) local c…

• 0 respostas
    • 490 visualizações
  32. Started by L3K0T,

Fala pessoal montei umas funções de Ppoints e resolvi compartilhar!!! Esses pontos podem ser trocado conforme você coloque no seu servidor, é umas funções aonde da pra criar vários sistemas diferentes, usando elas! Bom vamos coloca-lo em seu servidor 1.0x testado e feito por mim! Vai em data/libs copie um arquivo.lua e renomeia para pontos.lua depois bote isso dentro!!! function getPoints(cid) local resultx = db.storeQuery("SELECT `Ppoints` FROM `players` WHERE `id` = "..getPlayerGUID(cid)) if resultx then points = result.getDataString(resultx, 'Ppoints') result.free(resultx) return points end return LUA_…

33. Started by xWhiteWolf,

Fala galera do TibiaKing, pra quem não me conhece eu sou o White Wolf, antigo Night Wolf.. eu venho trazer pra vocês um script que eu to desenvolvendo nas minhas horas vagas e que vai trazer bastante RPG pro server de vocês. Servidor testado: The Forgotten Server 0.3.6 (Crying Damson) Versão do Cliente: 8.45 Explicação: Pra quem já jogou AvaOT/Korelin, deve ter notado que algumas magias da tribo da água necessitam estar perto de água para poderem ser usadas, e foi me baseando nisso que eu criei esse script. É uma magia que ataca os inimigos se estiver com a target e se não estiver com target ela adiciona vida à você, mas precisa estar perto da água para ser usada!! …

34. Fala, pessoal. Baixei um OT e abri um servidor de Tibia, o problema é que os monstros estão muito zoados, alguns estão fortes demais, dando muita xp e com o loot errado. Queria que alguém me disponibilizasse um link para baixar uma pack de monster que seja de preferência parecida com a do Tibia Global. Obrigado a quem puder fazer esse favorzão por mim :]

• 2 respostas
    • 516 visualizações
  35. Started by Bodak Reborn,

Yo boyz! Eu estava atrás desse sistema há um tempo e não achava em lugar nenhum. Estudei bastante sobre lua e depois de um tempo eu consegui fazer eu mesmo, então vou disponibilizá-lo para vocês. Eu testei o sistema em PDA (PokeXCyan) TFS 1.0, mas deve funcionar para outras bases. O script em si não é complexo, é apenas chato de adicionar os itens na tabela. Eu vou deixar a tabela que eu fiz com os itens que tem no servidor para qual eu fiz o script aqui embaixo como spoiler, para caso você queira poupar tempo. Spoiler local NPCPrice = { ["seed"] = {price = 30}, ["electric box"] = {price = 150}, ["sandbag"] = {price = 150}, ["…

• 2 respostas
    • 1.2k visualizações

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Confirmação de Termo