Ir para conteúdo

Tutoriais sobre Scripting

Aprenda com os mestres da comunidade a desenvolver seus scripts, sistemas e domine a linguagem .lua!

Atenção!

- Esta área é para publicação de Tutoriais sobre criação de códigos Otserv.

- Ao ler um tutorial, dê reputação ao membro que o publicou e comente no tópico. Este pequeno incentivo faz com que membros continuem trazendo tutoriais e outros conteúdos ao fórum.

- Se o conteúdo não for seu, adicione Créditos!

- Por motivos de segurança é necessário que um membro da equipe Aprove o seu Tópico, dessa forma mantemos o fórum organizado e livre de conteúdos maliciosos, obrigado pela compreensão!

Procure pelo tipo de código:

1. Started by Deletera,

Para quem usa o OTX 11+ do Erick Nunes/Malucoo, vem tudo certo com os itens da store, no entanto, quando você puxa eles pelo store no jogo o package não transforma no item, arrumei o script que faz com que o pacote se torne o item desejado. Espero ajudar quem tiver com o mesmo problema, pois não havia encontrado a solução pelos foruns. Crie na pasta other/actions um arquivo chamado store_houses local constructionKits = { [27850] = 27850, [27728] = 27728, [26075] = 26075, [26059] = 26059, [26083] = 26083, [26073] = 26073, [26077] = 26077, [26063] = 26063, [26079] = 26079, [26067] = 26067, [26356] = 26356, [26349] = 26349, [26358] = 26358, [26354…

• 1 resposta
    • 3.4k visualizações
  2. Started by LeoTK,

Fala galera bom eu coloquei esse "sistema" recentemente no meu servidor e achei muito bacana então resolvi compartilhar com vocês que basicamente funciona da seguinte maneira quando o jogador usar a spell e subir o exaust de cooldown vai aparecer a mensagem no chat configurado assim não floodando o chat do default dos jogadores enfim vamos lá Primeiramente vocês vão precisar editar a source Source 0.3.6 8.54 Usem esse tópico do membro @MySticaL Clique Aqui Source 0.4 8.60 Usem esse tópico do membro @L3K0T Clique Aqui Após aplicar as configurações na source vamos configurar o servidor, criando um channel p…

3. Started by Artur Henrique,

Se não estiver na area correta, peço para que algum moderador mude. Bem gente, eu estava com um problema que era tipo, os paladins não atacavam ao usar potions e runes.. Após uma longa busca de como concertar isso, eu encontrei em outro forum e decidi trazer aqui afinal sei que muita gente tem problemas com isso, é algo bem simples olha: Abra Weapons.xml, e adicione essa tag em todas as Ammunitions de RP swing="true" Vai ficar tipo: Antes: <distance id="7367" level="42" event="function" value="default"/> Depois: <distance id="7367" level="42" swing="true" event="function" value="default"/> Bem gente é isso, espero ter ajudado.. vlws …

• 6 respostas
    • 1.7k visualizações
  4. Started by Anuudek,

Compilando OTServer em Linux (Testado em Debian7 e Ubuntu14.04) Olá TibiaKing! Venho trazendo um tutorial muito útil para aqueles que não faz a mínima ideia de como compilar um OT de uma forma simples! Funciona somente com sources de TFS 1.x Primeiro de tudo, você tem que ter a Source e o OT que deseja compilar. Então 'LETS GO'! Programas para instalar PuTTY para conectar via SSH. (aqui) FilleZila Client para ter acesso aos arquivos da máquina. (aqui) Começando Ao instalar os programas, abra o Fillezila. Em Host, Nome de Usuário, Senha, Port (padrão 22), coloque oque te passaram pelo email…

5. Started by MaXwEllDeN,

O que são Storages? Storage Value é um valor que fica gravado no banco de dados, no banco de dados ele é estruturado assim: quando você usa a função getPlayerStorageValue(uid, chave) O que acontece é praticamente o seguinte: É basicamente assim que funciona, por isso por padrão todas storages que não tenham um valor definido recebem o valor -1. Se não me engano um player pode ter até 65555 storages, todas ficam em uma única tabela no banco de dados. Como atribuir uma storage a um player: Como verificar a storage de um player: Exercício: Crie um script que só deixe o player usar um item uma vez. Esse tuto…

