Tutoriais sobre Scripting
Aprenda com os mestres da comunidade a desenvolver seus scripts, sistemas e domine a linguagem .lua!
- Esta área é para publicação de Tutoriais sobre criação de códigos Otserv.
- Ao ler um tutorial, dê reputação ao membro que o publicou e comente no tópico. Este pequeno incentivo faz com que membros continuem trazendo tutoriais e outros conteúdos ao fórum.
- Se o conteúdo não for seu, adicione Créditos!
- Por motivos de segurança é necessário que um membro da equipe Aprove o seu Tópico, dessa forma mantemos o fórum organizado e livre de conteúdos maliciosos, obrigado pela compreensão!
Procure pelo tipo de código:
280 tópicos neste fórum
-
Olá a todos frequentadores da seção Scripting, tomei minha própria iniciativa junto com o Lpz de criar dicas ao scripting, como perceberam ele já começou com seu tópico dicas onde foi muito importante a iniciantes! Hoje começarei de nv. de script inferior, com scripts/comandos/funções básicas! Então vamos começar com o comando parecido com o do !aol que é bastante útil a outros servidores. Ok, vamos lá! function onSay(cid,words,param) if doPlayerRemoveItem(cid,2145,10) == TRUE then doPlayerAddItem(cid,1738,1) doCreatureSay(cid,"MENSAGEM QUE A TALKACTION FOI REALIZADA COM SUCESSO",TALKTYPE_ORANGE_1) else doCreatureSay(cid,"MENSAGEM QUE HOUVE ERRO …
-
- 5 respostas
- 1.3k visualizações
-
-
Olá Galera, hoje vou postar um tutorial que ensina você a deixar seu código mais bonito, legível e organizado. Vamos lá. Em primeiro lugar vamos aprender oque é indentação ou identação. Exemplo de um código com indentação: function doPlayerCompleteQuest(uid, quest) doPlayerAddItem(uid, quest[1], quest[2]) setPlayerStorageValue(uid, quest[3], 1) doTeleportThing(uid, getTownPosition(getPlayerTown(uid))) doPlayerSendTextMessage(uid, 27, "Você completou a quest ".. quest[4] ..".") if (getPlayerStorageValue(uid, quest[5]) > 0) then doPlayerSendTextMessage(uid, 27, "E recebeu um bônus por ter completado outra quest.") …
- 5 respostas
- 2.4k visualizações
-
Olá, Galera do Tibiaking hoje vim trazer para vocês um basico tutorial sobre Programação O que é source? Source é o nome dado ao conjunto de códigos que futuramente será um programa, em otserv nem sempre conseguimos esta source, mesmo sendo uma lei sua liberação, o servidor mais usado atualmente “TFS” tem seus códigos liberados e podemos conseguir na seção Download otserv procurando a versão desejada. Como abrir uma source? Como os códigos são apenas textos podemos abrir-los em um editor de texto normal, porem para facilitar o trabalho do programador usamos IDE, o mais popular no mundo dos otservs, Dev-cpp. Como criar um executável (compilar)? C…
-
- 5 respostas
- 4k visualizações
-
-
É o seguinte, eu já sofri com esse bug e é muito chato mesmo, creio que muitas pessoas sofrem também, eu achei esse script em um outro fórum, então venho postar aqui pros membros do TibiaKing que tem esse mesmo erro para ajudar eles a soluciona-lo. Então você precisa ir até a pasta data\npc\lib\npcsystem Abra o arquivo npchandler.lua e procure (control+f) por "function NpcHandler:isInRange(cid)" (sem aspas) modifique essa linha: function NpcHandler:isInRange(cid) local distance = getNpcDistanceTo(cid) or -1 return distance ~= -1 and distance <= self.talkRadius end Por: function NpcHandler:isInRange(cid) local distance = g…
- 5 respostas
- 2.1k visualizações
-
---Tutorial by Leo --- Bom galera, venho através desse tutorial tentar ajudar aqueles que querem aprender um pouco mais sobre a área de scripting. Vai ser bem básico, como muita gente tinha me pedido por pm (então resolvi fazer para acabar com o enjoo =P). Acredito que existam muitos tutoriais, alguns bons, outros não, e como vinham me pedindo, ou os tutoriais eram ruins, ou queriam uma visão de outra pessoa (quem sabe com outra pessoa falando, entenda melhor). Diante mão, vou logo dizendo que não me considero um bom scripter ou coisa perto disso até porque estou nisso há menos de 1 mês, mas vou tentar ajudar as pessoas com o pouco que sei. Nessa prime…
