Tutoriais sobre Scripting
Aprenda com os mestres da comunidade a desenvolver seus scripts, sistemas e domine a linguagem .lua!
- Esta área é para publicação de Tutoriais sobre criação de códigos Otserv.
- Ao ler um tutorial, dê reputação ao membro que o publicou e comente no tópico. Este pequeno incentivo faz com que membros continuem trazendo tutoriais e outros conteúdos ao fórum.
- Se o conteúdo não for seu, adicione Créditos!
- Por motivos de segurança é necessário que um membro da equipe Aprove o seu Tópico, dessa forma mantemos o fórum organizado e livre de conteúdos maliciosos, obrigado pela compreensão!
Procure pelo tipo de código:
280 tópicos neste fórum
-
Lua Orientada a Objetos Avançado ! Lua é uma linguagem de programação(Sério??) , sua orientação a tabelas, meta tabelas, meta métodos é bem prático eversátil. * Meta tabelas * O que é uma meta tabelas? São tabelas que controla o comportamento de outras estruturas de dados, ela nos permiti alterar o comportamento da tabela. Exemplo, se colocar o código abaixo num interpretador Lua. nome = "Tibia King, forum de todos" print(nome:upper()) A saída será: Tibia King, forum de todos Porém, da onde saiu esse upper()? Vejamos. print(getmetatable(nome)) Sua saída será: table: 0033BE78 Uma meta tabela associado…
- 2 respostas
- 1.9k visualizações
-
<< Aula 5 - Variáveis e Comentários Escopo Aula 6 Vimos na aula anterior sobre variáveis, e vimos também, bem superficialmente, como declarar variáveis como locais. Você pode se perguntar: "Qual a utilidade de uma variável local?", "O que ela tem de diferente de uma variável global?" ou "Se elas são tão importantes, por que quase ninguém usa?". Vamos por passos. Imagine a seguinte situação: "Você tem uma variável chamada var, e ela vale 1, mas em certo ponto do script você quer que ela receba o valor 2, execute alguma coisa (Como um print) e, depois que executar, ela retorne ao valor anterior (1).". Um dos modos de fazer isto é usand…
- 2 respostas
- 2.7k visualizações
-
Como o título já diz tudo, vou ensinar umas partes para os iniciantes hoster de OTServer que sabe pouco ainda Vou fazer só 1 mesmo para entenderem mesmo (Estou pegando o outfits do Global Compacto, rsrs) O Outfit sem está editado <outfit id="1"> <list gender="0" lookType="136" name="Citizen"/> <list gender="1" lookType="128" name="Citizen"/> </outfit> Agora editando, passo a passo <outfit id="1"> - Eu peguei o primeiro addon, então será o número 1 <list gender="0" - Todo mundo sabe que GENDER é SEXO (SÉRIO? ¬¬), o número 0 é o sexo masculino e o número 1 é o sexo feminino. lookType="136" - o n…
-
- 2 respostas
- 1.2k visualizações
-
-
Automatização e Simplificação de Scripts Bem, este é minha segunda "aula", a primeira foi sobre o comando addEvent, esta é um pouco mais complexa, vou demonstrar algumas possibilidades de automatização e simplificação de scripts, algo muito importante pra tornar um script mais simples e prático. Vamos a algumas definições: Automação: é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem. Simplificar: tornar menos complicado (fiquei com preguiça de procurar mais). Situação 1: Fazendo um cardápio Temos um talkact…
-
- 2 respostas
- 729 visualizações
-
-
Olá galera do tibiaking, hoje estou trazendo um tutorial para vocês que querem entender a linguagem.lua Entendendo A Linguagem.lua Então vamos aprender a linguagem . Abaixo irei amostrar todos os significado do ((if , end , else , elseif , then , and)) traduzido para o português if - Se then - Então end - Fim else - senão elseif - senãose and - e Functions Iniciais De Um Script Agora irei ensina-los qual e as functions certas para iniciar um script function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) -- Action function onLogin(cid) -- so se for usa alguma tag no login.lua utilize essa function ela serve para creaturescripts. fu…
-
- 2 respostas
- 1.9k visualizações
-