• 6 respostas
    • 3.3k visualizações
  6. Started by Featzen,

Bom, todos acham 255 efeitos muito pouco, né? Então tá aí, pra quem quiser aumentar esse limite pra 65,535. Mas como nem tudo é perfeito, pra fazer isso você precisará estar usando OTClient e também ter as sources do seu servidor. PS: Só testei em 8.54 Vamos ás edições do servidor: No protocolgame.cpp: No protocolgame.h: No game.cpp: No game.h: No player.h: Bom, agora falta editar no const.h: Está quase pronto, agora, falta fazer o client aceitar esses dados, pra isso, em otclient/modules/game_things/things.lua, em baixo de: local version = g_game.getClientVersion()Adicine: …

7. Bem, quebrei muita cabeça um dia desses com esse maldito Bug, porém, com umas dicas do amigo "danihcv" e eu mexendo, acabei resolvendo e quis dividir esse tutorial com o povo do TibiaKing. Lembrando que esse erro acontece quem usa Mysql e possue website "Gesior"( Não sei se todas as versões dão esse erro, mas a versão 0.3.8 deu). Vamos deixar e papo e mão na massa . O erro é o seguinte: - Quando loga a conta no tibia ele abre a janela normalmente do char, porém, quando tenta logar dar esse erro: (Esse erro é um conflito que há entre as coordenadas (x,y e z) do config.lua + database). 1- Para retirar esse bug, a primeira coisa será entrar no config.lua e achar ess…

• 9 respostas
    • 4.2k visualizações
  8. Started by Victor2101,

Olá pessoal do tibia king , vou estar ensinando hoje como editar a exp do servidor poketibia ! Existem dois lugares para que vocês possam editar bem a exp no servidor , 1° no Config.lua (Geral) , o outro no Scripting Do Pokemon (Individual) Como dito acima , o Config.lua é (Geral) , faz com que tudo aumente a exp . Agora o Scripting Do Pokemon (Individual) você terá que editar um , por um , até chegar no resultado esperado . Bom Vamos Ao Que Interessa : 1° Método : Config.lua (geral) 1- Abra à pasta de seu server com o config.lua , como bloco de notas e procure por rateExperience = vai ter um valor na frente então se você quiser aumentar a experien…

• 5 respostas
    • 4.7k visualizações
  9. Started by UsToOliNN,

Olá rapaziada fiz um video ensinando alguns conceitos basicos de C++ e mostrei como criar uma calculadora basicona, fiz esse video com intuito de ajudar e mostrar um pouco desse linguagem que foi ultilizada para fazer o nosso amado tibia :D

• 2 respostas
    • 720 visualizações
  10. Started by Grimmjow,

Esse tutorial e para inciantes que querem deixar suas runas infinitas Bom vá confing lua e aperta CTRL + F Proucure [removeRuneCharges = ] Se estiver removeRuneCharges = "yes" Deixe removeRuneCharges = "no" Bom tabem tem removeRuneCharges = true Deixe removeRuneCharges = false Bem vocês podem pensar nossa todo mundo sabe disso nao precisava , mais eu ja precisei disso e sei quem tem iniciantes que tabem precisam

• 6 respostas
    • 76.7k visualizações
  11. Started by xFatality,

Olá Tibia King Hoje,vou trazer a voces um tutorial de potions infinita,testei em todas as versões e nenhuma deu problema. Eu sei que já tem varios topicos de potions infinita,mas como eu tava olhando,tem alguns com bugs e etc,e então vou ensinar um sem bug. Primeiramente siga este caminho na pasta do seu servidor : Data/Actions/Scripts/Liquids/Potions.lua O Script que tem que ser inserido nessa parte é : Após a inserção deste comando no servidor, se você não deseja reiniciar o servidor digite: /reload action Obrigado, Abraços.