-
- 5 respostas
- 9.2k visualizações
-
-
#Adicionando mounts em server 8.7+ Tutorial: Neste tuto vou ensinar a vocês como adicionar mais mounts em seu server 8.7+ que já tenha mount sistem, como por exemplo um War Wolf Va em seu Mounts.xml E adicione a tag com seu ID e nome <mount id="-" clientid="-" name="--" speed="--" /> * Mount id eh a identificaçao de sua montaria... no caso sempre ponha 1 a mais q o anterior. * O Client ID é o looktipe de sua Outfit. * Name é o nome de sua montaria. * Speed é a velocidade que a montaria oferece. * Vamos fazer com um War Wolf... que seu Outfit eh o numero 3 Logue o GOD e verá que o War Wolf já estará disponível…
-
- 5 respostas
- 2.9k visualizações
-
-
Olá Tk, Meu OTRestarter evoluiu desde a última versão 1.0.0, eu melhorei ele algumas vezes sobre e sem liberá-lo aqui devido a alguns comentários ruins última vez. De qualquer forma aqui é com SOPRO recursos! E muito mais na versão 2.0.3! Vamos começar a introdução de OTRestarter v2.0.3 -: | Imagens |: - - Botão Drag'n'Drop! -Visão geral do programa: -Auto-Updater -:| VIRUS SCAN |:- NOTA: Por favor relatar quaisquer bugs Se você encontrou algum. Visite o meu site! AeroSoft Agradecimentos para ver ou fazer download, Aerox Aerox12 ArthurLuna …
- 5 respostas
- 1.2k visualizações
- 1 follower
-
Olá pessoal do tibia king , vou estar ensinando hoje como editar a exp do servidor poketibia ! Existem dois lugares para que vocês possam editar bem a exp no servidor , 1° no Config.lua (Geral) , o outro no Scripting Do Pokemon (Individual) Como dito acima , o Config.lua é (Geral) , faz com que tudo aumente a exp . Agora o Scripting Do Pokemon (Individual) você terá que editar um , por um , até chegar no resultado esperado . Bom Vamos Ao Que Interessa : 1° Método : Config.lua (geral) 1- Abra à pasta de seu server com o config.lua , como bloco de notas e procure por rateExperience = vai ter um valor na frente então se você quiser aumentar a experien…
-
- 5 respostas
- 4.6k visualizações
-
-
Conteúdo removido por "anunciar venda de scripts".
-
- 5 respostas
- 1.1k visualizações
-
-
Nesse tutorial ensinarei a retirar os erros dos npcs, que bugam após você passar sua versão 0.3.6 para revisões maiores. ERRO: ERRO 2: [08/02/2013 02:43:03] [Error - Npc interface] [08/02/2013 02:43:03] data/npc/scripts/default.lua [08/02/2013 02:43:03] Description: [08/02/2013 02:43:03] data/npc/scripts/default.lua:1: attempt to index global 'KeywordHandler' (a nil value) [08/02/2013 02:43:03] [Warning - NpcScript::NpcScript] Cannot load script: data/npc/scripts/default.lua Resolvendo: 1- Baixe o arquivo que está disponível no tópico. 2- Vá no diretório do seu otserv em data/npc/ 3- Apague a pasta LIB 4- Extraia o arquivo que você acabo…
-
- 5 respostas
- 2.3k visualizações
-
-
Acredito que exista muitos TFS por ai que possui o Tal bug de clonagem de items com as hotkey com o elfbot. ou derrubando servidores de tfs com o bug no npc tipo esse Como Resolver ? primeiro de tudo você precisa ter os seguintes items Source do servidor do TFS 0.3.6 DEV para compilação Não irei posta o tutorial por completo ensinando a compila e tals vo só deixar no esquema e vocês compilam o resto com outro tutorial aqui mesmo no Tibiaking baixa o module:\/ http://www.mediafire.com/download/aes46c3uq7u8rg4/modules.rar Vai em: data\npc\lib\npcsystem faça a copia do seu module.lua caso de errado e substitua o seu atual que ta la por esse do download. em…
-
- 5 respostas
- 2.6k visualizações
-
-
