Tutoriais sobre Scripting
Aprenda com os mestres da comunidade a desenvolver seus scripts, sistemas e domine a linguagem .lua!
- Esta área é para publicação de Tutoriais sobre criação de códigos Otserv.
- Ao ler um tutorial, dê reputação ao membro que o publicou e comente no tópico. Este pequeno incentivo faz com que membros continuem trazendo tutoriais e outros conteúdos ao fórum.
- Se o conteúdo não for seu, adicione Créditos!
- Por motivos de segurança é necessário que um membro da equipe Aprove o seu Tópico, dessa forma mantemos o fórum organizado e livre de conteúdos maliciosos, obrigado pela compreensão!
Procure pelo tipo de código:
280 tópicos neste fórum
-
Bom isso e simples mais alguns novatos nao sabem Vamo usa snakebite rod como exemplo Vou mudar o efeito dela para ice e tirar o efeito tera va na pasta data/intens/intens.xml <item id="2182" article="a" name="snakebite rod"> <attribute key="description" value="It seems to twitch and quiver as if trying to escape your grip." /> <attribute key="weight" value="4300" /> <attribute key="weaponType" value="wand" /> <attribute key="shootType" value="smallearth" /> <attribute key="range" value="3" /> Mude pra <item id="2182" article="a" name="snakebite rod"> <attribute key="description…
- 13 respostas
- 8.3k visualizações
-
Olá TibiaKing, Vou ensinar pra vocês como mecher no SQL Studio.. Vamos por a mão na massa e parar se nhênhênhê.. Primeiramente baixem o SQLite Studio (1.1.1 Última Versão). SQLite Studio 1.1.1 ( Site Oficial) Certo, primeiro vou dar uma introdução.. Pra que serve SQLite Studio? R: SQLite Studio, é os mais recentes editores de players, houses, accounts, etc.. É muito pesado o programa? Tem que instalar? R: Não, em ambas perguntas não. Não tem que instalar, e não é pesado.. Como eu mecho nisso? R: Vou lhe ensinar agora!! Bora, mão na massa!! Que Bom que estão empolgados!! 1.Abra o seu SQLite Studio 1.1.1 2.Adicio…
- 2 respostas
- 8.2k visualizações
-
Eae ae blz leks do TK hoje vou ensinar como compilar seu client com o molebox 1ºBaixe instale e abra o molebox 2ºva em brower 3ºSelecione o arquivo .exe do seu client 4ºse vc quizer escolher o nome do seu client mude onde esta escrito Pack to 5ºclick em add file e escolha os arquivos .pic .dat e .spr 6ºclick em Pack To Box 7ºVai carregar uns treko e assim que termina vai aparecer isso 8ºpronto o arquivo vai tar na pasta em que esta o client original do seu ot Esse e meu primeiro tutorial se eu fiz algo errado mals ae Dowload do molebox:http://www.4shared.com/rar/DktdIb9cba/MoleBoxProv2612387Cracked-F4CG.html site do molebox pra vcs ver…
-
- 5 respostas
- 8.2k visualizações
-
-
[[Tópico formatado e melhorado]] Então pessoal irei ensinar como adicionar um novo pokemon no servidor configurando as técnicas e passivas etc... Primeiro você terá que adicionar o pokemon no servidor, então vamos lá o pokemon que adicionarei é o shiny tangrowth Abra o bloco de notas com o arquivo Shiny Tangrowth.xml e nele coloque: Coloque esse script em data/monsters/scripts depois vá em data/monsters abra monsters.xml e em seguida adicione esse tag no Monsters.xml: <monster name="Shiny Tangrowth" file="scripts/Shiny Tangrowth.xml"/> Agora para poder capturar e usa-lo. Abra data/lib depois configuration.lua e…
- 9 respostas
- 8.2k visualizações
-
Compilando OTServer em Linux (Testado em Debian7 e Ubuntu14.04) Olá TibiaKing! Venho trazendo um tutorial muito útil para aqueles que não faz a mínima ideia de como compilar um OT de uma forma simples! Funciona somente com sources de TFS 1.x Primeiro de tudo, você tem que ter a Source e o OT que deseja compilar. Então 'LETS GO'! Programas para instalar PuTTY para conectar via SSH. (aqui) FilleZila Client para ter acesso aos arquivos da máquina. (aqui) Começando Ao instalar os programas, abra o Fillezila. Em Host, Nome de Usuário, Senha, Port (padrão 22), coloque oque te passaram pelo email…