• 1 resposta
    • 2.6k visualizações
  12. Started by UsToOliNN,

Olá amigos do tibia king, estou a compartilhar esse conteudo com vocês que eu fiz com intuito de ajudar vocês de uma forma mais contemporanêa, espero que eu consiga suprir a necessidade de vocês. https://www.youtube.com/watch?v=fZHsW65XkNs

• 1 resposta
    • 655 visualizações
  13. Started by MaXwEllDeN,

<< Aula 7 - Estruturas de Controle Essa aula foi escrita por um urso gordo Mock, todos os créditos pertencem à ele. While & repeat Aula 8 Primeiramente desculpe a demora por essa aula, ficou meio aquela de; ah faz você, não faz você, anem faz você; Mais em fim estamos de volta com uma coisa indispensável em scripting que são os loops. Antes de tudo devo avisa que loops são perigosos, você pode travar seu servidor inteiro usando errado um loop. Os loops são usados para inicialmente quando temos varias funções juntas iguais, por exemplo, fazendo um jogador falar oi 10 vezes. Sem os loops você faria assim: doPlayerSay…

• 3 respostas
    • 2.6k visualizações
  14. Started by palubo,

Fala, galera! Beleza? Sou novo aqui no TK e queria trazer algo para vocês. Dei uma procurada e não achei nada do tipo, então creio que esse tutorial possa ajudar algumas pessoas! O que vou ensinar a vocês é como criar uma skill direto na source, o que permite que você utilize comandos como "getPlayerSkill", "doPlayerAddSkillTry" etc em seus scripts em Lua. Esse tutorial NÃO serve para criar skills de "combate", como sword, axe etc. Esse tipo de skill envolve vários outros parâmetros além do que mostrarei aqui. Quem sabe eu faça um tutorial sobre isso daqui um tempo. Preview de uma skill que criei para meu projeto: Para este tutorial, eu usei: Sources …

15. Started by Patrick Jean,

Nome do Script: Removendo Account Salt Autor: Henke Rula Servidor Testado: OTX Server 9.8x e outras versões também serve Descrição: Mesmo tendo a opção no config.lua, não é retirado o salt do banco de dados. Então modifiquei nas sources forçando não criar o Salt na tabela. Requisitos: Sources do Servidor Abrir "iologindata.cpp" e procure por : query << "SELECT `name`, `password`, `salt`, `premdays`, `lastday`, `key`, `warnings` FROM `accounts` WHERE `id` = " << accountId << " LIMIT 1"; E Troque por: query << "SELECT `name`, `password`, `premdays`, `lastday`, `key`, `warnings` FROM `accounts` WHERE `id` = " << accountId << " LIM…

16. Olá TibiaKing, Vi muitas pessoas com dúvidas, mesmo contendo tutoriais, não entendiam,então tentarei fazer um bom tutorial. Ok, vamos por a mão na massa! Basicamente nós nos basearemos nisso: Localizado em: DATA/XML/VOCATION.XML Exemplo Primeiro vou explicar cada item pra você criar sua vocação certinha! id = não deve haver nenhuma igual, tente seguir a sequencia para não se perder. name = nome da nova vocação. description = quando der look aparecera esse nome, e caso acc manager também. needpremium = se precisa de premmium para ter essa vocação (0 = não 1 = sim) gaincap = o tanto de cap que vai ganhar quando upar gainhp = o …

• 12 respostas
    • 17.2k visualizações
  17. Olá Amigos do TibiaKing! Faz um bom tempo que não apareço por aqui, mas enfim vamos ao tutorial, um amigo chamado DkHenzo (espero que não se importe em colocar seu nome ) Bem vamos agora ao tutorial, devido a algumas pessoas terem erros em servidores de Poketibia, não sei se Tibia possui, eu resolvi fazer esse tutorial para ajudar o amigo citado acima e pensei "porque não ajudar mais pessoas também!", este e o principal motivo deste tutorial ajudar quem precise. O erro e o ( EVENT.WALK ) ele e um erro simples, que me custou algumas horas para descobrir como concertá-lo, primeiro para corrigi-lo existe 2(dois) meios o primeiro o corrige(Necessário source (Código Fonte …