Eae ae blz leks do TK hoje vou ensinar como compilar seu client com o molebox 1ºBaixe instale e abra o molebox 2ºva em brower 3ºSelecione o arquivo .exe do seu client 4ºse vc quizer escolher o nome do seu client mude onde esta escrito Pack to 5ºclick em add file e escolha os arquivos .pic .dat e .spr 6ºclick em Pack To Box 7ºVai carregar uns treko e assim que termina vai aparecer isso 8ºpronto o arquivo vai tar na pasta em que esta o client original do seu ot Esse e meu primeiro tutorial se eu fiz algo errado mals ae Dowload do molebox:http://www.4shared.com/rar/DktdIb9cba/MoleBoxProv2612387Cracked-F4CG.html site do molebox pra vcs ver…
-
- 5 respostas
- 8k visualizações
-
-
[Windows][VS2015] Compilando Sources OTClient Tutorial explicando como compilar as Sources do OTClient com o Visual Studio 2015. 1 - Downloads Necessários - Visual Studio 2015 Update 3: http://my.visualstudio.com/Downloads?pid=2086 - Microsoft Visual C++ 2015 Redistributable:https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=48145 - OTClient SDK 1.0 (Bibliotecas): https://github.com/conde2/otclient-sdk - Bibliotecas Boost C++ 1.63.0: https://sourceforge.net/projects/boost/files/boost-binaries/1.63.0/boost_1_63_0-msvc-14.0-32.exe/download 2 - Instale os softwares necessários -…
-
- 5 respostas
- 3.9k visualizações
- 1 follower
-
-
Funciona apenas para TFS 1.0+ e Tibia 9.7 em diante. Tutorial feito por Evans, traduzido e adaptado por EddyHavoc. A funcionalidade ModalWindow te permite adicionar botões, entradas de escolha e textos. Pode ser usada para diversas coisas, para diferentes funcionalidades, tudo que precisa é conhecimento e criatividade. funções do ModalWindowNeste tutorial não iremos nos aprofundas, mas terá exemplos de como utilizar. Escolhendo seu tapete gratuitamente! Neste exemplo precisa de algo para acionar o script, ou seja um actionscript.Neste exemplo, foi usado um item simples. Você pode fazê-lo de qualquer outra maneira, isso é puramente por exem…
- 5 respostas
- 3.4k visualizações
-
Olá Tibiaking Hoje vim trazer como aumentar Efeitos / Missile na source TFS e OTX 1.3 Utilize 8.60 OLDCLIENT estendida unit16 então resolvi eu mesmo mexer e consegui achar e estou trazendo para vocês! Esse Tópico é especifico para TFS E OTX 1.3, para que assim você possa aumentar o limite de efeitos no Client, e usar mais de 2k efeitos, e mais de 500 efeitos em Distância. Vale lembra também que você não é obrigado a mudar em ambos, se você quiser apenas aumentar o Limite de Efeitos para mais de 2k, então mude apenas ele, caso queria aumentar apenas os Efeitos que são lançados a distância(ShootEffects ou DistanceEffect), caso queria os dois, use ambos. …
-
- 5 respostas
- 3.2k visualizações
- 1 follower
-
-
[LUA] Lista De Funções Esta lista contêm todas ou quase todas as funções LUA do The Forgotten Server 1. Funções #get getCreatureHealth(cid) getCreatureMaxHealth(cid) getCreatureMana(cid) getCreatureMaxMana(cid) getCreatureMaster(cid) getCreatureSummons(cid) getCreatureOutfit(cid) getCreaturePosition(cid) getCreatureName(cid) getCreatureSpeed(cid) getCreatureBaseSpeed(cid) getCreatureTarget(cid) getCreatureByName(name) getCreatureSkullType(cid) getCreatureCondition(cid, condition[, subId]) getCreatureNoMove(cid) getMonsterInfo(name) getMonsterHealingSpells(name) getMonsterAttackSpells(name) getMonsterLootList(name) getMonsterTa…
-
- 4 respostas
- 5.5k visualizações
-
-
Olá galerinha Xtibiana, Xtibiana nada, eu sai daquele forum lixo abandonado. Recomeçando... Olá galerinha Ktibiana ! Hoje eu estou aqui para ajudar a você um modo facil de entender um script, mas é muito facil mesmo! Vamos lá... Peguei esse script de um lugar qualquer... function onKill(cid, target, lastHit) local mName = "Nature Witch" -- monstername local storage = 15598 if(isPlayer(cid) and getCreatureName(target) == mName) then doPlayerAddItem(cid,12662,1) setPlayerStorageValue(cid, storage, 1) return true end elseif(isPlayer(cid) and getCreatureName(target) == mName and getPlayerStorageValue(cid, storage) == 1) then end return t…
-
- 4 respostas
- 1.8k visualizações
-
-