-
- 11 respostas
- 8.1k visualizações
- 1 follower
-
-
Ola Poketibianos, Venho Postar o Sistema De CLANS Do "PokeXGames"... Arrumei Uns Problemas Neles e Agora So Podem Entrar Nos Clan Level 80+ e contem promoçoes! Aviso: Funcional em servidores sem level nos pokemons e em PDA! Vamos Ao Tutorial Então: Vá a "Pasta Do Servidor > Data > Lib" Crie Um Um Arquivo.lua Nomeado Como "clan system" Adicione Isso Dentro Dele: Salve e Feche. Agora Vá a Pasta "NPC" e Crie Os Seguintes Npc's: Gardestrike Master Malefic Master Naturia Master Orebound Master Psycraft Master Raibolt Master Seavel Master Volcanic Master W…
- 6 respostas
- 7.6k visualizações
-
[TESTADO EM OTX 2.1+] 8.60 Spoiler Opa, tudo bem? Resolvi fazer esse tutorial de como adicionar o Loot Channel em suas sources. <<< Exemplo de como vai ficar Primeiramente vá em configmanager.cpp e procure por: m_confNumber[START_LEVEL] = getGlobalNumber("newPlayerLevel", 1); Abaixo adicione: m_confNumber[LOOT_CHANNEL] = getGlobalNumber("lootChannelId", 11); Agora vá em configmanager.h e procure por: START_LEVEL, Abaixo adicione: LOOT_CHANNEL, Feito isso, vá em party.cpp e procure por: …
- 15 respostas
- 7.4k visualizações
-
Olá pessoal, desejo um ótimo dia para todos, é notório que 90% da galera que tem um servidor com derivado de nto/dbo procuram pelo sistema de Speed Attack igual do NtoBrasil, então hoje venho disponibilizar para vocês, o sistema, eu fiz com a ajuda ADM do ultiimate "LKS", lembrando que o sistema eu testei em uma sources 0.4, alguns amigos meu disseram que funcionou em 0.3.6. Vamos lá, na sua sources procure pelo arquivo : Player.cpp. e procure por : uint32_t Player::getAttackSpeed() { Item* weapon = getWeapon(); if(weapon && weapon->getAttackSpeed() != 0) return weapon->getAttackSpeed(); return vocation->getAttack…
- 11 respostas
- 7.4k visualizações
-
Tutorial de como Compilar um OtServer. (Retirado de outro fórum) Antes de começarmos gostaria de fazer um breve FAQ: O Que é Compilação? É a transformação de um programa em código fonte (programa escrito pelo programador) em linguagem de máquina (programa executável). Existem centenas de linguagens de programação diferentes umas das outras, cada uma oferece recursos específicos para atender melhor uma necessidade ou características particulares, algumas são voltadas para bancos de dados, outras somente para a criação de interfaces comunicação (front-ends), aprendizado, etc. Cada linguagem de programação possui comandos específicos que desempenham alguma função, m…
-
- 1 resposta
- 7.3k visualizações
-
-
Fala clã, tudo bom? Então, vi esse tal emote spells em um servidor e decidi fazer, e também, compartilhá-lo com vocês ? O que é? É um código simpleszinho que possibilita players escolherem a cor da mensagem das spells por meio de comando, LARANJA ou AMARELO, como nas imagens abaixo: Spoiler Vamos aos códigos.. abra game.cpp, na função playerSaySpell, procure por: if (result == TALKACTION_BREAK) { if (!g_config.getBoolean(ConfigManager::EMOTE_SPELLS)) { return internalCreatureSay(player, TALKTYPE_SAY, words, false); } else { return internalCreatureSay(player, TALKTYPE_MONSTER_SAY, words, false); } } e…
-
- 9 respostas
- 6.7k visualizações
-
-
Fiz essa spell a pedido de um usuário do fórum e logo depois outro usuário pediu uma versão onde o target do player afetado pela magia ficasse bloqueado por um tempo configurável, gostei da ideia e decidi postar em forma de tópico. Primeiro de tudo você vai precisar dessa função feita/disponibilizada pelo @WooX (não se esqueçam de passar no tópico dele e agradecer) Em data/spells.xml adicione <instant name="Cancel Enemy Target" words="Cancel Enemy Target" lvl="12" mana="20" range="3" blockwalls="1" needtarget="1" exhaustion="2000" needlearn="0" event="script" value="canceltargetlurk.lua"> <vocation id="1"/> <vocation id="2"/> </ins…
- 20 respostas
- 6.7k visualizações