• 8 respostas
    • 2k visualizações
  18. Started by EddyHavoc,

Funciona apenas para TFS 1.0+ e Tibia 9.7 em diante. Tutorial feito por Evans, traduzido e adaptado por EddyHavoc. A funcionalidade ModalWindow te permite adicionar botões, entradas de escolha e textos. Pode ser usada para diversas coisas, para diferentes funcionalidades, tudo que precisa é conhecimento e criatividade. funções do ModalWindowNeste tutorial não iremos nos aprofundas, mas terá exemplos de como utilizar. Escolhendo seu tapete gratuitamente! Neste exemplo precisa de algo para acionar o script, ou seja um actionscript.Neste exemplo, foi usado um item simples. Você pode fazê-lo de qualquer outra maneira, isso é puramente por exem…

• 5 respostas
    • 3.4k visualizações
  19. Salve, pessoas. Recentemente criei esse script para meu servidor particular e, embora simples, dá uma margem legal para a criatividade de vocês. Trata-se de um script para dar uma função especial a uma weapon qualquer do seu servidor quando você enfrenta uma criatura específica (ou mesmo um tipo de criatura). Para isso utilizarmos uma função que pega o nome da criatura que você está atacando e verifica se ela pertence à sua tabela de verificação. Caso positivo, sua arma agirá de um modo diferente contra essa criatura específica. O feitio é simples: criar um script no diretório .../weapons/scripts com o nome à sua escolha. Ex: "nome.lua"…

20. Bom dia, gente tou precisando de uma script que quando o player mata uma quamt idade "x" de monstros ele poderá passar pela porta. Será que podem me ajudar? Agradeço

• 1 resposta
    • 1.6k visualizações
  21. [Windows][VS2015] Compilando Sources OTClient Tutorial explicando como compilar as Sources do OTClient com o Visual Studio 2015. 1 - Downloads Necessários - Visual Studio 2015 Update 3: http://my.visualstudio.com/Downloads?pid=2086 - Microsoft Visual C++ 2015 Redistributable:https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=48145 - OTClient SDK 1.0 (Bibliotecas): https://github.com/conde2/otclient-sdk - Bibliotecas Boost C++ 1.63.0: https://sourceforge.net/projects/boost/files/boost-binaries/1.63.0/boost_1_63_0-msvc-14.0-32.exe/download 2 - Instale os softwares necessários -…

22. Started by Cat,

Resolvi trazer esse tutorial, já que não há no TK. Créditos: Evil Mark resources.h, vá até o final e substitua o código com isso #define CLIENT_VERSION_MIN 861 #define CLIENT_VERSION_MAX 862 #define CLIENT_VERSION_STRING "Only clients with protocol 8.61 and 8.62 are allowed!" #define STATUS_SERVER_NAME "TheForgottenServer" #define STATUS_SERVER_VERSION "0.3.5" #define STATUS_SERVER_CODENAME "Crying Damson" #define STATUS_SERVER_PROTOCOL "8.62" Então vá ao itemloader.h e procure por CLIENT_VERSION_854 = 16, Quando achar substitua por: CLIENT_VERSION_854 = 16, CLIENT_VERSION_855 = 17, CLIENT_VERSION_856 = 18, CLIENT_VERSION_857 = 19…

23. Olá, Galera do Tibiaking hoje vim trazer para vocês um basico tutorial sobre Programação O que é source? Source é o nome dado ao conjunto de códigos que futuramente será um programa, em otserv nem sempre conseguimos esta source, mesmo sendo uma lei sua liberação, o servidor mais usado atualmente “TFS” tem seus códigos liberados e podemos conseguir na seção Download otserv procurando a versão desejada. Como abrir uma source? Como os códigos são apenas textos podemos abrir-los em um editor de texto normal, porem para facilitar o trabalho do programador usamos IDE, o mais popular no mundo dos otservs, Dev-cpp. Como criar um executável (compilar)? C…

• 5 respostas
    • 4.1k visualizações
  24. Started by MaXwEllDeN,

<< Aula 4 - Operadores e Bibliotecas Variaveis Aula 5 Olá, bem-vindos a nossa 5ª aula de scripting. Nesta aula iremos tratar de uma coisa indispensável em todos os scripts: Variáveis. As variáveis podem ser entendidas como uma "caixa"que armazena um valor na memória RAM, ou um substituto de um valor, uma igualdade de um valor, como se ela fosse o valor em si. Toda variável deve ter um nome definido por você, mas existem regras para definí-los: quando for escolher o nome da variável, não use números no começo e nunca use caracteres especiais, como acentos, sifrões ou asteríscos. Use apenas a-z, A-Z e pode-se usar números também, d…