Oque é variavel? Variavel é aquilo que varia, ou seja nao tem um valor fixo, Em lua elas deixam o script mais facil, mais facil dos outros que nao entende muito de lua a modificar os script que fazemos Entendo: Sem variavel funciton onUse(cid, item) -- Função ao usar o item doPlayerAddMoney(cid, 1000) -- Adicionar dinheiro fixo end Com variavel funciton onUse(cid, item) -- Função ao usar o item local money = 1000 -- Variavel de dinheiro doPlayerAddMoney(cid, money) -- Adicionar dinheiro que esta na variavel end Exemplo de variaveis local variavel = 100 Como usar: doPlayerAddMoney(cid, variavel) variavel = 100 …
-
- 4 respostas
- 2k visualizações
-
-
Parte I – Funções Lua irei mostrar como usar e quase todas as funções em lua existentes no otserver, lembrando que esse tutorial foi baseado no The Forgotten Server 0.3.0 Alpha 3. Portanto poderá haver funções aqui que não terá em outros otservers ou será diferente o nome. Lembrando que todas as funções existentes aqui poderão ser usadas tanto em actions,npcs,movements,talk actions e spells. Dividi as funções em três grandes grupos e subgrupos, os três grandes são funções get(receba), set (insira) e do (faça). Use Forgotten Server 3.0 pelo amor de deus, se você não saber usar sql aprende a usar SqlLite nesse link... Se você Aries você não tem honra para …
-
- 4 respostas
- 8.7k visualizações
- 1 follower
-
-
Primeiros Passos Aula 3 Relembrando o que eu disse na primeira aula, você precisará de um interpretador Lua e é muito recomendado que possua também um bom editor com suporte à sintaxe Lua, então nosso primeiro passo será obter o editor e o interpretador. As aulas serão voltadas ao scripting para Open Tibia Servers, então nada melhor do que um bom OTServer para testar seus scripts, mas ficar testando os scripts em um OTServer pode ser uma tarefa cansativa e demorada, então vamos usar também scripts fora de OTServers para praticar. Para isso, você pode fazer o download de qualquer um dos seguintes programas: Editores + Interpretadores: SciTE S…
-
- 4 respostas
- 1.7k visualizações
-
-
Salve, aqui vou estar postando as tags para funcionar os novos items 8.6 Todos os servidor 8.6 que baichei nenhum funcionava, tudo bugado. Resolvi ficar 1h configurando cada item pra deixar 100% ao global. Na pasta movements.xml você colca isso em algum lugar. <!-- New Items 8.6 Edited by SkyDangerous --> <movevent type="DeEquip" itemid="9000" slot="feet" event="function" value="onDeEquipItem"/> <movevent type="Equip" itemid="11234" slot="feet" event="function" value="onEquipItem"> <vocation name="Knight"/> <vocation name="Elite Knight" showInDescription="0"/> <vocation name="Paladin"/> &…
-
- 4 respostas
- 1.7k visualizações
-
-
É chato entrar num ot e ver a quest: Mata o dragon e abra o baú. então resolvi fazer um tutorial para vocês. lembrando que: Você não deve fazer uma quest assim exatamente como a minha, com o baú do lado da alavanca e etc..., fiz o mapa em menos de um minuto. Isso serve como exemplo de actions, e realmente, da para fazer muita coisa com esse exemplo. Resumindo: Você puxa uma alavanca, então é atribuido um storage ID à você, quando vc pisa no tile especial, ele checa se vc ja puxou a alavanca, se não, ele move você 1 sqm para o lado oposto. Vou por um esquema para vocês verem: Fiz o script da alavanca o mais facil possivel de configurar: …
-
- 4 respostas
- 1.1k visualizações
-
-
Strings strings são palavras ou letras geralmente são usadas entre "" vamos aos strings: Esses são os strings mais usados Math's esses são os math's mais conhecidos
-
- 4 respostas
- 1.4k visualizações
-
-
Créditos: Shynzo Tinha um caboco desesperado aqui no forum querendo esse Código, então resolvi postar com tutorial ainda Bom, será necessárias as sources. Vá em commands.cpp e depois de Coloque No fim de commands.cpp coloque: Em commands.h depois de Adicione: Depois compile Espero que ajude!