-
Lua é uma linguagem de programação poderosa e leve, projetada para estender aplicações. Lua também é frequentemente usada como uma linguagem de propósito geral. Lua é software livre de código aberto. Lua combina sintaxe simples para programação procedural com poderosas construções para descrição de dados, baseadas em tabelas associativas e semântica extensível. Lua é tipada dinamicamente, é interpretada a partir de bytecodes para uma máquina virtual, e tem gerenciamento automático de memória com coleta de lixo incremental. Essas características fazem de Lua uma linguagem ideal para configuração, automação (scripting) e prototipagem rápida. Um conceito fundamental…
-
- 2 respostas
- 527 visualizações
-
-
Tutorial de NPCS Esse tutorial irá servir para quem gostar de fazer certo NPCs mais complexos com storages, varias missões e tudo mais. Usando como base o Jiddo system apenas para comprar e vender itens, pois não gosto de usar sistemas que facilitam Pois não criam scripters e sim preguiçosos, ainda mais quando o sistema é abandonado ai você se lasca O npc é dividido em duas partes : - Arquivo XML : Responsavel pelo visual e algumas propriedades dele (pelo jiddo system) - Arquivo Lua : Responvasel pelas falas e vendas (Lua puro) Visual do Npc Bem primeiro vamos explicar o visual de um npc, <npc name="Bonifacius" script="data…
-
- 2 respostas
- 5.4k visualizações
-
-
Faaaaala galerinha! A pedido de alguns usúarios estou aqui para postar este tutorial. Espero que seja útil para todos que tem alguma dúvida quanto ao Stackpos. Eu sinceramente não domino completamente a magia dos stackpos, mas espero poder tirar algumas dúvidas de quem sabe e ensinar quem ainda não sabe. Vamos logo ao tutorial: Stackpos • Introdução Stackpos é um dos index da tabela que guarda posições. Toda posição é uma tabela, exemplo: {x=160, y=50, z=7}, mas o que pouca gente sabe, é que o stackpos também faz parte desta tabela. Todos sabem que em uma unica posição podem haver vários itens, formando uma pilha de itens, portanto, para difere…
-
- 2 respostas
- 3.7k visualizações
- 1 follower
-
-
<< Aula 8 - while & repeat Essa aula foi escrita por um suricato Notorious, todos os créditos pertencem à ele. Tabelas Aula 9 #Introdução Olá, nessa aula vamos conhecer um elemento que facilita muito a vida de programadores, principalmente quando se trata de um código com muitas variáveis e operações, as tabelas! Imagine uma tabela como se fosse uma estante com várias gavetas, quantas você desejar, dentro de cada gaveta tem um objeto, temos a gaveta um, a gaveta dois, e assim em diante ... podemos guardar objetos dentro de cada gaveta, tirar objetos delas e também saber o que tem dentro de cada uma, nessa analogia uma…
-
- 2 respostas
- 3.3k visualizações
-
-
ja vi varias pessoas com problema na Arena Quest principalmente em ots 9.6 ( Quando voce mata o Boss e mesmo assim nao passa pelo portal pra proxima room) vou mostrar como e simples arrumar o problema basta fazer o seguinte vá na pasta creaturescripts do seu ot e crie um arquivo com o nome arenakill.lua caso ja tenha basta abrir e subistituir o script, logo em seguida adicione o script: e salve o arquivo e feche. depois abra o arquivo creaturescripts.xml e adicione a linha: caso ja tenha nao precisa adicionar, depois de feito esse procedimento ligue o ot e faça a quest que estará funcionando 100% atenção so irá funciona caso vc nao esteja conseguindo passa…
- 2 respostas
- 1.1k visualizações
-
Olá galera, eu estava sem nada pra fazer e fui brincar com o "SciTe", e fazendo meus codigos, precisei de uma forma de contar recrescivamente um numero, então eu fiquei com preguissa de fazer aquele codigo SUPER GRANDE, e resolvi testar alguns codigos simples. e acabei descobrindo o FOR para contagem de subtraçoes. Meu Codigo : local a = 60 for b = 1,60 do c = a - 1*b print(c) end Resultado : 59 58 57 56 55 54 53 52 51 50 49 48 47 46 45 44 43 42 41 40 39 38 37 36 35 34 33 32 31 30 29 28 27 26 25 24 23 22 21 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Es…