• 8 respostas
    • 3.6k visualizações
  25. Introdução: Primeiramente, vou explicar, a forma em que eu comecei aprender a criar npcs mais complexos, e digo uma coisa.. sozinho se você reparar bem nos detalhes, creio eu que você pode criar coisas impressionantes, utilizando da sua criatividade. Então, ando tentando me virar sozinho, sempre. Por isso, caso ajam functions que não precisam ser postas, quero que alguém que saiba mais que eu corrija-me por favor! O começo: Cansado, de não ser respondido, em um outro fórum, que hoje em dia já abandonei, eu fui atrás, de uma forma independente. Baixei vários Otservers, e comecei a prestar atenção em casa function declarada, cada situação. E…

• 11 respostas
    • 2.3k visualizações
  26. Started by OhGod,

Mais uma vez eu aqui para mostrar como combila um OTserver no linux agora acompanhe o tutorial abaixo criado por OhGod e GM Bekman: Porque um OTServer em linux? Linux é tudo 100% melhor que Windows. Proteção, o Linux tem uma rígida proteção contra acessos indesejados, acessos maliciosos. O Linux tem um mega capacidade de proteção DDoS isso e se você tiver as configurações corretas. No Windowsvocê só pode utilizar mapa com o tamanho máximo 100mb no Linux é ilimitado. No Linux o OTServer tem um desempenho maior com agilidade muito boa. Deixando de bla, bla, vamos ao que interessa. AAAA, observe antes de tudo tenha uma maquina Linux, assim o tutorial terá se…

• 14 respostas
    • 17.3k visualizações
  27. Started by Jamyn,

VENHO HOJE COM UM TUTORIAL PARA QUEM ESTÁ COM DIFICULDADES EM COMPILAR TFS USANDO O VISUAL STUDIO Como pouca gente sabe, para compilar o TFS é preciso da versão 2015 do Visual Studio e muita gente que baixa agora, vem com a versão 2017. Para quem já baixou, procure por “Visual Studio Installer” no menu iniciar e abra-o. Quem vai baixar agora, já faça esse procedimento. Link: https://www.visualstudio.com/pt-br/ Clique em modificar. Conforme mostra a imagem. Assim que abrir, abrirá essa janela. Se você ainda não instalou nada, prossiga depois daqui. Clique em Desenvolvimento para desk…

• 1 resposta
    • 1.3k visualizações
  28. Olá galera do TK, eu vejo muitos tutoriais de config.lua, mais eu não vi nenhum ainda da versão 8.6 Porque a versão 8.6 tem umas partes a mais, e nos tutoriais não explica, e esse tutorial aqui é próprio, eu não estou copiando de nada, estou fazendo parte por parte mesmo. Config.lua - Peguei do Baiak Extreme accountManager = "false" -- Ativar ou Desativar o ACC Manager namelockManager = "no" -- É possível algum player criar um char com o nome Account Manager? newPlayerChooseVoc = "yes" -- Yes para o player escolher a vocação que ele quer ser no ACC Manager, e No pra não escolher. newPlayerSpawnPosX = 100 -- Onde o novo player criado irá aparecer newPla…

29. Salve, salve galera do Tibia King, blz ?! Vamos primeiro deixar a Exp mais dificil ? Vamos lá....... 1º Vá no Config.lua aperte CTRL + F e digite Rates. Deixe o seu Rates igual ou Parecido, vou explicar: Agora vá em Data/XML/Stages Se tiver igual ou parecido deixe ou modifique, como desejar. Se não estiver desse jeito, copie e cole. Ali em "minlevel="1" É o minimo lvl ou seja lvl "1" até o lvl 20 o xp do serv vai ser 6 minlevel é o minimo level minimo, maxlevel é do minimo level até um certo lvl, ou seja o level maxlevel. O xp vem do multiplier. Você pode ir modificando com a sua preferencia. Agora vamos configurar o Ca…