-
- 4 respostas
- 1.7k visualizações
-
-
Eai Galera do TK, hoje venho ensinar aos iniciantes a mexer um cado em vocations.xml Vo fazer só uma mesma, a primeira vocação Master Sorcerer - Vocação <vocation id="1" name="Master Sorcerer" description="a master sorcerer" gaincap="10" gainhp="5" gainmana="30" gainhpticks="2" gainhpamount="25" gainmanaticks="2" gainmanaamount="60" manamultiplier="1.1" attackspeed="550" soulmax="100" gainsoulticks="120" fromvoc="1"> <formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.0" defense="1.0" armor="1.0"/> <skill id="0" multiplier="1.5"/> <skill id="1" multiplier="2.0"/> <skill id="2" multiplier="2.0"/> <skill id="3" multiplier="2.0"/&g…
-
- 4 respostas
- 4k visualizações
-
-
Muita gente andou me pedindo para que eu desse algumas dicas com Lua. Então, resolvi por meio dessa aula, dar dicas gerais de toda a linguagem. Esse tutorial tem como objetivo apenas salientar alguns macetes e dicas legais para Lua tendo em vista que exista um mínimo conhecimento do assunto. Não responderei perguntas que julgo idiotas, portanto, nem tentem poluir esse tópico, se não sabe o que é Lua, procure no Google que é o melhor que você pode fazer. Desde já, desculpo me por minha antipatia por parte dos ignorantes. Comentários Além dos conhecidos comentários de linhas únicas iniciados por "-- comments go here" existem comentários de bloco, isto é, de mult…
-
- 4 respostas
- 2.2k visualizações
-
-
POO – Programação Orientada a Objeto (em Lua) Sei que tem muita gente querendo aprender ou com dúvida sobre POO, para quem programa em lua para otservers casualmente vai ser estranho e talvez até desnecessário, mas pra quem quer se tornar um futuro programador ou até mesmo acumular mais conhecimento, é mais do que necessário ! Porque Aprender ? Certo, você aprende o que é POO, sabe aplicar sem dificuldades em lua, mas e ai... onde usar ? Bem, isso depende muito do que você quer, em lua, ao contrário de algumas linguagens, não é necessário saber POO para se programar, mas nada impede de você usá-lo e tornar seu código mais bonito, organizado e de fáci…
-
- 4 respostas
- 3.1k visualizações
-
-
Bem galera espero que gostem. Vá em Data/Actions/scripts , é crie o seu bloco de notas ; Coloque o script estará assim ; Aonde está de Vermelho e oque vai falar para o player quando fizer a quest... Aonde está de Azul 2160 < vocês poem o id do item depois da virgula 100 e quantos de item o player vai ganhar a fazer a quest... Aonde está de Verde E o aonde voçê vai por o uniquq id no baú do remere's map editor Para adicionar um novos itens aperte enter e copie a linha e edite novamente o id. 2160,100, 2160, 100 Agora vá em Data/Actions/Clique em actions coloque a seguinte linha Onde está de laranja você coloca o actio…
-
- 4 respostas
- 1.6k visualizações
-
-
Conteúdo removido por "anunciar venda de scripts".