-
- 2 respostas
- 556 visualizações
-
-
Criado por: Kaotar Testado e Baseado em: TFS 0.4_DEV Informações adicionais: Todo mundo já se deparou, quando foi modificar a sua spell, com a formula e não entendeu o que cada numero significava, irei explicar tudo o que necessitas nesse tópico. Hail, bom como já leram nas informações adicionais acima, estou aqui para explicar o que cada numero, na formulas de combat, significam. Formula: setCombatFormula(combat, type, mina, minb, maxa, maxb[, minl, maxl[, minm, maxm[, minc[, maxc]]]]) Como podem ver são varios os argumentos que passamos para essa função: para facilitar a explicação vou chama-los de forma diferente. Notem as cores, você pode escol…
-
- 2 respostas
- 2.5k visualizações
-
-
Bom, vi que algumas pessoas estão com problemas com coisas muito simples em scripting, então resolvi fazer esse tutorial ensinando o básico. Criando um novo monstro Vá em otserv/data/monster e escolha com qual monstro vc quer que o seu novo pareça ex. demon. Copie o aqruivo do monstro e renomeie para o nome do seu monstro e em seguida abra-o. aparecerá mais ou menos isso: <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <monster name="Demon" nameDescription="a demon" race="fire" experience="6000" speed="280" manacost="0"> <health now="8200" max="8200"/> <look type="35" corpse="5995"/> <targetchange interval="5000" chan…
-
- 2 respostas
- 1.9k visualizações
-
-
Galera acabei de criar um script que baixa e compila o OTserv no Linux, lembrando que está versão é apenas para a distribuição Debian/Ubuntu e suas derivadas... lembrando que eu irei atualizar o código daqui pra frente, então fiquem ligados no GitHub, para onbter o script mais recente... O script é apenas para os preguiçosos de plantão (Assim como eu), ele irá baixar e compilar o otserv automaticamente. O script apenas faz isso, ele não faz mágica, mas é uma boa Fique de olho no projeto oficial. Primeiro baixe os dois arquivos necessários para a compilação: Baixe Aqui Jogue os arquivos na pasta Home, sua pasta deverá ficar assim: Abra o termina…
-
- 2 respostas
- 1.2k visualizações
-
-
Bom dia! Trago estas três funções .lua que utiliza o player ID da database para retornar o Nome, vice-versa e o próprio ID Não consigo lhes dar exemplos de utilização, entretanto eu as utilizo. Estou certo que pode servir para alguém. • getPlayerNameById(id) • getPlayerIdByName(name) • getPlayerID(cid) Créditos a mim mesmo. Abraço!
-
- 2 respostas
- 1.2k visualizações
- 1 follower
-
-
Bom galera eu estava tentando arrumar a dex do pda porque quando você tenta adicionar novos pokes de outras gerações eles simplesmente não apareciam na dex ou no comando /dex, bom com essas gambiarras modificações que eu fiz está dando certo e não vejo nenhum erro (até agora). bom vamos as scripts: data>actions>scripts>pokedex.lua substitua todo o arquivo por esse: agora vá em data>creaturescripts>scripts>newpokedex.lua e substitua tudu por esse: function onSay(cid, words, param, channel) if param == "" then doPlayerSendCancel(cid, "Por Favor, digite /dex <name of pokemon> para ver se possui ele em sua d…
- 2 respostas
- 2.5k visualizações
-
Bom pessoal eu estava sofrendo com um erro, que dava shutdown em meu server, ele não reiniciava, ficava só no shutdown o dia todo, então eu resolvi verificar esse código game.cpp, resolvi meu problema e venho compartilhar com vocês. Vá em game.cpp procure void Game::shutdown() até exit(1);#endif } e substitua entre ele por esse abaixo: void Game::shutdown() { std::clog << "Preparing"; Scheduler::getInstance().shutdown(); std::clog << " to"; Dispatcher::getInstance().shutdown(); std::clog << " shutdown"; Spawns::getInstance()->clear(); std::clog << " the"; Raids::getInstance()->clear(); std::clog << " server"; …