- 1 follower
-
Introdução Aula 1 O que é scripting? Do modo mais simples possível: scripting é o ato de programar. O nome scripting vem do nome "script". O que é um script? De um modo geral, um script é um bloco de código escrito em uma linguagem de programação interpretada, ou seja, ele precisa que alguma coisa leia ele e possa "traduzir" seu conteúdo. Lembre-se de que "script" não é um termo específico de Open Tibia Servers. O que é uma linguagem de programação interpretada? Os brasileiros falam português, ingleses falam inglês e chineses falam mandarim, e com isso o mundo é composto por várias línguas. No mundo da programação não é difer…
- 11 respostas
- 6.7k visualizações
- 1 follower
-
Fala, galera! Beleza? Sou novo aqui no TK e queria trazer algo para vocês. Dei uma procurada e não achei nada do tipo, então creio que esse tutorial possa ajudar algumas pessoas! O que vou ensinar a vocês é como criar uma skill direto na source, o que permite que você utilize comandos como "getPlayerSkill", "doPlayerAddSkillTry" etc em seus scripts em Lua. Esse tutorial NÃO serve para criar skills de "combate", como sword, axe etc. Esse tipo de skill envolve vários outros parâmetros além do que mostrarei aqui. Quem sabe eu faça um tutorial sobre isso daqui um tempo. Preview de uma skill que criei para meu projeto: Para este tutorial, eu usei: Sources …
-
- 13 respostas
- 6.6k visualizações
- 2 followers
-
-
Fala galera do TK, como estão? Hoje trago a vocês um tutorial de como compilar o novo TFS 1.0 no Linux, Ubuntu / Debian. Ferramentas necessárias: Putty WinSCP Irei ensinar em instantes estará compilado, vamos lá: Primeiramente ao acessar seu putty/ssh vamos instalar na máquina as libs necessárias para rodar o TFS 1.0, vamos instalar: sudo apt-get install git cmake build-essential liblua5.2-dev libgmp3-dev libmysqlclient-dev libboost-system-dev Pós instalar as libs vamos fazer o download do TFS 1.0 (ATUALIZADO 10.41). Executaremos o seguinte comando: git clone https://github.com/otland/forgottenserver.git Pós feito o download iremos acessar a …
- 13 respostas
- 6.5k visualizações
-
Boa noite meus amigos do TK! Hoje venho trazer uma vídeo aula que muitos me pediram sobre como adicionar novos pokémons no PDA que possui Icon System! (Funciona nos que não possuem Icon System tbm) É um esquema bem simples, porém detalhista. Basta seguir o passo a passo que você não terá problemas http://youtu.be/AUlpi33gsgk OBS: Desculpem, o vídeo ficou muito longo, mas acredito que para aqueles que estiverem com dúvidas, esse vídeo responderá quase tudo! Edit: Item Editor by EdMignari Edit 2.0: Esse é um vídeo do membro Dyego que será muito útil sobre como adicionar as sprites novas no seu Object Builder!Não deixem de conferir: https://ww…
-
- 37 respostas
- 6.4k visualizações
-
-
- 7 respostas
- 6.4k visualizações
-
Olá, hoje venho trazer o mais simplificado possível para você aprender a fazer seus itens vips o mais simples possível. Servidor: Styller Yourots 0.7.5 TFS: 0.4 Tibia: 8.6 Primeiramente, você deve escolher os itens que quer transformar em Itens Vips. Vamos utilizar os mais Simples possíveis. aqui você verá o set completo. Helmet, Armor, Legs e Boots. que escolhi para fazer, tendo ID e Imagem do Item! Spoiler You see a pirate hat (Arm:3). It weighs 12.50 oz. ItemID: [6096] You see a pirate shirt (Arm:3). It weighs 20.00 oz. ItemID: [6095] …
- 6 respostas
- 6.1k visualizações
-
Nome do Script: Removendo Account Salt Autor: Henke Rula Servidor Testado: OTX Server 9.8x e outras versões também serve Descrição: Mesmo tendo a opção no config.lua, não é retirado o salt do banco de dados. Então modifiquei nas sources forçando não criar o Salt na tabela. Requisitos: Sources do Servidor Abrir "iologindata.cpp" e procure por : query << "SELECT `name`, `password`, `salt`, `premdays`, `lastday`, `key`, `warnings` FROM `accounts` WHERE `id` = " << accountId << " LIMIT 1"; E Troque por: query << "SELECT `name`, `password`, `premdays`, `lastday`, `key`, `warnings` FROM `accounts` WHERE `id` = " << accountId << " LIM…