• 13 respostas
    • 21.9k visualizações
  30. Started by ZORAN,

Olá amigos da Comunidade Tibiaking venho trazer a vocês este tutorial de como compilar o TFS v1.0 em windows 32 or 64 bits com Microsoft Visual Studio 2013 (Obs: Eu uso a 2013 Ultimater Recomendo). Vamos ao tutorial >> 1) Primeito baixe os programas abaixo se não tiver claro: MSVS 2013 >> Click Here http://www.visualstudio.com/downloads/download-visual-studio-vs Agora baixar os Programas do TFS v1.0: TFS Sdk >> Click Here - Link 2: (Mirror) Source Do TFS v1.0 >> Click Here Atenção Baixe apenas a Boost da versão do Pc 32 or 64 Bits. Boost MSVS 2013 32Bits >> Click Here Boost MSVS 2013 64Bits >> Click Here 2) Agora…

31. Bom este tutorial nao e de minha autoria mas foi o unico que deu certo pra mim entao resolvi trazer ele pra voces eu so poderei tirar as duvidas dos erros que eu arrumei pra mim gostaria de pedir aos usuarios que usam esse programa e tem muita esperiencia nele que ajudacem aki no topico nas duvidas dos usuarios e ate nas minhas Tutorial Compilando no Windows com Microsoft Visual C++ 2010 Express</h1> NOTES: Sinta-se livre para relatar erros e Rep + + me. Você precisa: Microsoft Visual C + + 2010: http://www.superdownloads.com.br/download/72/microsoft-visual-c-2010-express/</a>(eu usei esse link) Bibliotecas - OpenSSL incluids para TFS: http…

• 7 respostas
    • 5.4k visualizações
  32. Started by L3K0T,

Fala pessoal, olha eu aqui novamente. Hoje eu vou explicar como funciona a tal respawn automático (chamada raids) que serve para todo tipo de servidor e a configuração é tudo para que possa funcionar perfeitamente! Agora algumas dicas para que seu sistema funcione perfeitamente. *Vocês precisa saber sobre o nome monstro que vai nascer a posições e o horário. *Verifique se o monstro está sendo sumonado pelo /m para que ele possa aparecer quando o scripts da raids for chamado pelo globalevents. *Aqui va umas parte que iremos configurar para quem não sabe muito do inglês vaja abaixo. Em Português = Em Inglês …

33. olá galera do tibiaking esse é meu primeiro topico então desculpem erros de português bom vamos lá essa função é para server em sqlite que querem resetar sem deletar players ou items. bom primeiro vou falar que essa função pode ser editada por você mais darei algumas opções vejá abaixo algumas funções como editar mais tags siga abaixo \/ é isso espero que tenha ajudado alguma dúvida comente para resolver-mos juntos obs¹: para executar as funções na sqlite procure na parte superior open SQL query editor coloque as funções nele e aperte f9

34. Started by tioj,

Bom galera eu estava tentando arrumar a dex do pda porque quando você tenta adicionar novos pokes de outras gerações eles simplesmente não apareciam na dex ou no comando /dex, bom com essas gambiarras modificações que eu fiz está dando certo e não vejo nenhum erro (até agora). bom vamos as scripts: data>actions>scripts>pokedex.lua substitua todo o arquivo por esse: agora vá em data>creaturescripts>scripts>newpokedex.lua e substitua tudu por esse: function onSay(cid, words, param, channel) if param == "" then doPlayerSendCancel(cid, "Por Favor, digite /dex <name of pokemon> para ver se possui ele em sua d…

• 2 respostas
    • 2.5k visualizações
  35. Started by VictorFT,

---Tutorial by Leo --- Bom galera, venho através desse tutorial tentar ajudar aqueles que querem aprender um pouco mais sobre a área de scripting. Vai ser bem básico, como muita gente tinha me pedido por pm (então resolvi fazer para acabar com o enjoo =P). Acredito que existam muitos tutoriais, alguns bons, outros não, e como vinham me pedindo, ou os tutoriais eram ruins, ou queriam uma visão de outra pessoa (quem sabe com outra pessoa falando, entenda melhor). Diante mão, vou logo dizendo que não me considero um bom scripter ou coisa perto disso até porque estou nisso há menos de 1 mês, mas vou tentar ajudar as pessoas com o pouco que sei. Nessa prime…

• 5 respostas
    • 9.2k visualizações

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Confirmação de Termo