-
- 2 respostas
- 1.3k visualizações
- 1 follower
-
-
Ola galera do tibia king, bom esse topico ja havia sido feito mais estava muito grande e confuso resolvir edita-lo para melhor compreende-lo, bom como o Titulo ja diz eu irei ensinar como adicionar Wayfarer Addon Full nas versoes 8.60. (Desculpe-me pelos erros nas acentuaçoes pois meus acentos nao esta funcionando, n~~ao). Bom vamos la. Abra a pasta DATA>NPC>SCRIPTS> e crie um arquivo chamado wayfarer.lua e coloque isso dentro local focus = 0 local talk_start = 0 function onThingMove(creature, thing, oldpos, oldstackpos) end function onCreatureAppear(creature) end function onCreatureDisappear(cid, pos) if focus == cid then se…
- 2 respostas
- 1.4k visualizações
- 1 follower
-
Bom galera, vejo que muita gente pede ajuda para adicionar coondown em magias, runas, actions, etc.. entao vim aqui ensianr como adicionar o tao procurado coondown Primeiramente abra seu script, e procure onde ele faz a funçao como: Na linha a baixo da funçao, adicione isto : 23006 é o storage do exaust, coloque diferente em cada magia/action/talkaction para nao interferir umas nas outras. 20 é o tempo em segundos para poder usar a magia/action/talkaction/ novamente. Após adicionar isto, e configura-lo, pule uma linha e pronto Espero ter ajudado!
-
- 2 respostas
- 959 visualizações
-
-
Fala galera, sou o [ADM]Harlock do Pokémon Undewater, e hoje vim mostrar a vocês como por acentos quando estiver editando seus scripts. Por exemplo: Você vê; Você está vendo; Está carregando, Pokémon.1- Primeiro baixe o Notepad ++ (Clique aqui) Escolha um Script para editar: local pokes = { ["Charmander"] = {level = 16, go = "Vai Charmander", back = "Volte Charmander."}, ["Charmeleon"] = {level = 35, go = "Vai Charmeleon", back = "Volte Demon."}, ["Charizard"] = {level = 75, go = "Vai Dragon Lord", back = "Volte Dragon Lord."}, ["Mewtwo"] = {level = 8, go = "Vai Mewtwo", back = "Volte Mewtwo"}, } local msgunica = false function onUse(cid, item, frompos, …
-
- 2 respostas
- 1.6k visualizações
-
-
Salve, pessoas. Recentemente criei esse script para meu servidor particular e, embora simples, dá uma margem legal para a criatividade de vocês. Trata-se de um script para dar uma função especial a uma weapon qualquer do seu servidor quando você enfrenta uma criatura específica (ou mesmo um tipo de criatura). Para isso utilizarmos uma função que pega o nome da criatura que você está atacando e verifica se ela pertence à sua tabela de verificação. Caso positivo, sua arma agirá de um modo diferente contra essa criatura específica. O feitio é simples: criar um script no diretório .../weapons/scripts com o nome à sua escolha. Ex: "nome.lua"…
- 2 respostas
- 1.2k visualizações
- 1 follower
-
Olá rapaziada fiz um video ensinando alguns conceitos basicos de C++ e mostrei como criar uma calculadora basicona, fiz esse video com intuito de ajudar e mostrar um pouco desse linguagem que foi ultilizada para fazer o nosso amado tibia :D
-
- 2 respostas
- 703 visualizações
-
-
Fala galera bom eu coloquei esse "sistema" recentemente no meu servidor e achei muito bacana então resolvi compartilhar com vocês que basicamente funciona da seguinte maneira quando o jogador usar a spell e subir o exaust de cooldown vai aparecer a mensagem no chat configurado assim não floodando o chat do default dos jogadores enfim vamos lá Primeiramente vocês vão precisar editar a source Source 0.3.6 8.54 Usem esse tópico do membro @MySticaL Clique Aqui Source 0.4 8.60 Usem esse tópico do membro @L3K0T Clique Aqui Após aplicar as configurações na source vamos configurar o servidor, criando um channel p…
-
- 2 respostas
- 4.4k visualizações
- 1 follower
-
-