- 19 respostas
- 5.7k visualizações
- 1 follower
-
[LUA] Lista De Funções Esta lista contêm todas ou quase todas as funções LUA do The Forgotten Server 1. Funções #get getCreatureHealth(cid) getCreatureMaxHealth(cid) getCreatureMana(cid) getCreatureMaxMana(cid) getCreatureMaster(cid) getCreatureSummons(cid) getCreatureOutfit(cid) getCreaturePosition(cid) getCreatureName(cid) getCreatureSpeed(cid) getCreatureBaseSpeed(cid) getCreatureTarget(cid) getCreatureByName(name) getCreatureSkullType(cid) getCreatureCondition(cid, condition[, subId]) getCreatureNoMove(cid) getMonsterInfo(name) getMonsterHealingSpells(name) getMonsterAttackSpells(name) getMonsterLootList(name) getMonsterTa…
-
- 4 respostas
- 5.6k visualizações
-
-
<< Aula 2 - Lógica da programação Primeiros Passos Aula 3 Relembrando o que eu disse na primeira aula, você precisará de um interpretador Lua e é muito recomendado que possua também um bom editor com suporte à sintaxe Lua, então nosso primeiro passo será obter o editor e o interpretador. As aulas serão voltadas ao scripting para Open Tibia Servers, então nada melhor do que um bom OTServer para testar seus scripts, mas ficar testando os scripts em um OTServer pode ser uma tarefa cansativa e demorada, então vamos usar também scripts fora de OTServers para …
- 11 respostas
- 5.5k visualizações
-
Tutorial de NPCS Esse tutorial irá servir para quem gostar de fazer certo NPCs mais complexos com storages, varias missões e tudo mais. Usando como base o Jiddo system apenas para comprar e vender itens, pois não gosto de usar sistemas que facilitam Pois não criam scripters e sim preguiçosos, ainda mais quando o sistema é abandonado ai você se lasca O npc é dividido em duas partes : - Arquivo XML : Responsavel pelo visual e algumas propriedades dele (pelo jiddo system) - Arquivo Lua : Responvasel pelas falas e vendas (Lua puro) Visual do Npc Bem primeiro vamos explicar o visual de um npc, <npc name="Bonifacius" script="data…
-
- 2 respostas
- 5.5k visualizações
-
-
<< Aula 1 - Introdução Lógica da Programação Aula 2 O que é a Lógica da Programação? Bem, tudo o que é escrito em alguma linguagem de programação deve seguir uma lógica para poder funcionar. Vamos pegar um exemplo simples e curto: Um script de SD. (Sudden Death Rune) Quando o script de SD for chamado (Alguém usou a SD), ela segue passos básicos, que é basicamente a execução dela. Primeiro o script vai verificar se quem usou a SD possui nível, magic level, etc... suficiente para poder usar a SD. Se não possuir opa! Ela vai enviar uma mensagem de erro ao jogador, um efeito …
- 8 respostas
- 5.5k visualizações
-
Bom este tutorial nao e de minha autoria mas foi o unico que deu certo pra mim entao resolvi trazer ele pra voces eu so poderei tirar as duvidas dos erros que eu arrumei pra mim gostaria de pedir aos usuarios que usam esse programa e tem muita esperiencia nele que ajudacem aki no topico nas duvidas dos usuarios e ate nas minhas Tutorial Compilando no Windows com Microsoft Visual C++ 2010 Express</h1> NOTES: Sinta-se livre para relatar erros e Rep + + me. Você precisa: Microsoft Visual C + + 2010: http://www.superdownloads.com.br/download/72/microsoft-visual-c-2010-express/</a>(eu usei esse link) Bibliotecas - OpenSSL incluids para TFS: http…
- 7 respostas
- 5.5k visualizações
-
Interpretador Lua e SciTE É uma ferramenta para scripters avançados, ela não mostra as funções de otserv como getPlayerHealth, ela usa as fonções de lua mesmo, socket., math., string, byte, etc. É uma ferramenta que está em lua.org e agradeço a moto3500 por me mostrar para que eu possa compartilhar com vocês. O interessante que se você escrever em seu otserv: print('oi') (em um lua clado) ele vai mostrar no console: oi, este é um console onde você digita o code em lua e ele executa. OTScript Live!v0.4.1.13 (By: colex) Make your scripts come to live Features: Destaque na Sintaxe de LUA * (Melhorado, agora com cores diversas e alterá…