- 4 respostas
- 908 visualizações
- 1 follower
-
Hoje estarei ajudando cria novas mount no servidor. Hoje ajudarei a colocar novas montarias no servidor tipo EX : Vulcongra. Para criar sua montaria e necessario saber o newtype do monstro e tem que ser de acordo com seu servidor nunca tente colocar monstro 10.10 no teu servidor se ele for 9.6 por que ira ficar dando debug. 1- Vamos na pasta do Servidor l Data l Xml l Mounts.xml. Abra e Vamos la colocar a nova montaria estarei ajudando em 9.6 Na montaria chamado Tarantula. 2- Adicione a tag seguinte. <mount id="28" clientid="219" name="Tarantula" speed="50" premium="no" /> Como vocês sabem tem que o MountId de acordo com a lista do s…
-
- 4 respostas
- 771 visualizações
-
-
Items UniqueID Olá, pessoal. Tudo tranquilo? Após muito tempo sem publicar nada, resolvi comentar um assunto que pode ser um pouco obscuro, que eu usava bastante mas demorei certo tempo pra entender realmente o que era. Estou falando do UniqueID, os IDs únicos. Alguma vez vocês já se perguntaram como o servidor faz para diferenciar o health potion que você possui em sua backpack, do health potion que outro player acabou de dropar em uma caçada? Pois é! O servidor tem uma forma bem simples e inteligente de distinguir um item do outro. Ele atribui a cada item um número único, que funciona como a digital do item. Dessa forma, q…
- 4 respostas
- 2.4k visualizações
- 1 follower
-
Fala galera bom eu estava mexendo nos arquivos de double exp e achei um script muito bom postado pelo @luanluciano93 porém eu percebi que a parte do local rate não esta funcionando para a source 0.3.6 pelo menos na minha não porém eu achei uma forma funcional do script funcionar certinho com a exp correta que você configurar fazendo o seguinte instale o script... data/creaturescript/exppremium.lua function onLogin(cid) local rate = 1.5 -- 50% local config = { welvip = "Voce e um jogador premium, possui "..((rate - 1)*100).."% a mais de exp do que os jogadores free's", not_vip = "Adquira sua premium em nosso site ntons.sytes.net e obtenha "..((rate - 1)*…
-
- 4 respostas
- 3.4k visualizações
- 2 followers
-
-
snao sei se estou postando na area correta mas, vamos la recentemente encontrei um script de um NPC que troca o nick do seu char por coins, eu procurei aqui no tibiaking mas todos estao quebrados, bugados etc... irei compartilhar aqui de outro forum o script pros senhores caso se interessem Créditos: RazorBlade em data/npc crie um arquivo chamado changenick.lua Spoiler <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <npc name="changenick" script="data/npc/scripts/changenick.lua" walkinterval="0" speed="0" floorchange="0"> <health now="100" max="100"/> <look type…
-
- 4 respostas
- 2.1k visualizações
-
-
Hoje estou trazendo um script bem simples, mas que é muito divertido.. Uma modificação no script da SD, mas que você pode utilizar em alguma outra rune/spell. O que eu fiz foi modificar para a SD ter uma chance de dar "double hit", nesse caso 20%. Para fazer isso é bem simples, altere o código da sua SD para: Spoiler local combat = createCombatObject() setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_TARGETCASTERORTOPMOST, true) setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_DEATHDAMAGE) setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_MORTAREA) setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_SUDDENDEATH) …
-
- 4 respostas
- 1.7k visualizações
-
-
Boa tarde galera, estou aqui para retribuir o TibiaKing por anos de ajuda e suporte que este Fórum já me deu. Desde o inicio o Tibia King tem me segurado com as duas mãos. Então, o minimo que posso fazer é retribui-lo. Seguinte!, vocês vão pedir as spells e eu vou tentar cria-las para vocês.
-
- 4 respostas
- 894 visualizações
-
Quem Está Navegando 0
- Nenhum usuário registrado visualizando esta página.