Boa tarde, há algum tempo não posto scripts por falta de sugestão, porém hoje navegando encontrei um pedido muito antigo que não foi fechado, talvez o criador do tópico já concluiu, mas vou disponibilizar para outras pessoas que queiram o código. O tópico era: No tfs 0.4 rev 3884 tem a mesma configuração para envio de critico, então para iniciar, você deve ir até o arquivo weapons.cpp e colocar abaixo de: player->sendCritical(); o seguinte: target->sendCritical(); Em creature.cpp adicione no final do arquivo o seguinte: void Creature::sendCritical() const { if(g_config.getBool(ConfigManager::DISPLAY_CR…
-
- 2 respostas
- 1k visualizações
- 1 follower
-
-
olá galera eu vi que muita gente tem esse problema de puxar um squirtle por exemplo e depois botar outra ball no slot e nascer 2 squirtle, e dai dps que nasceu 2 squirtle o cara puxa outra ball pro slot e puxa + 1 squirtle ai fica 3 squirtle fora da ball e então eu vou ensinar vocês como faz para arrumar esse bug e deixar apenas para puxar 1 poke de cada vez !!! primeiramente vocês vão em: /data/actions/scripts/goback.lua e vocês procurem por: elseif item.itemid == pokeballs[btype].on then e embaixo vocês botam: Spoiler if #getCreatureSummons(cid) == 1 then if item.itemid == 11826 or 11829 …
-
- 2 respostas
- 868 visualizações
-
-
Olá TK, hoje venho publicar um sistema bem interessante que venho mexendo há algumas semanas, estou falando do Cam System, um sistema de nível avançado que coleta packets durante a jogatina e forma uma gravação daquele momento, onde você poderá assistir à essa gravação quantas vezes quiser, como um replay, porém o sistema está limitado somente para fins de estudos e curiosidades. Não recomendo utilizar em seu servidor, pois como está limitado, também está rodando dentro do TFS e pode pesar, já que não tive tempo para otimizá-lo e criar um server próprio somente para assistir às gravações. Também não está serializando/deserializando em arquivos.cam, está salvando na memóri…
- 2 respostas
- 1.9k visualizações
-
Peço desculpas caso esteja postando na área errada, por favor movam o tópico. Isso é um tutorial O script já existe na base que o @WooX postou aqui mas quando tentei passar pro meu sv 0.4 ficava dando debug dai eu desisti na época. Dai eu tava tentando ajudar nesse tópico, tentei mais uma vez e consegui fazer funcionar. Exemplo de como fica ingame Vamos a instalação em data/globalevents/scripts crie um arquivo chamado eventcheck.lua e cole isso dentro local EventsListalist = { {time = "01:00", name = "Snowball Event"}, {time = "02:00", name = "DesertWar Event"}, {time = "03:00", name = "Capture The Flag…
-
- 2 respostas
- 1.4k visualizações
-
-
Neste tutorial ira ser ensinado como checar se um servidor esta online ou offline atravez do ip e port . Componentes Adicione em seu formulário um componente ClientSocket (localizado na paleta Internet), 1 Button e 2 Edits (1 para IP e outro para Port). Altere as seguintes propriedades do ClientSocket: - Active: False - ClientType: ctNonBlocking - Name: ClientSocket Altere o nome dos Edits para: - Edt_IP - Edt_Port Altere o nome do Button1 para Btn_Checar Altere o nome do Formulário para Frm_Principal Programação 1. No evento OnClick do Btn_Checar coloque : ClientSocket.Host := Edt_I…
- 1 resposta
- 5.1k visualizações
-
Olá galerinha Ktibiana, Pra vocês que não sabem criar montros, ou não sabe balancear etc... Quem ler esse tópico vai aprender essa po$%! agora. Usarei o demon.xml totalmente modificado para que tenha mas exemplos nas partes onde cria mais dúvida as pessoas: <monster name="Demon" nameDescription="a demon" race="fire" experience="6000" speed="280" manacost="0"> <health now="8200" max="8200"/> <look type="35" corpse="5995"/> <targetchange interval="5000" chance="8"/> <strategy attack="100" defense="0"/> <flags> <flag summonable="0"/> <flag attackable="1"/> <flag hostile="1"/> <flag illu…
-
- 1 resposta
- 1.8k visualizações
-
-