-
- 5 respostas
- 5.4k visualizações
-
-
Faaaala galera! Tudo bem? Espero que sim, pois precisarão de muita atenção para entender algumas partes deste tutorial. A matemática é algo que nos acompanha no dia-a-dia, realmente muito importante, principalmente na programação. É indiscutível e concordável entre todos os programadores que um dos fatores de um bom profissional da área é o domínio da matemática! Bom, este tutorial vai ser para mostrar um pouco apenas da importância desta na linguagem LUA, ainda que se você tem experiência, provavelmente já percebeu isto. Sinais matemáticos simples Começando com os sinais matemáticos, o básico de lua e da matemática, são eles: Codigo: +…
-
- 3 respostas
- 5.4k visualizações
-
-
Ola galerinha, hoje vou ensinar a vc's como usar if, else, elseif, and e or em lua If, Else, ElseIF, Then Agora vamos ver oque é oque: Entendo o Script function onSay(cid, words) -- Função aoFalar if getPlayerVocation(cid) == 4 then -- Se a vocação do player for igual a 4 entao doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu sou um Knight") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo sua vocação elseif getPlayerVocation(cid) == 3 then -- Se nao, se a vocação do player for igual a 3 entao doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Eu sou um Paladin") -- Mandar uma mensagem com o texto, dizendo sua vocação else -- Se nao doPlayerSendTextMessage(cid, 22, …
- 20 respostas
- 5.2k visualizações
-
Neste tutorial ira ser ensinado como checar se um servidor esta online ou offline atravez do ip e port . Componentes Adicione em seu formulário um componente ClientSocket (localizado na paleta Internet), 1 Button e 2 Edits (1 para IP e outro para Port). Altere as seguintes propriedades do ClientSocket: - Active: False - ClientType: ctNonBlocking - Name: ClientSocket Altere o nome dos Edits para: - Edt_IP - Edt_Port Altere o nome do Button1 para Btn_Checar Altere o nome do Formulário para Frm_Principal Programação 1. No evento OnClick do Btn_Checar coloque : ClientSocket.Host := Edt_I…
- 1 resposta
- 5.2k visualizações
-
Introdução Aula 1 O que é scripting? Do modo mais simples possível: scripting é o ato de programar. O nome scripting vem do nome "script". O que é um script? De um modo geral, um script é um bloco de Código escrito em uma linguagem de programação interpretada, ou seja, ele precisa que alguma coisa leia ele e possa "traduzir" seu conteúdo. Lembre-se de que "script" não é um termo específico de Open Tibia Servers. O que é uma linguagem de programação interpretada? Os brasileiros falam português, ingleses falam inglês e chineses falam mandarim, e com isso o mundo é composto por várias línguas. No mundo da programação não é diferente. Existem v…
-
- 1 resposta
- 5.1k visualizações
-
-
Resolvi fazer este tutorial porque os que que encontrei estavam muito confusos e não entendi certas coisas. Programas utilizados: ObjectBuilder: http://www.4shared.com/rar/XsT3Kkgsba/ObjectBuilder034.html ItemEditor: http://www.4shared.com/file/232461654/31f90261/otitemeditor037.html [TUTORIAL] Como adicionar pokemons com {Icon System}. 1- Abra o seu ObjectBuilder. 2- Aperte Ctrl+O ou Clique em "File"/"Open". 3- Clique em Browse. 4- E abra a pasta onde fica seu tibia.spr e o tibia.dat. …
-
- 10 respostas
- 5.1k visualizações
- 1 follower
-
-
Olá pessoal, estou fazendo esse tutorial a pedido de admelite no meu tópico como um tutorial é algo fácil e rápido de fazer (dependendo do tema) eu me propus a fazer: Esse tutorial é bem simples, porém não se encontra no TibiaKing, acho que o motivo é a sua simplicidade, e ele pode ajudar a qualquer um que esteja começando agora a criar um servidor tibia OTserver. Ok chega de lorotas, vamos começar: De nada adianta você querer adicionar uma spell, se você não sabe fazer uma, por isso, eu recomendo que veja pelo menos dois tópicos do fórum antes de ver este: http://www.tibiaking.com/forum/topic/7448-criando-spells-para-seu-servidor/ http://www.tibiaki…
-
- 13 respostas
- 4.8k visualizações
-
-
OLá Pessoal, Vim postar um tutorial de : Como ADD Outfit Em seu OT Serv Bom Poco Papo E Mais Trabalho O Primeiro Passo é Simples ! Entre em seuotserv/data/xml/outfit. Agora Aperte o Butao Direito do mause e selecione Editar Navegue e Adicione Depois De : <outfit id="22" premium="yes"> <list gender="0" lookType="336" name="Warmaster"/> <list gender="1" lookType="335" name="Warmaster"/> </outfit> Adicione isso: <outfit id="y" premium="yes"> <list gender="x" lookType="w" name="h"/> <list gender="z" lookType="k" name="f"/> </outfit> Legenda ! Y = Nesse ca…
- 2 respostas
- 4.8k visualizações
-
Olá pessoal do tibia king , vou estar ensinando hoje como editar a exp do servidor poketibia ! Existem dois lugares para que vocês possam editar bem a exp no servidor , 1° no Config.lua (Geral) , o outro no Scripting Do Pokemon (Individual) Como dito acima , o Config.lua é (Geral) , faz com que tudo aumente a exp . Agora o Scripting Do Pokemon (Individual) você terá que editar um , por um , até chegar no resultado esperado . Bom Vamos Ao Que Interessa : 1° Método : Config.lua (geral) 1- Abra à pasta de seu server com o config.lua , como bloco de notas e procure por rateExperience = vai ter um valor na frente então se você quiser aumentar a experien…
-
- 5 respostas
- 4.7k visualizações
-
-
INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO Lua Olá, se você está aqui lendo essa aula, provavelmente é porque abriu aqueles arquivos estranhos da pasta do seu servidor e viu uns escritos místicos que você não conseguiu entender. Primeiro, você tentou mexer naqueles escritos e - BOOM! - as quests do seu servidor começaram a dar erros, as poções do jogo começaram a ficar desequilibradas, magias começaram a ficar "apelonas" e, enfim, seu servidor foi para o espaço. Aqui nesse conjunto de aulas, você aprenderá a milenar arte de programar scripts e sua única ferramenta será a linguagem LUA. No fim delas, você poderá bater no peito e falar, eu sou um scripter. …
-
- 3 respostas
- 4.6k visualizações
-
-
ESSE MÉTODO NÃO ESTÁ MAIS FUNCIONANDO. Talvez esse aqui posso ser mais útil http://www.tibiaking...-muito-estável/ MAS CASO QUEIRAM TENTAR MESMO ASSIM \/\/\/\/\/\/ ----------------- Muitos que não consegue colocar account manager junto com Site é porque quando criamos conta nele elá é feita senha + salt, ja no site é so a senha então para resolver esse problema é simples, mais precisa das sources da distro para compila depois. Na sources ache o arquivo iologindata.cpp, nele procure: bool IOLoginData::setPassword(uint32_t accountId, std::string newPassword) { std::string salt; if(g_config.getBool(ConfigManager::GENERATE_ACCOUNT_SALT)) { salt = gen…
- 10 respostas
- 4.6k visualizações
-
Este é um tutorial escrito escrito originalmente para aqueles, que apesar de não terem experiencia com este SO, querem utiliza-lo para rodar seus OTServers, seja por segurança, estabilidade ou simplesmente por quererem aprender. O Linux apesar de assustar de inicio pra quem nunca teve contato, principalmente por não dispor de uma interface grafica (a não ser em casos onde você use o vnc, mas não é o foco deste tutorial), é um grande SO, principalmente quando se trata de gerenciamento de memória, segurança e estabilidade. Neste tutorial vamos fazer uso do Debian 6 64bits e um OT 8.6, apesar de servir para qualquer versão, desde que tenha as sources. Programas necessário…
-
- 3 respostas
- 4.5k visualizações
- 1 follower
-
Quem Está Navegando 0
- Nenhum usuário registrado visualizando esta página.