•Como assim Efeito Bônus? Simplesmente usando o Itens.xml, você pode fazer de itens comuns e sem utilidade, itens bons. Veja um exemplo abaixo: esse exemplo eu peguei uma magma boots: E adicionei um efeito "manashield" ou seja, um item muito util para as vocações pois adiciona automaticamente "utamo vita" au seu character. Ela é infinita, caso você queira adicionar um tempo, adicione a seguinte tag no script: Explicando melhor: ID do item (ID da boot) Nome dado ao item Peso Defesa (Você escolhe) Slot (Não mude) Descrição •Você também pode pegar outros itens e adicionar outros efeitos leg…
-
- 1 resposta
- 946 visualizações
-
-
Introdução Aula 1 O que é scripting? Do modo mais simples possível: scripting é o ato de programar. O nome scripting vem do nome "script". O que é um script? De um modo geral, um script é um bloco de Código escrito em uma linguagem de programação interpretada, ou seja, ele precisa que alguma coisa leia ele e possa "traduzir" seu conteúdo. Lembre-se de que "script" não é um termo específico de Open Tibia Servers. O que é uma linguagem de programação interpretada? Os brasileiros falam português, ingleses falam inglês e chineses falam mandarim, e com isso o mundo é composto por várias línguas. No mundo da programação não é diferente. Existem v…
-
- 1 resposta
- 5.1k visualizações
-
-
Bem amigos da rede globo, estou aqui para dar continuidade as aulas. E a aula de hoje é sobre Funções, suas utilizações e como criar. O que são? Bom, você jovem padawan já deve ter se deparado com algo assim em algum script: function doPlayerAddAddons(cid, addon) for i = 0, table.maxn(maleOutfits) do doPlayerAddOutfit(cid, maleOutfits[i], addon) end for i = 0, table.maxn(femaleOutfits) do doPlayerAddOutfit(cid, femaleOutfits[i], addon) end end Peguei essa função no arquivo lib/functions.lua Isso é uma função (dãa). As funções são blocos de instruções (comandos) que o servidor lê e executa. Você tem a liberdade de criar elas na pa…
-
- 1 resposta
- 1.8k visualizações
-
-
Manipulações de Strings. Strings devem estar entre aspas (simpes ou duplas). local texto1 = 'Ola mundo.' local texto2 = "TibiaKing" Funções Báscias string.byte() Retorna o valor da tabela ASCII s = string.byte('A') print(s) string.char() Retorna um caracter a partir do valor numérico da tabela ASCII. s = string.char(66) print(s) string.len() Retorna o tamanho da string. s = 'Programar em LUA é muito fácil.' a = string.len(s) print(a) string.lower() Retorna um string com os caracteres maiúsculos convertidos para minúsculo s = 'Programar em LUA é muito fácil.' a = string.lower(s…
-
- 1 resposta
- 1.3k visualizações
-
-
<< Aula 6 - Escopo Estruturas de controle Aula 7 Bem-vindos à Aula 7 (Da sorte). Hoje iremos aprender mais uma coisa importantíssima na área de scripting e programação em geral: as Estruturas de Controle. Bem, Estruturas de Controle definem o andamento do script. Para entendermos melhor, vamos ver o algoritmo de uma Estrutura de Controle simples: Veja, agora um em lua: Compare as cores do script em Lua com o escrito em português. Nossa Estrutura de Controle se chama condição, iniciada por if (se). Para entendermos basta traduzir. Veja como se usa o if: Citado acima, true seria o que vai ser verificado, exemplo: …
-
- 1 resposta
- 2.5k visualizações
-
-
Tabelas - Open Lua #1 Olá galerinha , tudo tranquilo? Agora que passaram-se as comemorações festivas do carnaval, estou de volta com mais uma aula para auxilá-los a criarem seus scripts. Hoje estarei ensinando a criar e manipular tabelas na linguagem LUA. A aula está dividida em 2 partes! Considero no nível: INICIANTE Sem mais delongas, vamos lá! ~ Introdução Bem, vamos aprender a trabalhar com tabelas, mas antes devemos saber: - O que são tabelas? ~ Tabela é uma variável que pode armazenar outras variáveis dentro dela. - Porque eu devo usar tabelas? ~ Ao invés de criar uma infinidade de variáveis, você pode simplesmen…
-
- 1 resposta
- 879 visualizações
-
Quem Está Navegando 0
- Nenhum usuário registrado visualizando esta página.